A realização de baixas com cheques de terceiros consiste no pagamento de títulos a pagar da empresa utilizando cheques recebidos nas vendas ou prestações de serviços realizados pela empresa. 

Importante:

Os cheques de terceiros apenas serão identificados através da forma de pagamento que estiver cadastrada no Configurador Bimer em Financeiro/ Opções/ Cheque/ Outras configurações para cheques (a pagar/a receber)/ Forma de pagamento para cheque.


  1. Clique em  Outras baixas/ Baixa com cheque de terceiros, no menu Principal do Contas a pagar.

  2. Informe o número do título no campo Localização rápida pelo nº do título. Repita esta ação, caso queira incluir mais títulos a serem pagos.

  3. (Opcional) Informe os valores corrigidos a serem acrescidos ao valor total a pagar do título.

    Dica:

    Para reabrir a tela de Edição de acréscimos, basta dar um duplo clique sobre o título no quadro Títulos selecionados.

  4. Clique em Avançar.

  5. Clique sobre um cheque de terceiro disponível para selecioná-lo.

  6. Clique no botão  para transferir os dados do mesmo para a coluna ao lado Cheques de terceiros selecionado. Repita esta ação, caso queira incluir mais cheques de terceiros a pagar ao quadro.

    No quadro Pagamentos selecionados serão apresentadas as seguintes informações nos campos:

    • Total a pagar: corresponde ao valor total a pagar dos títulos selecionados.
    • Total pago: é preenchido de acordo com o valor total dos cheques selecionados.
    • Diferença: corresponde ao valor total a pagar, subtraído do valor total pago, seja ele complemento ou troco.
  7. Clique em Avançar.

  8. Em Caixa disponível, escolha uma ação com base no campo Diferença:

    Caso o campo Diferença esteja com valor igual a zero (R$ 0,00), clique em Concluir para que os títulos selecionados sejam baixados totalmente.

    Caso o campo Diferença esteja com valor diferente de zero (R$0,00) e com informação de Complemento, você deve complementar com dinheiro selecionando a conta caixa para retirada do valor da diferença para pagamento.


    1. Informe a Empresa que terá seu valor descontado para pagar esta diferença.

      Nesta rotina o sistema apenas permite realizar o pagamento total da dívida. As contas caixas serão filtradas de acordo com a empresa informada.

    2. Na coluna Dinheiro disponível em conta caixa, selecione uma conta caixa da empresa para realizar o pagamento do valor restante;

    3. Clique no botão  ;

      1. Ao clicar neste botão, será aberta um nova tela para edição do valor a ser transferido para pagamento da diferença do título, nesta tela informe a Natureza de lançamento para movimentação bancária e o valor da diferença para o pagamento restante da dívida, ou seja, o valor dos títulos subtraído do valor dos cheques selecionados.

      2. Clique em Ok para transferir os dados do mesmo para a coluna ao lado Quantia em dinheiro para complemento.

      3. (Opcional) Repita esta ação,caso queira incluir mais cheques de terceiros a pagar.

    4. (Opcional) Antes de concluir o pagamento, clique no botão Prévia para antever o pagamento de títulos com os cheques selecionados através de um demonstrativo de pagamento. 

    5. Clique em Concluir

    Caso haja troco, os títulos não poderão ser baixados, visto que não é permitido pagar um título com cheque de terceiros caso esse tenha um valor superior ao valor total dos títulos a serem pagos. 


    1. Clique em Voltar até chegar ao quadro Títulos selecionados.

    2. Informe o número do título no campo Localização rápida pelo nº do título ou clique em   para localizar o título a ser pago. Repita esta ação, caso queira incluir mais títulos a serem pagos.
    3. Clique em Avançar até o quadro Caixa disponível.
    4. Com o campo Diferença agora com valor igual a zero (R$ 0,00), clique em Concluir para que os títulos selecionados sejam baixados totalmente.