Esta rotina permite escolher e configurar qual aplicação deve realizar a comunicação e emissão de MDF-e e NF-e com a SEFAZ, se: NF-easy, Faturamento ou  Emissor MDF-e (FatMDFe). 

Caso trabalhe com nota de contingência (formulário de segurança) ainda não será possível utilizar este recurso. Para a emissão e comunicação das notas fiscais com o Faturamento também é necessário ter a comercialização do NF-Easy. Embora não seja executado o aplicativo na máquina, serão usados os seus componentes para a comunicação com a SEFAZ. 


  1. Acesse o Configurador Bimer em Faturamento/ Opções/ Dados Gerais/ Comunicação com a SEFAZ.
  2. Selecione o aplicativo responsável para a comunicação e emissão de NF-e e MDF-e com a SEFAZ:

    • NF-Easy: o sistema NF-Easy é uma solução Alterdata de auxílio na implantação da NF-e nas empresas, que facilita a comunicação com a Receita Federal, monitorando a validação e o recebimento da NF-e processada. Disponibiliza recursos de geração de notas e eventos, permitindo a visualização de documentos através do relatório de notas emitidas. Quando integrado a sistemas de automação comercial, o NF-Easy é responsável por todo o processo de assinatura, transmissão e recepção da nota e de seus eventos, além da geração do documento auxiliar da NF-e (DANFE).

      As configurações de pastas para o envio de notas pelo NF-Easy estão localizadas no Configurador Bimer em Faturamento/ Opções/ NF-e/ Diretórios.

      ‎ 
      ‎ 

    • Faturamento/ FatMDF-e: ao escolher o aplicativo Faturamento como responsável pela comunicação e emissão de NF-e, é necessário armazenar no banco de dados ou selecionar o certificado digital no Windows®, para as empresas que trabalham com NF-e no Configurador Bimer em Geral em Empresas/ Cadastro/ Certificado Digital. A estrutura de armazenamento dos XMLs será em uma única pasta organizada em ANO/ MÊS/ DIA.

      Além disso, para trabalhar com o Emissor MDF-e (FatMDFe) é preciso configurar o tipo de documento e a impressora padrão para MDF-e no Configurador Bimer em Faturamento/ Opções / MDF-e e, ainda, você pode escolher o formato do seu DAMDFE para impressão do MDF-e no Configurador Bimer em Geral em Empresas/ Cadastro/ Emissão de Notas/ MDF-e

      Dica:

      Você pode personalizar as configurações que deseja imprimir no DANFE da NF-e no Configurador Bimer em Geral/ Empresas/ Emissão de notas/ Configurações DANFE (NF-e) e caso deseje configurar o envio de e-mail ao destinatário da NF-e, acesse o Configurador Bimer em Geral/ Empresas/ Emissão de notas/ E-mail.

      Após ter realizado as configurações para trabalhar com o aplicativo Faturamento ou o Emissor MDF-e (FatMDFe) para comunicação e emissão de NF-e e MDF-e, você já pode desinstalar o aplicativo NF-Easy.

      ‎ 

  3. Informe o diretório de armazenamento dos XMLs, caso a comunicação com a SEFAZ seja pelo aplicativo Faturamento e Emissor MDF-e(FatMDF-e).
  4. Clique em Gravar