Na tela principal do BI - Estoque estão presentes as opções relacionadas aos filtros que podem ser realizados no sistema. Além disso, você tem a possibilidade de criar vários cenários de filtro no intuito de localizar rapidamente, sempre que necessário, as informações do aplicativo. 

 

Filtrar Estoque


  1. Clique em Novo, no menu do BI - Estoque
  2. Selecione um tipo de filtro na Área de pesquisa a ser considerado.

    OpçãoDescrição
    Produtos (Consolidando empresas e setores)O objetivo desse filtro é dar uma visão geral sobre o estoque de todas as empresas do seu grupo empresarial. Em uma rede de lojas por exemplo, o gestor consegue consultar a posição de estoque (saldo) dos seus produtos, consolidando as informações de todas as lojas.
    Produtos X EmpresaO objetivo desse filtro é dar uma visão do estoque de seus produtos em cada uma das empresas do seu grupo empresarial. Em uma rede de lojas por exemplo, o gestor consegue consultar posição de estoque (saldo) dos seus produtos de cada loja individualmente, possibilitando assim, tomar decisões sobre a reposição de estoque de acordo com a realidade de cada loja.
    Produtos X Setores

    O objetivo desse filtro é dar uma visão do estoque de seus produtos em cada um dos setores da empresa que fazem controle de estoque. Em uma empresa com dois ou mais setores que controlam o estoque do mesmo produto por exemplo, ao identificar se algum setor está com saldo baixa do produto e um outro com saldo muito grande, permite fazer transferência de um para o outro.

    Inventários (Por Lote)

    Ao selecionar esta opção, será habilitada a aba Inventário, contendo suas opções de busca para preenchimento, além do filtro principal.

    O objetivo desse filtro é demonstrar todos os processos (lotes) de inventários realizados dentro de um determinado período. Além de consultar os lotes, este filtro permite detalhar a informação, demonstrando os itens de cada lote.

    Inventários (Por Item)

    Ao selecionar esta opção, será habilitada a aba Inventário, contendo suas opções de busca para preenchimento, além do filtro principal.

    O objetivo desse filtro é demonstrar todos produtos inventariados dentro de um período e verificar os ajustes feitos nos produtos. Neste filtro, o gestor pode identificar por exemplo, que há muito tempo o produto não é contado, ou que determinado produto tem sido “ajustado” com muita frequência, o que pode indicar problemas no controle.

    Inventários Liberados (Colunados por empresa)

    Ao selecionar esta opção, será habilitada a aba Inventário, contendo suas opções de busca para preenchimento, além do filtro principal.

    O objetivo desse filtro é demonstrar todos produtos inventariados dentro de um período, por empresa. Neste filtro, o gestor pode comparar por exemplo, a realização de inventários de cada produto entre as empresas.

    Assistente de Compras

    Ao selecionar esta opção, será habilitada a aba Assistente de compras, contendo suas opções de busca para preenchimento, além do filtro principal.

    O objetivo desse filtro é auxiliar na geração do pedido de compra e realizar a transferência de produtos entre empresas. Permite também ao gestor analisar e localizar quais os produtos que devem ser comprados em função da expectativa de vendas para um determinado período ou a simples reposição baseada no estoque mínimo de cada produto.

    Assistente de reposição do estoque

    Ao selecionar esta opção, serão habilitada as abas Principal e Produtos, contendo suas opções de busca para preenchimento, além do filtro principal.

    O objetivo desse filtro é consultar a reposição do estoque e auxiliar na geração do documento de transferências de estoque entre empresas Matriz e Filiais.

    As principais colunas desse relatório, exibido na tela de resultado serão:

    Qt. sugerida: que será preenchida com base na fórmula utilizada pelo usuário e com os dados do resultado da empresa de destino.
    Qt. reposição: será preenchida, quando o usuário clicar na opção: Calcular reposição. Esta coluna será preenchida com os dados da Qt. sugerida, de acordo com a fórmula e poderá ser alterada manualmente pelo usuário. O valor informado nesta coluna é quantidade de itens que serão transferidos entre a Empresa de estoque e Empresa(s) de destino(s).
    • As opções: Zerar reposição produto, Zerar reposição de todos e Calcular reposição, irão influenciar diretamente na coluna Qt. reposição das Empresas de destino.
    • A opção Efetuar transferências, fará a geração do documento de transferência no módulo Faturamento.

    Pedidos de compras X Itens dos pedidos

    Ao selecionar esta opção, será habilitada a aba Pedido de compra, contendo suas opções de busca para preenchimento, além do filtro principal.

    O objetivo desse filtro é consultar os produtos comprados pela empresa em determinado período. Neste filtro, o gestor pode identificar também os pedidos comprado e já entregues, os que ainda faltam serem entregues, cancelados, etc.

    Produtos com preços reajustadosO objetivo desse filtro é consultar os produtos produtos que tiveram seus preços reajustados em determinado período. Dessa forma, o gestor pode, por exemplo, verificar se o preço de um determinado produto não é reajustado há muito tempo e necessita ser revisado.
    Pesquisa de preços

    Ao selecionar esta opção, será habilitada a aba Pesquisa de preços, contendo suas opções de busca para preenchimento, além do filtro principal.

    O objetivo desse filtro é possibilitar uma comparação do preço de venda com o valor de custo do produto, a fim de analisar se o seu preço está abaixo ou acima do esperado. Além de possibilitar esta rotina, permite ainda comparar a tabela de preço atual com o valor promocional. Dessa forma, o gestor pode, por exemplo, identificar irregularidades entre os preços e, com isso, realizar as devidas alterações na tabela de preço dos itens no Configurador Bimer em Estoque/ Preços.

    O custo tratado nesse relatório será o Custo de reposição (não confundir com o "custo médio"), que é preço ou custo de mercado para repor o estoque da empresa, com base no valor atual de mercado o que varia de um fornecedor pra outro.

    Controles de remessa para terceiros pendentes

    O objetivo desse filtro é consultar a relação dos documentos emitidos no Faturamento, com CFOP de acordo com a configuração localizada no Configurador Bimer em Estoque/ Outros Cadastros/ Controle de Remessa e Retorno, apresentando a quantidade que está em posse de terceiro e pendente de retorno para a empresa.

    Este filtro está relacionado a rotina de "Controle de Remessa e Retorno". Rotina esta de remessa e retorno de mercadoria (não confundir com remessa e retorno do financeiro). A Empresa que trabalha com o modo de "Remessa para terceiros" ela no primeiro momento faz o envio da mercadoria para o terceiro, esse terceiro realiza modificações no produto e no segundo momento a empresa recebe do terceiro o produto que foi anteriormente enviado. Lembrando apenas que uma empresa pode trabalhar com as duas formas de trabalho. Ou seja, pode tanto fazer Remessa para terceiros, quanto Execução para terceiros.

    Exemplo:

    Empresa envia tubo de caneta para um terceiro que possui maquinário para deixar o tubo no formato hexagonal. O produto volta para a empresa com o formato esperado. Isso é Remessa para terceiro, e nesse modo de trabalho, o controle no BI Estoque é feito pelos seguintes cenários: Controle de Remessa para terceiros pendentes e Controle de Remessa para terceiros concluídos.

    Há casos em que a empresa faz o envio de 100 unidades de determinado produto para um terceiro, por exemplo e este terceiro faz o retorno parcial destas unidades onde a cada semana são retornadas 20 unidades. Desta forma, o documento que está sendo apresentado como "Controle de remessa para terceiros pendentes". Ele permanece neste cenário até que as quantidades retornem TOTALMENTE, somente quando a pendência fica TOTALMENTE concluída, que o documento muda de pendente para concluído.

    Na rotina Remessa para terceiros, quando a mercadoria volta para a empresa, não necessariamente a nota de retorno pode ser emitida por esse terceiro, pois ele pode ser uma pessoa física. Nesses casos, a própria empresa faz a emissão da nota de retorno da mercadoria. Ou seja, a Empresa faz a emissão da nota de remessa e da nota de retorno.

    Controles de remessa para terceiros concluídos

    O objetivo desse filtro é consultar a relação dos documentos emitidos no Faturamento, com CFOP de acordo com a configuração localizada no Configurador Bimer em Estoque/ Outros Cadastros/ Controle de Remessa e Retorno, apresentando a quantidade que foi totalmente retornada pelo terceiro, a nota de entrada desses produtos e a quantidade atendida.

    Este filtro está relacionado a rotina de "Controle de Remessa e Retorno". Rotina esta de remessa e retorno de mercadoria (não confundir com remessa e retorno do financeiro). A Empresa que trabalha com o modo de "Remessa para terceiros" ela no primeiro momento faz o envio da mercadoria para o terceiro, esse terceiro realiza modificações no produto e no segundo momento a empresa recebe do terceiro o produto que foi anteriormente enviado. Lembrando apenas que uma empresa pode trabalhar com as duas formas de trabalho. Ou seja, pode tanto fazer Remessa para terceiros, quanto Execução para terceiros.

    Exemplo:

    Empresa envia tubo de caneta para um terceiro que possui maquinário para deixar o tubo no formato hexagonal. O produto volta para a empresa com o formato esperado. Isso é Remessa para terceiro, e nesse modo de trabalho, o controle no BI Estoque é feito pelos seguintes cenários: Controle de Remessa para terceiros pendentes e Controle de Remessa para terceiros concluídos.

    Há casos em que a empresa faz o envio de 100 unidades de determinado produto para um terceiro, por exemplo e este terceiro faz o retorno parcial destas unidades onde a cada semana são retornadas 20 unidades. Desta forma, o documento que está sendo apresentado como "Controle de remessa para terceiros pendentes". Ele permanece neste cenário até que as quantidades retornem TOTALMENTE, somente quando a pendência fica TOTALMENTE concluída, que o documento muda de pendente para concluído.

    Na rotina Remessa para terceiros, quando a mercadoria volta para a empresa, não necessariamente a nota de retorno pode ser emitida por esse terceiro, pois ele pode ser uma pessoa física. Nesses casos, a própria empresa faz a emissão da nota de retorno da mercadoria. Ou seja, a Empresa faz a emissão da nota de remessa e da nota de retorno.

    Controles de execução para terceiros pendentes

    O objetivo desse filtro é consultar a relação dos documentos recebidos de terceiros, com CFOP de acordo com a configuração localizada no Configurador Bimer em Estoque/ Outros Cadastros/ Controle de Remessa e Retorno, apresentando a quantidade que está em posse da empresa e pendente de retorno para o terceiro.

    Este filtro está relacionado a rotina de "Controle de Remessa e Retorno". Rotina esta de remessa e retorno de mercadoria (não confundir com remessa e retorno do financeiro). A Empresa que trabalha com o modo "Execução para terceiros" ela no primeiro momento realiza o recebimento da mercadoria do terceiro para realizar modificações no produto e no segundo momento a empresa devolve o produto recebido anteriormente. Lembrando apenas que uma empresa pode trabalhar com as duas formas de trabalho. Ou seja, pode tanto fazer Remessa para terceiros, quanto Execução para terceiros.

    Exemplo:

    A empresa recebe tubo de caneta de um terceiro para poder deixar a caneta no formato triangular, pois somente ela tem o maquinário específico. O produto então é devolvido ao terceiro com o formato esperado. Isso é Execução para terceiro, e nesse modo de trabalho, o controle no BI Estoque é feitos pelos seguintes cenários: Controle de Execução para terceiros pendentes e Controle de Execução para terceiros concluídos.

    Na rotina Execução para terceiros, quando a mercadoria volta para a empresa, não necessariamente a nota de retorno pode ser emitida por esse terceiro, pois ele pode ser uma pessoa física. Nesses casos, a própria empresa que faz a emissão da nota de recebimento. Ou seja, a Empresa faz a emissão da nota de remessa e da nota de retorno.

    As notas só serão exibidas se os itens estiverem com as devidas CFOPs configuradas no Configurador Bimer em Estoque/ Outros Cadastros/ Controle de Remessa e Retorno. As notas emitidas anterior à configuração, não são consideradas automaticamente na rotina. Neste caso, será necessário fazer uso da "Manutenção" nesta mesma configuração, adicionando as pendências em notas anteriores e, na mesma tela, realizar o atendimento removendo a pendência, caso haja a nota de retorno já cadastrada no sistema.

    Controles de execução para terceiros concluídos

    O objetivo desse filtro é consultar a relação dos documentos recebidos de terceiros, com CFOP de acordo com a configuração localizada no Configurador Bimer em Estoque/ Outros Cadastros/ Controle de Remessa e Retorno, contendo a quantidade que foi totalmente retornada pela empresa e apresentando a nota de entrada desses produtos junto a quantidade atendida.

    Este filtro está relacionado a rotina de "Controle de Remessa e Retorno". Rotina esta de remessa e retorno de mercadoria (não confundir com remessa e retorno do financeiro). A Empresa que trabalha com o modo "Execução para terceiros" ela no primeiro momento realiza o recebimento da mercadoria do terceiro para realizar modificações no produto e no segundo momento a empresa devolve o produto recebido anteriormente. Lembrando apenas que uma empresa pode trabalhar com as duas formas de trabalho. Ou seja, pode tanto fazer Remessa para terceiros, quanto Execução para terceiros.

    Exemplo:

    A empresa recebe tubo de caneta de um terceiro para poder deixar a caneta no formato triangular, pois somente ela tem o maquinário específico. O produto então é devolvido ao terceiro com o formato esperado. Isso é Execução para terceiro, e nesse modo de trabalho, o controle no BI Estoque é feitos pelos seguintes cenários: Controle de Execução para terceiros pendentes e Controle de Execução para terceiros concluídos.

    Na rotina Execução para terceiros, quando a mercadoria volta para a empresa, não necessariamente a nota de retorno pode ser emitida por esse terceiro, pois ele pode ser uma pessoa física. Nesses casos, a própria empresa que faz a emissão da nota de recebimento. Ou seja, a Empresa faz a emissão da nota de remessa e da nota de retorno.

    As notas só serão exibidas se os itens estiverem com as devidas CFOPs configuradas no Configurador Bimer em Estoque/ Outros Cadastros/ Controle de Remessa e Retorno. As notas emitidas anterior à configuração, não são consideradas automaticamente na rotina. Neste caso, será necessário fazer uso da "Manutenção" nesta mesma configuração, adicionando as pendências em notas anteriores e, na mesma tela, realizar o atendimento removendo a pendência, caso haja a nota de retorno já cadastrada no sistema.

    Notas Fiscais de entrada x Itens das notas

    Ao selecionar esta opção, será habilitada a aba Nota Fiscal de Entrada, contendo suas opções de busca para preenchimento, além do filtro principal.

    O objetivo desse filtro é consultar a relação dos dados das notas fiscais e os seus produtos referentes a movimentação realizada no módulo Nota Fiscal de Entrada.

  3. Informe uma Data de referência para que o sistema apresente somente os produtos que foram cadastrados até a data inserida.

  4. (Opcional)  Selecione a classificação do produto na Curva ABC com base em seu valor de demanda ou consumo alto (A), intermediário (B) ou baixo (C), fazendo com  que o sistema exiba os produtos com maior rotatividade, seja de venda ou saída, conforme os parâmetros estabelecidos no Configurador Bimer em Estoque/ Opções/ Curva ABC.

    Ao selecionar uma classificação ou as três, o sistema irá apresentar como resultado apenas do que foi selecionado.Caso nenhuma classificação seja marcada, o sistema irá apresentar como resultado todos os produtos da curva ABC e também os que não tiverem nenhuma classificação definida.Para saber mais sobre Curva ABC, clique aqui.

  5. (Opcional) Informe o Tratamento especial para produtos específicos, para que o sistema exiba apenas as movimentações com o mesmo tratamento especial informado no cadastro do produto no módulo Cadastro de Produto/ aba Detalhes

    Uma peça de computador específico referenciando que precisa de maior cuidado em manuseio. Caso no cadastro desses produtos estiver configurado o código "F1". Ao informar este mesmo código "F1" no campo Trat. especial do BI - Estoque, então você saberá que estes precisam de um cuidado maior ou são especiais.

  6. Preencha os campos em cada aba do filtro, de acordo com a sua necessidade: 

    As abas serão exibidas de acordo com a Área de pesquisa selecionada.

    CampoOpçãoDescrição
    Filtrar outras quantidadesE/ Ou

    Exibe a quantidade e a numeração da opção selecionada. Para esta opção, o sistema disponibiliza de condições E/ Ou que trabalham em conjunto.

    Condições (Exemplo):

    Qt. estoque | Menor que | 50 OU Qt. requisitada | Maior ou igual a | 50
    Qt. estoque | Menor que | 50 E Qt. requisitada | Maior ou igual a | 50

    Estoque reguladorQuantidade em estoque

    Permite definir os níveis de estoque que deverão ser consultados ao processar o filtro. No campo superior será definido a condição principal do nível de estoque. Ex.: Normal, Maior que, Menor que, Igual a, etc. No campo inferior será definido a condição secundária do nível de estoque. Ex.: Quantidade Máxima, Quantidade Mínima e Quantidade Crítica.

    A opções do Estoque regulador será habilitado somente nas seguintes áreas de pesquisa: Produtos X Empresas, Produtos X Setores, Inventário (por lote), Inventário (por item), Inventário liberados (colunados por empresa ), Assistente de Compras, Pedido de compra x Itens dos pedidos e Produtos com preços reajustados.

    Utilizar no cálculo

    São utilizadas para o cálculo de estoque na tela de resultado. O sistema oferece  três opções correspondentes aos tipos de quantidades que deverão ser utilizadas no cálculo realizado pelo sistema, trazendo produtos que se enquadrem no que foi definido no estoque regulador.

    Produto sem movimentação

    Exibe produtos que não tiveram movimentação financeira dentro do período informado.

    Ao clicar neste recurso, apresentado junto ao período, você configura a constante da composição do período. Ao configurá-lo, a data informada manualmente será perdida e o período da composição da data inicial e final será atualizado com base na data atual.

    Digamos que a data atual seja 01/10/2018:

    • Se na constante da composição da data inicial você selecionar a opção "Dia atual - 1 dia ", o sistema considera o período a partir de 31/09/2018;

    • Se na constante da composição da data final você selecionar a opção "Dia atual + 10 dias", o  sistema considerará o período até 10/10/2018

    O mesmo ocorre para as demais opções da composição inicial e final, ao configurar para + ou - "Xdiamês ou ano:
    1º dia da semana;
    1º dia do mês;
    1º dia do ano;
    Último dia da semana;
    Último dia do mês;
    Último dia do ano.

    Ao manter a opção Data vazia marcada, o sistema considera apenas o período manual informado. Para fechar este campo, basta clicar em Recolher

    Mostrar somente produtos em estoque

    Com esta opção marcada serão exibidos apenas os produtos com quantidade em estoque.

    O sistema apresentará na tela de resultado os produtos originados que possuem suas movimentações nos produtos origem. Somente serão desconsiderados do resultado os produtos com quantidade negativa e que estão com a quantidade em estoque zerado para todas as empresas na tela de resultado.

    Exibir informações de estoque por lote/ série

    Esta opção de filtro será exibida somente se selecionada a opção Produtos X Setores na Área de pesquisa.

    Com esta opção marcada serão exibidos os produtos, quantidades e respectivos lotes e séries.


    Somente quantidades das empresas selecionadas

    Esta opção de filtro será exibida somente se selecionada a opção Produtos (Consolidando empresas e setores) da Área de pesquisa.

    Com esta opção marcada serão exibidos os produtos, quantidades e seus respectivos lotes e séries.

    Detalhar movimentos por itens atendidos

    Esta opção de filtro será exibida somente se selecionada uma das opções Controles de remessa para terceiros pendentes⁄ concluídos ou Controles de execução para terceiros pendentes⁄ concluídos da Área de pesquisa.

    Com esta opção marcada serão exibidos, na tela de resultado, as seguintes colunas no que diz respeito ao vinculo do produto entre a nota de remessa e as de retorno:

    Áreas de pesquisa: 'Controles de remessa para terceiros pendentes' e 'Controles de remessa para terceiros concluídos':
           < Nr. doc. retorno>: Número do documento de retorno de terceiros;
            <Dt. retorno>: Data de retorno do documento;
            <Qt. retorno>: Quantidade recebida de terceiros após execução de benfeitorias;
            <Qt. disponível doc.>: Quantidade disponível do item no documento de retorno.

    Áreas de pesquisa: 'Controles de execução para terceiros pendentes' e 'Controles de execução para terceiros concluídos':
           <Nr. doc. execução>: Número do documento de execução de benfeitorias;
           <Dt. execução>: Data do documento de execução de benfeitorias;
           <Qt. executada>: Quantidade devolvida à terceiros após a execução de benfeitorias;
           <Qt. disponível doc.>: Quantidade disponível do item no documento de execução de benfeitorias.

    Esta opção de filtro será exibida somente se selecionada uma das opções Inventários (Por Lote), Inventários (Por Item) ou Inventários Liberados (Colunados por empresa), da Área de pesquisa.

    CampoDescrição
    Data de inventárioÉ o período referente ao lote do inventário gerado, ou seja, a data que o inventário foi gerado.
    Data de lançamentoÉ o período referente ao lançamento do inventário no sistema, ou seja, a data que irá realizar a movimentação no estoque.
    Data de documentoÉ o período em que o lote foi incluído no documento de inventário.
    Dias em aberto

    A quantidade de dias, inicial e final, em que o lote permaneceu em aberto.


    Número da ocorrênciaNeste campo é possível consultar, de acordo com as condições do filtro, as ocorrências que podem ter ocorrido ao liberar o lote de inventário.
    Motivo da contagem

    Permite selecionar um dos motivos da contagem de estoque, no qual é previamente cadastrado no Configurador Bimer em Geral ⁄ Outros cadastros / informações gerais / Motivo da contagem.

    Preço de vendaPossibilita selecionar o preço que será utilizado para montar as colunas de valores.

    Ao clicar neste recurso, apresentado junto ao período, você configura a constante da composição do período. Ao configurá-lo, a data informada manualmente será perdida e o período da composição da data inicial e final será atualizado com base na data atual.

    Digamos que a data atual seja 01/10/2018:

    • Se na constante da composição da data inicial você selecionar a opção "Dia atual - 1 dia ", o sistema considera o período a partir de 31/09/2018;

    • Se na constante da composição da data final você selecionar a opção "Dia atual + 10 dias", o  sistema considerará o período até 10/10/2018

    O mesmo ocorre para as demais opções da composição inicial e final, ao configurar para + ou - "Xdiamês ou ano:
    1º dia da semana;
    1º dia do mês;
    1º dia do ano;
    Último dia da semana;
    Último dia do mês;
    Último dia do ano.

    Ao manter a opção Data vazia marcada, o sistema considera apenas o período manual informado. Para fechar este campo, basta clicar em Recolher

    Esta opção de filtro será exibida somente se selecionada a opção Pedidos de compras X Itens dos pedidos na Área de pesquisa.

    CampoDescrição
    Apresentar centro de custo

    Ao marcar esta opção, será exibida uma coluna contendo o centro de custo inserido na natureza de lançamento do produto dentro do pedido de compras.

    Status dos itens do pedido

    Permite selecionar o status dos itens do pedido de compra a ser exibido no filtro.

    • Em digitação: Os itens do pedido de compra que estão em edição, sendo criados pelo usuário.
    • Aguardando: O item do pedido de compra está aguardando liberação para efetuar a compra.
    • Aberto: O pedido de compra já foi autorizado pelo usuário e está disponível.
    • Cancelado: Item cancelado no Pedido.
    • Atendido com corte: Foi cadastrada a Nota fiscal de entrada, mas nem todos os produtos foram entregues e a quantidade restante não será mais entregue.
    • Parcialmente atendido: Foi cadastrada a Nota fiscal de entrada para o pedido, mas nem todos os produtos foram entregues e a quantidade restante será entregue posteriormente.
    • Totalmente atendido: Foi cadastrada a Nota fiscal de entrada para o pedido de compra e todos os produtos foram entregues.
    • Confirmado: O item do pedido de compra já foi autorizado pelo usuário e está disponível assim como no status aberto. No entanto, ele não pode mais ser editado pelo usuário.
    • Autorização pendente: O item do pedido de compra foi realizado fora da faixa de valor e que está pendente de autorização gerencial.
    • Autorização negada: O item do pedido de compra foi realizado fora da faixa de valor que foi negado pela autorização gerencial.
    Previsão de entrega (itens)

    O período previsto da entrega dos itens do Pedido de compra.

    Status do pedido

    Permite selecionar o status do pedido de compra a ser exibido no filtro.

    • Em digitação: São os pedidos de compra que estão em edição, sendo criados pelo usuário.
    • Aguardando: O pedido de compra está aguardando liberação para efetuar a compra.
    • Aberto: O pedido de compra já foi autorizado pelo usuário e está disponível.
    • Cancelado: Pedido cancelado.
    • Atendido com corte: Foi cadastrada a Nota fiscal de entrada, mas nem todos os produtos foram entregues e a quantidade restante não será mais entregue.
    • Parcialmente atendido: Foi cadastrada a Nota fiscal de entrada para o pedido, mas nem todos os produtos foram entregues e a quantidade restante será entregue posteriormente.
    • Totalmente atendido: Foi cadastrada a Nota fiscal de entrada para o pedido de compra e todos os produtos foram entregues.
    • Confirmado: O pedido de compra já foi autorizado pelo usuário e está disponível assim como no status aberto. No entanto, ele não pode mais ser editado pelo usuário.
    • Autorização pendente: Pedido de compra realizado fora da faixa de valor e que está pendente de autorização gerencial.
    • Autorização negada: Pedido de compra realizado fora da faixa de valor que foi negado pela autorização gerencial.
    Previsão de entrega (pedido)O período previsto da entrega do Pedido de compra.
    Aplicações (Item)

    Permite selecionar um dos tipos de aplicações, no qual é previamente cadastrado no Configurador Bimer em Geral ⁄ Outros cadastros / Informações gerais / Aplicações.

    Ao clicar neste recurso, apresentado junto ao período, você configura a constante da composição do período. Ao configurá-lo, a data informada manualmente será perdida e o período da composição da data inicial e final será atualizado com base na data atual.

    Digamos que a data atual seja 01/10/2018:

    • Se na constante da composição da data inicial você selecionar a opção "Dia atual - 1 dia ", o sistema considera o período a partir de 31/09/2018;

    • Se na constante da composição da data final você selecionar a opção "Dia atual + 10 dias", o  sistema considerará o período até 10/10/2018

    O mesmo ocorre para as demais opções da composição inicial e final, ao configurar para + ou - "Xdiamês ou ano:
    1º dia da semana;
    1º dia do mês;
    1º dia do ano;
    Último dia da semana;
    Último dia do mês;
    Último dia do ano.

    Ao manter a opção Data vazia marcada, o sistema considera apenas o período manual informado. Para fechar este campo, basta clicar em Recolher

    Esta opção de filtro será exibida somente se selecionada a opção Pesquisa de preços na Área de pesquisa permitindo realizar uma comparação entre duas tabelas de preços, vinculados no cadastro de produtos.

    CampoDescrição
    Preço de vendaInforme a tabela do preço de venda que será usado para calcular a coluna <Vl. de venda>. Ex.: Preço de venda = Preço A
    Preço promocionalInforme a tabela do preço de venda promocional que será usado para calcular a coluna <Vl. promoção>. Ex.: Preço promocional = Preço B

    Esta opção de filtro será exibida somente se selecionada a opção Assistente de Compras na Área de pesquisa.

    CampoOpçõesDescrição
    Quantidade sugerida

    Dias cálculo

    Aqui determina-se quantos dias à frente, você pretende fazer uma compra de mercadoria. Caso queira que o sistema sugira qual a quantidade ideal de estoque para 60 dias, por exemplo, deverá informar então "60" neste campo. Ao informar os dias o sistema habilitará as seguintes opções:

    • Considerar prazo de entrega: os dias para cálculo + os dias que o produto será entregue. Esta opção considera apenas o número de dias de entrega do fornecedor principal.
    • Não considerar quantidade comprada: não será considerada a quantidade comprada no cálculo da quantidade sugerida. Esta opção considera apenas o número de dias de entrega do fornecedor principal.

    Ao informar o número de dias para cálculo, será desconsiderada a fórmula para calcular a quantidade sugerida localizado no Configurador Bimer em Estoque ⁄ Opções ⁄ Compras ⁄ Assistente de Compras.

    Utilizar no cálculo a quantidade:O cálculo será feito diminuindo da quantidade disponível ou da quantidade em estoque, conforme preferência selecionada.
    Utilizar no cálculo a quantidade sugerida
    • Soma do consumo médio com a quantidade vendida: fará com que o sistema utilize a seguinte fórmula: (((CM / 30) + (QV / DV) / 2) * (DC + PE)) - (QT + QC)
    • Apenas Consumo Médio: fará com que o sistema utilize a seguinte fórmula: ((CM / 30) * (DC + PE)) - (QT + QC)
    • Apenas Quantidade Vendida: fará com que o sistema utilize a seguinte fórmula: ((QV / DV) * (DC + PE)) - (QT + QC)

    CM: O consumo médio é calculado somando-se as quantidades movimentadas em determinado período, dividido pela quantidade de meses deste mesmo período. Este período é configurado através de opções existentes no módulo Configurador Bimer em Estoque ⁄ Opções ⁄ Cálculos ⁄ Consumo e consumo médio. Neste local, se configura a quantidade de meses para cálculo do consumo médio, excetuando-se ou incluindo-se determinadas variantes.
    Também é possível fazer o cálculo do consumo médio, através de um período específico, que poderá ser informado na opção de filtro Utilizar período específico para cálculo de consumo médio do Assistente de compras. O ponto mais importante a salientar desta variável, é que ela NUNCA pega as informações do mês corrente, ou do mês informado na data de referência, presente no filtro principal. Exemplo: Se o mês corrente for janeiro, o sistema realizará o cálculo do consumo médio baseado nos meses de outubro, novembro e dezembro do ano anterior.

    QV: É a quantidade vendida em um determinado período. Como padrão, a quantidade vendida é apurada, somando-se a quantidade vendida no mês corrente, baseando-se do primeiro dia do mês até a data atual. Existem outras duas possibilidades para se apurar a quantidade vendida:
    1. Alterando-se a data de referência, existente no filtro principal. Assim, o sistema irá resgatar os dias e o mês, informados neste campo, para apurar a quantidade vendida.
    2. Informar um período específico para a apuração, através da opção de filtro Período para informação de movimentações, do Assistente de compras. Caso seja informada uma data neste campo, o sistema desprezará a data de referência para apuração da quantidade vendida.

    DV: É a quantidade de dias corridos calculados através de uma das possibilidades citadas para se achar a Quantidade Vendida.

    DC: Esta variável é a informação da opção de filtro Dias cálculo do Assistente de compras. Este campo, determina quantos dias à frente, pretende-se fazer uma compra de mercadoria. Por exemplo, caso queira que o sistema sugira qual a quantidade ideal de estoque para 60 dias, deverá informar então "60" neste campo.

    PE: É a informação da coluna <Prazo de entrega>. Esta informação é resgatada da seguinte forma, de acordo a seguinte ordem de prioridade:
    1º O sistema verifica o prazo de entrega informado no vínculo entre o produto e o fornecedor principal do mesmo no módulo Cadastro de produtos;
    2º O sistema verifica o prazo de entrega do próprio fornecedor no módulo de Cadastro de pessoas em Fornecedores/ Cadastro do Fornecedor/sessão Cadastros/prazo de entrega.
    3º O sistema verifica o prazo de entrega padrão, informado no Configurador Bimer em Estoque ⁄ Opções ⁄ Cálculos ⁄ Estoque mínimo, máximo e crítico. Desta forma, é possível que o sistema calcule a quantidade sugerida, já levando em conta este tempo. Contudo, essa informação só é utilizada na fórmula se estiver marcada a opção de filtro Considerar prazo de entrega do Assistente de compras

    QT: Esta variável apura qual é a quantidade disponível ou em estoque, do produto naquele momento, de acordo com a opção de filtro Utilizar no cálculo a quantidade: do Assistente de compras, onde determina-se qual quantidade deverá ser utilizada no cálculo.

    QC: Esta variável apura a quantidade que já fora comprada anteriormente deste produto. Ela somente será utilizada na fórmula, caso não esteja marcada a opção de filtro Não considerar quantidade comprada do Assistente de compras.

    Mostrar somente produtos com consumo médio

    Com esta opção marcada serão apresentados somente produtos que foram vendidos no período informado dentro do Período para informação de movimentos com consumo médio . O consumo médio é calculado somando-se as quantidades movimentadas em determinado período, dividido pela quantidade de meses deste mesmo período. Este período é configurado através de opções existentes no módulo Configurador Bimer em Estoque ⁄ Opções ⁄ Cálculos ⁄ Consumo e consumo médio. Neste local, se configura a quantidade de meses para cálculo do consumo médio, excetuando-se ou incluindo-se determinadas variantes.

    Mostrar os campos de última compra considerando o filtro das empresas

    Com esta opção marcada, será exibida a última compra levando em consideração a empresa filtrada.

    Em relação ao vínculo de produto origem, mostrar:

    Possibilita exibir o produto origem (produto com a unidade em que a compra é feita), originado (produto com a unidade alternativa.) ou ambos, em relação ao vínculo do produto origem (produto "Pai').

    Dica:

    Na rotina de produto origem e originado, ao movimentar um produto X ou Y, o estoque do produto Z será afetado de acordo com o fator de conversão empregado. Para saber mais sobre a rotina de produto origem e originado, clique aqui.

    Preço de vendaAqui você informa o preço de venda que será usado para calcular as colunas <VL. vendas> das empresas.
    Empresa de estoqueEsta opção de filtro será habilita ao marcar a opção de filtro Habilitar cálculo da duração (dias) do estoque atual que tem por objetivo realizar o cálculo do número de dias de duração do estoque total será efetuado de acordo com o estoque atual da empresa informada neste campo.
    Utilizar período específico para cálculo de consumo médio

    Possibilita realizar o cálculo do consumo médio, através de um período específico. O ponto mais importante a salientar desta variável, é que ela NUNCA pega as informações do mês corrente, ou do mês informado na data de referência, do filtro principal.

    Exemplo:

    Se o mês corrente for janeiro, o sistema realizará o cálculo do consumo médio baseado nos meses de outubro, novembro e dezembro do ano anterior.

    O consumo médio é calculado somando-se as quantidades movimentadas em determinado período, dividido pela quantidade de meses deste mesmo período. Este período é configurado através de opções existentes no módulo Configurador Bimer em Estoque ⁄ Opções ⁄ Cálculos ⁄ Consumo e consumo médio. Neste local, se configura a quantidade de meses para cálculo do consumo médio, excetuando-se ou incluindo-se determinadas variantes.

    Ao clicar neste recurso, apresentado junto ao período, você configura a constante da composição do período. Ao configurá-lo, a data informada manualmente será perdida e o período da composição da data inicial e final será atualizado com base na data atual.

    Digamos que a data atual seja 01/10/2018:

    • Se na constante da composição da data inicial você selecionar a opção "Dia atual - 1 dia ", o sistema considera o período a partir de 31/09/2018;

    • Se na constante da composição da data final você selecionar a opção "Dia atual + 10 dias", o  sistema considerará o período até 10/10/2018

    O mesmo ocorre para as demais opções da composição inicial e final, ao configurar para + ou - "Xdiamês ou ano:
    1º dia da semana;
    1º dia do mês;
    1º dia do ano;
    Último dia da semana;
    Último dia do mês;
    Último dia do ano.

    Ao manter a opção Data vazia marcada, o sistema considera apenas o período manual informado. Para fechar este campo, basta clicar em Recolher

    Custo a ser apresentado

    Nesta opção você pode selecionar qual o custo dos produtos deve ser apurado ao realizar o filtro, se Custo médio ou o Custo da reposição. O custo médio considerará o custo médio atual dos itens, custo este que será calculado com base nas compras do produto. Por outro lado, o custo de reposição é preço ou custo de mercado para repor o estoque da empresa, com base no valor atual de mercado o que varia de um fornecedor pra outro.

    Preço para cálculo do valor total de estoqueNesta opção você pode selecionar qual o preço deve ser utilizado para calcular o valor total de estoque ao realizar o filtro, se Preço de custo empresa ou o Preço de venda. O Preço de custo empresa considerará os valores de aquisição do produto com fornecedores, gastos com logística, além de variados impostos que podem ser cobrados sobre o produto. O cálculo do preço de custo de um produto segue uma forma geral: o preço bruto + o preço líquido de um produto. Por outro lado, o Preço de venda soma-se o valor obtido do preço de custo com a margem de lucro,  divido por 1, menos a diferença entre o valor dos impostos, que variam de acordo com cada regime tributário.
    Habilitar cálculo da duração (dias) do estoque atual

    Com esta opção marcada, o cálculo do número de dias de duração do estoque total será efetuado de acordo com o estoque atual da empresa informada na opção de filtro Empresa de estoque.

    • Ao marcar a configuração "Habilitar cálculo da duração (dias) do estoque total", deverá ser informada a Empresa de estoque para que o sistema efetue o cálculo do campo "Dias da duração do estoque (total)" de acordo com o estoque atual desta empresa.
    • O sistema irá obter todos os movimentos de venda, saída, e os itens a abater e utilizará a seguinte fórmula geral, considerando todas as variáveis, de acordo com configuração no Configurador Bimer em Estoque/ Cálculos/ Consumo médio:
      Consumo médio = [(Soma da venda de todas as empresas (período) + Soma da saída de todas as empresas (período) - Soma das quantidades de itens a abater de todas as empresas(período)] / Número de meses para calculo do consumo médio
    • O sistema fará o levantamento do consumo médio de todas as empresas;
    • Utilizará o cálculo, para a coluna <Dias Dur. Est. (total)>, a fórmula: "Quantidade em estoque da empresa configurada / (Consumo médio total / 30)".
    Considerar somente a empresa de estoque para calcular a quantidade sugerida totalCom esta opção marcada, juntamente com a informação do um número para dias cálculo, do período para informação de movimentações, a empresa de estoque, o resultado das colunas quantidade sugerida e sugerida total, se basearão no seguinte cálculo:
    QT. Sugerida = (((QtConsumoMédio + QtVenda)/30)* DiasCálculo) - ((QtComprada) - ((QtConsulmoMédio/30)* DiasCálculo))
    Qt. Sugerida Total = (soma das QtSugeridas - QtEstoque da empresa de estoque selecionada no filtro) Caso não marque esta opção, o sistema irá calcular da seguinte forma:
    QT. Sugerida = (((QtConsumoMédio + QtVenda)/30)* DiasCálculo) - ((QtEstoque - QtComprada) - ((QtConsulmoMédio/30)* DiasCálculo))
    Qt Sugerida Total = (soma das QtSugeridas)
    Período para informação de movimentaçõesAo informar um período neste campo, o sistema desprezará a data de referência, presente no filtro principal, para realizar a apuração da quantidade vendida.
    Fornecedor para geração de pedido de compra

    Este recurso é um facilitador para selecionar o fornecedor do pedido de compra gerado através do assistente de compras, mesmo que ele não seja o fornecedor principal do produto. Este campo não se trata de um filtro, apenas a informação do fornecedor padrão. Caso queira filtrar um determinado fornecedor, você deve utilizar o filtro de Fornecedores na aba Demais filtros.

    • Com este campo preenchido: o fornecedor selecionado será sugerido para geração do pedido de compra ao invés do fornecedor principal do produto.
    • Com este campo vazio: o fornecedor principal do produto será sugerido para geração do pedido de compra.
    Campos adicionais

    Permite selecionar as colunas que ficarão visíveis na tela de resultado, com base nas opções de filtro selecionada do Assistente de Compras.

    Exemplo:
    • Cons. médio: exibe na tela de resultado a coluna Cons. médio, contendo a informação do consumo médio por empresa.
    • Vl. est. custo: exibe na tela de resultado a coluna Vl. est. custo, contendo a informação do valor de custo do estoque por empresa.
    • Tempo rep.: exibe na tela de resultado a coluna Tempo rep., contendo a informação do número de dias para reposição do produto.

    Esta opção de filtro será exibida somente se selecionada a opção Notas Fiscais de entrada x Itens das notas, da Área de pesquisa.

    Informe o período de Emissão e/ou Referência para exibição dos dados das Notas Fiscais de Entrada e os seus produtos referentes a movimentação realizada no módulo Nota Fiscal de Entrada.

    CampoDescrição
    Empresa de estoque

    Esta opção de filtro será exibida somente se selecionada a opção Assistente de reposição do estoque na Área de pesquisa.

    Informe a empresa responsável por armazenar o estoque que será utilizado na rotina de transferência.

    Setor

    Esta opção de filtro será exibida somente se selecionada a opção Assistente de reposição do estoque na Área de pesquisa.

    Informe o setor responsável por armazenar o estoque que será utilizado na rotina de transferência. Por padrão o sistema resgatará a configuração do setor padrão, localizado no Configurador Bimer em Estoque / Opções / Movimento / Opções adicionais / Empresas.

    Fórmula

    Esta opção de filtro será exibida somente se selecionada a opção Assistente de reposição do estoque na Área de pesquisa.

    Ao clicar em , você tem a possibilidade de criar sua própria fórmula para cálculo da quantidade sugerida de reposição do estoque. As fórmulas podem ser salvas por cenário. Sendo assim, você tem a possibilidade de criar diversos cenários, com uma fórmula para cada cenário.

    Período

    Esta opção de filtro será exibida somente se selecionada a opção Assistente de reposição do estoque na Área de pesquisa.

    Período de movimentação das empresas de destino.

    Ao clicar neste recurso, apresentado junto ao período, você configura a constante da composição do período. Ao configurá-lo, a data informada manualmente será perdida e o período da composição da data inicial e final será atualizado com base na data atual.

    Digamos que a data atual seja 01/10/2018:

    • Se na constante da composição da data inicial você selecionar a opção "Dia atual - 1 dia ", o sistema considera o período a partir de 31/09/2018;

    • Se na constante da composição da data final você selecionar a opção "Dia atual + 10 dias", o  sistema considerará o período até 10/10/2018

    O mesmo ocorre para as demais opções da composição inicial e final, ao configurar para + ou - "Xdiamês ou ano:
    1º dia da semana;
    1º dia do mês;
    1º dia do ano;
    Último dia da semana;
    Último dia do mês;
    Último dia do ano.

    Ao manter a opção Data vazia marcada, o sistema considera apenas o período manual informado. Para fechar este campo, basta clicar em Recolher

    Empresas de destino

    Esta opção de filtro será exibida somente se selecionada a opção Assistente de reposição do estoque na Área de pesquisa.

    Aqui você define a(s) empresa(s) que receberá os produtos da transferência de estoque (Matriz x Filiais).

    Reajuste de preços

    Esta opção de filtro será exibida somente se selecionada a opção Produtos com preços reajustados na Área de pesquisa.

    Período em que houve reajuste dos preços de venda, o custo de reposição, preço bruto do fornecedor e custo do fornecedor informado na composição de preço do cadastro do produto.

    Mostrar produtos que não são inventariados há mais de X dias

    Com esta opção marcada o sistema terá o seguinte comportamento, de acordo com a Área de pesquisa selecionada:

    Os produtos que não foram inventariados, serão exibidos independente do número de dias informados nesta opção de filtro.

    • Produto (consolidando empresas e setores): o sistema irá verificar produtos que não foram inventariados a X dias na empresa ou no setor. Ou seja, o sistema irá verificar a data do último lote de inventário criado apenas com a empresa ou com setor informado.
    • Produtos x Empresas: o sistema irá verificar produtos que não foram inventariados a X dias na empresa. Ou seja, o sistema irá considerar a data do último lote de inventário que possui apenas a empresa informada, sem o setor.
    • Produtos x Setores: o sistema irá verificar produtos que não foram inventariados a X dias no setor. Ou seja, o sistema irá considerar a data do último lote de inventário que possui apenas o setor informado.
    Empresas

    Permite selecionar quais empresas devem ser consideradas para apuração do filtro, levando em consideração as opções de filtro: Em relação à compra: e Em relação à venda:.

    Em relação à compra:O sistema irá considerar a configuração Produto ativo para venda ou Produto ativo para compra, existente no módulo Cadastro de Produtos (EstProduto), na aba Empresa/ campo Empresas/ Edição da empresa/ aba Dados.
    • Opção "Produtos ativos" marcada: o sistema irá verificar se a configuração Produto ativo para compra, do Cadastro de Produtos, está marcada de acordo com a empresa selecionada nesta opção de filtro "Empresas";
    • Opção "Produtos inativos" marcada: o sistema irá verificar se a configuração Produto ativo para compra, do Cadastro de Produtos, está desmarcada e se a data final da compra é uma data anterior a data de execução do filtro.
    • Opção "Ambos" marcada: o sistema irá considerar os produtos ativos e inativos, conforme configurados no módulo Cadastro de Produtos (EstProduto), na aba Empresa/ campo Empresas.
    Em relação à venda:O sistema irá considerar a configuração Produto ativo para venda ou Produto ativo para compra, existente no módulo Cadastro de Produtos (EstProduto), na aba Empresa/ campo Empresas/ Edição da empresa/ aba Dados.
    • Opção "Produtos ativos" marcada: o sistema irá verificar a configuração Produto ativo para venda, do Cadastro de Produtos, está marcada de acordo com a empresa selecionada nesta opção de filtro "Empresas";
    • Opção "Produtos inativos" marcada: o sistema irá verificar se a configuração Produto ativo para venda, do Cadastro de Produtos está desmarcada e se a data final da venda é uma data anterior a data de execução do filtro.
    • Opção "Ambos" marcada: o sistema irá considerar os produtos ativos e inativos, conforme configurados no módulo Cadastro de Produtos (EstProduto), na aba Empresa/ campo Empresas.
    CampoDescrição
    FornecedoresPermite especificar quais fornecedores dos produtos devem ser exibidos no filtro.
    • Considerar os fornecedores como secundários: ao marcar esta opção, o sistema exibirá os produtos somente onde o fornecedor selecionado esteja cadastrado como secundário.
    • Considerar os fornecedores como principais: ao marcar esta opção, o sistema exibirá os produtos somente onde o fornecedor selecionado esteja cadastrado como principal.
    Setores

    Permite especificar quais os setores dos produtos que devem ser exibidos no filtro.

    CampoDescrição
    Tipos de produtos

    Aqui você informar qual(is) tipo(s) de produto que deve ser filtrado, tais como: produto comercializado, industrializado, matéria-prima e etc. Abaixo deste campo o sistema ainda possibilita selecionar produtos específico para busca.

    Grupo de produtosPossibilita filtrar o produto por grupo que possuam algum parentesco numa mesma apresentação. Ex.: Pneu
    Família de produtosPossibilita filtrar o produto por família que possuam algum parentesco numa mesma apresentação. Ex.: Pneu Michelin
    Produtos principais de uma gradePermite selecionar variações de um mesmo produto utilizado em uma grade. Um exemplo muito comum na utilização de grades de produtos é no segmento de moda como, por exemplo, as variações de uma camisa, para a qual temos o cadastro da grade que pode ter cores e tamanhos diversos, gerando assim uma matriz de variação
    Classificação fiscalExibe os produtos de acordo com o seu código de identificação cadastrado, ao qual é aplicada sua devida tributação.
  7. Clique em Filtrar.

    Dica:

    Utilize o recurso Alternar entre filtro e resultado sempre que necessário para que você possa consultar o resultado do filtro informado sem que seja necessário criar o mesmo novamente.

Criar Cenário


Após filtrar o estoque você tem a possibilidade de salvar esse filtro como um cenário no intuito de localizar rapidamente, sempre que necessário, os produtos no aplicativo.

  1. Clique em Novo, no menu do BI - Estoque.
  2. Realize o Filtro do estoque.

    Dica:

    Selecione sua preferência de inicialização do sistema no campo Ao recuperar um cenário, apresentar, presente nas opções dos Filtros adicionais 1, se deve abrir diretamente na tela de filtro (padrão do sistema) ou na tela de resultado .

  3. Clique em Salvar no menu.
  4. Nomeie o cenário.
  5. (Opcional) Descreva em Descrição complementar do cenário uma informação sobre o filtro que julgar necessário. 

    Ao utilizar este cenário o botão Informação, localizado no menu, será habilitado e trará as informações sobre o cenário de filtro utilizado descritas neste quadro. Caso queira editar esta informação posteriormente, basta clicar no menu Recuperar.

  6. Clique em Gravar.

Recuperar Cenário


  1. Clique em Recuperar, no menu do BI - Estoque.
  2. Selecione o cenário.
  3. Clique em Selecionar

Renomear Cenário


  1. Clique em Recuperar, no menu do BI - Estoque.
  2. Selecione o cenário.
  3. Clique em Renomear

  4. Altere o nome do cenário.
  5. Clique em Selecionar.

Excluir Cenário


  1. Clique em Recuperar, no menu do BI - Estoque.
  2. Selecione o cenário.
  3. Clique em Excluir.

  4. Confirme a exclusão do cenário.

Consultar Informações do Cenário


Este recurso permite exibir as informações do cenário de filtro salvo no sistema. 

Ao criar um cenário, caso não seja informada a Descrição complementar do cenário, o botão Informação não será exibido, visto que não há informações a serem apresentadas. Na tela de Informações do cenário não é possível realizar a edição das informações apresentadas visto que este recurso é utilizado apenas para consulta. Caso queira editar esta informação, basta clicar em Recuperar no menu.

  1. Clique em Recuperar, no menu do BI - Estoque.
  2. Selecione o cenário.
  3. Clique em Selecionar.
  4. Clique em Informação no menu.