Configurações no Wise PCP


Explore as opções de configuração do Wise Wise PCP, acessíveis através do botão Opção Wise Opções, presente no canto superior direito da tela principal. Ajuste as definições do sistema para otimizar o seu fluxo de trabalho e adaptar a ferramenta às necessidades específicas da sua operação.

Nesta seção, você encontrará detalhes sobre as diversas configurações disponíveis para personalizar sua experiência com o Wise PCP.

Antes de iniciar, certifique-se de que a conexão com a retaguarda no Wise PCP esteja devidamente configurada.winking face


  1. Na tela principal do Wise PCP, localize e clique no botão Opção Wise Opções
  2. No menu exibido, clique na opção Configurações.
  3. Ajuste as opções do sistema nas abas apresentadas, de acordo com suas preferências e necessidades:

    Gerais 

    CampoDescrição
    Máscara da Ordem de Produção

    Essa configuração é utilizada na formatação do código gerado para a Ordem de Produção (OP). Quando não for informada, o sistema utiliza uma numeração sequencial.

    Para definir a formatação da máscara, clique em e selecione as variáveis disponíveis para criação da máscara.

    Exemplo Prático: 

    Digamos que você selecionou as seguintes opções para a composição da fórmula: Dia, Mês, Ano e Sequencial

    Formato: {ANO}{MES}{DIA}-{SEQ}

    Neste caso, ao criar uma ordem de produção no dia 01/02/2025, sendo  esta a 100ª ordem de produção criada, o número da OP será 01022025-100.

    Custo Geral


    O valor informado nesse campo é somado ao custo de produção de todos os produtos, ao finalizar uma OP.

    Exemplo Prático:

    Digamos que a sua indústria produz diversos tipos produtos:

    • Produto A: Custo de Produção = R$ 5,00
    • Produto B: Custo de Produção = R$ 7,50
    • Custo Geral (Configurado): R$ 10,00

    Cálculo do Custo Final:

    • Produto A: Custo Final = Custo de Produção + Custo Geral = R$ 5,00 + R$ 10,00 = R$ 15,00
    • Produto B: Custo Final = Custo de Produção + Custo Geral = R$ 7,50 + R$ 10,00 = R$ 17,50

    O custo geral configurado (R$ 10,00 neste exemplo) é acrescido ao custo de produção individual de cada produto ao finalizar a OP, resultando no custo final do produto.

     Edição de lote / sérieMarque esta opção para editar o lote / série do produto acabado na tela de reporte de produção quando o item estiver habilitado para gerar controle de lote ou série.
    Exibir informações dos clientes nos relatórios e na consulta de ordem de produção

    Marque esta opção para exibir as informações do cliente na tela de consulta de ordem de produção e em todos os relatórios impressos.

    Fórmula para composição do custo indireto do produto

    Essa configuração é utilizada para compor a fórmula de cálculo do custo do produto.

    Para definir a formatação do custo indireto de produção, clique em  e selecione as variáveis disponíveis para criação da fórmula. 

    Exemplo Prático: 

    Digamos que você selecionou as seguintes opções para a composição da fórmula para o produto Caneca personalizada:

    Formato:{CUSTODIRETO}{CUSTOINDIRETOPERCET}{CUSTOINDIRETOVALOR}

    • Custos diretos: O valor dos custos de insumos + valor dos custos das etapas de produção.
    • Percentual dos custos indiretos: O somatório do percentual (%) dos custos indiretos de produção associados à ficha técnica. 
    • Valor dos custos indiretos: O somatório do valor dos custos indiretos de produção associados à ficha técnica.
      (informação) O percentual e/ou o valor de custo indiretos são informados no produto.
    Cálculo:
    • Custos Diretos: R$ 5,00 (matéria-prima + mão de obra direta)
    • Percentual dos Custos Indiretos: 5% (sobre o custo direto) - 5% de R$ 5,00 = R$ 0,25
    • Valor dos Custos Indiretos: R$ 1,00 (rateio de custos fixos)

    Custo Total: {R$5,00}+{R$0,25}+{R$1,00} = R$6,25

    Para uma caneca personalizada com os dados fornecidos, o custo total de produção, utilizando a fórmula definida, é de R$ 6,25.

    Apuração de Custo

    Quando o produto acabado está com a opção marcada para apurar custo, um dos elementos que compõem esse custo é a soma dos valores dos insumos. Desta forma, esta configuração determina como serão apurados os valores dos custos dos insumos mencionados: por custo médio ou o custo de reposição.

    • Custo médio: valor calculado somando novas entradas ao custo e quantidade anterior do produto, obtendo-se uma média dos valores de aquisição.
    • Custo de reposição: valor da última compra realizada para reposição de estoque dos materiais.
    Criar número de série na geração da ordem de produção
    • Marcado: A série deverá ser informada ao gerar a ordem de produção, quando a quantidade for igual a 1 e o produto controlar série. Nesse caso, não será possível editar a série no reporte de produção.
    • Desmarcado: Não é possível informar o número de série na geração da ordem de produção, sendo a série criada no reporte de produção

    Este recurso do Wise Wise PCP permite que você defina e crie o número de série de um produto já no momento da geração da Ordem de Produção (OP). Isso proporciona maior clareza e rastreabilidade desde o início do processo produtivo.
    Como Funciona e o que Você Precisa Saber:

    A funcionalidade de criação de série na geração da OP se aplica a produtos que controlam série e que são produzidos em quantidade igual a 1. Nessas situações, você poderá informar o número de série diretamente na tela de geração da OP, seja ela manual ou gerada a partir de pedidos. O sistema realiza uma validação automática para evitar a duplicação de séries.

     Para começar a usar este recurso, siga estes passos:

    • Vá em Opção Wise Opções / Configurações / Gerais.
    • Habilite a opção "Criar número de série na geração da ordem de produção".
    • Após habilitar, o campo "Número de Série" passará a ser exibido nas telas de geração de Ordem de Produção manual e por pedido.

    O funcionamento da criação de série varia de acordo com a configuração e a quantidade da OP: 

    O campo da Série não será exibido na tela de geração da OP, independentemente da quantidade do produto.

    • A série sempre será criada no Reporte de Produção.
    • No Reporte de Produção, o comportamento do campo "Série" dependerá de dois fatores: o limite de série estabelecido no cadastro do produto e a configuração "Edição de Lote / Série".
      • Se a configuração "Edição de Lote / Série" estiver HABILITADA: O campo poderá ser exibido e habilitado para edição no Reporte.
      • Se a configuração "Edição de Lote / Série" estiver DESABILITADA: O campo não será exibido. A série será criada automaticamente.
    • Este comportamento se aplica a OPs geradas Manualmente, Por Pedido, Por Planejamento de Produção e Por Insumos.

    Esta configuração afeta primariamente a geração de OPs Manual e Por Pedido. Para OPs geradas por Planejamento de Produção ou Por Insumos, a série continuará sendo criada no Reporte, respeitando as regras do limite de série definido no cadastro do produto e da configuração "Edição de Lote / Série".

    • Na Criação da Ordem de Produção (OPs Manuais ou Por Pedido, para produtos que controlam série):
      • Se a Quantidade a ser produzida for IGUAL a 1:
        • O campo "Número de Série" será exibido e habilitado na tela de geração da OP (Manual ou Por Pedido).
        • É obrigatório informar a Série neste momento.
        • O sistema realizará validação para evitar séries duplicadas; uma série já utilizada não será aceita.

      • Se a Quantidade a ser produzida for MAIOR que 1:
        • O campo "Número de Série" será exibido, mas não será habilitado/editável na tela de geração da OP (Manual ou Por Pedido).
        • A série será criada no Reporte de Produção, seguindo as regras do limite de série definido no cadastro do produto e da configuração "Edição de Lote / Série" (se habilitada, pode permitir edição; se desabilitada, cria automaticamente sem edição).

    Quando a configuração para criar o número de série já na geração da Ordem de Produção (OP) está habilitada, o processo de reporte em OPs manuais ou geradas por pedido apresenta algumas particularidades. Nesta seção, detalharemos como o sistema se comporta no Reporte de Produção, dependendo se a série foi informada na geração da OP (para quantidades iguais a 1) ou se ainda será criada (para quantidades maiores que 1 ou OPs via Planejamento/Insumos).

    • Uma mensagem específica será exibida: "O número de série foi gerado na criação desta ordem de produção. A quantidade máxima a ser reportada é limitada a 1."
    • O campo "Número de Série" não será habilitado para edição no Reporte. A série informada na geração será exibida em um "chip".
    • Os campos "Quantidade a Reportar" e "Quantidade de Perda" serão excludentes e não permitirão informar quantidade maior que 1.
    • Se a ficha do produto usar rendimentos, a opção "Este reporte será o último da ordem de produção?" virá marcada e bloqueada, pois a quantidade 1 é considerada a quantidade final para essa série. Não é possível trabalhar com rendimentos na OP com série criada na geração.
    • Caso utilize Multisetores no Reporte, a mensagem sobre seleção otimizada não será exibida, dando lugar à série informada na geração da OP no campo "Número de Série".
    •  O comportamento do campo "Número de Série" no Reporte dependerá de dois fatores: o limite de série estabelecido no cadastro do produto e a configuração "Edição de Lote / Série".
      • Se a configuração "Edição de Lote / Série" estiver HABILITADA: O campo poderá ser exibido e habilitado para edição no Reporte.
      • Se a configuração "Edição de Lote / Série" estiver DESABILITADA: O campo não será exibido. A série será criada automaticamente.
    • Nesses casos, se utilizar Multisetores de Reporte, a mensagem sobre a seleção otimizada de séries será exibida.

    Alguns cenários possuem comportamentos específicos que podem sobrepor ou restringir a aplicação das configurações "Criar número de série na geração da ordem de produção" e "Edição de lote / série":

    • Produtos gerados com Produção Conjunta, Produção Subordinada ou Produção Resultante de Desmontagem: A série é sempre criada automaticamente no Reporte. Não há campo para edição de série no Reporte para esses tipos de produto, independentemente das configurações. O sistema respeita as configurações de série informadas no cadastro desses produtos.
    • Produtos em Grade: Não é possível informar o número de série na geração da OP, mesmo que a quantidade a ser produzida seja igual a 1. Isso se deve às restrições do limite de série para o produto master da grade e ao processo específico de reporte desses itens.
    • Ficha do Produto com Rendimentos: Quando a configuração "Criar número de série na geração da ordem de produção" está HABILITADA (permitindo criar a série na geração para Qtd=1), não será possível trabalhar com rendimentos na OP. O comportamento no Reporte reflete isso, marcando e bloqueando a opção de "último reporte".

    Percentual mínimo do produto principal na produção conjunta

    Este valor indica o percentual mínimo de participação do produto principal no custo quando a ficha técnica possuir produção conjunta (coproduto).

    O campo Participação custo %, localizado no cadastro da ficha técnica, ficará habilitado apenas quando for informado um produto do tipo Fabricação própria.

    Quantidade de dias do dashboard

    • Preenchido: Define o número de dias anteriores à data atual que serão considerados para calcular os totais exibidos no dashboard do Wise PCP. Exemplo: Se você inserir "7", o dashboard mostrará os dados acumulados dos últimos 7 dias.
    • Não preenchido: O sistema utilizará um período padrão de 30 dias retroativos para calcular os totais do dashboard.
    Produto acabado como insumo principal na ficha técnica
    • Marcado: Permite adicionar um produto acabado como insumo principal em sua própria ficha técnica. Exemplo: A "Massa Base" (produto semiacabado) que sobrou pode ser utilizada como matéria-prima na produção de mais "Massa Base".
    • Desmarcado: Impede que um produto seja incluído como insumo em sua própria ficha técnica. Exemplo: O sistema não deixará você selecionar a "Massa Base" como um dos ingredientes para produzir mais "Massa Base".
    Consulta de estoque por produto
    • Marcado: Exibe o saldo do produto apenas nos setores configurados no Wise. Exemplo: Ao verificar o estoque de "Parafuso" na tela de estoque por produto, você verá somente a quantidade no "Almoxarifado da Produção".
    • Desmarcado: Apresenta o saldo total do produto em todos os setores do Bimer. Exemplo: Antes de comprar mais "Parafuso", você pode ver o total disponível somando o "Almoxarifado da Produção", "Almoxarifado Central" e "Estoque de Vendas".

    (informação) A escolha da configuração depende da necessidade de controle e visualização do estoque por setor de cada empresa.

    Transferir semiacabados para setor principal
    • Marcado: Produtos semiacabados são sempre transferidos para o setor principal. Exemplo: Toda "Massa Base" produzida vai diretamente para o "Setor de Acabamento".
    • Desmarcado: A transferência de semiacabados segue os setores definidos no reporte de produção. Exemplo: No reporte, você pode especificar que a "Massa Base" seja movida para o "Setor de Acabamento A" ou "Setor de Acabamento B", dependendo da necessidade.


    Retaguarda 

    CampoDescrição
    URL do Bimer API

    Informe a URL ou o IP e a porta do webservice da API do Bimer. Exemplo: http://servidorbimer:8080
    Este endereço é essencial para a comunicação entre o Wise PCP e o sistema de retaguarda (Bimer), permitindo a troca de dados para leitura de configurações, geração de documentos de transferência e entrada de materiais acabados, garantindo a integração dos sistemas.

    ClientID

    O ClientID é o identificador da API Bimer que permite ao sistema Bimer reconhecer qual sistema está se integrando. Cada sistema possui um ClientID único; para o PCP, o valor a ser utilizado é "WisePCP". 

    Usuário

    Informe o usuário da base do Bimer que será utilizado para realizar a exportação dos dados. Este usuário precisa ter acesso liberado à API BIMER, no cadastro de usuários do BIMER.

    O usuário a ser informado nessa configuração, precisa diferir do usuário SUPERVISOR do sistema. É recomendável, portanto, criar um usuário no Bimer somente para esta funcionalidade.

    Senha

    Informe a senha do usuário da base do Bimer que será utilizado para realizar a exportação dos dados.

    Testar Conexão

    Utilize esta opção após configurar a API do Bimer para verificar se os dados de acesso estão corretos. Em caso de sucesso, você verá uma mensagem com a versão da API. Se a conexão falhar, a API exibirá um alerta com o motivo do erro.

    Empresa

    Este campo exibe a empresa definida na Diretiva Cadastral, utilizada como referência para geração de documentos, consultas no Bimer e composição de relatórios no PCP.

    Separação

    CampoDescrição
    Tipo de Separação

    Marque o tipo de separação utilizado nas produções:

    • Separação Complementar: permite adicionar insumos constantes da ficha técnica no momento do reporte.
    • Separação Adicional: permite adicionar insumos mesmo que estes não constem na ficha técnica.
    Estorno de separaçãoSelecionando esta opção, os documentos de estorno de separação serão criados na data da separação da ordem de produção.
    Separação otimizada de lotes / séries

    Para otimizar a separação de lotes e séries, o sistema oferece duas opções de configuração, das quais você deve escolher apenas uma (nenhuma é obrigatória):

    • Ao marcar a primeira opção: o sistema separa automaticamente os lotes e séries dos insumos de forma otimizada, priorizando suas datas de validade. Se você desmarcar essa opção, poderá selecionar manualmente os lotes e séries para cada insumo.
    • Ao marcar a segunda opção: o sistema exige que você selecione manualmente os lotes e séries de cada insumo durante o processo de separação e entrega de material. 
    Estoque

    Esta aba exibe as configurações de estoque do Bimer, as mesmas definidas na Diretiva Cadastral. Estes campos são preenchidos automaticamente durante a sincronização com o IntegradorDiretivaCadastral.exe e servem apenas para consulta dos setores configurados. Não é possível preenchê-los manualmente.

    CampoDescrição
    Alinhar

    Executa em segundo plano o realinhamento automático da seleção de materiais para o setor principal de estoque definido na integração. Este processo redefine o setor principal como o local padrão de separação para todos os produtos.

    Ao iniciar, o sistema notifica o andamento da operação, que ocorre sem interromper outras atividades. Uma mensagem de sucesso é exibida ao final do processo. 

    Alinhar o setor principal reverte quaisquer ajustes de setor realizados individualmente nos produtos.

    Setor de estoque de separação de materiais

    Setor principal de armazenamento dos insumos destinados ao processo produtivo. É responsável por gerar requisições de insumos para o setor de "produtos requisitados" quando o estoque é insuficiente para a produção.

    Setor do estoque de produtos em processoSetor para onde são movidos os produtos que ainda estão em etapas de produção.
    Setor do estoque de produtos com perdas de produçãoSetor destinado ao armazenamento de produtos que apresentaram defeitos durante o processo produtivo.
    Setor do estoque transitório dos produtos em produçãoSetor que receberá a produção vinda do reporte, até que sejam definidos os setores para os quais a produção será destinada.
    Setor do estoque de produção  Setor localizado na área de produção (chão de fábrica) onde os insumos são armazenados durante as etapas de fabricação.
    Setor do estoque de produtos acabadosSetor para onde os produtos finalizados são transferidos após a conclusão da produção.
    Setor do estoque de produtos requisitadosSetor utilizado como destino das requisições de materiais (pendentes) geradas no Bimer quando o estoque no setor de separação é insuficiente para atender ao planejamento de produção ou à separação e entrega de materiais.
    Pessoa de integração Pessoa (cadastro) utilizada para a geração de documentos no Bimer. É informado a partir do cadastro de cliente que o Bimer cria automaticamente, ao cadastrar a empresa na retaguarda.
    Operação de transferência Código de identificação da operação de transferência de insumos configurada no Bimer.
    Operação de entrada Código de identificação da operação de entrada de produtos acabados configurada no Bimer, utilizada para gerar documentos.
    Operação de saída Código de identificação da operação de saída de insumos para produção configurada no Bimer.
    CFOP de transferência Código Fiscal de Operações e Prestações (CFOP) a ser utilizado nas operações de transferência de materiais.
    CFOP de entrada Código Fiscal de Operações e Prestações (CFOP) a ser utilizado nas operações de entrada de materiais.
    CFOP de saída Código Fiscal de Operações e Prestações (CFOP) a ser utilizado nas operações de saída de materiais.
    Diagnóstico

    A área de diagnóstico do sistema oferece análise rápida do sistema, identificando e fornecendo informações para a solução eficiente de problemas de integração com o Bimer.

    Campo Descrição
    Diagnosticar

    Executa uma verificação na base de dados do Bimer em busca de inconsistências que possam afetar a integração. Ao acionar, exibe um relatório com o status dos seguintes testes:

    • Configuração: Valida as configurações essenciais para a integração.
    • Custo: Verifica o custo de 10 produtos aleatórios para verificar sua integridade para a integração.
    • Estoque: Verifica o estoque de 10 produtos aleatórios para verificar sua integridade para a integração.

     O resultado de cada teste é indicado por:
        (seleção) (Verde): Teste bem-sucedido.
        (erro) (Vermelho): Inconsistência detectada.
        (aviso) (Amarelo): Conexão bem-sucedida, mas requer conferência do usuário.

    Testar conexão

    Após configurar a API do Bimer, esta função verifica a validade dos dados de conexão fornecidos.
        check mark button Sucesso: Exibe uma mensagem confirmando a conexão e a versão da API.
        cross mark Falha: Exibe um alerta da API indicando o motivo da falha na conexão.


    4. Cliquem em .