Configurações Necessárias para Trabalhar com o Wise PCP
O processo de integração do Wise PCP inicia com a configuração do Bimer, conforme detalhado neste guia.
Esta etapa é fundamental para permitir que o Wise PCP acesse e utilize dados importantes do Bimercomo funções, usuários, setores, unidades, produtos, pessoas e pedidos de venda, por meio do Integrador Diretiva Cadastral, cuja sincronização ocorre unicamente na fase inicial da implantação, transferindo todos os dados do Bimer para o Wise PCP. A duração desse processo pode variar conforme o volume de dados.
Fique Atento!
Antes de iniciar, certifique-se de que a conexão com a retaguarda no Wise PCP esteja devidamente configurada.
Acesse o Configurador Bimerem Geral/ Opções/ Diretiva cadastral.
Marque a opção Ativar a diretiva cadastral para habilitar os campos:
DLL da diretiva de controle do sistema: Localize e insira o caminho para a DLL AltDiretivaCadastral_WISE_PCP.dll. Recomenda-se utilizar um diretório compartilhado na rede para garantir o acesso de todas as máquinas Bimer e evitar inconsistências na integração.
(Opcional) Pessoas que receberão e-mail quando ocorrer uma falha na diretiva cadastral: insira os endereços de e-mail dos usuários que devem ser notificados em caso de falha na integração.
Pressione Enter e aguarde a validação da DLL pelo sistema.
(Opcional) No campo Pessoas que receberão e-mail quando ocorrer uma falha na diretiva cadastral, informe uma ou mais pessoas para que, caso ocorra alguma deste tipo durante a integração dos dados, estas recebam um e-mail no endereço cadastrado.
Clique em Configurações da Diretiva.
Nas Configurações de Integração do Wise PCP informe:
Campo
Descrição
Empresas
Adicione a empresa para integrar com o Wise PCP.
Trabalha com mais de uma empresa?
Por padrão, a DLL AltDiretivaCadastral_WISE_PCP.dll permite cadastrar informações para apenas uma empresa. Se você precisa cadastrar dados para outras empresas, entre em contato com o nosso suporte técnico. Eles farão uma configuração especial no sistema para habilitar essa funcionalidade.
Campo
Descrição
Empresa
Selecione a empresa que será utilizada para integrar com o Wise PCP.
Usuário
Informe o Usuário utilizado para a Diretiva Cadastral se conectar ao Web Service do Wise PCP, e enviar os dados do Bimer. Esse usuário precisa existir no cadastro de usuários do Wise PCP. No primeiro momento, pode ser utilizado o usuário “Admin” criado durante o processo de instalação do Wise PCP. Posteriormente pode-se criar um usuário específico para esse fim.
Senha
Insira a Senha utilizada pelo usuário acima, para se comunicar com o Wise PCP.
Url
Informe a URL do WebService do Wise PCP. Caso não trabalhe com DNS, deverá informar o endereço do Wise que seria composto por IP + o número da porta + app. Um exemplo seriahttp://192.168.5.2:8086/app/ A URL terá o final com “/app/” exclusivamente neste local. Para acesso no navegador, utilize somente o IP e a porta (por exemplo, http://192.168.5.2:8086).
Múltiplos setores na produção
Ao marcar esta opção, a aba Produção será habilitada para que você informe os setores que futuramente receberão sua produção.
Integrar informações do Contato de Venda
Ao marcar esta opção, será habilitada a aba Contato de venda, que armazena as configurações necessárias, como o tipo de movimento de cobrança para os itens de fabricação própria e para os insumos.
Abas
Campo
Descrição
Setor para estoque principal
Informe o setor do Bimer onde ficam armazenados os saldos de matéria-prima/insumo, antes de se iniciar o processo de produção.
Setor para estoque da produção
Informe o setor para onde são transferidas as quantidades de matéria-prima/insumo que estavam no estoque principal, quando é feita a separação de uma Ordem de Produção.
Setor para estoque de produtos acabados
Informe o setor onde é feita a entrada da quantidade de produtos acabados vindos do PCP, no final do processo de produção (reporte de produção).
Setor para estoque de produtos em processo
Informe o setor para onde é transferida a quantidade de matéria-prima, que estava no setor de estoque da produção, quando é feito o apontamento de uma OP, e na ficha técnica do produto consta aquele insumo vinculado à operação que foi apontada. Caso não conste matéria-prima vinculada a nenhuma operação, não haverá movimentação de matéria-prima nesse setor.
O sistema permite que seja informado o mesmo setor em todos os campos. Mas esse tipo de procedimento pode deixar confusa a consulta da movimentação de produtos acabado e matéria-prima, pois haverá várias entradas e saídas de um produto no mesmo momento. Por isso, recomenda-se que seja criado um setor para cada finalidade.
Selecione os tipos de produtos a serem exportados para o Wise PCP e marque as opções de integração com a sua necessidade.
Opção
Descrição
Fabricação própria
Marque os tipos de produtos que serão considerados acabados no Wise. Exemplo: Porta de aço.
Matéria-prima
Marque os tipos de produtos que serão considerados matéria-prima no Wise. Exemplo: Aço.
Fabricação própria/ Matéria-prima
Marque ambas as colunas fabricação própria e matéria-prima para tipos de produtos que serão utilizados tanto como acabados quanto como matéria-prima no Wise. Exemplo: Chapa de aço.
Este tipo de produto, frequentemente chamado de "semi-acabado", é um produto final resultante de uma fabricação, mas também serve como matéria-prima para outros produtos acabados. Para utilizá-lo como matéria-prima, transfira seu estoque do Setor de produtos acabados para o Setor de estoque principal ao final de cada produção.
Integrar itens de composição
Ao marcar esta opção, os produtos integrantes da composição do produto principal serão exportados para o Wise PCP e, ao criar uma ficha técnica para o produto principal, os produtos integrantes serão inseridos automaticamente na listagem de insumo da ficha técnica.
Ao realizar qualquer alteração na relação de produtos integrantes no Bimer - Cadastro de produtos esta alteração será propagada para o Wise PCP, onde você será notificado que a composição do produto foi alterada e que será necessário atualizar a lista de insumos da ficha técnica. Esta notificação estará presente nas rotinas de criação de ordens de produção e no cadastro de ficha técnica.
Os produtos integrantes da composição inseridos na listagem de insumos da ficha técnica não poderão ser removidos ou alterados no Wise PCP. Toda e qualquer alteração deverá ser realizada no Bimer - Cadastro de produtos;
Serão agregados os produtos integrantes da composição somente quando o tipo dos produtos que serão integrados estiver marcado como Matéria-prima.
Integrar Produto Kit
Marque esta opção para que o seu produto kit cadastrado no Bimer seja exportado para o Wise PCP e possa ser utilizado como insumo ao cadastrar uma ficha técnica.
Integrar itens de grade
Marque esta opção para que o produto com grade seja exportado para o Wise PCP e possa ser usado para criar uma ficha técnica contendo todos os itens de grade. Ao acessar o cadastro de itens, o produto é diferenciado dos outros itens pelo ícone de grade , confirmando que o Wise reconheceu a configuração realizada.
Integrar vínculo de produtos equivalentes
Marque esta opção para que o sistema permita a substituição de insumos por produtos equivalentes diretamente na ficha técnica da Ordem de Produção. Isso significa que, antes mesmo da separação dos materiais, você pode ver a lista de equivalentes de um insumo e substituí-lo por um alternativo disponível.
Essa funcionalidade é crucial quando há falta de estoque do insumo principal ou quando você precisa de mais flexibilidade no uso de materiais.
Ela permite trocar um insumo original por outro previamente cadastrado como equivalente no Bimer, otimizando o fluxo produtivo e evitando interrupções na separação de materiais.
Como Funciona e o que Você Precisa Saber:
Para que a substituição de equivalentes funcione, algumas configurações são essenciais no Bimer:
Cadastro de Produtos: No Cadastro do produto (insumo), na aba "Produtos relacionados", preencha o quadro "Produtos equivalentes" com os itens alternativos.
Diretiva Cadastral: Habilite a opção "Integrar vínculos de equivalentes" no Configurador Bimer (Caminho: Geral / Opções / Diretiva Cadastral / Opções da diretiva / Selecionar a empresa / Aba produtos).
Regras para Integração de Equivalentes: Para que um produto possa ser adicionado e integrado como equivalente no Wise PCP, tanto o produto principal quanto seus equivalentes devem seguir estas regras:
Serem do tipo matéria-prima (incluindo semiacabados).
Serem do mesmo tipo (ex: ambos "Intermediário").
Possuírem todos os setores da diretiva vinculados a eles.
Possuírem a mesma unidade de medida.
Importante: Produtos do tipo "kit" no Bimer não terão seus equivalentes integrados para o Wise PCP.
Cadastro de Produtos: Após a integração, o cadastro do produto no Wise exibirá o quadro "Produtos equivalentes" com os itens importados do Bimer (respeitando as regras de integração).
Ficha Técnica: Ao adicionar um insumo com equivalentes na ficha técnica, ele será identificado com a legenda (Insumo com equivalentes).
A substituição e edição de insumos por seus equivalentes é permitida apenas se a ficha técnica da OP for editável e não for de desmontagem.
Edição do Insumo: Ao clicar em um insumo identificado com , uma grade de edição será aberta, mostrando:
Os dados do insumo (Código, Descrição, Unidade, Quantidade, Perda Padrão, Custo médio/reposição, Custo total, Tipo e marcações).
A lista de todos os produtos equivalentes (integrados do Bimer).
Informações sobre a quantidade disponível em estoque e o custo de cada equivalente. A quantidade disponível exibida é sempre a do setor de estoque principal.
Seleção e Aglutinação de Quantidades:
Você pode selecionar apenas um produto equivalente por insumo.
Ao selecionar um equivalente, sua quantidade será automaticamente ajustada para a mesma do insumo substituído.
Atenção: A quantidade disponível e o custo do equivalente são apenas informativos para sua decisão; eles não restringem a seleção.
Se o mesmo produto estiver presente na lista de insumos (como original ou como equivalente de outro insumo), o Wise PCP aglutinará automaticamente suas quantidades em uma única linha ao salvar a ficha da OP.
Edição de Quantidade:
Uma vez que um equivalente é selecionado, a quantidade do insumo substituído não poderá ser editada.
Para editar a quantidade, você deve primeiro desfazer a seleção do equivalente.
Custos da Ficha:
Com um equivalente selecionado, o recálculo manual do custo da ficha não é possível.
Você pode trocar o tipo de custo, mas o recálculo do valor ocorrerá automaticamente ao salvar a ficha da OP, considerando o equivalente selecionado.
Fluxo de Produção Pós-Substituição:
Após salvar a ficha da OP com um equivalente, o insumo original é permanentemente substituído na ficha.
Nas etapas seguintes (separação de materiais, movimentações, etc.), o novo produto (equivalente) será utilizado normalmente.
Herança de Propriedades:
Ao substituir, o equivalente herda as marcações de "Insumo Principal" e "Separação Complementar / Editável" do insumo original.
Prioridade de Marcações (Insumo Já Existente): Se o equivalente já existir como um item na lista de insumos, suas marcações existentes terão prioridade sobre as do insumo substituído.
Prioridade de Marcações (Múltiplas Substituições): Se dois ou mais insumos forem substituídos pelo mesmo equivalente e tiverem marcações diferentes, prevalecerão as marcações do insumo com o menor código entre os substituídos por aquele equivalente. O percentual de perda padrão do insumo substituído não é herdado pelo equivalente.
Não é possível selecionar um produto equivalente que seja o mesmo do produto principal da ficha.
É permitido selecionar apenas um item equivalente para substituição por insumo.
Não é possível adicionar o insumo como produto equivalente dele mesmo.
A seleção de equivalentes não é permitida se a ficha técnica da OP for de desmontagem ou não for editável.
Campo
Descrição
Operação para entrada de produtos acabados
Informe uma operação do tipo entrada, que atualize estoque. Esta operação é utilizada para realizar a entrada dos produtos acabados vindos do PCP.
Operação de saída para baixa dos insumos utilizados
Informe uma operação do tipo saída, que atualize estoque. Esta operação é utilizada para realizar a baixa das matérias-primas utilizadas na produção. Essa baixa é feita ao finalizar a produção;
Operação de transferência para separação dos insumos e apontamentos na produção
Informe uma operação do tipo transferência de saída que atualize estoque. Esta operação será utilizada durante o processo de separação de insumos, apontamento de produção no PCP e para transferência de estoque de produtos acabados (Insumo de fabricação produção própria).
É necessário que as Operações possuam as configurações apontadas acima, e que em seus cadastros na aba Dados, o campo "Valor Automático" esteja preenchido com a opção "Nenhum". Do contrário, a operação não aparecerá nessa tela. Utilize um tipo de documento interno para vincular a estas operações, pois não existe validação fiscal para os documentos que serão gerados.
Os CFOPs para movimentação de produtos já estão definidos no cadastro de operações. Contudo, a Bimer API exige que o Wise PCP envie o CFOP específico para cada movimentação.
Os códigos informados nesta tela serão enviados ao Wise PCP, garantindo que os documentos de produção gerados contenham o CFOP correto.
Gerar Log dos dados exportados na integração
Ao marcar esta opção, o sistema gerará registros na rotina de Visualização logs de integração.
Tempo de expiração (em minutos) para atualizar o cache do Wise PCP
Para deixar mais ágil as consultas feitas pelo Wise PCP, a integração guarda informações no seu cache. Essa configuração evita que o sistema consulte dados antigos, pois o cache do Wise PCP será atualizado constantemente.
Testar Conexão
Testa a conexão com o site do Wise PCP de acordo com as configurações de usuário, senha e URL.
Consultar quantidades ‘Empenhada’ e ‘Em produção’ no PCP e considerá-las no cálculo de estoque
Ao marcar a opção, o estoque do Bimer incluirá as quantidades empenhadas e em produção do PCP.
Considera-se empenhada a quantidade de matéria-prima necessária para executar uma Ordem de Produção (OP) com status '"Em aberto", antes da produção.
Considera-se em produção a quantidade de um produto acabado da OP, a partir do momento em que a produção é iniciada.
Criar pedidos de produção a partir de pedidos de venda
Com esta opção marcada, os pedidos de venda da retaguarda são enviados para o Wise PCP, e a partir deles pode-se abrir Ordens de Produção.
Criar pedidos de produção apenas com as quantidades indisponíveis em estoque
Com a configuração marcada, somente os pedidos com falta de produto no estoque serão enviados para o Wise PCP. Caso esteja desmarcada, todos os pedidos de venda são enviados para o Wise PCP, mesmo que haja quantidade em estoque para atender o pedido.
A quantidade a produzir estará limitada à quantidade pedida
Com essa opção marcada, a quantidade produzida será no máximo a quantidade pedida, mesmo que o estoque esteja com quantidade negativa
Desconsiderar a quantidade já enviada para o PCP que ainda não está em produção
Com essa opção marcada, os pedidos que já foram enviados para o PCP que ainda não estão vinculados em produções serão desconsiderados no cálculo da quantidade disponível
Permitir cancelar pedidos de venda que geraram pedidos de produção
Marcando esta opção, será possível cancelar um pedido mesmo que ele esteja vinculado a uma ordem de produção. O vínculo com a OP só ocorre quando o usuário gera esta última a partir do pedido de produção.
Tempo de espera mínimo (em minutos) para atualizar a consulta das quantidades no PCP
Defina o intervalo em minutos para o Bimer atualizar a quantidade em estoque da retaguarda.
Recomenda-se o valor de 1 minuto. Um valor maior, como 15 minutos, pode causar um atraso na disponibilidade do estoque no Wise PCP após a movimentação na retaguarda. Por exemplo, um insumo alimentado no estoque só estará disponível para uso em uma Ordem de Produção no Wise PCP 15 minutos após o lançamento na retaguarda.
Clique em Gravar.
Configurar: Cadastro dos Produtos
No cadastro do Item a ser importado, é importante observar os seguintes pontos:
Aba Identificação: Informe a Unidade do Produto e verifique se o mesmo Tipo de produto indicado está selecionado no Configurador Bimer em Geral/ Opções/ Diretiva Cadastral/ Empresa/ Produto.
Aba Impostos: Informe um Cálculo de ICMS que possua os mesmos CFOP’s indicados no Configurador Bimer em/ Geral/ Opções/ Diretiva Cadastral/ Empresa/ CFO
Digamos que sua empresa é do Rio de Janeiro (RJ) e você tenha apontado o CFOP "1.124" em CFOP para entrada de produtos acabados na Diretiva Cadastral. No Cálculo de ICMS do Cadastro de Produto/ Impostos você deve vincular o mesmo CFOP e sua UF:
Aba Empresa: Adicione a mesmaEmpresa que será utilizada no Wise PCP e os Setores apontados no Configurador Bimer em Geral/ Opções/ Diretiva Cadastral/ Empresa/ Setor.