Este módulo realiza o cálculo de Férias proporcionais, Férias vencidas e Férias normais na rescisão, verificando se existem faltas cadastradas no período de processamento a serem consideradas no cálculo.

As faltas informadas neste módulo somente serão computadas no cálculo das férias pagas em rescisão de contrato.

Um funcionário possui 09 faltas dentro do período aquisitivo. Neste caso, no processamento da rescisão, o sistema irá apurar automaticamente 09 dias a serem deduzidos no cálculo das férias proporcionais.

Se o funcionário faltou 09 dias, o valor de férias não será mais em 30 dias, e sim, em 24 dias, de acordo com a legislação. Desta forma, se o funcionário ganha por mês R$500,00, o valor a ser pago a título de férias não será mais R$500,00, e sim, R$400,00.

Com a utilização deste módulo haverá grande redução nos valores a serem despendidos a título de rescisão e tributos incidentes sobre a folha de pagamento, tais como INSS e FGTS.



Cadastrar Faltas pelo Calendário


  1. Clique na aba Folha, na tela principal do DP.
  2. Clique em Outros Lançamentos / Faltas.
  3. Selecione a empresa.
  4. Informe o período para consulta das faltas, no campo Referência.
  5. Selecione o funcionário.
  6. Clique em Mostra Calendário para marcação de Faltas .
  7. Informe o período.

  8. Clique no dia em que o funcionário faltou. 

  9. Clique em Confirmar.


Cadastrar Faltas


  1. Clique na aba Folha, na tela principal do DP.
  2. Clique em Outros Lançamentos / Faltas.
  3. Selecione a empresa.
  4. Informe o período para consulta das faltas, no campo Referência.
  5. Selecione o funcionário.
  6. Clique em Novo .
  7. Informe o dia da falta.

  8. Clique em Gravar.


Localizar Faltas


  1. Clique na aba Folha, na tela principal do DP.
  2. Clique em Outros Lançamentos / Faltas.
  3. Selecione a empresa.
  4. Informe o período para consulta das faltas, no campo Referência.
  5. Clique em Localizar  .
  6. Descreva no campo de pesquisa, uma informação relativa ao registro.
  7. Selecione a falta.


Editar Faltas


  1. Clique na aba Folha, na tela principal do DP.
  2. Clique em Outros Lançamentos / Faltas.
  3. Selecione a empresa.
  4. Informe o período para consulta das faltas, no campo Referência.
  5. Selecione o funcionário.
  6. Localize a falta.
  7. Clique em Editar .
  8. Realize as alterações necessárias.
  9. Clique em Gravar.


Excluir Faltas


  1. Clique na aba Folha, na tela principal do DP.
  2. Clique em Outros Lançamentos / Faltas.
  3. Selecione a empresa.
  4. Informe o período para consulta das faltas, no campo Referência.
  5. Selecione o funcionário.
  6. Localize a falta.
  7. Clique em Excluir .
  8. Clique em Sim para confirmar a exclusão.


Visualizar Faltas


  1. Clique na aba Folha, na tela principal do DP.
  2. Clique em Outros Lançamentos / Faltas.
  3. Selecione a empresa.
  4. Informe o período para consulta das faltas, no campo Referência.
  5. Selecione o funcionário.
  6. Clique em Visualizar .


Imprimir Faltas


  1. Clique na aba Folha, na tela principal do DP.
  2. Clique em Outros Lançamentos / Faltas.
  3. Selecione a empresa.
  4. Informe o período para consulta das faltas, no campo Referência.
  5. Selecione o funcionário.
  6. Clique no botão .


Lançamento de Faltas Automático


Configurar permissão de lançamento de faltas automático

    1. Clique no menu principal do DP  .

    2. Clique em Configurações Opções / Aba Folha.

    3. Marque a opção Habilitar Lançamento Faltas, no grupo Configurações de Movimento.

    4. Clique em Gravar.

Cadastrar evento de Falta

    1. Clique na aba Folha, na tela principal do DP.
    2. Clique em Eventos (Rubricas) / Cadastro.

    3. Clique em Novo.
    4. Selecione a opção Cadastrar e configurar evento novo.
    5. Clique em Avançar.
    6. Clique em Ir para o cadastro clássico (manual) 

      Caso esteja cadastrando um novo evento, consulte a página Cadastro de Eventos para Cálculo para mais informações.

    7. Clique na aba Configuração.

    8. Selecione a opção Faltas, no campo Tipo de Configuração. 

    9. Preencha os demais campos de acordo com a necessidade.

    10. Clique em Gravar.

Realizar lançamento

    1. Clique na aba Folha, na tela principal do DP.

    2. Clique em Lançamento por Funcionário.

    3. Realize o lançamento do eventro cadastrado anteriormente. 

    4. Clique em Sim e marque no calendário os dias de faltas do funcionário.

      As faltas marcadas no calendário só serão descontadas do período aquisitivo de férias.

    5. Clique em Confirmar.

      Utilize o calendário em Folha / Outros Lançamentos / Faltas para consultar as faltas.