O recurso Geração ECD e FCONT possibilita gerar os arquivos contendo os livros e documentos do SPED ECD e FCONT. O arquivo Sped ECD deve ser emitido anualmente pelas empresas com a movimentação contábil do ano anterior, de modo que seja enviado o arquivo com base em um layout definido pela Receita Federal até maio do ano corrente.

O Fcont é um arquivo de controle fiscal de contas de transição que devia ser gerado pelas empresas enquadradas no Lucro Real, mas ele foi extinto em 2015.


Antes de iniciar a utilização do módulo, é importante que você realize as Configurações do Sped ECD para o correto funcionamento.
Caso a empresa tenha realizado a troca do plano de contas de um ano para o outro, é preciso configurar o registro I157.


  1. Na tela principal do Contábil, clique na aba Declarações Digitais.
  2. No menu SPED ECD E FCONT, acesse Geração ECD e FCONT.
  3. Informe o Período de referência do arquivo a ser gerado.

  4. Marque a opção Gerar arquivo consolidado, caso a empresa tenha matriz e filial e ambas possuem o mesmo plano de contas.

    1. Selecione a Empresa Matriz.
    2. Selecione as filiais.

  5. Selecione o Código da empresa.

  6. Clique em Avançar.

  7. Marque o layout do arquivo a ser gerado:

    • SPED Contábil (ECD)

      1. Determine as configurações iniciais do Sped ECD.

        CampoDescrição
        Tipo ECD

        Selecione o tipo da ECD referente à Sociedade em conta de Participação (SCP).

        Caso a empresa seja participante de SCP como sócio ostensivo, é preciso que o sócio esteja vinculado em Cadastros / Empresas / Cadastro de Empresas (Alteração) / SCP.

        Indicador Escrituração

        Selecione o tipo de escrituração:

        • B-Balancetes Diários e Balanços: selecione este tipo caso deseja enviar os livros auxiliares

        • G-Diário Geral: selecione este tipo caso deseja enviar o Livro R (Livro Diário com escrituração resumida).

          Para gerar o Livro R com os seus auxiliares, é preciso que na próxima tela de configuração a opção Gerar livro auxiliar com movimento de inventário seja marcada.

        Natureza do livro

        Este campo é previamente preenchido de acordo com o Indicador de Escrituração selecionado.

        O ícone permite alterar a descrição da natureza do livro, caso necessário.

        Situação no início do períodoSelecione a situação relativa ao período inicial da geração do arquivo.
        Situação especialSelecione a situação especial caso tenha ocorrido uma eventualidade no início do período.
        Indicador NireSelecione se a empresa tem ou não registro na Junta Comercial configurada no PHD em Cadastro / Empresas / Complementar / Geral / Nire.
        Finalidade da escrituração

        Marque o tipo da escrituração:

        • Original: marque caso seja a primeira vez que o arquivo é gerado.

        • Retificadora: marque caso o arquivo tenha sido enviado anteriormente com alguma inconsistência.

          1. Clique em Adicionar termo de substituição (registro J801) para incluir o termo e o motivo de alteração do ECD.

          2. Selecione o diretório contendo o documento de verificação.

          3. Informe o motivo da substituição.

          4. Selecione o responsável por retificar o arquivo.

            Clique em cadastrar caso queira selecionar um novo responsável.

          5. Clique em Fechar para retornar à tela de configuração.

        Recibo anteriorInforme o número do recibo anterior transmitido à receita, caso a finalidade da escrituração seja do tipo Retificadora.
        Local para geração do ArquivoSelecione o diretório onde o arquivo será salvo.
        Pré-validar o arquivo antes de gerarMarque esta opção para que o sistema verifique se há alguma inconsistência no arquivo antes de gerá-lo.
      2. Clique em Avançar para definir as configurações do que será enviado à Receita Federal.

        GrupoCampoDescrição
        Plano de Contas ReferencialEnviar as contas para o registro I051Marque esta opção para gerar o registro I051 com as contas referenciais.
        Enviar subcontas correlatas (registro I053)Marque esta opção gerar o registro I053 com as subcontas correlatas configuradas no PHD / Plano de Contas.
        DemonstrativosEnviar DRE

        Marque esta opção para gerar a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) considerando as contas previamente configuradas pelo módulo do SPED ECD.

        Enviar DRE Padrão

        Marque esta opção para gerar automaticamente a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) Padrão (Sintética) no processo de criação do SPED ECD.

        (informação) Informação: serão consideradas as contas geradas em Livros e Relatórios / Gerar Demonstração de Resultado.

        Enviar outras demonstrações (registro J210)

        Marque esta opção para gerar o registro J210 com a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) ou Demonstração de Lucros, ou Prejuízos Acumulados (DLPA).

        Enviar Centros de custoMarque esta opção para enviar as informações de centro de custo no Sped.
        Enviar arquivo RTF (registro J800)

        Marque esta opção gerar o registro J800 com outros tipos de relatórios em formato RTF junto ao SPED ECD.

        No Sped, é permitido inserir demonstrações adicionais no formato RTF. Entretanto, este recurso é de inteira responsabilidade do usuário, portanto, é indicado que marque a opção Pré-validar o arquivo antes de gerar o envio.

        1. Selecione a empresa.

        2. Selecione o tipo de arquivo a ser enviado.

          Dica:

          Para considerar a nota explicativa na geração da ECD, selecione o tipo 010 - Notas Explicativas.
          Configurar Nota Explicativa.

        3. Clique em Adicionar arquivo.
        4. Selecione o arquivo no formato .RTF.

        5. Clique em Abrir.
        6. Clique em Fechar para retornar à tela de configuração.
        Enviar alteração de plano de contas (registro I157)

        Marque esta opção caso tenha realizado alteração do plano de contas para a geração do registro I157.

        Gerar livro auxiliar com movimento de inventário

        Marque esta opção para considerar as informações do movimento de inventário configuradas no sistema Fiscal.

        1. Caso o indicador de escrituração selecionado tenha sido G-Diário Geral, serão gerados dois arquivos, um contendo o livro auxiliar com o movimento de inventário (Livro Z) e outro com o livro principal. Neste caso, o indicador é levado para o arquivo principal como R e o arquivo de inventário terá o indicador Z.

        2. Se for gerado com o indicador de escrituração B-Balancetes Diários e Balanços, o indicador é levado no arquivo principal como B e no arquivo do inventário como Z.
        Incluir Bloco de Demonstrações Anuais

        Marque esta opção para gerar as demonstrações como anual mesmo se o encerramento for trimestral.

        Essa opção habilita se a empresa estiver configurada para gerar ECD; possuir o encerramento de exercício trimestral no período da geração e a situação do arquivo marcada como Normal.

        Gerar Conglomerados Econômicos (Bloco K)

        Marque esta opção para gerar os registros referentes ao Bloco K.

        As informações para a geração dos registros do Bloco K devem ser configuradas em Declarações Digitais / SPED ECD e FCONT / Configuração Bloco K.

        Período (K030)

        Este campo habilita ao marcar a opção Gerar Conglomerados Econômicos (Bloco K).

        Selecione o período de referência para geração dos registros do Bloco K. Este período é gerado no arquivo de texto, no registro K0300 (Consolidação).

      3. Caso tenha marcado alguma opção de Demonstração, clique em Avançar para definir as configurações:

        Para a correta geração da DRE (registro J150) no SPED ECD e posterior recuperação desse registro no PVA (registro C650), a configuração da DRE deve ser considerada as seguintes regras:

        • As contas contábeis utilizadas na configuração da DRE devem ser do tipo Sintética.
        • Os códigos da DRE devem ser alterados apenas quando o SPED ECD anterior possuir códigos diferentes dos padrões definidos pela Alterdata, como, por exemplo, nos casos de troca de plano de contas da empresa. Neste caso, é recomendado a configuração da DRE por empresa e os códigos precisam ser compatíveis com os gerados no SPED ECD anterior.
        1. (Opcional) Marque a opção Configurar por empresa para realizar o vínculo das contas da empresa selecionada.

        2. Clique em Vincular para selecionar a conta do plano de contas correspondente à DRE.

        3. Realize o vínculo para todas as DRE's com o status Vincular.

        1. (Opcional) Marque a opção Personalizado para criar um modelo ou utilizar um já existente de acordo com as contas que serão levadas na geração do arquivo.
        2. Clique em Configurar para vincular as contas do plano de contas.
        3. Realize o vínculo para todas as DMPL''s com o status Configurar.
        1. Clique no ícone  para selecionar a conta de lucro ou prejuízo acumulado e o plano de contas da empresa.
      4. Clique em Avançar para seguir à próxima tela até a conclusão do processo ou em Voltar, caso queira retornar alguma etapa.
      5. Clique em Concluir para informar modelo do arquivo a ser importado.
      6. Clique em Ok.


    • FCONT

      1. Determine as configurações iniciais do FCONT.

        CampoDescrição
        FinalidadeSelecione a finalidade da geração do arquivo.
        Indicador de períodoSelecione a situação relativa ao período da geração do arquivo.
        Tipo de escrituração

        Marque o tipo da escrituração:

        • Original: marque caso seja a primeira vez que o arquivo é gerado.

        • Retificadora: marque caso o arquivo tenha sido enviado anteriormente com alguma inconsistência.

        Recibo anteriorInforme o número do recibo anterior transmitido à receita, caso a finalidade da escrituração seja do tipo Retificadora.
        Local para geração do ArquivoSelecione o diretório onde o arquivo será salvo.
        Enviar Centros de custoMarque esta opção para ser enviado as informações de centro de custo no Fcont.
        Pré-validar o arquivo antes de GerarMarque esta opção para que o sistema verifique se há alguma inconsistência no arquivo antes de gerá-lo.
      2. Clique em Configurar FCONT para definir as demais configurações do Fcont.

      3. Clique em Avançar para seguir à próxima tela até a conclusão do processo ou em Voltar, caso queira retornar alguma etapa.

      4. Clique em Concluir para informar modelo do arquivo a ser importado.
      5. Clique em Ok.

  8. Clique em Concluir.