Configurar Plano de Contas (PHD)


  1. Acesse o sistema Gerenciador Alterdata Pack (PHD).
  2. Na tela principal do PHD, clique na aba Cadastro.
  3. Clique em Plano de Contas.
  4. Selecione o plano de contas da empresa.
  5. Na aba Definição, acesse Arquivo / Editar.
  6. Preencha todos os campos referentes aos grupos Níveis do plano de contasClassificação interna e Contas de encerramento.
  7. Certifique-se que os campos estão corretos.
  8. Clique em Gravar.

Vincular Plano Referencial (PHD) 


O vínculo de planos referenciais é obrigatório para a geração dos arquivos do Sped ECD e ECF, de modo que todas as contas analíticas estejam vinculadas com o movimento.

  1. Acesse o sistema Gerenciador Alterdata Pack (PHD).
  2. Na tela principal do PHD, clique na aba Manutenção. 
  3. Clique em Vincula Plano Referencial.
  4. Selecione o plano de contas.
  5. No campo Plano Referencial, selecione a conta ECF / ECD (A partir do leiaute 3).
  6. Marque o regime de tributação.

    Caso tenha mais de uma empresa utilizando o mesmo plano com regimes de tributação distintos, é necessário vincular o plano referencial para cada tipo.

    Empresa 1 (Lucro Real) e Empresa 2 (Lucro Presumido), se ambas utilizam o mesmo plano de contas, é necessário vincular o plano referencial para o tipo Lucro Real e Lucro Presumido, respectivamente.

  7. Selecione o nível e a conta a qual será vinculada.
  8. Selecione a conta referencial correspondente.
  9. Clique em Vincular Classificação Referencial.
  10. Confirme o vínculo.

Configurar Empresa


  1. Na tela principal do Contábil, clique na aba Cadastros.
  2. Clique em Empresas.
  3. Selecione a empresa.
  4. Clique em Editar.
  5. Na aba Dados, marque a opção Gera SPED (ECD - Escrituração Contábil Digital).
  6. Clique em Gravar.


Configurações para emissão do Livro Z (Fiscal)


Para que o sistema leve as informações do livro auxiliar com movimento de inventário, a empresa precisa estar cadastrada no sistema Escrita Fiscal e algumas configurações predefinidas.

Configurar Empresa 

  1. Acesse o sistema Fiscal.
  2. Clique em Cadastros / Empresas.
  3. Localize a empresa.
  4. Clique em Editar .
  5. Acesse a aba Geral / Livros.
  6. Informe o número do livro de Inventário de acordo com o que será gerado.

    Esta informação será utilizada nos registros:

    • Posição 2 do registro I012 do livro B;
    • Posição 2 do registro I012 do livro R;
    • Posição 3 do registro I030 do livro Z;
    • Posição 3 do registro J900 do livro Z.

     Além dos registros que já eram gerados normalmente, serão gerados os registros:

    • I012 - Identificação do Livro Auxiliar ao Diário ou Livro Principal (esse registro fará a ligação entre os dois aquivos). Na posição 5 é informado o resumo do arquivo auxiliar;
    • I015 - Identificação das contas que serão declaradas no livro auxiliar. Serão levadas todas as contas vinculadas ao movimento do período.

    Registros do Livro Z:

    • I012 - Identificação da escritura principal;
    • I015 - Identificação das contas que se referem ao movimento de inventário;
    • I050 - Detalhamento das contas declaradas no I015 (lembrando que aqui irão como sintéticas, nível 1);
    • I500 - Definição do tamanho da fonte que será gerado o relatório com o livro de inventário. Será levado 7 de forma fixa para que as colunas se ajustem corretamente ao tamanho do papel;
    • I550 - Dados do movimento parametrizado conforma registro anterior. Para preenchimento desses registros será considerado o movimento de inventário que contenha data final igual a data final de geração do arquivo;

    • I555 - Registro parametrizável com totalização. Leva o somatório da coluna valor total;

    • I510 - Registro parametrizável - A definição das colunas será levada de forma fixa com seus respectivos tipos e tamanhos conforme:

      Classificação Fiscal - carácter - 20 posições
      Discriminação - carácter - 53 posições
      Unidade - carácter - 10 posições
      Quantidade - numérico - 20 posições com 4 casas decimais
      Valor Unitário - numérico - 25 posições com 2 casas decimais
      Valor Total - numérico - 25 posições com 2 casas decimais

    Os demais registros seguem as mesmas regras do livro principal, sendo eles: 0000, 0001, 0007, 0990, I010, I990, J001, J900. 9001, 9900, 9990, 9999.
    No caso de substituição haverá ainda os registros J801 e J932.
    Os dois arquivos deverão ser importados e validados individualmente pelo PVA. Sendo que o arquivo com o livro principal terá o passo de Verificar Contas onde serão verificadas se as contas que estão declaradas no livro auxiliar batem com as contas do livro principal. 

  7. (Opcional) Caso queira gerar o livro para uma empresa secundária, informe na aba Integração / campo Código Empresa Outro Sistema o número de identificação desta.

    Quando a opção de Gerar arquivo consolidado não estiver marcada na geração do Sped, é considerado o movimento de todas as empresas que contenham o campo Código Empresa Outro Sistema com a identificação correspondente á empresa selecionada.
    No caso de geração do arquivo com as opções Gerar arquivo consolidado e Gerar livro auxiliar com movimento de inventário marcadas na geração do Sped, é apurado no Fiscal o inventário de todas as empresas selecionadas (centralizadora e centralizadas).

  8. Clique em Gravar. 

Configurar Movimento de Inventário

  1. Acesse o sistema Fiscal.
  2. Clique em Lançamentos.
  3. Acesse a aba Inventário e Estoque / Movimento de Inventário.
  4. Selecione a empresa.
  5. Informe o período com a data igual à data final de geração do arquivo.

  6. Certifique-se que os campos do inventário estão preenchidos corretamente.

    1. Clique em Novo .

    2. Preencha as informações necessárias para emissão, incluindo os campos:

      CampoDescrição
      Classificação NCMInforme o código que determina a natureza e classificação fiscal do produto no Mercosul.
      Conta do Inventário

      Selecione a conta contábil que teve saldo ou movimento referente ao estoque do produto.

      A conta contábil deve ter saldo e ao menos um movimento vinculado.

      UnidadeSelecione a unidade do produto.
      DescriçãoDescreva o nome do produto.
      QuantidadeInforme a quantidade do produto que será enviado.
      Valor UnitárioInforme o valor unitário do produto.

      -

    3. Clique em Gravar.

  7. Clique em Gravar.

Configurar Nota Explicativa


  1. Na tela principal do Contábil, clique na aba Livros e Relatórios / Notas explicativas.
  2. Selecione a empresa.
  3. Informe o ano.
  4. Tecle Enter.
  5. Selecione a nota explicativa cadastrada.
  6. Clique no ícone  para selecionar o formato de relatório.
  7. Selecione o formato do tipo .RTF.
  8. Clique em Gravar.


Encerrar Exercício


  1. Na tela principal do Contábil, clique na aba Lançamentos / Encerramento de Exercício.
  2. Clique em Encerramento de Exercício.
  3. Clique em Avançar após ter lido a mensagem apresentada.
  4. Selecione a empresa.
  5. (Opcional) Altere as Contas de Resultado conforme necessidade.
  6. Clique em Avançar.
  7. Informe a data de encerramento.
  8. Selecione o histórico padrão de encerramento.
  9. Clique em Concluir.