O recurso Sped de Escritura Contábil Digital (ECD) e Controle Fiscal Contábil de Transição (Fcont) tem por objetivo realizar uma análise com o pré-validador e gerar os arquivos para autenticação dos livros e documentos.
O livro digital deve ser assinado por um contador e um responsável pela assinatura da ECD. A ECD corresponde à obrigação de transmitir, em versão digital, os seguintes livros:
- Livro Diário e seus auxiliares, se houver;
- Livro Razão e seus auxiliares, se houver;
- Livros Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamento.
O Fcont consiste nos lançamentos referentes aos fatos contábeis que sofrem tratamento tributário diferenciado.
Informação
O último ano de entrega do Fcont foi 2015, referente ao ano-calendário 2014, somente para as empresas tributadas pelo lucro real que não optaram pela extinção do Regime Tributário de Transição (RTT) em 2014. Neste caso, não há mais Fcont a partir de 2016 (ano-calendário 2015 em diante).
Para saber como realizar a geração e configuração dos livros e documentos, conheça as opções do SPED ECD e FCONT: