Forma de Trabalho



Na aba Forma de Trabalho das Configurações do Spice Light, defina se o sistema trabalhará com Mesa ou Comanda /Cartão.


  1. Clique em Funções Administrativas, na tela principal do Spice Light.

  2. No grupo Outros Funções, clique na opção Configurações

  3. Clique na aba Forma de Trabalho para configurar as opções.

    Saiba mais sobre as opções... 


    Saiba mais sobre determinado campo do cadasto Digite sua busca abaixo...

    Oops, it seems that you need to place a table or a macro generating a table within the Table Filter macro.

    The table is being loaded. Please wait for a bit ...

    CampoDescrição
    Forma de Trabalho
    Mesa   

    Marque esta opção para utilizar a forma de trabalho por mesa.
    Caso utilize o Spice Mobile, poderá facilmente identificar quais mesas estão livres e quais estão ocupadas.

    Comanda / Cartão   

    Selecione esta opção para usar a forma de trabalho por Comanda ou Cartão.
    Caso utilize o Spice Mobile, poderá facilmente identificar os cartões em uso.

    Descrição / limite para comandas 

    Defina nesta área as descrições, gênero e limite para as mesas e limites de mesas ou comandas abertas.

    Informação! Caso prefira, você pode alterar as descições dos campos: Singular, Plural, Gênero para as mesas ou comandas. Por padrão, o limite de 100 mesas ou comandas, no entanto, é possível alterar.

     

    Utilizar controle de garçons por item
    Defina como será realizado o controle de garçons por item.

    Informação! O registro do garçom na mesa poderá ser visto em Itens vendidos, Itens pendentes e, quando encerrar a mesa, no relatório Vendas / Serviços de Garçons, o qual exibirá o total vendido pelo garçom e total do serviço.


    Para definir o tipo de controle, siga os passos:

    1. Selecione a opção Utiliza controle de garçons por item.
    2. Selecione o tipo de controle:

      Solicitar senha do Garçom no controle de mesas/comanda   

      Selecione esta opção para que o garçom seja solicitado na abertura da tela de mesas/comandas, sendo exibidas para este apenas as mesas abertas por ele.

      Dica! Para que o garçom tenha acesso a todas as mesas abertas a opção Gerente, localizada na aba Mobile / mesa ou Mobile / comanda (dependendo da forma de trabalho definida), deve estar marcada.

      Por meio da opção Solicitar senha do Garçom no controle de mesas/comanda, você pode imprimir um código de barras para utilizar na tela de Pedidos, facilitando a localização do garçom. Feito isso, acesse a aba Mobile / Mesa e imprima o código de barras. Depois, basta bipar o código de barras do crachá através do leitor na abertura da tela de Pedidos. 

      Solicitar Garçom sem informar a senha   

      Selecione esta opção para que a senha do garçom seja solicitada no lançamento dos pedidos. Neste caso, todos os garçons terão acesso a todas as mesas.

      Solicitar a senha do garçom sem controle de mesa   

      Selecione se você trabalha com solicitação de senha do garçom para acesso ao módulo de Pedidos e precisa que a cada ação peça a senha do garçom.

      Informação! Assim a cada ação realizada no módulo de Pedidos é solicitada a senha e se inativo por mais de 10 segundos o módulo fecha a tela automaticamente. Também a cada ação no módulo de Pedidos a senha do garçom é solicitada e após isso a tela de mesa/comanda é fechada. Se no Spice você trabalha com senha ou seleção de garçom, por meio desta opção os garçons também terão acesso às mesas abertas por outros garçons!

      Terminal Caixa   

      Selecione esta opção para que ao abrir o módulo Pedidos no terminal caixa se torne desnecessário informar o garçom, o que agiliza a operação de recebimento da conta.

      Informação! Com a opção Terminal Caixa marcada, ao abrir o módulo Pedidos no terminal caixa, você não precisa informar o garçom, agilizando o processo de recebimento da conta.


    Utilizar preços 1 e 2

    Para definir no momento da venda qual tabela de preço dos produtos comercializados em seu estabelecimento será utilizada, siga os passos:

    Exemplo

    Desta forma, poderá definir preços distintos para almoço até às 14 horas e para almoço após às 14 horas.


    1. Clique em Utiliza de preços 1 e 2.

    2. (Opcional) Informe a descrição de sua preferência para o preço praticado.

    3. (Opcional) Informe a descrição de sua preferência para o preço sugerido.

    Dica!

    Dica! Quando a opção Utiliza preços 1 e 2 estiver desmarcada, o preço praticado será considerado como preço padrão. Mas ressaltamos que se a opção Utiliza preços 1 e 2 estiver marcada e você optar por usar o preço sugerido, mesmo que feche o sistema, esse preço se manterá até que altere novamente ou desmarque a configuração.

    Utilizar número de pedido auxiliar

    Para realizar as configurações do número do pedido auxiliar, siga os passos:

    Observação! Para a utilização de pedido auxiliar em painéis eletrônicos, uma numeração está limitada em 3 dígitos (de 001 a 999). Sempre que o turno for reiniciado e o tipo de geração, valor inicial e final da numeração forem alterados, o contador retornará ao número inicial indicado.

    1. Selecione a opção Utilizar número de pedido auxiliar.

    2. Clique em Configurar Número Auxiliar.
    3. Informe o tipo de geração do número auxiliar.

      Informação! Esta geração pode ocorrer de forma sequencial ou aleatória.

    4. Defina as opções do painel eletrônico e impressão:

      Informação! Poderá  Habilitar ou  Desabilitar a utilização do número do pedido auxiliar como número principal, ou integrar itens pendentes como o painel eletrônico.

    5. Informe a descrição da senha de atendimento aos clientes.
    6. Inclua o prefixo para as vendas caixas, Delivery ou Pedidos da mesa/comanda.

      Informação! A medida que habilitar e definir a descrição da senha de atendimento e os prefixos, visualize como se dará a impressão no quadro ao lado.

    7. (Opcional) Clique em Reiniciar Contador.

      O contador retornará ao número inicial sempre que:  

      • um turno for iniciado;
      • for alterado o tipo de geração;
      • forem modificados os valores inicial e final.
    8. Clique em Alterar sequencial ao inserir novo item na mesa / comanda, caso trabalhe com senha em seus pedidos.

      Observação! Esse recurso atualmente funciona apenas no módulo Pedidos. Ele torna a geração de senhas neste módulo ainda mais flexível.

      • Marcada: A cada novo pedido realizado em uma mesa/comanda será gerado uma nova senha.
        Isso facilita a organização da cozinha, para que sejam preparados de acordo com a ordem em que foram pedidos.

      • Desmarcada: Qualquer novo pedido feito na mesa, terá a mesma senha, independente do momento em que for pedido.


    9. Clique em Salvar.

    Trabalhar com rodízio tipo japonês

    Para habilitar a forma de trabalho de rodízio de comida japonesa, siga os passos:

    1. Selecione a opção Trabalha com rodízio japonês.
    2. Informe a característica dos produtos do rodízio.

      Spice Light

      Os produtos rodízio devem ser cadastrados previamente. Caso a empresa trabalhe com valores diferentes de rodízio, cadastre um produto para cada valor. Rodízio infantil: R$ 39,90, Rodízio promocional: R$ 59,90 e vincule a característica rodízio ao cadastro deles.

    3. Informe a característica dos itens do rodízio.

    Não permitir letras no número/descrição da Comanda/Cartão

    Marque esta opção para manter o padrão numérico na descrição da Comanda/Cartão.

    Utilizar letra MAIÚSCULA (Caps Lock) em todos os campos de digitação do sistema

    Selecione esta opção para padronizar todos os campos de digitação do Spice.

    Dica! Desta forma, as novas digitações e cadastros serão realizados sempre com letra maiúscula.

    Utiliza terminal somente para consulta e digitação de pedidos

    Selecione esta opção caso sua empresa necessite ter um terminal para digitação de pedidos sem a necessidade de NFC-e e SAT.

    Observação! Ao selecionar a opção Utilizar terminal somente para consulta e digitação de pedidos não será possível usar o mesmo terminal para finalizar vendas, abrir caixa, abrir turno ou utilizar as funções fiscais. Esta finalização só poderá ser feita no caixa, onde será obrigatório ter NFC-e ou SAT.

    Abrir a tela de itens vendidos ao selecionar uma mesa para venda na tela de pedidos

    Selecione esta opção para que a tela de produtos vendidos seja exibida.

    Informação! Os dados apresentados dos produtos vendidos permitem confirmar se ele foi servido, cancelar o produto ou consultar os itens cancelados.

    Exibir teclado numérico na abertura das mesasSelecione esta opção para que, ao informar o número da mesa que será aberta, o teclado numérico seja exibido.
    Utilizar disponibilidade de produtos

    Utilize este recuso para informar disponibilidade de produtos.

    Informação! Você pode bloquear um determinado produto, por dias da semana, hora ou disponibilizá-lo em determinados períodos.

    1. Clique em Utilizar disponibilidade de produtos.
    2. Clique em Configurar disponibilidade de produto.
    3. Utilize as funcionalidades da tela Disponibilidade de produtos.

      Incluir Disponibilidade   

      Para informar a disponibilidade do produto, siga os passos:

      1. Informe o produto.

        Dica! Você pode digitar a descrição do item ou clicar em  para selecioná-lo na Localização de Produtos.

      2. Determine as configurações de disponibilidade do produto.

        1. Escolha o que você deseja fazer.

          Dica! Entre as opções você pode determinar se o produto: estará indisponível temporariamente*, estará disponível temporariamente ou desabilitar produto sem período determinado. (* O produto estará indisponível para venda no Spice apenas nos dias e intervalos de horários selecionados) Basta clicar na opção correspondente para:  Habilitar ou Desabilitar.

        2. Habilite os dias que o produto estará disponível.
        3. Informe o intervalo de horário de disponibilidade.


      3. Pressione F9 ou clique Salvar.
      Duplicar Disponibilidade   

      Para duplicar a disponibilidade do produto, siga os passos:

      Dica:

      Esta função será muito útil caso precise determinar opções distintas de disponibilidade para um mesmo produto.

      1. Clique em .
      2. Altere as informações necessárias.
      3. Pressione F9 ou clique Salvar.
      Alterar Disponibilidade   

      Para alterar a disponibilidade do produto, siga os passos:

      1. Clique em .
      2. Altere as informações necessárias.
      3. Pressione F9 ou clique Salvar.
      Excluir Disponibilidade   

      Para excluir a disponibilidade do produto, siga os passos:

      1. Clique em .
      2. Pressione Enter ou clique em Sim.

       

    4. Pressione Enter ou clique em Confirmar.
    Informar garçom nas vendas do caixa

    Marque esta opção para que as vendas realizadas no caixa sejam consideradas para comissão.

    Assim em todas as vendas realizadas no caixa será requerida a inclusão do garçom que atendeu o cliente para que comissões sejam geradas para seus garçons nas vendas realizadas no modo Caixa do Spice. E ainda terá a flexibilidade de informar ou não o garçom, caso a venda não tenha sido atendida por um específico, neste caso, basta na tela Seleção de Garçom pressionar F8 ou clicar em Não informar.

    (seleção) Caso a venda no caixa possua alguma taxa, o valor referente a essa taxa será considerado no cálculo da comissão do garçom, otimizando o controle de vendas e comissões para melhor gestão do desempenho individual dos garçons.

    Utilizar a exibição de agrupamentos de grupo no Spice

    Para a utilização desta opção é necessário cadastrar previamente os agrupamentos na retaguarda (Shop ou Bimer). No Shop, faça o cadastro em Produtos e Serviços / Cadastro de Produtos / Cadastro de Agrupamentos e execute a integração, se tratando da integração Shop x Spice.

    Spice Light

    Esta opção possibilita que você tenha agrupamentos dentro de agrupamento. Ou seja, no agrupamento Bebidas ter os agrupamentos: Cervejas e Vinhos e dentro de Cervejas ter os grupos Artesanal e Industrial.


    Para utilizar esse recurso, siga os passos:
    1. Acesse Funções Administrativas / Configurações / Forma de Trabalho.
    2. Marque a opção Utilizar a exibição de agrupamentos de grupo no Spice.

    3. (Opcional) Marque a opção Manter seleção de produtos aberta após seleconar um produto na tela de movimentação para agilizar a rotina de lançamento de itens.

    (seleção) Assim, na tela de lançamento de itens do Spice, o ícone,  te sinaliza que você está trabalhando com visualização por grupos.

    Impressão Conta

    Defina as configurações de impressão da conta:

    Confirmar o número de pessoas antes da impressão da conta (somente com forma de trabalho Mesa)  

    Selecione esta opção caso trabalhe com a forma de trabalho Mesa e necessite da confirmação do número de pessoas da respectiva mesa antes de imprimir a conta.

    Dica:

    Desta forma, sempre que for impressa uma conta será aberta uma solicitação do número de pessoas na mesa. Assim, caso não tenha informado na abertura ou não exista mais a mesma quantidade de pessoas inserida, poderá alterar antes da impressão da conta. 

    Aplicar desconto / acréscimo antes da impressão da conta  

    Selecione esta opção para que, ao realizar a impressão da conta, você possa confirmar ou não a impressão da taxa de serviço.

    Clique em para habilitar para habilitar a impressão da taxa de serviço na tela Impressão Conta.

    Aplicar desconto / acréscimo antes da impressão da conta  

    Selecione esta opção para que, ao utilizar o recurso de impressão da conta dos clientes, você possa adicionar na tela Impressão Conta um percentual (%) ou valor (R$) de desconto/acréscimo. Assim, por meio da tela de recebimento de conta já poderá informar ao cliente o valor que ele irá pagar.

    Caso o usuário não tenha permissão para indicar um valor de desconto, será solicitado a validação de usuário. A quantia indicada será gravada para que já apareça na tela de recebimento de conta.

    Configurar Cadastro de Clientes

    Utilize esta opção para determinar os campos obrigatórios do cadastro de cliente.

    Informação! Esta configuração você também pode fazer ao Cadastrar Clientes no Spice.

    1. Clique em Configurar Cadastro de Clientes.

    2. Clique nas abas cujos campos você deseja configurar.

      Dica:

      Para configurar um campo como obrigatório, clique em para ativar a obrigatoriedade.
      Se desejar, você pode configurar todos os campos.

      • Balcão
      • Delivery
      • Mesa/Comanda

    3. Clique em Salvar.

     

  4. Clique em Confirmar ou pressione F9.