Utilize os recursos presentes na tela Pedidos do Spice Light.
Para mais detalhes sobre as opções otimizadas da tela Mesas Abertas, consulte o tópico Ações Otimizadas.
Digitação Otimizada
Para acessar as funcionalidades da tela Digitação Otimizada, siga os passos:
Os recursos serão aplicados a mesa ou comanda, dependendo da forma de trabalho definida nas opções do Spice Light.
Dê duplo clique no ícone SpiceLight, na área de trabalho do Windows®.
- Clique em Pedidos na tela principal do Spice Light.
Clique em Dig. Otimizada ou pressione F1.
Para mais detalhes sobre as funcionalidades da Digitação Otimizada do Spice Light, consulte o tópico Digitação Otimizada.
Feche a Digitação Otimizada.
Abrir Mesa
Se o seu estabelecimento trabalha como a forma de trabalho Mesa, siga os passos:
Dê duplo clique no ícone SpiceLight, na área de trabalho do Windows®.
- Clique em Pedidos na tela principal do Spice Light.
Clique em Abrir Mesa ou pressione F2.
- Informe o Número da mesa.
- Informe o Garçom.
Clique em Abrir ou pressione Enter.
- Informe os itens do pedido do cliente:
- Informar Produto
- Clique no grupo de produtos correspondente ao produto que o cliente deseja.
- Clique no produto desejado pelo cliente para incluí-lo na lista Itens Pedidos, localizada no canto superior direito.
(Opcional) Informe a Descrição complementar / observações do item.
A tela Descrição complementar / observações permitirá que o setor de impressão saiba a preferência do cliente, por exemplo: se o item será mal ou bem passado, o sabor, se será com gelo ou sem, entre outros.
Estas observações devem ser previamente definidas no campo Observação do Cadastro de Produto do SpiceLight.Clique em Confirmar ou pressione F9 para que esta observação seja impressa no setor de impressão correspondente.
Remover Produto
Caso tenha informado algum produto errado, poderá exclui-lo da venda.
Para remover da venda um produto incluído erroneamente, siga os passos:
- Selecione na área Itens vendidos o produto que será removido.
- Clique em .
- Clique em Sim para confirmar a remoção do produto.
- Informar Produto
Clique em Confirmar ou pressione F10 para que a Comanda de Cozinha ou Comanda de Copa sejam impressas.
O sistema fará impressão das comandas de acordo como os setores de impressão configurados no campo Setor de impressão do Cadastro de Produtos do Spice Light.
Abrir Comanda
Se o seu estabelecimento utiliza como a forma de trabalho a Comanda, siga os passos:
Dê duplo clique no ícone SpiceLight, na área de trabalho do Windows®.
- Clique em Pedidos na tela principal do Spice Light.
Clique em Abrir Comanda ou pressione F2.
- Informe o Número da Comanda.
- Insira o Número da Mesa.
- Informe o Garçom.
- Clique em Abrir ou pressione Enter.
Lance o pedido do cliente.
Informe os itens do pedido:
- Informar Produto
- Clique no grupo de produtos correspondente ao produto que o cliente deseja.
- Clique no produto desejado pelo cliente para incluí-lo na lista Itens Pedidos, localizada no canto superior direito.
(Opcional) Informe a Descrição complementar / observações do item.
A tela Descrição complementar / observações permitirá que o setor de impressão saiba a preferência do cliente, por exemplo: se o item será mal ou bem passado, o sabor do item, se será com gelo ou sem, entre outros.
Estas observações devem ser previamente definidas no campo Observação do Cadastro de Produto do SpiceLight.Clique em Confirmar ou pressione F9 para que esta observação seja impressa no setor de impressão correspondente.
Remover Produto
Caso tenha informado algum produto errado, poderá exclui-lo da venda.
Para remover da venda um produto incluído erroneamente, siga os passos:
- Selecione na área Itens vendidos o produto que será removido.
- Clique em .
- Clique em Sim para confirmar a remoção do produto.
- Informar Produto
Clique em Confirmar ou pressione F10 para que a Comanda de Cozinha ou Comanda de Copa seja impressa.
O sistema imprimirá as comandas de acordo como os setores de impressão configurados no campo Setor de impressão do Cadastro de Produtos do Spice Light.
Incluir Produto à Venda
Utilize este recurso para incluir produtos à venda na mesa ou comanda aberta.
Dê duplo clique no ícone SpiceLight, na área de trabalho do Windows®.
- Clique em Pedidos na tela principal do Spice Light.
Clique em Venda ou pressione F3.
Por padrão, a ação Venda (F3) ficará sempre marcada. Desta forma, sempre que Receber Conta, Cancelar, Imprimir, a marcação sempre voltará para a opção Venda.
Selecione a mesa ou comanda.
Dependendo da forma de trabalho definida na aba Forma de Trabalho das Configurações do Spice Light, as mesas ou comandas abertas serão exibidas.
- Selecione o produto.
- Clique em Confirmar ou pressione F10.
Alterar Dados Mesa/Comanda
Utilize este recurso para alterar os dados de abertura da mesa ou comanda.
Dê duplo clique no ícone SpiceLight, na área de trabalho do Windows®.
- Clique em Pedidos na tela principal do Spice Light.
Clique em Editar ou pressione Ctrl + E.
- Altere os dados de abertura da mesa ou comanda.
- Clique em Confirmar ou pressione F9.
Imprimir Conta
Utilize este recurso para imprimir a conta da mesa ou comanda.
Dê duplo clique no ícone SpiceLight, na área de trabalho do Windows®.
- Clique em Pedidos na tela principal do Spice Light.
Clique em Imprimir Conta ou pressione Ctrl + I.
Selecione a mesa ou comanda para que a conta seja impressa.
Dependendo da forma de trabalho definida na aba Forma de Trabalho das Configurações do Spice Light, as mesas ou comandas abertas serão exibidas.
Neste momento, a mesa ou comanda será bloqueada, caso a opção Bloquear a mesa/comanda automaticamente após a impressão da conta, localizada na aba Geral das Configurações do Spice Light, esteja marcada.
Bloquear/Desbloquear Mesa/Comanda
Utilize este recurso para fazer bloqueio ou desbloqueio da mesa ou comanda.
Dê duplo clique no ícone SpiceLight, na área de trabalho do Windows®.
- Clique em Pedidos na tela principal do Spice Light.
Clique em Bloq / Desbloq ou pressione Ctrl + B.
- Selecione a mesa ou comanda.
- Clique em Sim ou pressione Enter para confirmar o bloqueio ou desbloqueio.
Unificar Mesa/Comanda
Utilize este recurso para unificar mesas ou comandas.
Dê duplo clique no ícone SpiceLight, na área de trabalho do Windows®.
- Clique em Pedidos na tela principal do Spice Light.
Clique em Unificar ou pressione F4.
- Selecione as mesas que serão unificadas na tela Unificação de mesas.
- Clique em Confirmar ou pressione F9.
- Selecione a mesa de destino.
Clique em Confirmar ou pressione F9.
Atenção!
Esteja certo de que as mesas ou comandas selecionadas realmente devam ser unificadas, pois este processo não pode ser revertido.
- Clique em Sim para confirmar a unificação.
- (Opcional) Informe o CPF ou CNPJ do cliente.
- Informe a forma de pagamento.
Informe ou confirme o valor do recebimento.
Caso a quantia informada gere troco, poderá definir se o valor será entregue ao cliente ou deixado pelo cliente como gorjeta.
Pressione Enter para confirmar o valor.
Neste momento, o comprovante do recebimento da conta será impresso.
Transferir Pedidos da Mesa/Comanda
Utilize este recurso para transferir pedidos ou itens de uma mesa ou comanda para outra.
Dê duplo clique no ícone SpiceLight, na área de trabalho do Windows®.
- Clique em Pedidos na tela principal do Spice Light.
Clique em Transferir ou pressione F5.
- Selecione a opção Pedido ou pressione F9.
- Selecione a mesa de origem.
- Selecione a mesa de destino.
Transferir Itens da Mesa/Comanda
Utilize este recurso para transferir itens de uma mesa ou comanda para outra.
Dê duplo clique no ícone SpiceLight, na área de trabalho do Windows®.
- Clique em Pedidos na tela principal do Spice Light.
Clique em Transferir ou pressione F5.
- Selecione a opção Itens ou pressione F10.
- Selecione a mesa de origem.
- Selecione a mesa de destino.
- Defina os itens que serão transferidos.
- Clique em Confirmar ou pressione F9.
Cancelar Mesa/Comanda
Utilize este recurso para cancelar o pedido da mesa ou comanda.
Dê duplo clique no ícone SpiceLight, na área de trabalho do Windows®.
- Clique em Pedidos na tela principal do Spice Light.
- Clique em Cancelar ou pressione F6.
- Selecione a mesa ou comanda.
- Clique em Sim para confirmar o cancelamento.
Receber Conta
Utilize este recurso para receber a conta da mesa ou comanda.
Dê duplo clique no ícone SpiceLight, na área de trabalho do Windows®.
- Clique em Pedidos na tela principal do Spice Light.
- Clique em Receber Conta ou pressione F9.
- Selecione a mesa ou comanda.
- (Opcional) Informe o CPF ou CNPJ do cliente.
- Informe a forma de pagamento.
Informe ou confirme o valor do recebimento.
Caso o valor informado gere troco, poderá definir se a quantia será entregue ao cliente ou deixada pelo cliente como gorjeta.
Pressione Enter para confirmar o valor.
Neste momento, o comprovante do recebimento da conta será impresso.
Receber Conta Parcialmente
Digamos que uma pessoa da mesa precise ir embora e queira pagar sua parte na conta enquanto as demais continuarão na mesa consumindo, mantendo a mesa aberta para inclusão de itens.
Se for o caso, utilize este recurso do Spice Light para receber parte do valor de uma conta.
Dê duplo clique no ícone SpiceLight, na área de trabalho do Windows®.
- Clique em Pedidos na tela principal do Spice Light.
Selecione a mesa ou comanda que terá parte do pedido paga.
Dependendo da forma de trabalho do seu estabelecimento, a tela Mesas Abertas ou Comandas Abertas será exibida.
- Clique em Receber Conta ou pressione F9.
- Insira a forma de pagamento na tela Fechamento.
- Informe o valor parcial que será pago.
- Pressione Enter para confirmar o valor informado.
Clique em Pagamento Parcial ou pressione F9.
Neste momento, um aviso informará que a mesa ou comanda ficará aberta e que a mesma será finalizada quando o restante da conta for pago.
Desta forma, os ocupantes ainda presentes poderão incluir mais itens no pedido, se estes desejarem.Clique em Sim para confirmar o recebimento parcial.
Neste momento, o ícone será atribuído a mesa ou comanda. Desta forma, poderá identificar os pedidos que estiverem com pagamento parcial.
Consultar Itens Vendidos
Utilize este recurso para receber a conta da mesa ou comanda.
Dê duplo clique no ícone SpiceLight, na área de trabalho do Windows®.
- Clique em Pedidos na tela principal do Spice Light.
- Clique em Itens Vendidos ou pressione F11.
- Selecione a mesa ou comanda.
- (Opcional) Utilize as opções da consulta de produtos vendidos.
- Item Servido
Para confirmar que o produto foi servido, siga os passos:- Selecione o produto vendido.
- Clique em Item Servido ou pressione F9.
- Clique em Sim para confirmar que produto foi servido ao cliente.
- Cancelar Item
Para cancelar o produto vendido, siga os passos:- Selecione o produto vendido.
- Clique em Cancelar Item ou pressione Delete.
- Clique em Sim para confirmar o cancelamento.
- Item Servido
- Feche a consulta de produtos vendidos.
Enviar Venda
Utilize este recurso para fazer o envio da venda.
Dê duplo clique no ícone SpiceLight, na área de trabalho do Windows®.
- Clique em Pedidos na tela principal do Spice Light.
- Clique em Envio da Venda ou pressione Alt + V.
- Filtrar Vendas
- Informe o período de vendas do caixa.
- Informe os tipos de vendas que serão filtrados: Todos, Enviados ou Não Enviados.
- (Opcional) Desmarque a opção Filtrar apenas as vendas deste caixa para visualizar vendas de outro caixa.
Enviar por E-mail
Apenas as notas já enviadas para a SEFAZ serão enviadas por e-mail em formato PDF.
- Selecione a nota que será enviada.
- Clique em Enviar por E-mail.
- Reimprimir Venda
- Selecione a nota que será reimpressa.
- Clique em Reimprimir Venda.
Enviar Nota
É necessário configurar o Spice para trabalhar com NFC-e ou SAT para realizar o envio da nota para SEFAZ.
- Selecione a nota que será enviada.
- Clique em Enviar Nota.
- Filtrar Vendas
- Feche a tela Impressão da Venda / Nota.
Configurações da Mesa
Utilize este recurso para definir as configurações da mesa.
Caso a forma de trabalho definida para seu estabelecimento seja Mesa, a tela Configurações da Mesa será exibida.
Dê duplo clique no ícone SpiceLight, na área de trabalho do Windows®.
- Clique em Pedidos na tela principal do Spice Light.
- Clique em Configurações ou pressione Alt + C.
Defina as configurações:
Para realizar a definição das configurações, basta mover o cursor para habilitar ou desabilitar:
- Opção Habilitada
- Opção Desabilitada
Mesa Fixa
Para configurar a utilização de mesa fixa, siga os passos:- Habilite a opção Utilizar mesa fixa.
- Informe o Número de mesas fixas que serão abertas automaticamente pelo sistema.
(Opcional) Habilite a opção Criar Mesa Temporária.
Caso seja utilizada uma numeração não configurada como mesa fixa, uma mesa temporária será aberta.
Habilite a opção Incluir detalhes da mesa na abertura.
Caso a Forma de Trabalho definida nas Configurações do Spice seja alterada e confirmada, as configurações específicas da mesa fixa serão desativadas.
Layout Card
Habilite as opções de definição do layout do card.A medida em que definir as opções, visualize o layout na área Demonstrativo do layout do card.
- Opção Habilitada
- Clique em Salvar.
Clique em Sim para confirmar a quantidade de mesas definida em Número de mesas fixas.
Iniciando a consumação na mesa fixa, o número de mesas não poderá ser alterado até que a consumação tenha fim.
Na área de Filtros da tela Mesas Abertas serão incluídas as opções de status da mesa (Livre, Ocupada, Reservada, Bloqueada e Temporária) para filtragem.
Configurações da Comanda
Utilize este recurso para definir as configurações da mesa.
Caso a forma de trabalho definida para seu estabelecimento seja Comanda, a tela Configurações da Comanda será exibida.
Dê duplo clique no ícone SpiceLight, na área de trabalho do Windows®.
- Clique em Pedidos na tela principal do Spice Light.
- Clique em Configurações ou pressione Alt + C.
Definida as configurações:
Para realizar a definição das configurações, basta mover o cursor para habilitar ou desabilitar:
- Opção Habilitada
- Opção Desabilitada
Mesa Fixa
Ao utilizar a forma de trabalho Comanda, não será possível habilitar a utilização de mesa fixa.
Layout Card
Habilite as opções de definição do layout do card.A medida em que forem definidas as opções, visualize o layout na área Demonstrativo do layout do card.
Utilizando a forma de trabalho Comanda, não será possível habilitar o status da comanda.
- Opção Habilitada
Clique em Salvar.
Opções de Filtragem
Utilize as opções de filtragem das mesas ou comandas abertas.
Dê duplo clique no ícone SpiceLight, na área de trabalho do Windows®.
- Clique em Pedidos na tela principal do Spice Light.
Na área Filtros, habilite ou desabilite os status das mesas.
Para realizar a filtragem das mesas por status, basta mover o cursor para habilitar ou desabilitar:
- Status Habilitada
- Status Desabilitada
- Status Habilitada
- (Opcional) Clique em para aumentar ou em diminuir os Cards das mesas exibidos na tela Mesas abertas.
(Opcional) Clique em (localizado no canto superior direito) para ocultar as opções de filtros.
Para voltar a exibir as opções de filtro, clique em .