Módulo Pedidos Spice Light




Utilize as funcionalidades do módulo Pedidos do Spice Light.

Informação! Para mais detalhes sobre as opções otimizadas da tela  Mesas Abertas , consulte o tópico  Ações Otimizadas .

Consulte Também...

Digitação Otimizada



Para acessar as funcionalidades da tela Digitação Otimizada, siga os passos:

Informação! Os recursos serão aplicados a mesa ou comanda, dependendo da forma de trabalho definida nas opções do Spice Light.

  1. Dê duplo clique no ícone  SpiceLight , na área de trabalho do Windows®.

  2. Clique em Pedidos na tela principal do S pice Light.
  3. Clique em Dig. Otimizada ou pressione F1.

    Informação! Para mais detalhes sobre as funcionalidades da Digitação Otimizada do Spice Light, consulte o tópico Digitação Otimizada .

  4. Feche a Digitação Otimizada .


 

Abrir Mesa



Se o seu estabelecimento trabalha como a forma de trabalho Mesa, siga os passos:

  1. Dê duplo clique no ícone  SpiceLight , na área de trabalho do Windows®.

  2. Clique em Pedidos na tela principal do S pice Light.
  3. Clique em Abrir Mesa ou pressione F2.

  4. Informe o Número da mesa.
  5. Informe o Garçom.
  6. Clique em Abrir ou pressione Enter.

  7. Informe os itens do pedido do cliente:

    Informar Produto  

    1. Clique no grupo de produtos correspondente ao produto que o cliente deseja.
    2. Clique no produto desejado pelo cliente para incluí-lo na lista Itens Pedidos, localizada no canto superior direito.
    3. (Opcional) Informe a Descrição complementar / observações do item.

      Informação! A tela Descrição complementar / observações permitirá que o setor de impressão saiba a preferência do cliente, por exemplo: se o item será mal ou bem passado, o sabor, se será com gelo ou sem, entre outros. Estas observações devem ser previamente definidas no campo Observação do Cadastro de Produto do Spice Light.

    4. Clique em Confirmar ou pressione F9 para que esta observação seja impressa no setor de impressão correspondente.

    Remover Produto  

    Para remover da venda um produto incluído erroneamente, siga os passos:

    Dica! Caso tenha informado algum produto errado, poderá exclui-lo da venda.

    1. Selecione na área Itens vendidos o produto que será removido.
    2. Clique em .
    3. Confirme a remoção do produto.



  8. Clique em Confirmar ou pressione F10 para que a Comanda de Cozinha ou Comanda de Copa sejam impressas.

    Informação! O sistema fará impressão das comandas de acordo como os setores de impressão configurados no campo Setor de impressão do Cadastro de Produtos do Spice Light.

Abrir Comanda



Se o seu estabelecimento utiliza como a forma de trabalho a Comanda, siga os passos:

  1. Dê duplo clique no ícone  SpiceLight , na área de trabalho do Windows®.

  2. Clique em Pedidos na tela principal do Spice Light.
  3. Clique em Abrir Comanda ou pressione F2.

  4. Informe o Número da Comanda.
  5. Insira o Número da Mesa.
  6. Informe o Garçom.
  7. Clique em Abrir ou pressione Enter.
  8. Lance o pedido do cliente.

  9. Informe os itens do pedido:

    Informar Produto    

    1. Clique no grupo de produtos correspondente ao produto que o cliente deseja.
    2. Clique no produto desejado pelo cliente para incluí-lo na lista Itens Pedidos, localizada no canto superior direito.
    3. (Opcional) Informe a Descrição complementar / observações do item.

      Informação! A tela Descrição complementar / observações permitirá que o setor de impressão saiba a preferência do cliente, por exemplo: se o item será mal ou bem passado, o sabor do item, se será com gelo ou sem, entre outros. Estas observações devem ser previamente definidas no campo Observação do Cadastro de Produto do Spice Light.

    4. Clique em Confirmar ou pressione F9 para que esta observação seja impressa no setor de impressão correspondente.

    Remover Produto    

    Para remover da venda um produto incluído erroneamente, siga os passos:

    Dica! Caso tenha informado algum produto errado, poderá exclui-lo da venda.

    1. Selecione na área Itens vendidos o produto que será removido.
    2. Clique em .
    3. Confirme a remoção do produto.

     

  10. Clique em Confirmar ou pressione F10 para que a Comanda de Cozinha ou Comanda de Copa seja impressa.

    Informação! O sistema imprimirá as comandas de acordo como os setores de impressão configurados no campo Setor de impressão do Cadastro de Produtos do Spice Light.

Incluir Produto à Venda



Utilize este recurso para incluir produtos à venda na mesa ou comanda aberta.

  1. Dê duplo clique no ícone  SpiceLight , na área de trabalho do Windows®.

  2. Clique em Pedidos na tela principal do Spice Light.
  3. Clique em Venda ou pressione F3.

    Observação! Por padrão, a ação  Venda (F3)  ficará sempre marcada. Desta forma, sempre que  Receber Conta Cancelar ,  Imprimir , a marcação sempre voltará para a opção  Venda .

  4. Selecione a mesa ou comanda.

    Informação! Dependendo da forma de trabalho definida na aba Forma de Trabalho das Configurações do Spice Light, as mesas ou comandas abertas serão exibidas.

  5. Selecione o produto.
  6. Clique em Confirmar ou pressione F10.


Alterar Dados Mesa/Comanda



Utilize este recurso para alterar os dados de abertura da mesa ou comanda.

  1. Dê duplo clique no ícone  SpiceLight , na área de trabalho do Windows®.

  2. Clique em Pedidos na tela principal do Spice Light.
  3. Clique em Editar ou pressione Ctrl + E.

  4. Altere os dados de abertura da mesa ou comanda.
  5. Clique em Confirmar ou pressione F9.


Imprimir Conta



Utilize este recurso para imprimir a conta da mesa ou comanda.

  1. Dê duplo clique no ícone  SpiceLight , na área de trabalho do Windows®.

  2. Clique em Pedidos na tela principal do Spice Light.
  3. Clique em Imprimir Conta ou pressione Ctrl + I.

  4. Selecione a mesa ou comanda para que a conta seja impressa.

    Informação! Dependendo da forma de trabalho definida na aba Forma de Trabalho das Configurações do Spice Light, as mesas ou comandas abertas serão exibidas. A mesa ou comanda será bloqueada, caso a opção Bloquear a mesa/comanda automaticamente após a impressão da conta, localizada na aba Geral das Configurações do Spice Light, esteja marcada.

Bloquear/Desbloquear Mesa/Comanda



Utilize este recurso para fazer bloqueio ou desbloqueio da mesa ou comanda.

  1. Dê duplo clique no ícone  SpiceLight , na área de trabalho do Windows®.

  2. Clique em Pedidos na tela principal do Spice Light.
  3. Clique em Bloq / Desbloq ou pressione Ctrl + B.

  4. Selecione a mesa ou comanda.
  5. Confirme o bloqueio ou desbloqueio.


Unificar Mesa/Comanda


Utilize este recurso para unificar mesas ou comandas.

  1. Dê duplo clique no ícone  SpiceLight , na área de trabalho do Windows®.

  2. Clique em Pedidos na tela principal do Spice Light.
  3. Clique em Unificar ou pressione F4.

  4. Selecione as mesas que serão unificadas na tela Unificação de mesas.
  5. Clique em Confirmar ou pressione F9.
  6. Selecione a mesa de destino.
  7. Clique em Confirmar ou pressione F9.

    Atenção!

    Observação! Esteja certo de que as mesas ou comandas selecionadas realmente devam ser unificadas, pois este processo não pode ser revertido.

  8. Clique em Sim para confirmar a unificação.
  9. (Opcional) Informe o CPF ou CNPJ do cliente.
  10. Informe a forma de pagamento.
  11. Informe ou confirme o valor do recebimento.

    Informação! Caso a quantia informada gere troco, poderá definir se o valor será entregue ao cliente ou deixado pelo cliente como gorjeta.

  12. Pressione Enter para confirmar o valor.

    Informação! Neste momento, o comprovante do recebimento da conta será impresso.

Transferir Pedidos da Mesa/Comanda



Utilize este recurso para transferir pedidos ou itens de uma mesa ou comanda para outra.

  1. Dê duplo clique no ícone  SpiceLight , na área de trabalho do Windows®.

  2. Clique em Pedidos na tela principal do Spice Light.
  3. Clique em Transferir ou pressione F5.

  4. Selecione a opção Pedido ou pressione F9.
  5. Selecione a mesa de origem.
  6. Selecione a mesa de destino.


Transferir Itens da Mesa/Comanda



Utilize este recurso para transferir itens de uma mesa ou comanda para outra.

  1. Dê duplo clique no ícone  SpiceLight , na área de trabalho do Windows®.

  2. Clique em Pedidos na tela principal do Spice Light.
  3. Clique em Transferir ou pressione F5.

  4. Selecione a opção Itens ou pressione F10.
  5. Selecione a mesa de origem.
  6. Selecione a mesa de destino.
  7. Defina os itens que serão transferidos.
  8. Clique em Confirmar ou pressione F9.


Cancelar Mesa/Comanda



Utilize este recurso para cancelar o pedido da mesa ou comanda.

  1. Dê duplo clique no ícone  SpiceLight , na área de trabalho do Windows®.

  2. Clique em Pedidos na tela principal do Spice Light.
  3. Clique em Cancelar ou pressione F6.
  4. Selecione a mesa ou comanda.
  5. Confirme o cancelamento.


Receber Conta



Utilize este recurso para receber a conta da mesa ou comanda.

  1. Dê duplo clique no ícone  SpiceLight , na área de trabalho do Windows®.

  2. Clique em Pedidos na tela principal do Spice Light.
  3. Clique em Receber Conta ou pressione F9.
  4. Selecione a mesa ou comanda.
  5. (Opcional) Informe o CPF ou CNPJ do cliente.
  6. Informe a forma de pagamento.
  7. Informe ou confirme o valor do recebimento.

    Informação! Caso o valor informado gere troco, poderá definir se a quantia será entregue ao cliente ou deixada pelo cliente como gorjeta.

  8. Pressione Enter para confirmar o valor.

    Informação! Neste momento, o comprovante do recebimento da conta será impresso.

Receber Conta Parcialmente



Digamos que uma pessoa da mesa precise ir embora e queira pagar sua parte na conta enquanto as demais continuarão na mesa consumindo, mantendo a mesa aberta para inclusão de itens.
Se for o caso, utilize este recurso do Spice Light para receber parte do valor de uma conta. 

  1. Dê duplo clique no ícone  SpiceLight , na área de trabalho do Windows®.

  2. Clique em Pedidos na tela principal do Spice Light.
  3. Selecione a mesa ou comanda que terá parte do pedido paga.

    Informação! Dependendo da forma de trabalho do seu estabelecimento, a tela Mesas Abertas ou Comandas Abertas será exibida.

  4. Clique em Receber Conta ou pressione F9.
  5. Insira a forma de pagamento na tela Fechamento.
  6. Informe o valor parcial que será pago.
  7. Pressione Enter para confirmar o valor informado.
  8. Clique em Pagamento Parcial ou pressione F9.

    Informação! Neste momento, um aviso informará que a mesa ou comanda ficará aberta e que a mesma será finalizada quando o restante da conta for pago. Desta forma, os ocupantes ainda presentes poderão incluir mais itens no pedido, se estes desejarem.

  9. Confirme o recebimento parcial.

    Dica! Neste momento, o ícone será atribuído a mesa ou comanda. Desta forma, poderá identificar os pedidos que estiverem com pagamento parcial.

Consultar Itens Vendidos



Utilize este recurso para receber a conta da mesa ou comanda.

  1. Dê duplo clique no ícone SpiceLight, na área de trabalho do Windows®.

  2. Clique em Pedidos na tela principal do Spice Light.
  3. Clique em Itens Vendidos ou pressione F11.
  4. Selecione a mesa ou comanda.

    Informações! Na tela de Itens Vendidos por mesa/comanda, você pode Exibir itens cancelados ou Ocultar itens servidos. Basta clicar em para habilitar  as opções correspondentes.

     Caso o item possua Adicionais ou  Ingredientes, você também pode consultá-los:



  5. Consulte os totalizadores nas abas:

    Total dos Itens (F3)  

    Sempre que você visualizar o ícone  , significa que nesta mesa ou comanda há itens transferidos de outras mesas ou comandas. Ao clicar em "Saiba mais aqui" você terá dados da transferência como quantos itens, mesas ou comandas envolvidas, quem efetuou e quando foi feita a transferência.

    Transferências de itens/pedidos  

    Para saber quais itens da sua mesa ou comanda vieram de uma transferência:

    1. Clique em "Saiba mais aqui". 
    2. Consulte na tela Tranferência de itens os dados da transferência dos itens ou pedidos.

      Dica! Assim, você saberá que os itens que "desapareceram" de determinada mesa, na verdade, podem ter sido transferidos para outra mesa. Nesta tela serão registradas as mesas ou comandas envolvidas, quem realizou e quando (data e hora) a transferencia foi feita. winking face 

       

    Itens servidos


    Quantidade de itens servidos.

    Itens não servidos


    Quantidade de itens não servidos.

    Total cancelado


    Valor R$ de itens cancelados.

    Valor total


    Valor R$ total dos itens.

    Total do Pedido (F4)  

    Em relação aos totais do pedido consulte as seguintes informações:

    Cashback R$  + 0,00 

    Acréscimo R$  + 0,00

    Acréscimo R$  - 0,00

    Consulte aqui valores como decontos, acréscimo aplicados sobre o total do pedido, entre outras informações.

    Informação! Caso o sistema esteja configurado para trabalhar com Cashback, você também pode consultar tal valor vinculado ao pedido.
    Assim, você tem uma visão diferenciada para informações distintas aplicadas aos valores do pedido.


    Entrega/Taxas


    Valor R$ da entrega ou taxas.

    Valor total


    Valor R$ total do pedido.

    Valor pago


    Valor R$ pago do pedido.

    Falta pagar


    Valor R$ a pagar do pedido.



  6. (Opcional) Utilize as opções da consulta de produtos vendidos.

    Imprimir item  

    Para reimprimir as comandas dos itens vendidos diretamente na tela de Itens Vendidos por Mesa/Comanda, siga os passos:

    1. Selecione o produto vendido.
    2. Clique em Imprimir Item ou pressione F8.
    3. Confirme que produto foi servido ao cliente.
    Servir Item  

    Para confirmar que o produto foi servido, siga os passos:

    1. Selecione o produto vendido.
    2. Clique em Servir Item ou pressione F9.
    3. Confirme que produto foi servido ao cliente.

    Cancelar Item  

    Para cancelar o produto vendido, siga os passos:

    1. Selecione o produto vendido.
    2. Clique em Cancelar Item ou pressione Delete.
    3. Confirme o cancelamento.



  7. Feche a consulta de produtos vendidos.



Enviar Venda



Utilize este recurso para fazer o envio da venda.

  1. Dê duplo clique no ícone  SpiceLight , na área de trabalho do Windows®.

  2. Clique em Pedidos na tela principal do Spice Light.
  3. Clique em Envio da Venda ou pressione Alt + V.

    Filtrar Vendas    

    1. Informe o período de vendas do caixa.
    2. Informe os tipos de vendas que serão filtrados: TodosEnviados ou Não Enviados.
    3. (Opcional) Desmarque a opção Filtrar apenas as vendas deste caixa para visualizar vendas de outro caixa.
    Enviar por E-mail   

    Apenas as notas já enviadas para a SEFAZ serão enviadas por e-mail em formato PDF.

    1. Selecione a nota que será enviada.
    2. Clique em Enviar por E-mail.

    Reimprimir Venda    

    1. Selecione a nota que será reimpressa.
    2. Clique em Reimprimir Venda.

    Enviar Nota   

    É necessário configurar o Spice para trabalhar com NFC-e ou SAT para realizar o envio da nota para SEFAZ.

    1. Selecione a nota que será enviada.
    2. Clique em Enviar Nota.



  4. Feche a tela Impressão da Venda / Nota.


Configurações da Mesa



Utilize este recurso para definir as configurações da mesa.

Caso a forma de trabalho definida para seu estabelecimento seja Mesa, a tela Configurações da Mesa será exibida.

  1. Dê duplo clique no ícone  SpiceLight , na área de trabalho do Windows®.

  2. Clique em Pedidos na tela principal do S pice Light.
  3. Clique em Configurações ou pressione Alt + C.
  4. Defina as configurações:

    Informação! Basta clicar em  para habilitar a opção de sua preferência.

    Mesa Fixa   

    Para configurar a utilização de mesa fixa, siga os passos:

    1. Habilite a opção Utilizar mesa fixa.
    2. Informe o Número de mesas fixas que serão abertas automaticamente pelo sistema.
    3. (Opcional) Habilite a opção Criar Mesa Temporária.

      Informação! Caso seja utilizada uma numeração não configurada como mesa fixa, uma mesa temporária será aberta.

    4. Habilite a opção Incluir detalhes da mesa na abertura.

      Dica! Caso a Forma de Trabalho definida nas Configurações do Spice seja alterada e confirmada, as configurações específicas da mesa fixa serão desativadas.

    Layout Card   

    Habilite as opções de definição do layout do card.

    Informação! A medida em que definir as opções, visualize o layout na área Demonstrativo do layout do card.

  5. Clique em Salvar.
  6. Confirme a quantidade de mesas definida em Número de mesas fixas.

    Informação! Iniciando a consumação na mesa fixa, o número de mesas não poderá ser alterado até que a consumação tenha fim. Na área de Filtros da tela Mesas Abertas serão incluídas as opções de status da mesa (Livre, Ocupada, Reservada, Bloqueada e Temporária) para filtragem.

Configurações da Comanda



Utilize este recurso para definir as configurações da mesa.

Caso a forma de trabalho definida para seu estabelecimento seja Comanda, a tela Configurações da Comanda será exibida.

  1. Dê duplo clique no ícone  SpiceLight , na área de trabalho do Windows®.

  2. Clique em Pedidos na tela principal do Spice Light.
  3. Clique em Configurações ou pressione Alt + C.
  4. Definida as configurações:

    Informação! Basta clicar em  para habilitar a opção de sua preferência.

    Mesa Fixa   

    Atenção! Ao utilizar a forma de trabalho Comanda, não será possível habilitar a utilização de mesa fixa.

    Layout Card   

    Habilite as opções de definição do layout do card.

    Informação! A medida em que forem definidas as opções, visualize o layout na área Demonstrativo do layout do card. Utilizando a forma de trabalho Comanda, não será possível habilitar o status da comanda.



  5. Clique em Salvar.

Opções de Filtragem



Utilize as opções de filtragem das mesas ou comandas abertas.

  1. Dê duplo clique no ícone  SpiceLight , na área de trabalho do Windows®.

  2. Clique em Pedidos na tela principal do S pice Light.
  3. Na área Filtros, habilite ou desabilite os status das mesas.

    Informação! Basta clicar em  para habilitar a opçao de sua preferência.

  4. (Opcional) Clique em  para aumentar ou em  diminuir os Cards das mesas exibidos na tela Mesas abertas.
  5. (Opcional) Clique em  (localizado no canto superior direito) para ocultar as opções de filtros.

    Informação! Para voltar a exibir as opções de filtro, clique em .