Utilize este recurso para cadastrar e realizar a manutenção dos perfis de usuários do Spice Lihgt.

Neste cadastro serão definidas os acessos que os usuários terão ou não no sistema Spice Light.
Por padrão, 3 opções de perfis serão disponibilizados pela Alterdata: CAIXA, GARÇOM e GERENTE.


Cadastrar Perfil de Usuário

Para cadastrar perfis de usuários, siga os passos:

  1. Dê duplo clique no ícone SpiceLight, na área de trabalho do Windows®.

  2. Clique em Cadastros na tela principal do Spice Light.
  3. Clique em Perfil de Usuário.
  4. Clique em Novo.
  5. Informe os dados do perfil de usuário.

  6. Informe o nome ou descrição que identificará o perfil em diferentes pontos do sistema.

  7. Clique nas abas do cadastro para definir o perfil:

    Defina nesta aba os acessos que serão ou não concedidos aos funcionários, ou usuários vinculados a este perfil.

    Como nem todos os usuários possuem as mesmas permissões, por meio da opção Exibir valor na impressão de vendas/notas você pode restringir ou não a abertura da tela de reimpressão (ALT + V) e por meio da opção Abrir tela de reimpressão você pode exibir ou não o valor na impressão de vendas/notas (ALT + V).
    As duas opções são válidas para os modos: Caixa, Pedidos e Delivery.

    Entre outras opções, nesta aba poderá definir, por exemplo, se o usuário vinculado neste perfil poderá ou não liberar a abertura do Spice por outro usuário quando o caixa já estiver aberto.

    Para realizar esta definição, clique em para habilitar a opção que você precisa.

    Defina nesta aba quais opções de encerramento serão ou não concedidas aos funcionários, ou usuários vinculados a este perfil.

    Entre outras opções, nesta aba poderá definir, por exemplo, se o usuário vinculado neste perfil poderá ou não encerrar o caixa com mesas, ou comandas abertas.

    Para realizar esta definição, clique em para habilitar a opção que você precisa.

    Defina nesta aba quais opções relacionadas aos pedidos serão ou não concedidas aos funcionários, ou usuários vinculados a este perfil.

    Para realizar esta definição, clique em para habilitar a opção que você precisa.

    Defina nesta aba quais opções relacionadas a cancelamentos serão ou não concedidas aos funcionários, ou usuários vinculados a este perfil.

    Para realizar esta definição, clique em para habilitar a opção que você precisa.

    Defina nesta aba quais opções relacionadas as funções de usuários serão ou não concedidas aos funcionários, ou usuários vinculados a este perfil.

    Entre outras opções, nesta aba poderá definir, por exemplo, se o usuário vinculado neste perfil poderá ou não conceder ao cliente um desconto maior que o informado no cadastro do usuário.

    Para realizar esta definição, clique em para habilitar a opção que você precisa.

    Defina nesta aba quais opções relacionadas aos cadastros serão ou não concedidas aos funcionários, ou usuários vinculados a este perfil.

    Para realizar esta definição, clique em para habilitar a opção que você precisa.


  8. Clique em Salvar ou pressione F9.



Editar Perfil de Usuário

Para alterar um perfil de usuário, siga os passos:

  1. Dê duplo clique no ícone SpiceLight, na área de trabalho do Windows®.

  2. Clique em Cadastros na tela principal do Spice Light.
  3. Clique em Perfil de Usuário.
  4. Selecione o perfil de usuário.

    Se desejar, utilize os botões de navegação localizados no canto direito da tela do cadastro de Perfil de Usuário.

  5. Clique em  do perfil de usuário cujo cadastro deseja alterar.
  6. Altere os dados do cadastro.

    (Opcional) Mova o cursor caso queira inativar o grupo.

    • Grupo Ativo  



    • Grupo Inativado



  7. Clique em Salvar ou pressione F9.

Inativar Perfil de Usuário

Para inativar um perfil de usuário, siga os passos:

  1. Dê duplo clique no ícone SpiceLight, na área de trabalho do Windows®.

  2. Clique em Cadastros na tela principal do Spice Light.
  3. Clique em Perfil de Usuário.
  4. Selecione o perfil de usuário.

    Se desejar, utilize os botões de navegação localizados no canto direito da tela do cadastro de Perfil de Usuário.

  5. Clique em  do perfil de usuário cujo cadastro deseja inativar.

    O perfil de usuário também pode ser inativado na edição do cadastro.

  6. Clique em Sim ou pressione Enter.

    Caso também queira visualizar na tela do cadastro os perfis de usuário inativos, basta mover o cursor Exibir inativos localizado ao lado do botão Novo.

    • Exibir Perfis Usuário Ativos  



    • Não Exibir Perfis de Usuário Inativos