Utilize este recurso para o cadastro e manutenção das formas de pagamento aceitas em seu estabelecimento.

Cadastrar Forma de Pagamento

Para cadastrar formas de pagamento, siga os passos:

  1. Dê duplo clique no ícone SpiceLight, na área de trabalho do Windows®.

  2. Clique em Cadastros / Pagamentos.
  3. Clique em Novo.
  4. Informe os dados do cadastro.


    CampoDescrição
    NomeInforme o nome ou descrição que identificará a forma de pagamento em diferentes pontos do sistema.
    Formas de Pagamento

    Tipo da forma de pagamento que deseja cadastrar.

    Ou seja, informe se será Cartão, Cheque, Vale, Shipay...

    (informação) Para utilizar a integração PIX Shipay algumas configurações prévias são necessárias.

    Meio de Pagamento

    Informe o meio de pagamento para esta forma de pagamento.

    Ou seja, se será Cartão de Crédito, Cartão de Débito, Vale Refeição, etc.
    Esta informação é necessária para relacionar a forma de pagamento do sistema como meio de pagamento que será exibido na Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica (NFC-e).

    Utiliza TEF

    Para informar os dados de Transferência Eletrônica de Fundos (TEF), siga os passos:

    1. Informe a forma de pagamento CARTÃO.
    2. Informe o meio de pagamento.
    3. Habilite a utilização do TEF.

      Para definir a utilização de TEF no cadastro de Formas de Pagamento do Spice Light, basta mover o cursor no campo Utiliza TEF para habilitar ou desabilitar:

      • Utilização Habilitada 



      • Utilização Desabilitada



    4. Informe a bandeira de cartão TEF.
    5. Informe o CNPJ.

  5. Clique em Salvar ou pressione F9.


Editar Forma de Pagamento

Para alterar uma forma de pagamento, siga os passos:

  1. Dê duplo clique no ícone SpiceLight, na área de trabalho do Windows®.

  2. Clique em Cadastros na tela principal do Spice Light.
  3. Clique em Pagamentos.
  4. Selecione a forma de pagamento.

    Se desejar, utilize os botões de navegação localizados no canto direito da tela do cadastro de Pagamentos.

  5. Clique em  da forma de pagamento cujo cadastro deseja alterar.
  6. Altere os dados do cadastro.

    (Opcional) Mova o cursor caso queira inativar o grupo.

    • Grupo Ativo  



    • Grupo Inativado


  7. Clique em Salvar ou pressione F9.

Inativar Forma de Pagamento

Para inativar uma forma de pagamento, siga os passos:

  1. Dê duplo clique no ícone SpiceLight, na área de trabalho do Windows®.

  2. Clique em Cadastros na tela principal do Spice Light.
  3. Clique em Pagamentos.
  4. Selecione a forma de pagamento.

    Se desejar, utilize os botões de navegação localizados no canto direito da tela do cadastro de Pagamentos.

  5. Clique em  da forma de pagamento cujo cadastro deseja inativar.

    A forma de pagamento também pode ser inativada na edição do cadastro.

  6. Clique em Sim ou pressione Enter.

    Caso também queira visualizar na tela do cadastro as formas de pagamento inativa basta mover o cursor Exibir inativos localizado ao lado do botão Novo.

    • Exibir Formas de Pagamento Ativas  



    • Não Exibir Formas de Pagamento Inativas