Devolução pela Nota de Compra
A Devolução a partir da nota de compra é uma das formas mais rápidas e simples de realizar este procedimento. Basta que a nota da compra já tenha sido importada para o sistema no Movimento de Estoque. Veja o passo a passo:
- Acesse o movimento de estoque, clicando na aba “Compras” e em seguida na opção “Compras”.
- Localize o documento que será devolvido e clique sobre o documento com o botão direito do mouse e selecione a opção “Devolver Compra”.
- Defina se a Devolução será Integral ou Parcial.
- Se a operação utilizada na entrada da nota não possuir uma operação de devolução vinculada a ela, será aberta uma tela para a operação de devolução seja escolhida.
- Se a devolução for Integral, o sistema criará um documento de saída de forma automática, e os impostos destacados poderão ser conferidos nas opções referentes a Impostos.
- Se a Devolução for Parcial será aberto o Módulo de Devolução, onde poderão ser escolhidos os itens a serem devolvidos.
Os valores do impostos neste caso, serão cálculos de acordo com os produtos selecionados para devolução e a quantidade de cada um, logo os totais não serão iguais aos da nota de compra.
Veja o passo a passo detalhado de uma Devolução Parcial. - Ao gravar o documento, o sistema irá abrir a tela para que seja informado se estes produtos tem previsão de retorno e qual foi o motivo da devolução.
- Criado o Documento, a NF-e poderá ser gerada ou ainda poderá ser salvo o espelho para encaminhar o fornecedor antes da emissão.