Criação Manual de Nota de Devolução
A devolução manual de NF-e poderá ser usada em diversas situações como, fazer devolução de uma nota de compra que não está no sistema ou também na devolução de produtos de notas diferentes.
Independente da razão, podemos utilizar esta opção no sistema Shop.
Para a emissão da NF-e de Devolução utilizando CFOP correspondente, a Sefaz obriga que seja referenciada a chave de acesso da nota original que está sendo devolvida. Tenha essa chave em mãos para informá-la no momento da geração.
Para realizar a criação do documento basta seguir os passos abaixo:
- Primeiro é necessário verificar se todos os cadastros necessários estão prontos (operação, produtos, cálculo de icms, fornecedor/cliente)
- Acesse o Movimento de Estoque na aba Produtos e Serviços → Movimento de Estoque e clique em Nova NF-e.
- Na aba Documento inclua a operação de devolução, a série da NFe a ser emitida e o destinatário (cliente ou fornecedor).
- Na opção Incluir Itens, selecione os produtos que serão devolvidos, informando as quantidades.
Os valores de impostos poderão ser conferidos na na lateral direita, conforme o lançamento de cada item. - Confira todos os valores na aba Impostos/Outros Valores. Nesta aba poderão ser informados valores de frete, despesas acessórias, entre outros.
- Se houver necessidade, insira as observações adicionais da NF-e.
- Clique em Gravar para salvar o documento.
- Selecione o documento criado e clique em Gerar NF-e.
- Na aba Notas fiscais referenciadas será necessário informar a chave de acesso da nota a ser devolvida. Dessa forma selecione o tipo de nota referenciada (NF-e, NFC-e, etc.) e informe a chave de acesso manualmente.
- E por fim, clique em Gerar para emitir a NF-e.