E1781 - Company - Como é novo Processo para emissão de Boletos.


    Resolução

    Febraban Determina Novo Cálculo para o Fator de Vencimento.. 2

    O que é o Fator de Vencimento?. 2

    Emissão de Boletos e Geração de Remessas Bancárias. 2

    Por que os registros existentes não podem ser alterados?. 2

    Qual procedimento para emitir os Boletos e Gerar a Remessa?. 3

    Ficou com alguma dúvida?. 3

     

    Febraban Determina Novo Cálculo para o Fator de Vencimento

    Devido a mudança no Cálculo do Fator de Vencimento estabelecido pela Febraban, a Emissão de Boletos e a Geração de Remessas Bancárias foram adequadas para o novo cálculo do vencimento.

    O que é o Fator de Vencimento?

    O fator de vencimento é um número que representa os dias decorridos desde 7 de outubro de 1997 até a data de vencimento do boleto.

    Na prática o que isso significa?

    Significa que a partir de 22 de fevereiro de 2025, o fator de vencimento será reiniciado para 1000, incrementando-se diariamente. Por exemplo:

    • 22/02/2025: fator = 1000
    • 23/02/2025: fator = 1001

    E assim sucessivamente.


    Com essa mudança, fez-se necessário trocar o aplicativo que viabilizava a Emissão de Boletos e Geração dos Arquivos de Remessas e com isso é necessário parametrizar novamente as  Carteiras de Cobranças Bancárias

    Emissão de Boletos e Geração de Remessas Bancárias

    Conforme citado nos itens anteriores, a mudança do cálculo do fator de vencimento impactou as rotinas de Emissão de Boletos e Geração dos Arquivos de Remessas.

    Para que estas rotinas estejam prontas para utilização faz-se necessário:

    • Executar a rotina Criação/Atualização da Base de Dados e acionar o botão Criar Arquivos
      • Acesse: Company Empresarial > Rotinas Gerais ou Company Serv. Escritório > Rotinas Auxiliares e execute a rotina Criação/Atualização da Base de Dados



    • Executar a rotina Parâmetros da Empresa e obter o Token para comunicação com os bancos
      • Acesse: Company Empresarial > Rotinas Gerais > Tabelas e Parâmetros ou Company Serv. Escritório > Rotinas Auxiliares > Manutenção de Arquivos

    Para mais informações consulte: E1314-Como realizar a configuração dos parâmetros do escritório


    • Preencher a nova Tabela de Carteiras de Cobranças Bancárias.
      • Acesse: Company Empresarial > Contas a Receber > Manutenção de Arquivos > Parâmetros / Definições ou Company Serv. Escritório > Financeiro > Manutenção de Arquivos > Tabelas

                                                                             

    Este novo preenchimento é obrigatório e não é possível alterar os cadastros existentes.

    Para mais informações consulte:  E1980 - Company - Tabela de Carteiras de Cobrança


    Por que os registros existentes não podem ser alterados?

    Porque o novo componente responsável pela comunicação com os bancos para Emissão de Boletos e posterior Geração do Arquivo de Remessa, possui uma estrutura diferente do componente substituído (Cobrebemx).


    Qual procedimento para emitir os Boletos e Gerar a Remessa?

    Os passos a seguir serão executados uma única vez, não sendo necessário ficar constantemente incluindo e/ou alterando dados.

    Seguindo os passos descritos, a Emissão de Boletos e a Geração do Arquivo de Remessa estarão aptas à continuidade dos processos da sua empresa:


    • Acesse a rotina Tabela de Carteiras de Cobranças
      • Após ler a mensagem de abertura, será visualizado em tela um arquivo texto contendo a lista de todas as carteiras que já existem nesta rotina;
      • Verifique nesta lista, os Bancos e Carteiras que estão cadastradas;
      • Minimize esta listagem;
      • Exclua os cadastros destas carteiras que já existem na rotina;
      • Acione o botão “Incluir” e inicie a inclusão das suas carteiras novamente.

     

    Importante:

    Somente cadastre os Portadores (Bancos) e as Carteiras com códigos e informações oficiais, com as orientações do gerente da conta ou com o suporte do banco correspondente.

    Se um campo for informado com conteúdo incorreto, o Boleto poderá não ser gerado ou pode ser gerado com dados incorretos.


    As rotinas de Emissão de Boletos e Geração do Arquivo Bancário não sofreram modificações de interface, apenas foi modificado o componente que viabiliza a emissão dos boletos e a geração dos arquivos.


    Ficou com alguma dúvida?

    Na base de conhecimento Tabela de Carteiras de Cobranças estão disponíveis explicações detalhadas de preenchimento de cada campo da rotina.

    Tem carteira em algum dos bancos a seguir? Se sim, clique sobre o banco e visualize a base de conhecimento exclusiva destes bancos.


    • TABELA DE CARTEIRAS - PREENCHENDO TABELA DO BANCO BRADESCO

               E1782 - Como preencher a Tabela de Carteiras de Cobranças para o Banco Bradesco


    • TABELA DE CARTEIRAS - PREENCHENDO TABELA DO BANCO CAIXA ECONOMICA

              E1783 - Como preencher a Tabela de Carteiras de Cobranças para o Banco Caixa Econômica Federal


    • TABELA DE CARTEIRAS - PREENCHENDO TABELA DO BANCO DO BRASIL

              E1784 - Como preencher a Tabela de Carteiras de Cobranças para o Banco do Brasil


    • TABELA DE CARTEIRAS - PREENCHENDO TABELA DO BANCO ITAÚ 

              E1785 - Como preencher a Tabela de Carteiras de Cobranças para o Banco Itaú


    • TABELA DE CARTEIRAS - PREENCHENDO TABELA DO BANCO SAFRA

              E1786 - Como preencher a Tabela de Carteiras de Cobranças para o Banco Safra






    Outros meios de obter suporte