E68-Como realizar a geração de arquivo remessa

    Sumário

    Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)

    Contexto: Este artigo tem como objetivo orientar o usuário sobre os procedimentos para realizar a geração do arquivo remessa bancário, os indicadores e critérios a serem habilitados.

    Informações Adicionais: Não se aplica.

    Resolução

    Geração Arquivo Bancário – CNAB e FEBRAB:

    1- Acesse: Company Serv. De Escritório Contábil > Financeiro > Movimentações > Emissão de Documentos de Cobrança > Geração Arquivo Bancário - CNAB e FEBRAB.

    2- Informe o banco, para o qual será gerado o arquivo e em seguida, clique no campo Carteira  Operação informe a carteira a ser utilizada.

    Ao confirmar a carteira, os dados são carregados.

    3- Se a inclusão do documento foi direta pelo módulo de Contas a Receber, escolha a opção Contas à Receber ou, então, selecione opção Vendas quando se tratar de documentos de Notas Fiscais emitidas pelo módulo de Vendas.

    4- As opções de indicadores devem ser selecionadas de acordo com as informações abaixo:
    Não Gerar Demonstrativo no Arquivo Texto Não Gerar Instrução no Arquivo Texto devem ser ativados se a geração que estiver sendo efetuada para o Banco e Carteira selecionados não suportarem que os detalhes dos arquivos de Demonstrativos e Instruções determinados na tabela de carteiras ou no cadastro do cliente sejam gerados no arquivo de Remessa.

    5- Estes checks somente devem ficar desabilitados se a carteira contratada com o banco determinar que este se responsabiliza pela emissão dos boletos e remessa destas cobranças aos seus destinatários.

    Importante: O campo Selecionar Doctos. por Banco, Conta-Corrente e Operação apenas está disponível  quando a origem de documentos for de Contas à Receber.

    6- Selecione o critério para busca dos lançamentos.

    Importante: As opções Entregas Automáticas e Data de Emissão de NF somente serão habilitadas quando a origem dos documentos forem do módulo Vendas.

    7- Ao selecionar um destes critérios, é aberta uma nova seção ao lado direito da tela, permitindo que sejam inseridas as informações que devem constar nos documentos que serão gerados no arquivo de remessa. Após, clique na opção Exibir Documentos.

    8- Os lançamentos serão apresentados. Para selecionar um documento, dê um duplo clique ou tecle o Enter sobre cada documento, caso queira selecionar todos da grade para a geração, clique sobre a opção Marcar todos os documentos.

    Os documentos selecionados passam para a grade Lista de Documentos Preparados para a Geração do Arquivo Texto.

    O contador Documentos apresenta a quantidade de documentos em exibição, e o contador Preparados apresenta a quantidade dos documentos selecionados.

    9- Havendo muitos documentos exibidos para localizar um específico, informe o número no campo Procura Núm. Documento Cobrança.

    10- Quando os documentos selecionados já estiverem prontos, clique na opção Processar, onde é solicitado o local para que o arquivo seja salvo.

    11- Após informar o nome do arquivo, clique no botão Salvar. Neste momento, é gerado o arquivo de remessa para envio ao banco e, na sequência, será exibida a mensagem. 

    Importante: O caminho onde o arquivo será salvo não é um caminho padrão, o usuário é o responsável em estabelecer em qual local o documento será salvo.




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