E68-Como realizar a geração de arquivo remessa
Resolução
Informações Adicionais: Para que seja possível executar com sucesso a Geração do Arquivo de Remessa, é necessário:
- Obter o Token de conexão com a Tecnospeed para a comunicação com os bancos, executando a rotina Parâmetros a Empresa ou Parâmetros do Escritório, na aba Parâmetros 1, clicando no botão “Gerar Token”.
Para mais informações consulte E1314-Como realizar a configuração dos parâmetros do escritório
- Preencher a Tabela de Carteiras de Cobranças com novos registros de carteiras. As carteiras que existiam não poderão ser utilizadas, devem ser excluídas e recadastradas para que estejam em conformidade à tecnologia do parceiro Tecnospeed.
Para mais informações consulte E1980 - Company - Tabela de Carteiras de Cobrança
Geração Arquivo Bancário – CNAB e FEBRAB:
1- Acesse: Company Serv. De Escritório Contábil > Financeiro > Movimentações > Emissão de Documentos de Cobrança > Geração Arquivo Bancário - CNAB e FEBRAB e/ou Company Empresarial > Contas a Receber > Emissão de Documentos de Cobrança
2- Informe o banco, para o qual será gerado o arquivo e em seguida, clique no campo Carteira Operação informe a carteira a ser utilizada.
Ao confirmar a carteira, os dados são carregados.
3- Se a inclusão do documento foi direta pelo módulo de Contas a Receber, escolha a opção Contas à Receber ou, então, selecione opção Vendas quando se tratar de documentos de Notas Fiscais emitidas pelo módulo de Vendas.
4- As opções de indicadores devem ser selecionadas de acordo com as informações abaixo:
Não Gerar Demonstrativo no Arquivo Texto e Não Gerar Instrução no Arquivo Texto devem ser ativados se a geração que estiver sendo efetuada para o Banco e Carteira selecionados não suportarem que os detalhes dos arquivos de Demonstrativos e Instruções determinados na tabela de carteiras ou no cadastro do cliente sejam gerados no arquivo de Remessa.
5- Estes checks somente devem ficar desabilitados se a carteira contratada com o banco determinar que este se responsabiliza pela emissão dos boletos e remessa destas cobranças aos seus destinatários.
Importante: O campo Selecionar Doctos. por Banco, Conta-Corrente e Operação apenas está disponível quando a origem de documentos for de Contas à Receber
6- Selecione o critério para busca dos lançamentos.
Importante: As opções Entregas Automáticas e Data de Emissão de NF somente serão habilitadas quando a origem dos documentos forem do módulo Vendas.
7- Ao selecionar um destes critérios, é aberta uma nova seção ao lado direito da tela, permitindo que sejam inseridas as informações que devem constar nos documentos que serão gerados no arquivo de remessa. Após, clique na opção Exibir Documentos.
8- Os lançamentos serão apresentados. Para selecionar um documento, dê um duplo clique ou tecle o Enter sobre cada documento, caso queira selecionar todos da grade para a geração, clique sobre a opção Marcar todos os documentos.
Os documentos selecionados passam para a grade Lista de Documentos Preparados para a Geração do Arquivo Texto.
O contador Documentos apresenta a quantidade de documentos em exibição, e o contador Preparados apresenta a quantidade dos documentos selecionados.
9- Havendo muitos documentos exibidos para localizar um específico, informe o número no campo Procura Núm. Documento Cobrança.
10- Quando os documentos selecionados já estiverem prontos, clique na opção Processar, onde é solicitado o local para que o arquivo seja salvo.
11- Após informar o nome do arquivo, clique no botão Salvar. Neste momento, é gerado o arquivo de remessa para envio ao banco e, na sequência, será exibida a mensagem.
Importante: O caminho onde o arquivo será salvo não é um caminho padrão, o usuário é o responsável em estabelecer em qual local o documento será salvo.