E148-Emissão de boletos - Company Serv. Escritório Contábil
Resolução
Informações Adicionais: Para que seja possível executar com sucesso a Emissão de Boletos, é necessário:
- Obter o Token de conexão com a Tecnospeed para a comunicação com os bancos, executando a rotina Parâmetros a Empresa ou Parâmetros do Escritório, na aba Parâmetros 1, clicando no botão “Gerar Token”.
Para mais informações consulte E1314-Como realizar a configuração dos parâmetros do escritório
- Preencher a Tabela de Carteiras de Cobranças com novos registros de carteiras. As carteiras que existiam não poderão ser utilizadas, devem ser excluídas e recadastradas para que estejam em conformidade à tecnologia do parceiro Tecnospeed.
Para mais informações consulte E1980 - Company - Tabela de Carteiras de Cobrança
Emissão de Documentos de cobrança
1- Acesse: Company Serv. Escritório Contábil > Financeiro > Movimentações > Emissão de Documentos de Cobrança / Emissão de Boletos A4/Formulário
Ao acionar a rotina são exibidos alguns campos de preenchimento, afim de que seja possível exibir os documentos e selecionar quais devem ser impressos, sendo assim, estaremos detalhando os mesmos abaixo:
Modelo: Por padrão o modelo Boleto em Papel A4 sempre será o modelo ativado ao acessar a rotina, este modelo é responsável pela emissão de boletos em folha sulfite de tamanho A4, com código de barras.
Para a emissão do Boleto deixe selecionado o Modelo: Boleto em Papel A4.
Impressora: Para os modelos de Boleto em Papel A4, não é necessário ter uma impressora informada no campo Impressora.
A rotina comunica-se com a impressora padrão (default) da máquina.
Documentos de Origem em: Contas à Receber ou Vendas
Selecione em qual módulo foram originados os documentos de cobrança:
Contas a receber: São documentos lançados manualmente na rotina Inclusão de documentos a receber.
Vendas: São documentos que foram gerados por meio da rotina de Processamento de faturamento mensal.
Selecione Documentos por:
Portador
Conta Corrente
Operação?: Esta opção apenas estará disponível para documentos que possuam origem em Contas a Receber, uma vez selecionado, demonstrará apenas os documentos que possuam o mesmo portador, operação e conta corrente, selecionada através do Portador(Banco) e Carteira/Operação.
- Reemissão / Visualização 2ª Via: Esta opção viabiliza a emissão de documentos que já tenham sido emitidos em algum momento. Esta reemissão do documento somente pode ser realizada se houve alteração de vencimento, alteração de valor ou alteração de carteira. Esta opção também possibilita visualizar documentos que já tenham sido gerados e enviados aos clientes, que identificamos como 2ª Via.
Quando selecionados documentos de origem em Vendas, aparecem mais dois critérios para a seleção Entregas Automáticas e Data da Emissão da N.F referente aos documentos à receber gerados à partir de Entregas/Processamentos e emissão de Notas Fiscais. Sendo que a opção de Entregas Automáticas pode ser ativada junto a qualquer outra opção para listar documentos, desta maneira que conseguirá obter os documentos à receber gerados por entregas automáticas buscando por meio do Cliente, Data da emissão da N.F, Portador/Operação, Data do vencimento ou Vendedor/Representante.
Dentre os critérios, existe ainda a opção Reemissão, ao ativá-la são demonstradas apenas as duplicatas e/ou boletos já impressos permitindo que uma nova impressão do documento seja realizada.
Selecione o Portador (Banco) que será utilizado e a carteira referente ao Banco. Os demais campos (Conta Corrente e Operação) são preenchidos automaticamente.
Após preencher os campos, clique no botão Exibir Documentos para visualizar os títulos a serem impressos:
O título aparecerá no campo Lista de Documento, para poder imprimi-lo ou visualizá-lo clique duas vezes sobre o título e ele aparecerá no campo Lista de Documentos Preparados para Emissão.
É possível visualizar o título clicando no botão Lupa, para imprimir clique no botão Impressora.