Retrospectiva 2019 - Sistemas Pack

Link da retrospectiva por sistema:




Fiscal


Nota Fiscal de Energia Elétrica Eletrônica - NF3e

Foi implementado o modelo de nota "Nota Fiscal de Energia Elétrica Eletrônica - NF3e (modelo 66)". 

No movimento de notas fiscais, o campo "NF3e subst." será habilitado para que seja informado o número da chave de acesso da nota de energia eletrônica substituída.

O campo estará disponível no lançamento de notas modelo 66, quando o tipo da NF3e for 2 (NF3e substituição).

 

 



DIME - Não gerar registro 48

Sua empresa pertence ao estado de Santa Catarina? Então esta novidade é pra você!

Pensando em te auxiliar, foi implementada em Lançamentos > Nota Fiscal > Nota Fiscal > Saída > Aba Específico - SC > Agrupamento DIME-SC, a opção "Não gera registro 48".

A opção estará disponível no lançamento de notas de saída de empresa do estado de Santa Catarina, quando o tipo do código fiscal (CFOP) for de Energia Elétrica, Comunicações ou Transporte.

 

 

 

Antecipação Parcial - GO

De acordo com o DECRETO Nº 9.104 12/17, foi instituída a Antecipação Parcial no Estado de Goiás. Pensando em você, a Alterdata implementou o cálculo dessa obrigação no sistema Escrita Fiscal, sendo possível a geração da guia DARE e do Relatório Demonstrativo da Antecipação Parcial.

       


Fechamento em Bloco

Foi implementada na Central SPED Reinf, o Envio do Fechamento em Bloco. Através dessa implementação será possível efetuar o envio do R-2099 de todas as empresas do escritório com período em aberto, ou de apenas algumas, de forma aglutinada.


 

 

Processos administrativos/Judiciais

Você sabia que para o envio dos Processos Administrativos/Judiciais no REINF se faz necessário informar o Código do Indicativo da Suspensão?!

Segundo o manual, é obrigatório informar esse código quando em um mesmo processo, houver mais de uma matéria tributária, objeto de contestação, e as decisões forem diferentes para cada uma.

Sendo assim, para evitar problemas de validação, escondemos o campo de "Código do Indicativo da Suspensão", deixando o mesmo visível apenas ao gerar o R-1070, conforme tabela a seguir:

Cod.Tributo
1PIS
2COFINS
3CSLL
4IRPJ
5Cont. Prev.
6CPRB
7GILRAT
8SENAR




Geração da Guia DAS

Ao gerar a guia DAS pelo PGDAS, poderá ocorrer uma diferença, se comparado com o valor da guia calculada pelo sistema Fiscal, isso por conta de arredondamentos realizados.

Por isso, agora, quando o módulo da DAS se conectar com o PGDAS, o valor da guia gerada no Fiscal será atualizado, ficará conforme o valor da guia gerada no PGDAS.

Também será feita a seguinte verificação ao realizar a geração do relatório de conferência da DAS ou a geração da DAS pela segunda vez no Fiscal:

                  • Caso o novo valor a pagar tenha uma diferença de até 10 centavos se comparado com a guia anterior, gerada na integração com o PGDAS, o valor da guia não será atualizado no módulo Gerenciar Guias.
                  • Se a diferença for maior que 0,10, o valor da guia será atualizado em Gerenciar Guias, neste caso, é indicada uma nova integração com o PGDAS, para que o movimento também seja atualizado neste portal.


Foi incluída uma observação ao final do relatório de conferência da DAS, para que você tenha ciência de que podem existir divergências de valores entre o sistema e o PGDAS.



Movimento de Notas Fiscais

Mais uma novidade no sistema!

Foi implementado no movimento de notas fiscais o campo "BP-e subst."

Neste campo você poderá informar o número da chave de acesso do bilhete de passagem eletrônico substituído.

O campo estará disponível no lançamento de notas modelo 63 de saída, quando o tipo da BP-e for 3 (BP-e de substituição).

 


Rotinas Automáticas

O sistema Fiscal está repleto de novidades! 

Foi implementada a configuração "Considerar XML em subpastas" nas configurações do agendamento da rotina automática da importação de Notas (Cadastros > Rotinas Automáticas)

O novo recurso atende usuários que mantinham uma organização de pastas numa hierarquia de CNPJ, ano, mês. Isso forçava que o agendamento sempre fosse editado a cada mudança de mês para compreender a competência da pasta organizacional do usuário. Com a nova opção basta indicar a pasta raiz!

Para evitar que notas já adicionadas/importadas sejam incluídas novamente no conciliador, foram desconsideradas da leitura de XML as pastas que foram criadas automaticamente pelo importador NFe, ou seja, as pastas com as descrições: "Adicionados", "Adicionadas automaticamente" e "Importados".



Importador NFSE - XML

As novidades não param! 

Foi implementado um novo recurso para demonstrar aos usuários os Layouts de importação de notas de serviço atualizados ou novos nas atualizações das versões do módulo Importador NFSE - XML.

A tela com a mensagem será exibida ao abrir o movimento de notas de serviço de saída e ao selecionar um fornecedor nas notas de serviço tomador.

 

Já no movimento de serviço tomador, será demonstrado no vínculo do fornecedor no lançamento manual com duas mensagens distintas:

 

Quando o fornecedor selecionado for estabelecido em um dos municípios liberados na versão (seja atualização ou implementação), a mensagem demonstrará no texto que a importação do município do fornecedor selecionado está disponível. Quando o fornecedor selecionado não possuir o município selecionado em seu cadastro, porém possuir a UF e algum município desta UF for liberado na versão, irá demonstrar no texto que a importação para novos municípios daquele estado está liberada:

 


Tipo de Equivalência

Em Cadastros > Empresas > Equivalência - CST/CSOSN, foi implementada uma melhoria, onde foi criada a opção de cadastro de equivalência de CST de IPI por CFOP para importação de notas pelo importador INFE. 

Para incluir a equivalência de IPI, a tela foi modificada incluindo um campo no topo da tela com as opções de "ICMS" e "IPI".

E também, foi incluída a coluna "Tipo" na tela dos lançamentos de equivalência, onde será apresentado o tipo de equivalência selecionado. 

A partir do momento que você realiza esse cadastro, não será necessária a alteração do CST de IPI dentro dos itens das notas para o cálculo do imposto, uma vez que o sistema irá respeitar e equivalência cadastrada. Dessa forma, seu tempo será otimizado!

 

 

 

 

Revendedora de Veículos

E as novidades não param!! 

Foi implementada a apuração do IRPJ/CSLL/PIS/COFINS para empresas de revenda de veículos, o cálculo será feito com base no lucro obtido com a venda, ou seja, a diferença entre o valor da venda e o valor da aquisição do veículo.

Este cálculo está disponível para as empresas do Lucro Presumido.

 

 

Excluiu algum evento da EFD Reinf ? 

Agora, ficou bem fácil identificar! 

A partir da versão 6.12.99.2, quando houver a exclusão de algum evento de inclusão como: R-2010, R-2020, R-2030, R-2040, R-2050 ou R-2060. Após, nova geração dos eventos periódicos, na Central Reinf será gerado o evento do tipo R-9000, com o mesmo número do recibo do evento excluído. Quando o evento for processado será alterado automaticamente o status do evento de inclusão de "Processado" para "Excluído na Reinf".

 

Facilitando assim, a visualização dos eventos que foram excluídos na REINF. 



Tipo de Pagamento para o Sped ICMS/IPI

De acordo com o layout do Sped Fiscal o tipo de pagamento passou a ter os indicativos de pagamento:

0 - À vista

1 - A prazo

2 - Outros

Para atender a essa solicitação foi ajustado em nosso movimento de notas fiscal na aba Fatura/Duplicata > Duplicata o tipo de pagamento para " À vista""A Prazo" e "Outros", substituindo a opção Sem Pagamento.



Empresas enquadradas no Convênio ICMS 106/96.

Para empresas do RJ e PR enquadradas no Convênio ICMS 106/96, foi implementado regra de estorno de crédito de ICMS, onde o sistema não estornará mais o ICMS referente as anulações de serviços de transporte e devoluções na entrada. Apenas, será feito o estorno de 20% sobre o ICMS destas anulações.

 

 

 

GIA-RS

Conforme a nova regra do validador da GIA-RS, a partir da competência 07/2019 foi criado o campo 17, que receberá o saldo credor da substituição tributária (ICMS ST) apurado na competência anterior.

Anteriormente este valor era somado ao campo 16 (saldo credor transportado de períodos anteriores).

Dessa forma, foi criada uma proteção para não serem gerados os lançamentos de ajustes no movimento de Outros Débitos e Créditos de ICMS ST e ICMS Normal, referentes ao saldo credor do ICMS ST apurado na competência anterior.

 


Contribuição sobre a Produção Rural (FunRural)

Pensando em te auxiliar, foi implementado o campo "Não incide Cont. Produção Rural" no cadastro do produto.

Marcando essa opção toda a movimentação do respectivo produto não será considerada no cálculo da Contribuição sobre a Produção Rural (FunRural) que é efetuada pelo sistema do Departamento Pessoal. Esse campo também foi habilitado na edição em bloco do cadastro de produtos.

 

Essa ferramenta será considerada a partir da versão 6.12.73.3 do Departamento Pessoal.



Rotinas Automáticas

Você realiza agendamentos de rotinas no sistema Fiscal? Temos novidade pra você! 

Pensando em ajudar você, foi implementado no recurso de rotinas automáticas uma proteção para agendamentos configurados com período de escrituração para o 'mês corrente', onde será realizada a importação de notas a partir da última importação.

Desta forma, se houver mudança de mês entre a última execução e a inicialização de uma nova, caso ainda possua notas a serem importadas do mês anterior, estas também serão consideradas.

 

Obrigatoriedade EFD ICMS/IPI - Pernambuco

As novidades não param! 

Para te auxiliar, foi implementado a geração do registro C177.

Este registro será gerado para notas de entrada e/ou saída modelo 01, 1B, 04 ou 55, cuja o item tenha valor no campo "Informações adicionais do PRODEPE" da aba "Ajuste SPED Fiscal."

Ou quando no cadastro do produto, movimentado na nota, na aba "ICMS e IPI" tiver informação no campo "Informações adicionais do PRODEPE".

 

Além do registro C177, também foi implementado a geração dos registros 1960, 1970, 1975 e 1980 referente a Guia de Informação e Apuração de Incentivos Fiscais e Financeiros (GIAF).

O mesmos serão gerados com base no movimento GIAF

 

 

FCP - DF

Mais uma novidade pra você! 

Para as empresas do Distrito Federal e para o SPED Fiscal, estando a opção de gerar o registro C197 selecionada, ao realizar o alinhamento de saldo a partir da referência 07/2019 para operações internas que possuam itens com valor de FCP e/ou FCP ST, será criado um lançamento de "Ajuste SPED fiscal" para os modelos de notas 01, 1B, 04, 55 ou 65. Esse recurso você encontra em Lançamentos >> Nota Fiscal >> Nota Fiscal. 



Temos novidades para você do Distrito Federal quanto a geração do registro C197 no SPED Fiscal

Para você que trabalha com empresas domiciliadas no Distrito federal e precisa realizar a geração do registro C197 do arquivo SPED Fiscal, veja essa novidade:

A partir de agora, o sistema passa a controlar a geração do registro C197 com base no código de ajuste SPED informado no lançamento do item dentro da nota fiscal, aba Itens da nota > subaba "Ajuste SPED Fiscal". Com este novo controle, o sistema não realizará mais o lançamento em Outros Débitos e Créditos de ICMS sobre as notas interestaduais de ativo e/ou material de uso e consumo.

 

Para apuração, na nota deve haver também o lançamento do diferencial de alíquota na aba Geral, conforme imagens ao lado.

 

 

 

 

 

Controle automático da Lei 3.168/03 para geração do SPED Fiscal

Mais novidades para você do Distrito Federal!

Você que possui empresas enquadradas na Tributação Simplificada Lei 3.168/2003, será preenchido o código de ajuste SPED nos lançamentos criados de forma automática pelo sistema em Lançamentos > Outros Débitos e Créditos > ICMS.

Para atender a geração do SPED ICMS, será criado na aba "Débitos especiais" do movimento de Outros Débitos e Créditos > ICMS os lançamentos referentes ao "FITUR/DF - Fundo de Fomento à Indústria do Turismo do DF" e o "Programa de Incentivo Bolsa Universitária". 

 

 

Agora para quem está no Distrito Federal mas possui empresas do Simples nacional

A novidade agora é para as empresas simples nacional!

Agora,  ao realizar o alinhamento de Saldo, na aba Manutenção, será criado um lançamento de "Estorno de crédito" no movimento de outros débitos e créditos de ICMS automaticamente, referente ao valor total de ICMS destacado nas notas de entrada.

O lançamento será criado com a observação "Estorno de créditos de ICMS - Simples Nacional DF", com o código de ajuste "DF010231" e com a ocorrência "299".

 

 

 

Tributação Simplificada Lei 5.005/2012

As novidades não param!

A partir dessa versão do sistema, os códigos de ajuste SPED, nos lançamentos criados em Outros Débitos e Créditos serão preenchidos de forma automática pelo sistema para atender a geração do SPED Fiscal.

Acessando a aba "Informações Complementares" do movimento de Lançamentos > Outros Débitos e Créditos > ICMS os lançamentos referentes aos "Valores Declaratórios" dos Códigos de Ajuste da Tabela 5.2 do SPED, gerando de forma automática um lançamento para cada variável e seu respectivo código de ocorrência.

Segue a relação das variáveis e seus respectivos Códigos de Ajuste Sped:

          • BCo -   DF000001

          • BC  -   DF000002

          • VCv -   DF000003

          • VTB -   DF000004

          • VI    -   DF000005

          • VINT   - DF000006

 

 

 

Atualização na central SPED Reinf

Nessa versão houve uma atualização na central SPED Reinf que facilitará muito nessa obrigação, confira!

Pensando em simplificar essa rotina, centralizamos todas as funcionalidades do SPED Reinf  em um único menu.

Também mudamos o nome da ferramenta "Recursos recebidos/repassados por associação desportiva"  para "Movimento de Associação Desportiva", mantendo sua funcionalidade, visando uma melhor distribuição da tela.

E não para por aí...

Agora será possível efetuar filtros/visualizações das configurações dos certificados por empresa, também será possível efetuar a configuração dos certificados das empresas que ainda não possuem.

 



Melhoria em Lançamentos - Movimento SPED - Controle da Produção/Estoque - Bloco K - Importar Dados

As novidades não param, agora é na importação de informações dos registros K200 e K280 para o movimento do bloco K do SPED Fiscal!

Economizaria muito tempo se fosse possível importar o estoque final e a correção do estoque do período anterior por planilha excel, seria espetacular não é mesmo?

A partir dessa versão é possível! é isso mesmo! Fácil e prático!

 

 

 

 



Implementado conforme a Portaria SUCIEF Nº 055/2019 as alterações do código de ajuste SPED a partir de 04/2019

Também estamos sempre atentos a legislação em vigor!

Nessa versão implementamos as alterações do código de ajuste SPED.

Nas entradas interestaduais, quando o fornecedor da nota seja um produtor/fabricante, passará a ser gerado lançamento de ajuste SPED no código "RJ10080000". O mesmo ocorrerá para as entradas dentro do estado que possuírem movimentação de item configurado para o benefício  será realizado o lançamento de ajuste SPED no item com o código "RJ10080000".

Nos lançamentos de créditos presumidos sobre saídas interestaduais, o sistema continuará realizando um lançamento de outros créditos, mas será adicionado o código de ajuste SPED "RJ028001".

 

E o valor referente a ICMS mínimo será lançado como um débito especial com o código "RJ058001".

Além dessas alterações será realizado em outros débitos e créditos lançamento no campo de valores declaratórios com valor zerado a ocorrência SPED "RJ805357".

 

Para que os novos ajustes sejam criados no alinhamento de saldo de ICMS, a empresa além de participante do programa RioLog, deve também estar configurada para gerar o registro C197 do SPED Fiscal. 

 

 

 

 

 

Melhoria em Lançamentos - Nota Fiscal - Nota Fiscal 

Temos novidades também no lançamentos de Nota fiscais! Agora será possível detalhar o meio de pagamento da nota!

Para empresas que trabalham com lançamento de duplicata a opção fica disponível na aba Fatura/Duplicata - sub aba Meio de pagamento

Para as empresas que não trabalham com lançamento de duplicata a opção fica disponível na aba Pagamento - sub aba Meio de pagamento:

 

 

Melhoria em Cadastros - Clientes/fornecedores 

Você faz integração do movimento fiscal com o sistema contábil?

Temos uma novidade que vai facilitar muito sua rotina quando houver atualização no nome do cliente / fornecedor!

Vamos aos detalhes...

Foi criado em Configurações Opções - Exportação - Contábil Alterdata um checkbox com a descrição "Atualizar Descrição das Contas de Cliente/Fornecedor" contendo o comentário: "Marcando esta opção, sempre que o nome do cliente ou fornecedor for alterado, alterará também a descrição da conta contábil vinculada ao seu cadastro".

 

 

 

 

Implementada a integração fiscal x contábil por meio de pagamento das notas fiscais

E as novidades na integração fiscal x contábil continuam..

A partir dessa versão será possível integrar com o contábil o meio de pagamento informado nas notas fiscais! é isso mesmo!

 

E como ficarão os lançamentos?

 

Caso a empresa esteja com a opção "Desmembra por meio de pagamento" marcada e não possua um lançamento manual de desmembramento de valor contábil, no movimento de notas, no lançamento dos meios de pagamentos, será habilitado um novo campo para o lançamento automático, tanto na tela do lançamento manual, como no grid, conforme as telas ao lado.

 

Implementada importação do código de lançamento automático para o detalhamento do meio de pagamento da nota

Para empresas configuradas com a opção "Desmembra por meio de pagamento", será importado o lançamento automático informado no tipo de operação vinculado no cadastro do CFOP. 

Quando existir na nota a informação de meio de pagamento (Tag "tPag") e a empresa estiver configurada com a opção "Desmembra por meio de pagamento", na importação o sistema vincula o lançamento automático informado no tipo de operação vinculado no cadastro do CFOP de acordo com a operação e o meio de pagamento informado.

 

 

Implementada a apuração da restituição ou complemento do ICMS ST para empresas do Rio Grande do Sul

A novidade agora é para as empresas do Rio Grande do Sul, a partir dessa versão o sistema estará fazendo a apuração da restituição ou complemento do ICMS ST!

Fantástico não é mesmo?

Vamos aos detalhes...

A restituição do ICMS-ST ocorrerá nos casos em que nas vendas ao consumidor final for praticado preço inferior ao preço presumido que serviu de base para a retenção do ICMS na compra da respectiva mercadoria.

Já o complemento do ICMS-ST ocorrerá nos casos da comercialização das mercadorias, submetidas ao regime da substituição tributária, terem ocorrido pela prática de preço superior àquele presumido quanto a retenção do imposto pelo fornecedor.

 

 

 

 

Implementado o cálculo do crédito presumido para empresas do PR prestadoras de serviços de transporte não aéreo

Este cálculo consta no convênio ICMS 106/96, item 46, Anexo VII do RICMS/PR.

Foi criado no cadastro da empresa, aba área estadual, aba Paraná a configuração "ICMS Convênio 106/96". Ao marcar esta opção, o sistema fará o cálculo do crédito presumido automaticamente aplicando 20% sobre o valor de ICMS devido na prestação. O lançamento deste crédito será realizado no movimento de outros débitos e créditos de ICMS com a ocorrência específica para geração do SPED ICMS/IPI.

Como o contribuinte que optar pelo benefício não poderá aproveitar quaisquer outros créditos, o sistema também estornará automaticamente créditos de ICMS provenientes de saldos transportados de referências anteriores.

A opção pelo crédito presumido deve alcançar todos os estabelecimentos do contribuinte localizados no território nacional. Sendo assim, no caso desta nova configuração ser marcada em uma empresa nesta situação, as demais empresas centralizadas também serão configuradas para o benefício automaticamente.

 



Precisando detalhar os valores de ICMS ST de operações anteriores, conforme NT 2016 002 v 1.60?

Na versão 6.12.96.0 foi criada a tela de "Detalhar ICMS ST" no movimento de Itens da nota!

 Com 11 novos campos (Base ST, Alíquota, ST retido, Base FCP, Alíquota, FCP ST retido, Redução, Base ICMS, Alíquota, ICMS efetivo, ICMS) referentes a retenção de ICMS ST em operações anteriores (CST 60), para escrituração de notas fiscais modelos 55 e 65 conforme NT 2016 002 v 1.60.

 

 

 

Você que é contribuinte do estado do Rio de Janeiro, já conhece Resolução SEFAZ n°720?

Bom, conforme os itens 9.20 e 9.21 desta resolução, quando o contribuinte emitir notas fiscais de saída (modelo 55 e 65) com “Redução da base de cálculo”, “Redução de alíquota”, “Isenção” ou “Não incidência” e o valor desta operação seja informado no campo "vICMSDeson" na nota fiscal eletrônica (Valor do ICMS desonerado) ou quando emitir notas fiscais de saída com “Diferimento” cujo o valor desta operação seja informado no campo "vICMSDif " na nota fiscal eletrônica (Valor do ICMS diferido), ao gerar o arquivo da EFD ICMS/IPI o mesmo deve apresentar um registro C197 para cada item que tenha este valor além desta informação, também deve ser apresentado um registro E115 (valores declaratórios relativos ao ICMS) para cada código de benefício informado no item da nota.

 

Para te auxiliar a escrituração dessas informações nas notas fiscais de saída, foram criados alguns campos.

Com isso, ao realizar a configuração  e a importação do movimento de saída correspondente, tendo no item valor no campo "ICMS desonerado" ou "ICMS diferido" e informação no campo "Código" do quadro Benefício Fiscal (aba Ajuste SPED fiscal), correspondente ao cadastro informado em configurações gerais de ICMS, ao realizar o alinhamento de saldos o sistema fará automaticamente o lançamento de ajuste no item da nota para a geração do registro C197 e também fará um lançamento no quadro valores declaratórios do movimento de outros débitos e créditos para a geração do registro E115.

 

 

 

Observação:

Para configurar a empresa para gerar o registro C197, acesse Cadastro >> Empresas >> Aba Área Federal > SPED Fiscal e assinale a opção "Gerar registro C197 e D197".

 

Esta rotina, será utilizada apenas para lançar os ajuste do C197 referente a apresentação do ICMS para atender a esta resolução.


Precisando informar o valor de base para os valores de outros débitos de ICMS ST?

A partir da versão 6.12.95.0 do fiscal foi implementado o campo "Base", em outros débitos de ICMS - ST, ao realizar os lançamentos manuais de outros débitos, estorno de crédito para empresas de MG e a apuração de ST da UF de MG será gerado a linha 126 da DAPI - MG.

 

 

 

Valor da baixa das duplicatas nas retenções de PIS, COFINS, CSLL e IRRF, para apuração de empresas regime de caixa.

Agora, é possível incluir o valor da baixa da duplicata nas retenção de PIS, COFINS, CSLL e IRRF. O recurso está disponível no módulo gerenciador de duplicatas, ao realizar a edição em bloco, será possível vincular o valor da baixa na base dos impostos.

 

A retenção será calculada de acordo com a base e alíquota informada na edição.

 

 

 

Consultar o valor do ICMS excluído da base de PIS/COFINS

Para você que entrou na justiça e obteve aprovação no processo judicial para excluir da base de cálculo do PIS e da COFINS o valor do ICMS a recolher no período, já é possível conferir no sistema esses valores, através do BI Tributos, onde  é exibida a coluna ICMS Excluído. Porém, a partir da versão 6.12.95.0, essa informação não estará mais disponível para as empresas que não possui a liminar.

A coluna ICMS Excluído não será mais exibida na emissão do relatório do BI tributos.

 

 



Rotinas Automáticas

Já pensou em agendar rotinas no sistema, para que sejam feitas de forma automática?

Agora no sistema escrita fiscal, foi implementado o cadastro e controle de agendamento de rotinas. Onde será possível agendar para uma determinada hora e dia uma tarefa do sistema, facilitando cada vez mais o trabalho em seu escritório contábil.

De acordo com os parâmetros determinados para o agendamento, o processo entrará na fila de execução aguardando um computador disponível. A AVA ficará responsável por esse controle, onde iniciará os primeiros agendamentos de acordo com periodicidade.

Uma vez em execução a rotina, essa não interferirá no uso de outros recursos do sistema, pois vai trabalhar em segundo plano exibindo um status no rodapé do sistema.

Quando o processo estiver concluído, não se preocupe! A AVA será a responsável por  avisar que o processo foi concluído, criando de forma automática na aba gerente eletrônico o resultado da execução da rotina.

 

Atualização do status no rodapé do sistema.

A cada 15 segundos, no rodapé do sistema, será exibido um status atual da rotina agendada. Finalizando o processo será avisado através do pop-up da AVA, ao clicar no pop-up será direcionado para o Gerente Eletrônico, onde poderá ser verificado o resultado da importação.


Geração da Guia de ISS

Foi efetuada melhoria na geração da Guia de ISS, em aba Municipal > Guias de ISS, sendo inclusa uma configuração para que seja possível gerar a guia de ISS Retido com base na data de emissão ou de pagamento das notas de ISS Tomador, bastando apenas, na tela de seleção de Layout, configurar uma guia de ISS Retido para que seja emitida de acordo com cada data (emissão ou pagamento).

De acordo com essa configuração, para calcular o valor da guia, o sistema vai considerar as notas de ISS Tomador que estiverem no período da guia, de acordo com a data de emissão ou de pagamento das notas de ISS Tomador.

 



SPED Reinf

Foi implementando no cadastro da empresa, aba Área Federal > Sub aba SPED Reinf, a opção "Encerrar o envio do SPED-REinf nesta Software House", possibilitando então ao marcar essa opção, o recebimento no SPED Reinf de um evento R-1000 de alteração informando, o fim de validade das informações enviadas anteriormente. 

 

Ao marcar essa opção, será enfileirado de forma automática, um evento R-1000 de alteração, contendo os dados referente ao fim da validade.

**Essa opção só será habilitada se já tiver sido enviado um evento R-1000 anteriormente.

 



SPED Reinf - Como resolver

 

Implementado no gerador do SPED Reinf a opção "Como Resolver" que de acordo com a ocorrência apresentada irá direcionar para uma dica da Central de Ajuda.

 



SPED Reinf - Retenção do INSS para o evento R-2020

Implementada geração das notas modelos '07', '08', '09', '10', '11', '26', '27', '8B', '57', '63', '67' de saída com retenção de INSS no registro R-2020 do SPED Reinf. Para isto é importante que no lançamento da nota aba 'Retenções' no campo 'Valores retidos de INSS' a informação esteja preenchida. 

 


Possibilidade de inclusão do recibo do evento processado no SPED Reinf

Agora para os cliente que enviaram os eventos do Sped Reinf e esses já se encontram processados no portal e-cac. Poderão acessar o sistema Fiscal na Central Reinf e informar o recibo no evento com situação "pronto para o envio" ou "Lote rejeitado". 

Esse procedimento poderá ser feito em algumas situações:

          1. Envio do SPED Reinf, através de outro sistema que não seja Alterdata.

          2. Troca de contador, em que o contador novo utiliza o sistema da Alterdata.

Para solução dessas situações, basta acessar a Central Reinf e localizar o lote ao qual deseja inserir o número do recibo e clicar duas vezes para abrir o "Visualizador de Arquivo",  onde deverá incluir no campo Número de Recibo e confirmar. 

Automaticamente o status mudará para processado, podendo desta forma gerar os demais eventos sem problema, essas alterações ficarão salvas no histórico de auditorias.

Antes já era fácil, agora ficou mais fácil ainda! 

 

Movimento de "Outras Apurações" (RS)

Foi elaborada uma melhoria no sistema, onde se faz possível que as empresas do Rio Grande do Sul (RS) realizem lançamentos no movimento de "Outras Apurações", acessando o caminho "Lançamentos > Outros Débitos e Créditos > Outras Apurações". 

 

A tela tem como objetivo receber informações para suprir a geração do EFD ICMS/IPI com o registro 1900 e seus registros filhos.

 

Este registro, a critério da legislação de cada UF, possibilita a escrituração do ICMS de operações especificadas e, também, pode ser utilizado para a apuração da diferença entre o preço praticado na operação a consumidor final e a base de cálculo utilizada para o cálculo do débito de responsabilidade por substituição tributária (ressarcimento/restituição/complemento), de acordo com a nova legislação de ST.

 

**Além do RS, estes recursos também estão disponíveis para as empresas do estado do Amazonas (AM).**


 

Como excluir eventos com situação "Lote rejeitado" na Central SPED Reinf?

Calma, que explicarei para você!

Foi implementado na central SPED Reinf a possibilidade de excluir evento com situação de "Lote rejeitado", para isso acesse a Central SPED Reinf, localize o evento a ser excluído e clique em 'Detalhes', após bastará clicar sobre "Excluir".

 

 


Você sabe como configurar a procuração digital pelo sistema para geração do SPED Reinf? 

Para te auxiliar neste procedimento, foi implementado na tela de configuração do certificado digital, o link que dará acesso as informações para configuração da procuração digital diretamente  no portal do Ecac.

Basta acessar Aba Federal > SPED Reinf > SPED Reinf, ao gerar a Carga inicial ou os Eventos periódicos, na tela após informar a empresa, será possível informar o tipo de certificado "Certificado é procuração digital". Ao marcar tal opção, você terá acesso ao link https://ajuda.alterdata.com.br/fiscalbase/reinf-erro-de-validacao-ms0015-57399771.html, que contém as informações que te auxiliarão no cadastro da procuração.

 

 


Você sabe identificar a empresa Matriz e Filial na Central SPED Reinf? Ou ainda, a situação do certificado digital? 

Veja agora essa novidade que irá lhe ajudar no cumprimento desta obrigação:

Agora na Central Sped Reinf temos duas novas colunas: Coluna Certificado, por onde você poderá consultar o status do seu certificado digital e desta forma, realizar as devidas atualizações no cadastro deste. E a coluna Filial, pela qual poderá filtrar as filiais para melhor conferir.

 

Como a quantidade de colunas não foi suportada pelo grid da Central Sped Reinf, incluímos um botão que dará acesso a seleção de colunas. Com isso, você poderá personalizar a Central Sped Reinf criando os cenários de acordo com sua necessidade.

 


Geração da Guia de ISS-DF

Para você do Distrito Federal, temos uma novidade.

A partir da versão 6.1292.1 do sistema Fiscal, ao gerar sua guias de ISS do DF esta, será armazenada no gerenciador de guias, , possibilitando a integração manual e automática dessa guia para o Sistema contábil.

 

 

 

Apuração de PIS/ COFINS para empresas que possuam liminar para a exclusão do ICMS da base de cálculo

Para você que se enquadra nessa situação, temos novidades para você!!!

Para as empresas que possuem processo judicial que permite excluir da base de cálculo do PIS e da COFINS o valor do ICMS a recolher do período, conforme COSIT n. 13/2018 (Coordenação Geral de Tributação) da Receita Federal, liberamos algumas novidades.



Complementação de Alíquota, para Empresas do Simples Nacional do estado do Tocantins

Calma, que explicarei para você!

As empresas do Simples Nacional recolhem mensalmente os seus tributos, mediante documento único de arrecadação (DAS), porém há situações em que o recolhimento será feito a parte, como a Complementação de Alíquota.

E pensando em facilitar e ajudar você nesse controle, temos uma ótima novidade.

Agora o cálculo do imposto será realizado automaticamente pelo sistema sobre as compras Interestaduais de Mercadorias para Revenda com incidência de ICMS, e para melhorar, quando no período ocorrer Devoluções de Compra Interestaduais de Mercadoria para Revenda com Incidência de ICMS, esse valor será abatido.

O cálculo de cada nota poderá ser verificado na aba "Específico - TO", o sistema vai preencher de forma automática o valor de base da complementação de alíquota, a alíquota e valor no momento do alinhamento de saldo.



Muitos Códigos de Serviço para Cadastrar ? 

Já pensou na possibilidade de importar uma planilha com todos esses códigos?

Não precisa mais pensar, nós já pensamos para você! 

Agora será possível importar uma planilha no formato excel, para alimentar o cadastro de Código de Serviços ISS.

 

 

Possui liminar para a exclusão do ICMS na base de PIS/COFINS?

Pensando nessa situação, temos novidades para você!!!

Algumas empresas que entram na justiça e obtém aprovação no processo judicial poderão excluir da base de cálculo do PIS e da COFINS o valor do ICMS a recolher do período, para atender a essa necessidade do que foi determinado e julgado para fins de cumprimentos judiciais conforme COSIT n. 13/2018 (Coordenação Geral de Tributação) da Receita Federal, estamos liberando algumas configurações e cadastros para facilitar a sua apuração. 

 

 

 

Apuração do ICMS para empresas do RJ, com base na LEI Nº 6331/2012

Se enquadra nesta lei? Então veja como configurar o sistema para realizar a correta apuração:

 

Conforme o Artigo 1º, para as empresas enquadradas nesta lei, fica concedido, em caráter opcional, regime especial de tributação para alguns estabelecimentos. Com isso, para que o sistema passe a calcular o ICMS com base na lei citada é necessário que a empresa esteja configurada para apurar o benefício fiscal.



Geração das contas contábeis para o SPED Contribuições Consolidado

A partir de agora ficou mais simples realizar a geração das contas contábeis em seu arquivo, veja como:

Para o SPED Contribuições consolidado, campo de conta contábil para empresas configuradas para gerar o registro 0500 do SPED Contribuições será preenchido, conforme a conta credora informada nos lançamentos automáticos dos movimentos.

Para os movimentos de saída, cupom fiscal e ISS saída será considerado o lançamento automático informado no campo valor contábil.

 

 


Precisando alterar o lançamentos contábeis das guias baixada pela Central e-CAC ?

A partir dessa versão as guias baixadas de forma automática pela Central e-CAC, você poderá alterar as informações contábeis  no gerenciador de guias. 

 

 

 

Central e-CAC com Ocorrência "Guia não localizada"

Algumas empresas ao utilizar a central e-CAC, estão recebendo notificações sobre guias não localizadas. Isso ocorre, pois a guia baixada pela central  não se encontra no sistema Escrita fiscal no gerenciador de guias.

Como resolver esse problema, e não ficar aparecendo ocorrências como essa em nossa central e-CAC? 

Pensando nisso criamos mais uma novidade!!!

Agora quando o sistema identificar que tem um guia baixada pela central e que não esteja em nosso gerenciador de guias, você poderá gerar a guia através da central e-CAC.

 

 

 

SPED REINF - Início da obrigatoriedade

Algumas empresas têm apresentando erros no envio do SPED Reinf, quando essas já enviaram a carga inicial. Apresentando erros nos eventos periódicos ou duplicidade na carga inicial.

Pensando em solucionar e amenizar o problema. Criamos uma proteção em nosso sistema para você !

A partir da versão 6.12.91.3 do sistema escrita fiscal, quando já tiver ocorrido o envio da carga inicial (R-1000),  e essa já tiver sido processada não será possível realizar a alteração na data de início de obrigatoriedade no cadastro da empresa.

 

 

 

Precisando gerar o Bloco K, referente a produção conjunta?

Agora na versão 6.12.91.0 do Fiscal será possível a geração dos registros referentes a produção conjunta.

 

Geração da quantidade de notas canceladas no Bloco B SPED Fiscal do DF

Visando atender o novo layout do SPED ICMS  para geração do Bloco B com o movimento das notas de ISS, foi implementado no lançamento das notas o campo Notas Canceladas para empresas do Distrito Federal.

 

Campo 'Abatimento'

Você sabia que foi criado um novo campo 'Abatimento' no movimento de notas? Ao realizar a importação da nota o valor de ICMS desonerado será gravado no novo campo de abatimento.

 

A opção só ficará visível em notas com data de escrituração a partir de 01/01/2019.

 

 

Módulos - Fiscal


 

Ajuste Movimento SPED

Ajuste SPED PIS/COFINS

Agora você não precisa mais se preocupar em ter que ajustar o CST em lugares diferentes, o sistema faz isso por você!

No ajuste de CST ICMS por nota ou por CFOP, será realizada a alteração nos itens e na aba geral da nota.

 

 

 

Consulta de Notas e Produtos
Ajuste SPED

Temos novidade fresquinha pra você! 

O módulo de "Ajuste Movimento SPED" agora também poderá ser acessado diretamente do módulo Consulta de Notas.

Basta acessar Lançamentos > Notas Fiscais e Produtos > Ajuste Movimento SPED.

Facilitando ainda mais suas conferências e ajustes!

 


Nova Consulta Notas Fiscais e Produtos

Efetuada melhoria no Consulta de Notas Fiscais e Produtos, onde foram realizadas alterações na forma de Inclusão, Edição e Exclusão de Notas Fiscais, para que não seja mais necessário habilitar a edição das notas Fiscais. Sendo assim, a partir desta versão será possível realizar a edição das notas utilizando:

1 - Os botões na parte superior do Grid.

2 - Os botões dentro do grid que são exibidos com o clique do botão direito do mouse.

3 - Os botões ao lado direito do Grid.

 

 

Consulta Iss, Receitas e Deduções

Consulta ISS, Receitas e deduções - Edição em bloco

Novidade!! Para agilizar o seu processo de edição das notas de serviço!!

Isso mesmo, agora o sistema realiza a edição em bloco de novos campos!!

 


Personalização de Colunas

Pensando em facilitar o seu dia a dia, foram implementadas novas colunas de personalização. Veja abaixo essa novidade 

• Colunas implementadas para ISS Saída: Base de IRPJ, Base de CSLL, Base de PIS, Base de COFINS, Aliq. IRPJ, Aliq. CSLL, Aliq. PIS, Aliq. COFINS, Valor IRPJ, Valor CSLL, Valor PIS e Valor COFINS.

• Colunas implementadas para ISS Tomador: Base de PIS, Base de COFINS, Aliq. PIS, Aliq. COFINS, Valor PIS e Valor COFINS.

Os campos referentes a IRPJ e CSLL serão calculados apenas para saída, pois não há valores a se creditar referentes a estes tributos em notas de ISS Tomador.

Como não há campos para o cálculo (nota a nota) destes tributos nas tabelas de notas de serviço, os valores serão calculados pelo próprio módulo Consulta de ISS, Receitas e Deduções.

 

Consulta ISS, Receitas e Deduções, de cara nova! 

Agora a tela do Consulta ISS, Receitas e Deduções está com uma interface nova. Através dessa nova tela podemos visualizar melhor os recursos que o módulo nos oferece. Além de poder de forma rápida acessar o Centro de Aprendizagem Alterdata e aprender mais sobre ele.

 

Muitas notas de serviço e precisa realizar edição em bloco de forma otimizada?

Temos novidades para agilizar seu processo de edição de notas de serviço.

Agora no módulo consulta de ISS,Receitas e Dedução será possível a editação em bloco de alguns campos como o Modelo das notas de serviço prestado, a alíquota de ISS, o valor de ISS e o valor de ISS Retido. Também poderá ajustar os valores dos tributos federais retidos (PIS, COFINS, CSLL, IRRF e INSS).



DAPI - MG

Restituição e Complementação ST o que muda na DAPI - MG? 

Devido a alteração da legislação DECRETO N° 47.530, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2018, para lançamento da  complementação ou restituição de valores de ST, alguns campos na geração da DAPI, sofreram algumas mudanças. 



DAS

Geração da Guia DAS

Ao gerar a guia DAS pelo PGDAS, poderá ocorrer uma diferença, se comparado com o valor da guia calculada pelo sistema Fiscal, isso por conta de arredondamentos realizados.

Por isso, agora, quando o módulo da DAS se conectar com o PGDAS, o valor da guia gerada no Fiscal será atualizado, ficará conforme o valor da guia gerada no PGDAS.

Também será feita a seguinte verificação ao realizar a geração do relatório de conferência da DAS ou a geração da DAS pela segunda vez no Fiscal:

          • Caso o novo valor a pagar tenha uma diferença de até 10 centavos se comparado com a guia anterior, gerada na integração com o PGDAS, o valor da guia não será atualizado no módulo Gerenciar Guias.

          • Se a diferença for maior que 0,10, o valor da guia será atualizado em Gerenciar Guias, neste caso, é indicada uma nova integração com o PGDAS, para que o movimento também seja atualizado neste portal.

 

Foi incluída uma observação ao final do relatório de conferência da DAS, para que você tenha ciência de que podem existir divergências de valores entre o sistema e o PGDAS.



DASN/ DEFIS

Geração da DASN/DEFIS pelo Certificado digital

Você sabia que já pode gerar a DASN/DEFIS, relativa ao período de 2018, pelo fiscal através do certificado digital?


DESTDA

Complementação/ Restituição de ST para MG

A partir desta versão, quando ocorrer notas de restituição/complementação de ST para Minas Gerais, esses valores também serão considerados para geração dos registros G620/G625, onde serão considerados como crédito os valores dos ajustes SPED com códigos MG11000015 ou MG21000018 e débito o valor do ajuste SPED com o código MG41000015.

Para que os valores sejam gerados nesses registros é necessário no movimento de notas fiscais, na aba Ajuste SPED Fiscal ou dentro do item nesta mesma aba, estejam preenchidos os códigos de ajustes e o valor de ICMS correspondentes, não é necessário preenchimento de valor de base e alíquota.

Para habilitar a aba Ajuste Sped Fiscal no movimento de notas fiscais:

Acesse cadastro da empresa, na aba área federal, sub aba Sped fiscal, marque o perfil da empresa para gerar o SPED Fiscal e a opção Gerar Registro C197 e D197.




GIA SP

Geração do registro CR=18

Para as notas de transportes com CFOP iniciado com 6, caso o cliente ou o destinatário pertença a um dos municípios da Zona Franca de Manaus ou Áreas de Livre Comércio, e a operação permita o benefício da isenção, os valores serão gerados no registro CR=18.

          • Guajará Mirim (RO)

          • Brasiléia (AC)

          • Cruzeiro do Sul (AC)

          • Manaus (AM)

          • Bonfim (RR)

          • Macapá (AP)

          • Santana (AP)

          • Presidente Figueiredo (AM)

          • Rio Preto da Eva (AM)

          • Tabatinga (AM)

          • Epitaciolândia (AC)

          • Boa Vista (RR)

          • Pacaraima (RR)


SPED Contribuições

Precisa entregar os Bilhetes de passagens eletrônicos no Sped Contribuições? Já temos o recurso!

Na versão 6.12.69.0 do gerador Sped contribuições, você que trabalha com Bilhete de passagem eletrônico modelo 63, o sistema irá gerar no arquivo Sped os registros D100, D101, D105, D200, D201 e D205 referentes a este modelo de nota.


Geração do Campo 13 no Registro 1900

Implementado no registro 1900, campo 13 (Conta Contábil), a descrição "sem movimento no período" quando a empresa não tiver movimentação no período da escrituração.

 

 

SPED Fiscal

Não gerar valores de PIS/COFINS

Já conhece essa novidade?

Para você que, ao gerar o SPED Fiscal, precisa que os valores de PIS e COFINS deixem de ser gerados, basta acessar o cadastro de empresas, na aba Área Federal >> Subaba SPED Fiscal", e marcar a opção "Não gerar valores PIS/COFINS".  Com isso, o o sistema deixará de gerar nos registros C100, C170, C300, C321, C350, C410, C425, C460, C470, C500, C510, C800, D500, D510, D600 e D610 os valores relacionados a PIS e COFINS.

 

 


Importador NFe

Tipo de Equivalência

Temos novidade fresquinha pra você! 

Foi criada a opção de cadastro de equivalência de CST de IPI por CFOP para importação de notas pelo importador INFE. 

Para incluir a equivalência de IPI, a tela foi modificada incluindo um campo no topo da tela com as opções de "ICMS" e "IPI".

E também, foi incluída a coluna "Tipo" na tela dos lançamentos de equivalência, onde será apresentado o tipo de equivalência selecionado. 

A partir do momento que você realiza esse cadastro, não será necessária a alteração do CST de IPI dentro dos itens das notas para o cálculo do imposto, uma vez que o sistema irá respeitar e equivalência cadastrada. Dessa forma, seu tempo será otimizado!

 


Importação de CTEs

Novidade fresquinha para auxiliar você! 

Em Lançamentos > Importação e Exportação > NFe / CTe, foi criada uma melhoria referente a atribuição da modalidade de frete na importação de CTEs. Foi criada a opção "Conforme CTE" na seleção de "Moda. de Frete" em Configurações Avançadas > Outras Configurações, onde a mesma irá verificar a modalidade do frete de acordo com a condição do tomador da nota.

 


AVA e a importação de notas fiscais eletrônicas via chave de acesso

Já conhece a novidade na importação de notas fiscais eletrônicas através da chave de acesso? A partir de agora a AVA te auxilia neste processo.

 

 

 

Precisando integrar sua movimentação  por meio da data de pagamento?

Você que precisa integrar sua movimentação de notas fiscais com o sistema Contábil, separando por tipo de pagamento de cada nota, veja essa novidade e saiba como realizar este procedimento.

 

 

Importação de notas de Complementação/Restituição de ST para Minas Gerais

Precisando importar notas de Complementação/Restituição? 

Agora, essa importação será possível  e não se preocupe! De acordo com as informações da sua nota o sistema irá gerar de forma automática o código de ajuste correspondente conforme o DECRETO N° 47.530, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2018.

 

 

Equivalência automática de CST's nos itens para empresas do Simples Nacional

Você sabia que já é possível realizar a equivalência automática de CST's dos itens para as empresas do Simples Nacional ?

 

 

 

 

Importador SPED - Layout Receita 

Importador SPED  - Layout Receita 

Importando itens dos cupons fiscais eletrônicos, modelo 59 (SAT)

 

Este processo de importação será possível quando o arquivo for gerado ou exportado pelo sistema SHOP da Alterdata com uma estrutura compatível  com a importação no sistema Escrita Fiscal, para carregar os dados do item. Se o arquivo estiver apenas na estrutura conforme o guia prático da Receita  Federal o item não será importado, haja vista, que no guia prático não constam os campos necessários para que o item deste modelo seja importado. Em outras palavras no guia prático o modelo deste tipo de documento 59 se encontra no registro C800, porém no sistema SHOP, com o arquivo gerado para integrar com o Escrita Fiscal da Alterdata,  estes documentos deverão ser gerados no registro C100, permitindo que na importação para o Sistema Escrita Fiscal os itens sejam importados.




Departamento Pessoal


Cálculo Resilição

 Implementado em Rescisão, o cálculo da resilição, que deverá ser efetuada quando houver a redução da carga horária para professores. 



Histórico das informações de cálculo


Implementado em Funcionário - Cadastros - Funcionário - Gestão a criação da sub aba Resilição.

 Quando houver o processamento da Resilição será habilitada no cadastro de funcionários, na aba Gestão, uma sub aba chamada Resilição que irá guardar o histórico de datas e rubricas reduzidas. Será ordenado pela data da redução.

Através deste recurso, o usuário poderá ter controle de todas as Resilições processadas por funcionário.


Outros Pontos que sofreram alterações no sistema:

          • Consulta de valores

          • Folha Dinâmica 

          • Folha Geral 

          • Central eSocial: 
            - Para remunerações e Pagamentos foi ajustada a geração dos eventos S-1200 e S-1210 referente ao processo de Resilição.
            - Os eventos S-1010 foram tratados para ajustar as incidências de forma que fosse possível atender a NO 2018.13 - apuração da contribuição previdenciária sobre o 13º salário será feita apenas na folha de 13º (anual).

          • Ficha Financeira

          • Lançamento por Funcionário

          • Salário Contribuição

Rotinas Automáticas

Processo automático de folha de funcionário/contribuintes e cálculo de adiantamento


Em Rotinas Automáticas implementamos cadastro e controle de agendamento de rotinas, onde será possível agendar para uma determinada hora e dia o processamento de folha de funcionário, sócios e autônomos, além de processar também o adiantamento.

A mecânica consiste em um controle de fila de execução, ou seja, de acordo com os parâmetros determinados para o agendamento, na data e hora especificada a rotina entrará na fila aguardando um computador disponível.

A AVA fará esse controle e iniciará primeiro os agendamentos que estão em fila que tem a menor periodicidade. 

Uma vez em execução a rotina acontecerá em segundo plano, não interferindo no uso de qualquer recurso do sistema.

No rodapé do WDP será exibido o status da rotina, e ao seu final a AVA avisará o término, e criará em ‘Atividade recente’ o histórico do processamento, sendo detalhes e log do processo.

 

Baixa automática das Tarefas no Pack Tarefas

Poder contar com um sistema inteligente, para o processamento de rotinas automáticas é maravilhoso! Pensando em facilitar ainda mais esse processo a Alterdata, realizou uma importante melhoria, o processo da Folha automática realizará a baixa das tarefas de 'Folha' e 'Adiantamento', além a reabertura de tarefas relacionadas e a apuração da tarefa 'GRCSU funcionário' em meses que a rubrica de Contribuição Sindical foi calculada em folha. 

Apenas para os processos de folha em atraso executados por Rotinas Automáticas foi removida a tela de comentário e será dada a baixa na tarefa com uma mensagem padrão.

Comentário - Tarefas em Atraso:


Comentário - Tarefas em dia:

 

Simulador de cálculo

Este recurso possibilita simular o cálculo das rubricas na folha de pagamento antes que o processamento seja efetivamente realizado. Ou seja, havendo necessidade de alteração/inclusão na fórmula do campo folha em alguma rubrica, será possível na mesma tela de edição já realizar a simulação do cálculo em folha.


Central eSocial

Vincular certificados para várias empresas

A tela de vinculação de certificados foi melhorada com a opção "Vincular certificados para várias empresas" com esta opção é possível vincular um certificado para diversas empresas ao mesmo tempo facilitando para casos onde várias empresas usam a mesma procuração de certificado para envio.

Além disso esta melhoria também deixa a transmissão para o eSocial mais estável.



Sociedade em Conta de Participação (SCP)

 Para atender empresas que são Sociedade em conta de Participação foi criada no cadastro da empresa a opção “Sociedade em conta de Participação (SCP)".  Nesse caso será gerado o evento S-1005 para o estabelecimento e os demais eventos do estabelecimento terão a tag "nrInsc" preenchida com o CNPJ da matriz.


S-1210  com status "Dependente de outro registro"

Um alto índice de erros no eSocial é relacionado a enviar o S-1210 antes do S-1200(Remuneração), sabia?

Por isso, fizemos uma proteção no fluxo de envio do S-1210 (Pagamentos), pois o mesmo ficará com o status "Depende de outro registro" até que o S-1200, S-2299 e S-2299 voltem processados do eSocial.

Assim evitaremos erros do eSocial dizendo que não encontrou a remuneração daquele pagamento.

 


"Como corrigir?" para Contribuintes do WINSS

As correções dos erros no cadastro dos contribuintes demandavam tempo, pois você precisava abrir o sistema WINSS para efetuar a correção. Agora isso já não vai  ser preciso. Em Andamento dos Envios - Detalhes, nos casos de retorno com erros do eSocial, será habilitado o link corrigir, este link direciona para o cadastro do contribuinte apontando para a correção que deverá ser realizada.

 


Melhorias no evento S-3000

Você sabia que alguns erros que são apresentados no evento de Exclusão (S-3000) se dá por conta do eSocial não encontrar os dados que estão sendo solicitados excluir?

Pensando nisso, fizemos uma melhoria no tratamento destes erros.

Quando o evento S-3000 de Exclusão retornar com os erros abaixo, iremos assumir que a situação dele é 'processado'.

          • 105 - O evento a ser excluído/retificado (alterado) não foi localizado na base de dados do eSocial.

          • 459 - Não foi localizado um evento para o recibo de entrega informado ou o mesmo foi excluído/retificado.

          • 536- Informações de Empregador, trabalhador e/ou período de apuração incompatíveis.


Reenviar ou Reprocessar mais de um evento por vez. 

Este é um dos recursos mais esperado para quem faz as verificações de erros pela central eSocial. Muitas vezes é preciso que você reprocesse ou reenvie vários eventos de uma única vez, e antes era preciso abrir um a um para fazer estes procedimentos.

Agora nas opções de agrupamento por erro ou advertência em Andamento dos Envios, foram criadas as opções de 'Reenviar' e 'Reprocessar' que vão possibilitar o reenvio/reprocesso de mais de um evento por vez.

 



Relatórios do eSocial compatíveis com o modelo por abas da Central eSocial. 

Você gostou da nova forma de visualizar por abas o fluxo de envio para o eSocial?

Visualizar por Abas facilitou a rotina de muitos usuários, e pensando em ajudar ainda mais, desenvolvemos para os Relatórios do eSocial mais opções de filtro, e estas opções são:

- Existente no eSocial com o grupo de status, ("Processado", "Processado com divergências","Retificado" e "Aguardando retificação").

 - Não existente no eSocial com o grupo de status, ("Processado com erros", "Erros de estrutura de XML","Excluído do eSocial", "Lote rejeitado", "Reprocessado" e "Agendados" para este serão eventos da aba agendamentos de eventos "Agendados" e "Não agendados").

 - A opção "Todos" serão os demais grupos de status  "Prontos para transmissão", "Aguardando resposta", "Existentes no eSocial" e "Não existentes no eSocial",

 


Solicitação de ‘Como Resolver’ ao suporte Alterdata

Poder contar com um sistema inteligente, para enviar o eSocial é maravilhoso! Pensando em facilitar ainda mais esse processo, a Alterdata efetuou uma melhoria na central eSocial - Andamento dos envios.

Ao clicar em um link 'Como resolver', para o qual não tenha dica referente ao erro/advertência do registro, será enviado uma solicitação a Alterdata e quando a dica estiver pronta, será enviada essa dica para o e-mail informado.

 


S-1200 e S-2299 referentes a rescisão complementar

Para melhor demonstração do evento S-2299 de retificação, foi efetuada uma melhoria na aba remunerações e pagamentos. A partir desta versão, o sistema passa a exibir este evento de retificação no mês do desligamento, abaixo da rescisão original.

 


Implementado em central eSocial  o recurso "Meu eSocial"

Poder acompanhar o envio e retornos do eSocial através de gráficos seria ótimo não é mesmo? Agora já é possível !

Em Central eSocial o recurso Meu eSocial. Será exibido um gráfico dos registros podendo ser agrupado por status do evento ou por evento, há também a possibilidade de selecionar empresa, período e um cenário com o tipo do evento.

 

Ao clicar sobre o gráfico ou sobre o status será aberta uma janela ao lado com os eventos.

 

 

Status "Instabilidade no eSocial"

Agora quando o retorno do eSocial  se tratar da resposta ou ocorrência 301 tanto no envio (retorno nível 1) quanto recebimento (retorno nível 2), esse status é temporário portanto quando a instabilidade for resolvida o observador voltará a enviar e receber de forma automática os eventos que estavam com instabilidades.



Descrição do evento S-1010 de rubricas referentes a serviços odontológicos

Para facilitar a identificação das rubricas pagas a trabalhadores que prestam serviços odontológicos, foi alterada a descrição do evento S-1010 referente a essas verbas.

O evento S-1010 referente a base isenta de INSS será identificado pela extensão 'Odonto'

O evento S-1010 referente a base de INSS será identificado pela extensão 'Odonto INSS'



Alteração na data de agendamento quando o agendamento for em dia não útil.

Quando um agendamento for agendado na data que não seja um dia útil (sábado, domingo ou feriado) a data do agendamento será antecipada para o dia útil anterior. Houve também um interno em Central eSocial - Andamento dos Envios, quando o dia do vencimento do certificado for no mesmo dia atual seu status ficará como Vencido.


Pré- fechamento x Localizador de Diferenças

Unificamos Localizador de diferenças ao Pré fechamento e incluímos a apuração dos valores de décimo terceiro.

Aba 'Contribuição previdenciária do segurado'

Realizada melhoria na conclusão, são elas:

          • Sem diferença, quando os valores apurados pelo DP e pelo eSocial estiverem iguais
          • Diferença na base, quando a base de INSS apurada pelo sistema estiver diferente da base apurada pelo eSocial.
          • Diferença no desconto, quando o desconto de INSS do DP estiver diferente do desconto efetuado pelo eSocial.
          • Arredondamento, quando o desconto de INSS apurado pelo DP e pelo eSocial estiver com a diferença de 0,01 centavo.
          • Sem desconto de INSS, quando o contribuinte não tiver desconto de INSS devido a múltiplos vínculos ou remuneração sem incidência em INSS.
          • Evento importado, quando o evento S-1200 for importado de outro sistema.
          • Sem retorno do eSocial, quando o S-1200 tiver com status processado e sem o retorno do eSocial (Evento S-5001)

Incluída a AVA para explicar a conclusão do contribuinte, informar qual o valor da diferença e localizar a possível rubrica da diferença.

Incluído o link ver valores que abrirá a Folha Dinâmica com o xml ao lado.

No detalhamento das rubricas serão exibidas todas as rubricas processadas na referência, foram incluídas também as colunas com tipo de processo, período e se possui incidência em INSS.

A seleção de empresas passa a ser na matriz, ao mover a coluna empresa para o agrupamento será exibida a totalização por estabelecimento.

Na Aba 'Informações sobre bases de cálculos' foi incluída a AVA com informações sobre o cálculo do FPAS.

 




Remunerações e pagamentos e Andamento dos envios

Na Central eSocial foi incluída a opção 'Exibir registros processados', ao marcar a opção serão apresentados os eventos processados pelo eSocial, se desmarcar a opção os eventos processados não serão exibidos na tela.

 

Também houve uma melhoria quando o arquivo XML já estiver gerado, a opção 'Ver valores' vai apresentar exatamente o conteúdo XML.

 

 

Na Central eSocial - Andamento dos envios foram criadas algumas opções de agrupamento dos eventos para melhorar a visualização deles. 

 

Opção: Agrupar por situação: Selecionando essa opção serão demonstradas quatro sub abas:

          • Rejeitados/inexistentes no eSocial

          • Prontos para transmissão

          • Aceitos pelo eSocial

          • Aguardando resposta


Opção: Agrupar por erro/Advertência: Essa opção vai apresentar os eventos agrupados por erros/Advertências do eSocial. Essa aba já existia no sistema e não sofreu alterações.

 

Opção: Exibir sem agrupamento:Essa opção vai apresentar os eventos sem nenhum tipo de agrupamento igual era demonstrado nas versões anteriores.

 

Também na Central eSocial - Andamentos dos envios as colunas 'Inclusão' e Certificado' passaram para o rodapé da tela.

 

Foi incluída também a opção 'Exibir períodos fechados', ao marcar a opção serão apresentadas as empresas com período fechado no eSocial pelo evento S-1299, se desmarcar a opção as empresas que tiveram o período fechado não serão exibidas no filtro. 

 


As abas 'Tabelas e eventos não periódicos' e 'Agendados para envio' foram aglutinados na nova aba 'Agendamentos'

Mais novidades na Central eSocial...

 As abas 'Tabelas e eventos não periódicos' e 'Agendados para envio' foram aglutinadas na nova aba 'Agendamentos'.

Esta nova aba passa a exibir a coluna 'Agendado' onde será possível verificar se o evento possui algum agendamento ou não. As demais colunas permanecem as mesmas.



Proteção na Central eSocial - Andamento dos envios

 Se um evento 'processado com erros' for reprocessado o sistema vai fazer a criação de um novo evento, caso esse novo evento seja excluído, o evento que foi reprocessado vai retornar para a situação 'processado com erros'. 



S-1005 - Tabela de Estabelecimentos, Obras ou Unidades de Órgãos Públicos

Realizado ajuste na geração da tag 'indSubstPatrObra'  para indicar se a obra possui desoneração.

Conforme orientações do layout do eSocial para obra própria não será enviado o S-1280 referente a desoneração pois esta informação e enviada através do evento S-1005.

 


Nova situação na Central eSocial - Remuneração e Pagamento

Com tantas informações que são levadas para o eSocial, fica difícil decorar todas, não é mesmo? Principalmente aquelas onde temos que saber qual registro depende de outro para o envio.Vamos otimizar essa rotina então?

Para facilitar a sua conferência, foi feito um ajuste  na Central eSocial - Remunerações e Pagamentos. Agora você vai conseguir consultar nesta aba a situação 'Depende de outro registro'. 


 

Pré validação dos eventos para o eSocial

Poder contar com um sistema inteligente, para enviar o eSocial é maravilhoso! Pensando em facilitar ainda mais esse processo a Alterdata, realizou uma melhoria em Obrigações Acessórias - Eventos iniciais. Onde foram atualizados todos os arquivos que fazem a pré-validação dos eventos do eSocial. Caso algum evento não passe na pré-validação o sistema apresenta a situação de 'Erro de estrutura do XML'.

Assim, você consegue acompanhar cada situação de perto!



SST -  Opção nova em Treinamento

Agora você conta com a opção 'Treinamento realizado no empregador anterior' no cadastro do funcionário que servirá para preencher a tag indTreinAnt no evento S-2245 Treinamentos. Aproveitando a deixa, foi feita uma melhoria também no preenchimento do grupo ideProfResp. 

  

 


Controle de Data de referência

Uma simples mensagem pode otimizar os seus envios, e reduzir a quantidade de erros nos eventos que são enviados antes das suas datas de entrega. Esse recurso foi feito na Central eSocial - Agendados para envio. Onde a mensagem que é apresentada, foi alterada para confirmação. Quando forem enviados os eventos S-2230 (exceto para férias) e S-2250 com datas futuras. Assim, você pode anular o envio caso seja necessário.

 

 

Proteção em Eventos iniciais

Pensando em trazer ainda mais segurança e facilitar o envio da carga inicial para as suas empresas, realizamos a proteção em Obrigações Acessórias - Eventos iniciais, onde não será gerada a carga inicial mais de uma vez para a mesma raiz de CNPJ ou CPF em cadastro de empresas distintas. 

 

 

Apuração de FPAS, RAT e Terceiros para empresas do Simples

Para apurar o sistema verifica a classificação tributária informado no último S-1000 da empresa na fila. Após isso, faz da seguinte forma:

Classificação tributária 01: Não apura FPAS, RAT e Terceiros

Classificação tributária 02: Apura FPAS e RAT.

Classificação tributária 03: Verifica no S-1200 e S-2299/S-2399 de cada segurado o campo "indSimples" e para:

indSimples 01 ou sem indSimples informado: Não apura FPAS, RAT e Terceiros para a base do segurado

 - indSimples 02: Apura FPAS e RAT.

 - indSimples 03: Verifica o último S-1280 na referência e localiza o fator informado no campo {fatorMes}. Após isso, o percentual informado neste campo é usado para reduzir a base do segurado e então aplicar o FPAS e RAT.

Obs.: Para empresas com classificação tributária 1, 2 e 3 não é calculado terceiros no Pré Fechamento conforme MOS-2-5 (página 90 item 12) do eSocial que estipulou que para empresas do simples, o código de terceiros sempre é 0000.

 Exemplo: Classificação tributária 03

 


SST - Prorrogação dos eventos

Com tantos prazos de entrega e tantas alterações, as vezes ficamos um pouco perdido, mas nada que não possa ser resolvido, estamos com você e vamos te dar uma forçar! Fizemos um ajuste em Funcionário - SST. Ao clicar no ícone vamos apresentar uma mensagem informando sobre a prorrogação dos eventos de SST e momentaneamente não será possível efetuar esses cadastros.

Mensagem que será apresentada:

O eSocial prorrogou os eventos de SST das empresas do primeiro grupo para 01/2020. Acreditamos que esses eventos vão sofrer muitas alterações e por esse motivo desabilitamos esses cadastros no sistema.

Com essa proteção, o sistema não vai enviar os eventos do SST, antes do prazo, evitando assim erros, pois eles ainda podem ter alterações.

 

 

 


Ambiente de teste ou real - Andamento dos envios

Não seria ótimo no momento do envio dos eventos na Central eSocial, conferir se sua empresa esta configurada em ambiente de testes (Produção restrita) ou ambiente real (Produção).

Imagina o tempo que seria perdido enviando tudo em ambiente de teste para depois precisar refazer todo o trabalho!

Agora na central eSocial você já pode conferir essa informação, haverá uma coluna "Ambiente" onde serão demonstradas as opções Teste ou Real para indicar para qual ambiente os eventos estão sendo enviados.

 


Evento Aguardando geração em Remunerações e pagamentos 

Agora você pode acompanhar também na Central eSocial o status "Aguardando geração do arquivo", quando o sistema ainda estiver criando o registro do eSocial, após a criação o status mudará de acordo com a situação do arquivo, processado, processando com divergência ou aguardando retorno.

 


Aviso de evento não enviado na mesma referência do pagamento

Agora no momento da geração dos eventos de Remuneração e pagamento, o sistema já lista para você, se existe algum evento ainda não enviado na mesma referência do pagamento. Não é demais? 

O sistema irá apurar nas abas Remunerações e Pagamentos, Tabelas e eventos não periódicos e Agendados para envio e caso localize algum evento não enviado, o mesmo será listado no AVA. Ainda vai ser possível realizar o envio de todos os eventos listados marcando apenas uma opção. 

Enviar os arquivos acima: O sistema fará o envio de todos os eventos listados antes do envio do evento S-1299.

Ignorar os arquivos acima: O sistema segue no envio do S-1299 sem enviar nenhum dos eventos listados antes.

  



Limpar dados armazenados em Consultar Atividades

Agora será possível limpar todas as atividades na tela de Consultar Atividades, isso facilitará ainda mais a visualização das ocorrências.

 



Como resolver - Registros S-1200 e S-2299

Está cada vez mais rápido e fácil trabalhar com os sistemas da Alterdata. 

Você sabia que a Alterdata disponibiliza artigos que auxiliam você na solução de divergências dos eventos do eSocial?

Agora também na geração dos eventos S-1200 e/ou S-2299, caso retornem com status Processado com Divergência já será demonstrada a opção "Como resolver", que já irá lhe direcionar diretamente para o link com a dica. 

 

 


Controle/Exclusão de Certificados vencidos

A alteração de um certificado vencido ficou ainda mais dinâmica no sistema.

Agora na própria tela de visualização do Certificado, caso esteja vencido, você poderá excluí-lo ou editá-lo.

 


Controle de envio do S-2190 para Trabalhador sem vínculo

691 - Não deve existir evento de admissão parcial sem o correspondente evento de admissão cuja \"data da admissão\" seja anterior ou igual ao período de apuração da folha de pagamento.

Pensando nessa inconsistência, a Alterdata preparou uma novidade pra você!

No caso do envio do evento S-2300 de Trabalhador sem vínculo, o envio antecipado do evento S-2190 para esse tipo de categoria não é compatível com o S-2300, nesse caso poderá ocorrer essa divergência no evento S-1299.

Caso gere o S-2190 antes do S-2300 será exibida uma mensagem indicando que o sistema irá criar de forma automática o evento de exclusão S-3000 para o S-2190 e em seguida gerar o S-2300. Evitando assim a divergência citada.

 

 


SST - Cadastro

Em breve será necessário o envio das informações de Saúde e Segurança do Trabalhador ao eSocial, você sabia que o sistema está com novas opções para esse envio? Confere aí!

Agora na aba Funcionário você terá o módulo SST, onde já será possível antecipar o cadastro das seguintes informações:

          • Ambientes de Trabalho;
          • Treinamentos;
          • Treinamentos / Professores Responsáveis;
          • Fatores de Risco;
          • Equipamentos EPI;
          • Atividades Perigosas / Insalubres.

 

 


SST - Tabela de Ambientes de Trabalho -  S-1060

Nos eventos de SST também será necessário o envio dos ambientes em que os funcionários executam suas atividades. Nesse caso o envio será feito no evento S-1060. Pensando nisso, já está disponível para você realizar o cadastro e adiantar a sua configuração para geração futura desse evento.

 


SST - CAT/ Registro S-2210

Para envio do evento S-2210 se faz necessário o cadastramento das informações do CAT - Comunicação de Acidente de Trabalho. Ao acessar a opção também no módulo SST será habilitada a tela para seleção do funcionário e em seguida clicando em novo, será possível cadastrar todas as informações referentes a essa comunicação de acidente. Essa opção também está disponível no cadastro de funcionários.




SST - Cadastro de Treinamentos relativos ao Registro S-2245

Implementada a possibilidade de cadastramento do evento S-2245 - Treinamentos, capacitações, exercícios simulados e Outras anotações. 

No momento você já pode antecipar o cadastro dessa informação para a futura geração do evento.

 



SST - Cadastro de informações relativas ao Registro S-2240

Foi implementado os cadastros relativos ao Registro - S-2240 Condições Ambientais de Trabalho e Fatores de Risco. Você já poderá cadastrar de forma a adiantar a futura geração desse evento.

Será necessário realizar o cadastro dos fatores de risco em que o funcionário esta exposto na realização de suas atividades, assim também como os equipamentos de proteção individual que deverá estar utilizando e alguma atividade perigosa ou insalubre que venha a realizar.

A geração do evento estará disponível nas próximas versões. No momento você poderá adiantar o cadastramento

 


 

SST - cadastramento dos exames Toxicológicos/Registro S-2221

Implementada a possibilidade de cadastramento dos Exames Toxicológicos para geração do evento S-2221 - Exame Toxicológico do Motorista Profissional.

Ao realizar o cadastro do atestado e clicar em gravar, será questionado se o atestado possui exames, ao clicar em sim, será possível realizar o cadastramento das informações do Exame Toxicológico.

 



Geração do evento S-2210

Agora já é possível realizar a geração do S-2210 - Comunicação de Acidente de Trabalho!

O S-2210 é usado para comunicar situações de Acidente de Trabalho. Ele deve ser gerado mesmo que não haja afastamento do trabalhador de suas atividades laborais.

Deve ser enviado até o primeiro dia útil seguinte a sua ocorrência e em caso de morte, de imediato.

 

 


Descrição dos eventos gerados na Carga inicial Complementar

Olha que maravilha! Agora além do sistema demonstrar a quantidade, também demonstra a descrição dos eventos criados na geração da Carga Inicial Complementar.



Diferenciar alertas e erros na aba Ocorrência

Quando houver eventos que retornam com ocorrências e erros o sistema passará a exibir a diferença através da coluna Tipo, quando o ícone for em vermelho será um erro que deverá ser corrigido, caso seja amarelo será uma advertência e o arquivo poderá ser processado mesmo com a advertência.




Exibição de data e hora de envio dos eventos recebidos 

Agora podemos consultar a data e a hora de envio dos registros do eSocial!

Na "Central eSocial -  Andamento dos envios" ao clicar em "detalhes" de cada registro, serão demonstradas a data e hora do envio conforme protocolo gerado pelo eSocial.

Ps.: Data e hora serão demonstradas também para registros antigos que foram enviados a partir da versão WDP 6.12.65.0 e possuem os xmls de recebimento e retorno do lote armazenados na tabela wdp.esocial_lote.

 



Criação do S-2200/S-2205 para alteração do PIS 

Precisa alterar o PIS do funcionário, mas não sabe em qual evento do eSocial essa alteração deverá ser levada? 

Fique tranquilo, o sistema faz essa verificação e envia automaticamente o correto evento para você!!! 

O sistema verificará a data do histórico de alteração do PIS informada no cadastro do funcionário para definição de qual evento deve ser gerado.

- Para alterações efetuadas com data anterior a data de obrigatoriedade da 2° fase (eventos não periódicos) ou com mesma data de admissão do funcionário, o sistema fará a geração do evento S-2200 de 'Retificação' alterando no eSocial a informação original.

- Para alterações efetuadas com data posterior a data de obrigatoriedade da 2° fase (eventos não periódicos) o sistema fará a geração do evento S-2205. 

 


Paralisar observador

Ao fazer uma edição no xml, o observador passou antes de finalizar?

Com a opção 'Paralisar a execução do Observador do eSocial em todas as máquinas', será possível 'pausar' o observador até que o ajuste seja efetuado. 

Encontramos a opção em "Central eSocial - eSocial - Consultar atividades".

Marcada: O sistema não vai enviar nenhum evento para o eSocial e nem gerar novos eventos.

Desmarcada: O sistema faz a geração e envio normalmente dos eventos. 

Ps.: Se a opção estiver marcada em uma máquina que o WDP for finalizado, a opção será automaticamente desmarcada.

 

 


Envio dos eventos S-2299 e S-2399 na Central eSocial

Foi alterada a rotina de agendamento/gravação dos eventos S-2299 – Desligamento e S-2399 – Trabalhador Sem Vínculo de Emprego/Estatutário – Término!

Isto, para facilitar o entendimento do fluxo...

Eles deixarão de ser exibidos na aba de “Agendados para envio” para serem exibidos na aba “Remunerações e Pagamentos”.

 



SST - Ajustes

Estamos realizando vários ajustes para atender aos eventos de SST!!! Vejam só!

          • Foram retirados do sistema alguns campos que não serão mais utilizados para geração dos eventos de SST.

          • Retirada a aba Ambientes de trabalho no cadastro do Departamento.

          • Retirado os ícones para cadastros de Riscos e Materiais no menu tabelas.

          • Retirado o cadastro de Unidades de Atendimento no lançamento de exames pelo cadastro de funcionário,

          • Retirado o vínculo de fatores de risco no cadastro de funcionário. 

 

 


Carga inicial complementar

Sabia que agora é possível realizar novamente a geração dos eventos inicias (primeira e segunda fase)? 

Ao realizar pela primeira vez a carga inicial da empresa, o sistema verificará  todos os eventos que devem ser criados e fará a geração destes.

A partir desta versão, ao tentar realizar a carga inicial de uma empresa que já tenha passado por este procedimento anteriormente, o sistema fará uma comparação de todos os eventos que deveriam ser criados e todos os eventos que já constam na central eSocial. Caso identifique que falta algum evento, o sistema fará a criação deste. 

 


Novo status 'Falha na consulta'

Para facilitar mais ainda a análise de problemas, criamos o status 'Falha na consulta'!!!

Esse status será apresentado quando o certificado que for consultar o lote for diferente do certificado que enviou.

Ex: Foi enviado o lote com o certificado X, o usuário mudou o certificado para o Y, ao consultar o lote com o certificado Y o sistema vai colocar esse status nos eventos.

 

 

 


Configuração e alteração de certificados pela Central eSocial

Na "Central eSocial - eSocial - Certificados". Será possível fazer a vinculação de um novo certificado para empresas que já geraram a carga inicial!!!

Anteriormente só era possível vincular um novo certificado pelo Wizard de geração da carga inicial.

 


Simplificando o cadastro de certificados

No cadastro foi adicionado um 'clique aqui' que irá direcionar para um link que ensina como deve ser configurada a procuração digital no portal do eCac. 

 



Encerramento de atividades da empresa no eSocial

Você sabia, que assim que a empresa encerra suas atividades, essa informação precisa ser transmitida ao eSocial, juntamente com o encerramento dos registros outrora enviados?

Fique tranquilo! A partir de agora o sistema dispõe de um recurso que faz isso automaticamente!!!

Ao acessar a Central eSocial, a aba eSocial será habilitada, ali, acesse "Demais eventos" >> opção 'S-1000/S-1005 - Encerrar atividades da empresa'. 

Esta opção tem por objetivo reenviar todos os eventos de tabela (S-1000 a S-1080) que já foram aceitos pelo eSocial, incluindo nestes uma data final de validade.

- Encerramento de empresa matriz ou estabelecimento único

Ao realizar o encerramento de uma empresa matriz ou estabelecimento único para o eSocial, o sistema enviará todas as tabelas iniciais (S-1000 a S-1080) com uma data final de validade, encerrando assim as informações dessa empresa no eSocial, inclusive suas filiais.

- Encerramento de empresa filial

Ao realizar o encerramento de uma empresa filial para o eSocial, o sistema enviará um novo evento S-1005 informando neste uma data final de validade, encerrado assim, apenas a informação desta filial no eSocial.

 

O sistema só irá permitir a seleção de empresas que possuam data fim de atividade no PHD >> Cadastro >> Empresas >> Complementar

Informações técnicas:

A data fim de validade será preenchida no grupo 'novaValidade'.



Exibição dos retornos do eSocial

Na Central eSocial - Andamento dos envios, quando houver resposta do ambiente do eSocial de um evento gerado serão exibidas as sub abas de retorno.

- O retorno de nível 1 do eSocial na sub aba 'Protocolo gerado' mostrará o recebimento do arquivo pelo eSocial.

- O retorno de nível 2 do eSocial na sub aba 'Retorno do eSocial' mostrará a resposta do recebimento do arquivo seja com as ocorrências para correção, ou avisos ou o recebimento com sucesso no eSocial.

Data de início da obrigatoriedade

Em Empresa - Empresa - aba eSocial, ao mudar a data de início da obrigatoriedade da empresa para uma data anterior a atual por exemplo: Esta 08/2018 para 06/2018 com a carga eSocial gerada, o sistema irá gerar o evento de cadastro e os eventos de tabela que foram enviados anteriormente e processado (S-1000, S-1005, S-1010, S-1020, S-1030, S-1050, S-1070, S-1080) com a nova data validade no caso do exemplo 06/2018. 

 

 



Status ‘Revogado’ para Certificados

Foi criado o status "Revogado" que será exibido quando o certificado estiver revogado pela certificadora, se o certificado possuir este status não será realizado envio e recepção de dados do eSocial.

 

Reprocessar para eventos S-1200 e S-1210

Será habilitada a opção "Reprocessar" para os eventos S-1200 e S-1210 que tiverem com os status "Processado com erros" e "Erro de estrutura no xml".

Serão excluídos os eventos S-1200 e S-1210 com os status "Processado com erros" e "Erro de estrutura no xml" ao anular o processamento de folha, folha complementar, férias, 1ª e 2ª parcela de décimo terceiro e rescisão complementar. 

 



Pesquisa de eventos por parte da descrição

Foi implementada a pesquisa por partes. Por exemplo:

Ao digitar o número '05' na pesquisa será demonstrado todos os campos que contenham o valor '05' ou para a pesquisa 'afastamento' parte da ao informar a palavra 'afast' será demonstrado somente os campos com conteúdo 'afast'.

 

Controle da opção ‘Enviar para o eSocial’

A opção "Enviar para o eSocial" será exibida apenas para trabalhadores com categoria eSocial 701, 711, 712, 721, 722, 723, 731, 734, 738, 741, 751, 761, 771 e 781. Realizada melhoria no hint da opção "Enviar para o eSocial":

Realizada também a melhoria no hint da opção "Identificar este trabalhador no RET pelo grupo de informações complementares do S-1200" :

 





Identificar este trabalhador no RET pelo grupo de informações complementares do S-1200

Implementada a configuração "Identificar este trabalhador no RET pelo grupo de informações complementares do S-1200”

- Esta opção só irá habilitar quando o trabalhador se enquadrar em alguma das categorias eSocial a seguir: 305, 308, 701, 711, 712, 741, 751, 781 e 903.

- Com esta opção "Marcada": A geração da segunda fase do eSocial, a inclusão e/ou a edição do cadastro do contribuinte NÃO gerará os eventos S-2300 e S-2306 Trabalhador Sem Vínculo de Emprego/Estatutário - Início e/ou Alteração contratual.

- O evento de remuneração (S-1200) destes trabalhadores levará o grupo  [infoComplem], para que o trabalhador seja identificado no RET.

 

 



Proteção no cadastro do autônomo

Foi incluída a validação e proteção de CEP inválido e proteção no campo 'Grau de Instrução' em branco no cadastro do contribuinte para evitar envio de dados obrigatórios sem preenchimento para o eSocial. 

 


S-1005 para empregador pessoa física sem CAEPF

Não será gerado o evento S-1005 para empregador pessoa física sem CAEPF e que possua obra própria (CNO).

Caso a empresa não tenha CAEPF e obra própria (CNO) o S-1005 da empresa será gerado com erro de estrutura sem a informação do CAEPF. 



Trabalhadores com processo de adiantamento

A partir desta versão, para trabalhadores que tiverem apenas o processo de adiantamento no mês, o evento S-1200 não poderá ser enviado e será exibido com a cor cinza, ao passar o mouse por cima do evento será exibido o hint "Trabalhador possui apenas adiantamento no mês, para enviar o evento realize os demais processos". Quando for enviado o S-2299 ou S-2399 e o trabalhador já tiver o S-1200 já gerado em Remunerações e pagamentos o mesmo deixará de ser exibido  quando o S-2299 ou S-2399 for processado.



Eventos importados na aba Remunerações e Pagamentos

A partir desta versão, ao importar eventos que foram gerados em outro sistema, estes serão listados na Central eSocial >> aba Remunerações e Pagamentos!

Além disso, foi criado na coluna "Tipo de processo" a informação "Importado de outro sistema". 

 


SST - Integração com PeopleNet

Você está preparado para o envio dos SST's?

Sabia que para este envio, agora o sistema Departamento Pessoal integra com o sistema PeopleNet?

O Peoplenet será utilizado para a elaboração da ficha médica dos funcionários, e para atender o eSocial na melhor elaboração das informações de Saúde e Segurança do trabalhador. 

Para isso, foi criada a opção "Integração com PeopleNet", em menu de aplicação >> Configurações Opções >> Aba Outros. Quando marcada, vamos habilitar no cadastro da empresa >>  aba Configurações, a Sub Aba Integração PeopleNet. Através dessa aba será possível gerar a Carga inicial para enviar ao site da PeopleNet. Os envios serão feitos de forma automática.

Serão enviados os cadastros abaixo:

Funções:

          • Código

          • Nome

          • Descrição profissiográfica

          • CBO

Departamentos/Setores:

          • Código

          • Nome

Funcionários:

          • Cpf

          • Matrícula

          • Pis

          • Nome

          • Sexo

          • Data de Nascimento

          • Admissão

          • Situação

          • Departamento/Setor

          • Função

          • Rg

          • Emissor Rg

          • Data de Expedição Rg

          • Uf Rg

          • CTPS

          • Série CTPS

          • Emissão CTPS

          • Uf CTPS

          • Nome Mãe

          • Nome Pai

          • Tipo de Logradouro

          • Descrição Logradouro

          • Número Logradouro

          • Complemento

          • Bairro

          • Cep

          • Cidade

          • UF

          • Telefone

          • e-mail

          • Informações de deficiência

Sempre que forem alterados esses campos, o sistema também vai fazer a integração para atualizar essa informação. 



Criada a aba 'Necessário para' nos detalhes do evento

Criada a aba 'Necessário para' nos detalhes do evento, nesta aba serão demonstrados para quais eventos o evento em questão é necessário, não permitindo excluir o evento caso ele seja necessário para outro evento.

Exemplo: Evento S-1020 é necessário para o evento S-1200, ao tentar excluir o S-1020 o sistema não irá permitir pois o mesmo é necessário para o S-1200.



Melhorias na Central eSocial

Deixamos a Central eSocial mais intuitiva e com vários recursos que facilitarão no acompanhamento e conferência dos eventos enviados ao eSocial!

Confira abaixo o detalhamento dessas novidades:

A aba 'Não agendados' foi dividida em duas novas abas 'Remunerações e Pagamentos' e 'Tabelas e eventos não periódicos'. Na 'Remunerações e Pagamentos' foram adicionadas as colunas 'Progresso' e 'Indicativo'. Progresso: demonstra o progresso dos envios dos eventos periódicos. Indicativo: demonstra se é Mensal ou 13°. A coluna 'Status' vai apresentar quatro tipos: Aberto, Em fechamento, Fechado e Reaberto. Os registros passam a ser agrupados apenas pela empresa Matriz. A visualização dos eventos passa a ser por mês. Os links 'Demais eventos', 'Certificados','Monitor de atividades', 'Relatórios' e 'Como a central funciona' foram transformados em botões e serão apresentados no Menu de contexto na aba eSocial. A aba 'Tabelas e eventos não periódicos' não sofreu alterações, foi apenas separada.

Em Andamento dos envios , os filtros de exibição de eventos agora estarão agrupados ao lado do botão filtrar, o sistema irá aguardar até o grupo de filtro ser realizado (clicando em outro lugar na tela ou clicando em filtrar). Também foi criada a opção para agrupar por ocorrência que foi transformada em um botão na tela, a funcionalidade continuou igual. Também foi incluído botão que  permite a expansão da tela de forma que facilite o gerenciamento dos registros.

Em Remunerações e Pagamentos, foi criada uma barra de progresso para acompanhar os envios dos eventos periódicos.

Na aba eSocial foi incluído o botão 'Configurações de Agendamentos' que ao clicar vai direcionar para as configurações de agendamento dos eventos. Também foi criado um novo status de certificados 'Cadeia incompleta'. Esse status será demonstrado quando o certificado não estiver com a cadeia de certificados completa. Quando esse status for apresentado, será necessário reinstalar o mesmo.

Na tela de demais eventos ao clicar no link 'Saiba mais' vamos direcionar para um link na base de conhecimento. 

 

 

Conferência dos valores que foram enviados ao eSocial

Sempre pensando em facilitar a conferência de cálculos, incluímos o Pré-Fechamento

Na opção "Informações sintéticas" serão demonstrados os totais de todos os estabelecimentos (matriz, filiais e tomadores) divididos em "Base de cálculo da contribuição previdenciária normal", "Valor total da contribuição previdenciária dos segurados" (INSS) incluindo os valores de SEST/SENAT, valor total do salário família e valor total do salário Maternidade. 

Na opção "Contribuição previdenciária do segurado" serão demonstrados todos os funcionários e o valor de contribuição previdenciária (INSS) apurado pelo eSocial de cada um.

 



Localizador de diferenças

Incluímos também um localizador de diferenças que facilitará na localização das diferenças apontadas nos eventos "processados com divergência".

Aproveite mais uma de nossas implementações!

Ao informar a empresa matriz, a referência e filtrar, o sistema apura a base e o valor descontado de INSS e compara com a base e o valor calculado pelo eSocial de cada funcionário e contribuinte.

Ao marcar a opção "Buscar a possível rubrica da diferença" o sistema tentará localizar a rubrica com o valor exato da diferença encontrada.

Quando os valores estiverem diferentes, apresentará a conclusão "Divergente". Caso não seja possível apurar os valores, apresentará a conclusão "Não encontrado". Se os valores do sistema e do eSocial estiverem corretos, apresentará a conclusão "Igual".

Para demonstrar a base apurada pelo sistema, será demonstrado um grid com os eventos de adicionais e descontos do funcionário ou contribuinte que tenha incidência de INSS.



Confirmação da alteração da categoria eSocial do trabalhador

E as melhorias continuam!

Para sua segurança implementamos a tela de confirmação da alteração da categoria eSocial do trabalhador no sistema WINSS. A categoria eSocial é a chave do evento S-2300 e por isso não pode ser alterada no eSocial. Mas quando o autônomo tiver sua categoria eSocial alterada, o sistema gerará um novo S-2300 para levar esta nova categoria.

 



Criada uma proteção no cadastro de rubricas do sistema WINSS.

Você sabia que estamos  trabalhando incansavelmente, para que nosso sistema esteja  adequado ao eSocial?

Agora o sistema não permite gravar o evento (Rubrica) se a opção "Enviar para o eSocial" estiver marcada e o campo "Natureza tributária da rubrica para o eSocial" não estiver preenchido.



Ajuste na Central eSocial, aba Andamentos dos envios

Realizado ajuste na Central eSocialpara que no grid, na coluna 'Referência', demonstrar o formato AAAA, quando os eventos S-1200, S-1300, S-1280, S-1295, S-1298, S-1299 e S-3000 (quando a exclusão se tratar dos eventos S-1200, S-1300 e S-1280), se tratar de indicativo de apuração anual.

Exemplo de aplicação:

Foi realizar o fechamento dos eventos de décimo terceiro do ano de 2018, ao enviar o evento S-1299 para a aba 'Andamento dos envios', a coluna 'Referência' demonstrará o período 2018.

 


"CAEPF" na geração dos eventos S-1250 e S-1260

Implementado na geração do evento S-1250 - Aquisição de Produção Rural a verificação do campo "CAEPF" de empresas com classificação tributária 22 para atender o preenchimento do tipo de inscrição 3 - CAEPF. Implementado na geração do evento S-1260 - Comercialização da Produção Rural Pessoa Física a verificação do campo "CAEPF" de empresas com classificação tributária 21 ou 22 para atender o preenchimento do tipo de inscrição 3 - CAEPF. 

 


Contribuição Sindical Patronal para o eSocial

A partir do eSocial, a contribuição Sindical Patronal será enviada para o eSocial através do Evento S-1300.

 Este evento contém as informações das contribuições sindicais patronais e identificação das entidades sindicais pelo empregador.

Para o evento ser gerado deve-se imprimir a Guia de Contribuição Sindical Patronal no sistema e ao fazer isso o mesmo será agendado em Central eSocial > Agendamentos

Obs: 
¹ A opção "Recolhe contribuição sindical patronal" deve também estar marcada no cadastro da empresa.

² Para empresas matriz e filiais todas as contribuições ficam informadas em arquivo único, nesta situação caso possuam o mesmo sindicato patronal e mesmo tipo de contribuição os valores serão aglutinados no mesmo grupo  contribSind. 



Inclusão de data de efeito e retorno para S-2298

A fim de atender a geração das informações de Reintegração no eSocial, criamos novos campos para preenchimentos das informações!

Para habilitar a aba, basta marcar a opção "Reintegração" no cadastro do funcionário. A aba contém todos os campos necessários para a geração do evento S-2298 - Reintegração do eSocial.

 

 

 


Demonstração de incidências das rubricas

Para definir as incidências das rubricas, criamos a aba eSocial no cadastro da Rubrica.



Novos campos para atender ao eSocial

Você que tem trabalhadores rurais, incluímos campos no sistema para atender ao novo layout do eSocial!

Para acessar, vamos em Guias >> Produção Rural >> Produtores/Adquirentes.

O campo 'Forma de tributação da contribuição previdenciária' terá as opções:

          • Sobre a comercialização da sua produção

          • Sobre a folha de pagamento

O campo 'Informações judiciais' que deve ser preenchido quando o produtor/adquirente rural tiver processo para não retenção pelo adquirente, das contribuições incidentes sobre a aquisição de produção, ao enviar o S-1250 que tiver processo vinculado ao produtor rural o sistema irá criar o S-1070 referente ao processo judicial.  


Obs.: Incluímos também no Cadastro da empresa, aba eSocial essas opções. 

 


Barra de progresso dos envios do eSocial

Agora é possível acompanhar o progresso dos envios da Carga Inicial e da Segunda Fase!

Ao final do processos dos envios aparecerá uma tela de carregamento!

 

 




O campo 'CAEPF' no cadastro da empresa

Mais um campo inserido no sistema para facilitar sua rotina nos envios ao eSocial!

Se encontra em Empresa >> Empresa >> aba Geral.

Este campo será utilizado pelo eSocial para identificar o cadastro de atividade econômica da pessoa física. 

 


Consulta dos valores de FGTS dos funcionários e contribuintes enviados ao eSocial

Agora você pode conferir os valores de FGTS enviados ao eSocial diretamente pelo registro!

Para consultar, basta clicar no link "Detalhes" do registro processado (podendo ser S-1200, S-2299 e S-2399), e acessar a aba FGTS. 

Exibirá a base de cálculo e o depósito para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (evento S-5003).

 

 



Consulta dos valores de FGTS dos fechamentos enviados ao eSocial

Agora você pode conferir os valores de FGTS enviados ao eSocial diretamente pelo registro!

Para consultar, basta clicar no link "Detalhes" do registro processado (podendo ser S-1299 e S-1295), e acessar a aba FGTS. 

Exibirá a base de cálculo e o depósito para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (evento S-5003), trazendo a totalização dos recolhimentos para os trabalhadores.

 




Preenchimento automático dos dados da CTPS com o número do CPF do funcionário.

Para atender a Portaria nº 1.065 de 23 de setembro de 2019 ao gravar o cadastro do funcionário com o número correto do seu CPF, preenchemos o número da CTPS com os 7 primeiros dígitos do CPF e o número da série será preenchido com os 4 últimos dígitos do CPF.




AVA - Cadastro das rubricas para o Décimo Terceiro

Ao preencher a fórmula para o cálculo da primeira parcela de décimo terceiro, a AVA preencherá a fórmula para a segunda parcela. 

Ela fará este processo retirando a divisão por 2 e trocando a informação de EV 003 (1ª parcela) para EV 005 (2ª parcela) caso houver alguma destas situações.

 

 

 



Meu Gerente 

Fórmula sem proporção para Décimo Terceiro

Ao selecionar a opção Eventos 13º, tem como ver quais eventos que não tem as variáveis que definem e proporção para este cálculo em sua fórmula e essas variáveis são: 'N12', 'N2' e 'DT'.

 




Ordem de cálculo incorreta e Marcado como vinculado indevidamente

Para melhorar a identificação dos eventos que estão com a ordem do cálculo incorreta e dos eventos que estão com a vinculação marcada indevidamente, em Meu Gerente, ao selecionar a opção Eventos 13º, a pendência Eventos com ordem de cálculo incorreta ou marcada como vinculado indevidamente foi transformada em duas para facilitar as devidas correções.

Agora há uma pendência chamada Ordem de cálculo incorreta e outra chamada Vinculação indevida.

 


Nova pendência no gerente eSocial

Realizada melhoria no Gerente eSocial para exibir a pendência, "Rubrica sem código de incidência para o eSocial" quando a rubrica não possuir código de incidência informado em seu cadastro.

Ao clicar em 'Corrigir', o sistema direciona o usuário para a aba eSocial no cadastro da rubrica.

  

 

Pré análise 13º

Visualização dos eventos que poderão ser calculados para o Décimo Terceiro

É muito simples! Pois no módulo Pré-análise para Décimo Terceiro, há a tela de Eventos Calculados que demonstrará as rubricas que poderão ser calculadas para o Décimo Terceiro.

Nesta mesma tela, será possível remover as rubricas do cálculo de acordo com a parcela e o período selecionado e feita a remoção, o sistema lançará os eventos zerados no movimento individual.

 



Nova seleção por tipo na Pré-análise para Décimo Terceiro

Um dos pontos principais na preparação para o Décimo Terceiro é a realização da sua Pré-análise que já é um módulo conhecido, certo?

Mas, o que você não sabe é que ele, agora, traz novos tipos de consultas para trazer uma pré-análise mais completa, evitando erros nesse processo.

A pré-análise para Décimo Terceiro foi divida em três tipos, que são:

- Consulta eventos: que demonstra os eventos que poderão ser calculados, eventos fora do padrão, incorretos e sem fórmula;

- Avos e afastamentos: que demonstra os funcionários que perderam avos devido a afastamentos;

- Configurações de 13º: que demonstra as configurações gerais de 13º e da empresa selecionada.

 

 

 


Novas possibilidades de cálculos para as rubricas do Wdp

Para mais possibilidades de cálculos para as rubricas, há novas variáveis que buscam o valor da rubrica no mês anterior apurando de maneira separada, cada processo como folha, férias, décimo terceiro primeira parcela e décimo terceiro segunda parcela.

Essas variáveis são:

EA - Buscará o valor da rubrica no mês anterior ao processo.

EAF - Buscará o valor da rubrica no mês anterior dentro do processo de folha.

EAFE - Buscará o valor da rubrica no mês anterior dentro do processo de férias.

EADT - Buscará o valor da rubrica no mês anterior dentro do processo de 13° segunda parcela.

EADTA - Buscará o valor da rubrica no mês anterior dentro do processo de 13° primeira parcela.

 


Pedido de Vale Transporte com mais informações

Para trazer um sistema completo e eficiente na otimização das rotinas de um escritório, temos não somente o relatório do pedido de Vale Transporte, mas também a geração do arquivo para esse pedido.

E, agora, temos como levar ainda mais informações para esses processos, como o número de matrícula do funcionário junto à fornecedora do vale transporte.

Ele será informado no cadastro do funcionário, na aba 'Informações Adicionais', sub-aba Passagens, no campo Número da Matrícula.

E para que a matrícula saia no arquivo e no relatório de Pedido de Vale Transporte, temos que vincular as variáveis 'NR_MATRICULA_VT' e 'NrMatriculaVT', respectivamente.

 

 



Apurando a semana seguinte para cálculo do desconto do Descanso Semanal Remunerado

Com essa nova configuração no cadastro da empresa, o sistema verificará a semana seguinte à semana da falta para apurar a perda do domingo e do feriado, se houver, na folha do período que ocorreu a falta.



Afastamento na Integração com o PeopleNet

Agora na integração com o PeopleNet, ao ser lançado um afastamento no sistema, será enviada a situação para o PeopleNet, não é incrível? As situações podem ser:

          • Férias:

          • Afastado;

          • Afastado pelo INSS;

          • Aposentadoria por invalidez.

O sistema irá considerar para integração do afastamento, o campo Motivo eSocial. 


 

Contrato intermitente - Licença Maternidade

Foi implementado para que no processamento da folha de intermitentes o sistema gere os valores de licença e prorrogação da licença maternidade, mesmo que para estas funcionárias não exista convocação no período do afastamento.

Por exemplo: Funcionária sem convocação lançada, mas com afastamento especial de licença maternidade de 15/07/2019 até 11/11/2019, ao processar as folhas de pagamento deste período, será pago para essa funcionária sua licença maternidade.



Campo Demissão no cadastro de Contribuinte

Agora no cadastro de contribuintes no WINSS é possível incluir uma data de demissão. Este recurso visa cumprir a obrigação de enviar essa informação ao eSocial quando houver um desligamento de um Autônomo ou Sócio.

 

 


Detalhamento da Função

Você tem funções que necessitam de detalhamento porque existem outras no cadastro com finalidades parecidas? 

Saiba que agora é possível colocar detalhes na função que o funcionário exerce. Esse é um excelente recurso para lhe ajudar a identificar as atribuições dos colaboradores que estão alocados a esta função.

 

 



Folha dinâmica

Agrupamento de funcionários por departamento, função e situação

Quando se tem muitos funcionários vinculados a empresa, ter um bom filtro faz toda a diferença! Por isso desenvolvemos mais formas de agrupamento na Folha Dinâmica.

Agora é possível agrupar os funcionários da seguinte forma:

          • Por departamento

          • Por função

          • Por Situação (Ativos, demitidos, afastados e admitidos no mês)

Obs.: A opção é disponibilizada ao clicar com o botão direito do mouse sobre o nome de um dos funcionários.


  


Busca de funcionários em todas as empresas

Com a chegada do eSocial algumas verificações não podem passar despercebidas, não é verdade? Pensando na quantidade de verificações que o usuário precisa fazer ao fechar a sua folha, desenvolvemos uma busca que facilitará a verificação de funcionários com Múltiplos Vínculos e que estejam em mais de uma empresa na base.

Ao clicar na lupa de localização, marque a opção "Pesquisar em todas as empresas".

 

 



Registro de empregados por "Ordem alfabética"

A ordenação de um relatório pode tornar o seu trabalho bem produtivo, pensando nisso, colocamos a possibilidade do Registro de empregados ser gerado por "Ordem Alfabética".  Basta marcar a opção antes de concluir o relatório. Quando não marcada a nova opção, a ordem de emissão permanecerá por código do funcionário.

 




Novos campos no cadastro de departamentos

Você está sabendo que agora é possível configurar o CAEPF e o tipo CAEPF para o departamento? 


A descrição 'CAEPF' foi incluída na opção 'Tomador/Obra/Construção Civil/CAEPF' e foi implementado no cadastro do departamento os campos 'CAEPF' e 'Tipo CAEPF' para que o usuário do sistema possa, se for necessário, configurar o departamento com essas informações.


Foram feitas alterações na Central eSocial, pois esse novo recurso vai impactar nos envios dos eventos S-1005, S-2200, S-2206, S-1250, S-1260, S-1200, S-2299 e S-2399.

 

Obs.: O campo já vem preenchido com o e-mail informado no cadastro do usuário.



Nova opção na aba Configurações dentro do cadastro da empresa no sistema DP

Implementado a opção 'Calcular verbas rescisórias para contrato intermitente sem convocação no mês do desligamento' para o usuário definir se ele opta ou não em pagar as verbas rescisórias mesmo que não exista convocação no mês. A configuração será utilizada apenas para as verbas de décimo terceiro e férias.

Quando a opção estiver marcada, será calculado décimo terceiro e férias (apenas 1 avo) para o funcionário intermitente que não tenha convocação no mês do desligamento.

Quando a opção estiver desmarcada e não tendo convocação no mês do desligamento, não serão calculadas essas verbas.

Observação: Existindo convocação no mês do desligamento sempre vamos calcular um avo de décimo terceiro e um avo de férias.

Também foi implementada a geração e emissão da rescisão sem valores para os funcionários intermitentes. Quando a rescisão não possuir valores, o sistema gravará a data de desligamento no cadastro funcionário, o histórico para anulação do processo e exibirá este funcionário na lista de emissão do TRCT.

 

 


AVA integrando com o cadastro de funcionários

Sim a Assistente Virtual Alterdata passa a ver quem esta no eSocial, quem não está e pela data de admissão deveria estar, mostra se o funcionário esta afastado o início e fim do afastamento e até quando esta demitido. Tudo isso de acordo com o envio de cada evento específico!

Ela irá demonstrar eventos individuais dos funcionários e irá separá-los por abas:

'Admissão' (S-2200,S-2300), 'Desligamento' (S-2299,S-2399,S-2250) ,'Afastamento temporário' (S-2230) ,Alterações contratuais (S-2206) e Alterações cadastrais (S-2205).

Para acessá-la foi criado um botão no cadastro de funcionários chamado 'Mostrar detalhes do eSocial'

 



Folha - Anulação de Processos

Ao tentar excluir um histórico 'Em aberto' :

- devido a processo de folha interrompido (algo interrompeu a sua conclusão) ou processo de folha sendo executado no momento pelo caminho 'Folha - Cálculo da Folha' seja exibido um alerta para confirmar antes se de fato deve excluir.

- devido a processo de folha sendo executado pelo recurso 'Rotinas automáticas' a exclusão não seja permitida. 




Proteção no cadastro de Rubricas

Para rubricas do tipo 'Pensão alimentícia' demonstraremos para incidência de imposto de renda apenas os códigos 51, 52, 53, 54 e 55 (conforme layout eSocial), quando a natureza da Rubrica for '9213 - Pensão Alimentícia'.

51 - Pensão Alimentícia - Remuneração mensal

52 - Pensão Alimentícia - 13º Salário

53 - Pensão Alimentícia - Férias

54 - Pensão Alimentícia - PLR

55 - Pensão Alimentícia - RRA 

 


Bloqueio de Cálculo quando possuir histórico ‘Em aberto’

Implementamos esse controle, a fim de impedir continuar o processo caso existam históricos 'Em aberto' para a empresa por:

 

- Processo sendo executado no momento por outro usuário em Folha - Cálculo da folha

- Processo sendo executado no momento em Rotinas Automáticas

- Processo de folha interrompido por erro 

 

  



Mudança no site do MTE, na consulta do PIS 

Opsss..... o site do MTE teve mudanças,  com isso não estamos conseguindo consultar o PIS de forma automática, mas fique tranquilo, realizamos a proteção em Funcionário - Funcionário - Aba Documentos - Campo PIS/PASEP. Quando você informar o número do PIS o sistema vai apresentar uma mensagem da AVA direcionando  para fazer a consulta de admissão especial manualmente no site do MTE.

Desta forma, você consegue ver a situação na hora, sem gerar erros futuros.

 

 



Proteção Cadastro de Treinamentos e professores  

Já pensou alguém poder excluir alguma informação que foi veiculada em outro cadastro? Imagina a dor de cabeça!  A Alterdata já pensou nisso, e criou a uma proteção para não deixar excluir, o cadastro dos Treinamentos e professores que já estiverem vinculados a algum funcionário, lá em Funcionário - SST - Treinamentos.

Quando alguém tentar excluir o sistema vai apresentar uma mensagem, informando que o cadastro não pode ser excluído, pois já possui vínculo cadastrado.

 

 

 


Opção ‘Trabalhador Inativo’

Veja que recurso incrível! Foi criada a opção "Trabalhador Inativo" para trabalhadores com categoria eSocial de Contribuinte Individual, ou seja, categorias 701, 711, 712, 721, 722, 723, 731, 734, 738, 741, 751, 761, 771 ou 781.

Essa opção facilitará no caso de contribuintes que não estiverem prestando serviço na empresa, impossibilitando que a folha deles seja processada. Evitando assim que estes sejam enviados indevidamente ao eSocial.

 

 



AVA - Reconhecimento de usuário

Agora a AVA já está preparada para armazenar as mensagens por usuários, evitando assim que haja uma repetição na apresentação das mensagens ao acessar determinada aba do sistema.

  


Recibo de Pensionista junto do TRCT

Agora já é possível gerar o recibo de pensionista junto ao ‘TRCT - Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho’. Veja como ficou fácil!

Basta no momento da impressão do TRCT marcar a opção "Pensão".

 

 



Conferência Múltiplos Vínculos

Não seria ótimo  termos uma conferência de Múltiplos Vínculos? Imagina o tempo que seria perdido em consultar todos segurados.

Agora o sistema passa a exibir apenas segurados com ocorrência de múltiplo vínculos também exibirá no momento da seleção do código de a situação do segurado.

           

 



Mostrar aviso referente ao caput do art. 488 da CLT

Você sabia que agora poderá mostrar aviso referente ao caput do art. 488 da CLT na geração do aviso prévio?

É isso mesmo! 

Quando estiver marcada (padrão): em Rescisão – Aviso Prévio/Dispensa, o sistema vai habilitar o campo 'Tipo de redução do aviso' com as opções 'Redução de duas horas diárias' e 'Redução de dias corridos', quando o Tipo de aviso for 'Trabalhado' e o Quem solicita o aviso, a 'Empresa'.

 

 


Código de incidência de INSS da Rubrica calculada no eSocial

Em Folha - Folha Dinâmica e em Central eSocial - Remunerações e Pagamentos - Ver valores  será demonstrado o código de incidência de INSS da Rubrica calculada no eSocial. Sendo assim, quando a empresa tiver feito os envios iniciais para o eSocial e realizar o processamento de folha/rescisão/férias/décimo terceiro, na folha dinâmica ou no detalhes da remuneração será exibida a coluna INSS eSocial e esta coluna será alimentada sempre com a informação atual da incidência da rubrica em seu cadastro, caso seja alterada a incidência durante o processamento a coluna será levada com a informação que está hoje na rubrica.

Ps.: Em processos de estagiário sempre será levado o valor 00 na coluna, pois mesmo as Rubricas padrões como '001 - Salario Base' quando utilizadas para processos de estagiário, são enviadas com incidência 00 de forma específica para esta categoria.


 

 


Alternar entre o lançamento de minutos e horas

Agora tanto ao lançar, quanto ao editar um evento de quantidade seja permitido alternar entre o lançamento de minutos e horas.

Inicialmente o botão de alternar lançamento vai demonstrar a última opção de lançamento cadastrada, utilizando a mesma forma do 'Lançamento por funcionário' e só será habilitado o campo de quantidade quando na fórmula do evento constar variável para lançamento de quantidade como QT.

 

 

 


Processo judicial para rubricas do WINSS

Pelo sistema Departamento Pessoal, agora é possível incluir rubricas do WINSS em processos judiciais!!!

Em "Empresa - Empresa - Configurações - Informações Judiciais e Administrativas" podemos vincular rubricas do WINSS em processos com os motivos: "Não incidência de INSS - Rubrica", "Não incidência de FGTS - Rubrica", "Não incidência de IRRF - Rubrica" e "Não incidência de Contribuição Previdenciária Patronal - Rubrica". Essas rubricas serão demonstradas com a origem "WINSS". 

 


Não incidência de INSS na rubrica do WINSS

Você sabia que mesmo cadastrando o processo judicial no WDP, se informar uma rubrica do WINSS, esse processo será considerado lá também?

Quando existir rubrica do WINSS vinculada ao processo judicial para não incidência de INSS, ao gerar os processos de remuneração em "Processos - Cálculos", o valor da rubrica que possui processo judicial não será considerada como base de cálculo do INSS. 

 


Histórico de alteração do PIS

A partir desta versão, o sistema passa a armazenar o histórico do PIS do funcionário!!!

Em "Funcionário - Funcionário - Documentos", criamos o campo 'Histórico de Alteração do PIS'. Através deste campo o sistema passa a guardar o histórico de alteração do número do PIS/PASEP.

 

 


Histórico do Lançamento com data do último dia do mês

Ao marcar a opção 'pagamento' no módulo de integração contábil, o sistema levava o histórico destes lançamentos com base na data de pagamento. Agora é possível definir se a data do histórico será gerada com base no mês da referência ou no mês do pagamento!!!

O campo 'Data utilizada no histórico', foi criado em "Contábil - Exportar"

Esse campo só será habilitado quando a opção 'Pagamento' estiver marcada e só influenciará nos lançamentos de pagamento



Importar movimento - Disponibilização de variáveis

Inserimos para importação de movimento variáveis que não eram importadas antes!!!

Em "Ferramentas - Importador de Movimento". 

Foram disponibilizadas variáveis para importação das informações obrigatórias dos contribuintes ao eSocial. 

Variáveis criadas:

          • Sexo (M/F) - Para informar o sexo do contribuinte

          • Raca/Cor - Para informar a Raça/Cor do contribuinte

          • Grau de Instrução - Para informar o grau de escolaridade do contribuinte

          • Código país de nascimento - Utilizado para informar o país de nascimento e o país de nacionalidade do contribuinte

          • Número da CTPS

          • Série da CTPS

          • UF de emissão da CTPS

          • Órgão emissor do RG/RNE

          • Número da CNH

          • UF do emissor da CNH

          • Data de validade da CNH

          • Categoria da CNH

          • Categoria eSocial - Para informar a categoria eSocial do contribuinte

          • Tipo de logradouro do endereço

          • Número do logradouro

          • Código da função - Para informar a função do contribuinte

          • Município de nascimento

          • UF de nascimento

          • Tipo de salário contratual - O usuário deve informar no arquivo: Mensal, Quinzenal, Semanal, Horista, Diário, Tarefeiro ou Outros/Não aplicável. Ou apenas a inicial de cada tipo de salário: M, Q, S, H, D, T ou O.

          • Valor do salário fixo: Esta variável preencherá o "Valor Remuneração" da aba dados complementares do cadastro do contribuinte

          • Tipo de salário descrição: Campo de preenchimento livre com até 90 caracteres, que deverá ser utilizado para os contribuintes com tipo de salário contratual Tarefeiro ou Outros/Não aplicável

          • Identificar no RET pelo S-1200 - Preencher com "S" para marcar a configuração e com "N" para mante-la desmarcada

          • Código da lotação/Departamento

Variável alterada:

          • A variável RG foi alterado para RG/RNE 

 


Obrigatoriedade de vínculo da rubrica para pensionistas

Criamos uma proteção, para gravação de dependentes com pensão!!!

Em "Funcionário - Dependente", para que a gravação do cadastro de dependente pensionista seja concluída, será necessário informar a rubrica de pensão vinculada ao cadastro.



Aba eSocial no cadastro de rubricas do sistema WINSS

E as melhorias para facilitar as configurações e envios para o eSocial não param!

Agora a melhoria foi no cadastro de rubricas do sistema WINSS!

Implementamos a aba eSocial com a demonstração das incidências das rubricas de acordo com o layout do eSocial. 



"Copiar movimento anterior de autônomos mesmo com movimentação" no sistema WINSS

Em Ferramentas - Opções - Processamento da Folha foi implementada a configuração "Copiar movimento anterior de autônomos mesmo com movimentação". Com esta opção marcada, mesmo que na referência já exista movimento para algum autônomo, o sistema copiará o movimento anterior para os autônomos que não possuem movimento nesta referência do processamento.

Exemplo:

Movimentação em Novembro de 2018:

Autônomo 01: Remuneração: 3.500,00

Autônomo 02: Remuneração: 2.500,00

 

Movimentação em Dezembro de 2018:

Autônomo 02: Remuneração: 4.500,00

Ao processar a folha de dezembro, o sistema processará da seguinte forma:

Autônomo 01: Remuneração: 3.500,00 (puxará o valor de novembro)

Autônomo 02: Remuneração: 4.500,00 (usará o valor do movimento de 12/2018)

 

 

 



Detalhamento do cálculo do INSS no Cálculo de férias

Em Férias - Cálculo de férias, o sistema passa a exibir o detalhamento do cálculo do INSS na parte inferior da tela de processamento.

 


Proteção no cálculo de dissídio

Foram criados os campos 'Data Vigência', 'Data Assinatura' e 'Tipo de Dissídio' para evitar que as tags do evento S-1200 relacionadas ao dissídio não sejam preenchidas, pelo lançamento manual das rubricas de diferença.

Controle de recusa a fazer exame toxicológico

Foi criada a opção 'Houve recusa' para indicar que o funcionário se recusou a fazer o exame toxicológico. A opção será apresentada quando for marcada a opção de Exame toxicológico.

 

 


Auditoria - Controle de Cancelamento de agendamento

Quando houver algum cancelamento de agendamento na Central eSocial este será listado na auditoria do sistema com o tipo exclusão.

 

 


Controle das opções "INSS por data base" e "Cálculo do INSS sobre o total das férias"

A Alterdata está sempre pensando em facilitar a sua rotina! Nessa versão o sistema irá efetuar automaticamente as configurações de INSS nas férias para atender ao eSocial, essas opções não poderão ser alteradas para não causar diferenças na DCTFweb. Foi incluído um log na abertura do sistema e no processamento das férias. Caso haja a tentativa de alteração dessas opções, será demonstrada uma mensagem indicando um artigo explicativo no centro de aprendizagem Alterdata.

Obs: O log do processamento de férias será apresentado uma vez por usuário.

 


Tipo de contribuição previdenciária para geração de GPS rural

Implementado em Guias - INSS/GPS  - Valor Rural a verificação do tipo de contribuição previdenciária informada no produtor rural para geração da GPS Rural. Desde de janeiro/2019, o produtor rural pode optar pelo recolhimento da parte patronal sobre a folha de pagamento para não ser calculado sobre a comercialização da produção pela empresa adquirente. Na apuração da GPS Valor Rural, o módulo verificará a forma de tributação do produtor rural no lançamento efetuado em Guias - Produção Rural.

Se estiver sobre a comercialização: o valor será considerado para este produtor como base de cálculo da GPS Valor Rural.

Se estiver sobre a folha de pagamento: o valor não será considerado para este produtor como base de cálculo da GPS Valor Rural. 


 

Proteção na exclusão de lotação tributária 

Em Empresa - Lotação tributária não será permitido excluir o cadastro de lotação tributária que esteja vinculada a algum estabelecimento, ou que já tenha o evento S-1020 aceito pelo eSocial. Ao tentar realizar

 

  




Consulta rápida de informações da empresa

Agora é possível consultar diretamente pela Central eSocial as informações de Início da obrigatoriedade e ambiente informados no cadastro da empresa.

Basta acessar a Central eSocial >> Informações da empresa.

Estes campos são apenas para consultas, para alterar estas informações deve acessar o cadastro da empresa.





 

Histórico de jornada de trabalho

Foi incluído o campo 'Histórico de jornada de trabalho' que irá armazenar as trocas da jornada de trabalho, esta informação será integrada com o sistema WPONTO para controle das movimentações. O sistema irá demonstrar como jornada atual a jornada com a data mais atual.  

 



 

Preenchimento automático do campo tipo em Lançamento por Funcionário

E as melhorias continuam!

Ao abrir o lançamento por funcionário o campo "Tipo" será preenchido com o mesmo tipo de processo da aba e o campo "Período" será preenchido com a referência atual.



  

Alteração da nomenclatura da rubrica 501

Na abertura do sistema para a versão 6.12.69 a rubrica 501 - Décimo Terceiro Indenizado teve o nome alterado para "Décimo Terceiro Proporcional" para ficar de acordo com as nomenclaturas do Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho e Natureza tributária para o eSocial.



  

Percentual de Pensão nos relatórios

Implementando a variável 'PercentualFuncionario' e incluindo no rtm padrão ReciboDependente.rtm. A variável exibirá como percentual de pensão, o valor informado na vinculação do evento de Pensão alimentícia no cadastro do funcionário. A variável utilizada anteriormente 'Percentual' (que exibe o percentual de recebimento) permanecerá disponível para edição. 



 

Controle do código do município da empresa

O campo Cod. Município ficará desabilitado e será preenchido com o mesmo código do município informado no cadastro da empresa no PHD. Para efetuar alteração deve alterar a cidade no cadastro da empresa no PHD.

 

 

 

 




Alteração Contrato de Trabalho

Mais uma melhoria no sistema para atender ao eSocial!

Os tipos de contrato foram alteradas para:

1 - Contrato de trabalho por prazo indeterminado/Experiência.

2 - Contrato de trabalho por prazo determinado, definido em dias.

3 - Contrato de trabalho por prazo determinado, vinculado a ocorrência de um fato.

Além disso, implementamos o campo 'Dados referentes ao contrato por prazo determinado' para que seja possível indicar neste o objeto de contratação do funcionário. Este campo só será habilitado quando for selecionado o tipo de contrato 3.

 


Cláusula Assecuratória  no cadastro do funcionário

Está bem mais fácil informar o contrato com cláusula assecuratória no sistema!

A opção se encontra em Funcionário >> Funcionário >> Dados Contratuais >> Admissão. 

 



Módulos - DP



DIRF 2019

Para atender às exigências previstas na Instrução Normativa RFB nº 1.836 e layout DIRF 2019, além da alteração do ano-base e código verificador, também foi feita uma alteração na estrutura do registro de identificação do declarante pessoa física, foram acrescentados novos campos referentes a declarante falecido. 

Os campos serão gerados com conteúdos fixos no arquivo, mas será possível alterá-los no validador DIRF ao importar a declaração, caso seja necessário. 

 

 

Informe de Rendimentos

Já está sabendo da super novidade sobre o informe de rendimentos ?  Não ? Mas pode ficar tranquilo que vou te contar neste momento!

Agora as informações de plano de saúde no informe de rendimentos poderá ser gerado de duas formas, sendo elas: Mensal (eSocial) ou DIRF.

"Mensal (eSocial)" o sistema irá apurar os valores descontados no ano base vinculado ao Plano de Saúde Mensal (eSocial) localizado em Funcionário - Planos de Saúde.

Ao optar pelo plano de saúde da "DIRF" serão atualizados automaticamente os valores vinculados no plano de saúde da DIRF sem a necessidade de fazer através do módulo Plano de Saúde DIRF, uma vez calculado os valores do plano de saúde o sistema não irá recalcular ao gerar o informe de rendimentos novamente, este recalculo somente será possível através do módulo de plano de Saúde da DIRF.

 

 

INSS/GPS

GPS Rural

Agora ao gerar a GPS Rural podemos realizar a integração com o sistema  WGUIAS, pra isso, na geração da GPS basta informar o código do tributo de GPS no WGuias.

 

 

Diferenças salariais referentes ao 13º

Agora é possível controlar através da data da assinatura do dissídio ou acordo coletivo as diferenças salariais referentes ao 13.

Se a data de assinatura for igual ou anterior a 20/12 do ano-base, a diferença salarial de 13º será considerada na GPS 13º. Se a data de assinatura for superior a 20/12 do ano-base, a diferença salarial de 13º será considerada na GPS Dissídio.

 

 

SEFIP/GRRF

Comercialização de Produção Rural pelo ato declaratório Executivo CODAC/RFB nº 1/18

Em primeiro lugar você sabe o que é o Ato declaratório ? 

Calma a baixo tem uma dica esclarecendo tudo e principalmente onde impactou no sistema !!!!

O ato Declaratório Executivo CODAC/RFB nº 1/18 refere-se a comercialização da produção rural pessoa física. Sendo assim, nos casos de produtor rural pessoa física e empresa adquirente, a fins de aplicação da redução da alíquota da contribuição previdenciária de 2,3% para 1,5%, a partir de janeiro/2018. Sendo 1,3% ao INSS (1,2% Previdência Social e 0,1% GILRAT) e 0,2% ao SENAR de acordo com a Lei 13.606/2018

Para que pudéssemos atender ao ato Declaratório ao gerar o arquivo SEFIP, o valor de comercialização da produção rural pessoa física não será levado no arquivo. Este valor deverá ser lançado no validador SEFIP por entrada de dados e deverá ser marcada a opção "Informação Exclusiva Comercialização Produção e/ou Receita Evento Desportivo/Patrocínio" e informar no campo "Compensação" no validador o valor da multiplicação de 0,8% sobre a receita da comercialização.

 

  

Diferença salarial de 13º será considerada na SEFIP 650 se for gerada após 20/12

Agora o sistema diferencia a forma de recolhimento quando houver dissídio antes do dia 20/12 ou depois do dia 20/12.

Implementado em Obrigações Acessórias - SEFIP/GRRF a verificação da data de assinatura do dissídio/acordo coletivo para apuração dos valores de diferenças salariais referentes ao 13º. 

Se a data de assinatura for igual ou anterior a 20/12 do ano-base, a diferença salarial de 13º será considerada na SEFIP 13º. Se a data de assinatura for superior a 20/12 do ano-base, a diferença salarial de 13º será considerada na SEFIP 650.



Resumo Geral

Diferenças salariais referentes ao 13º

Agora é possível controlar através da data da assinatura do dissídio ou acordo coletivo as diferenças salariais referentes ao 13º.

Foi implementado em Folha - Outros Relatórios - Resumo Geral a verificação da data de assinatura do dissídio/acordo coletivo para apuração dos valores de diferenças salariais referentes ao 13º. 

Se a data de assinatura for igual ou anterior a 20/12 do ano-base, a diferença salarial de 13º será considerada na GPS e FGTS da competência 13.

 Se a data de assinatura for superior a 20/12 do ano-base, a diferença salarial de 13º será considerada na GPS e FGTS de Dissídio.



Rescisão Coletiva

S-2299 e S-2399 sendo gerados na aba Remunerações e Pagamentos. 

Devido aos registros S-2299 e S-2399 agora não serem mais gerados na aba de "Agendados para envio", e sim na aba de "Remunerações e pagamentos", adaptamos o nosso módulo de Rescisão Coletiva!!!

Em "Rescisão - Rescisão Coletiva", na rotina de agendamento/gravação dos eventos S-2299 – Desligamento e S-2399 – Trabalhador Sem Vínculo de Emprego/Estatutário – Término, onde eles deixarão de ser exibidos na aba de “Agendados” para serem exibidos na aba “Remunerações e Pagamentos”.


Relatório de Provisão Mensal + Ajustes

Agora no módulo de Rescisão Coletiva é possível inserir o indicador de cumprimento do Aviso Prévio. 

Este recurso atende uma exigência do ESocial e será muito importante! 


Wizard Eventos

Novas configurações para a importação das Rubricas

Agora além de facilitar sua rotina na criação de novas Rubricas, o sistema também irá preencher algumas configurações, que irão otimizar sua rotina de conferência.

Ao importar uma Rubrica da Biblioteca de Eventos Alterdata, ela já irá preencher o cadastro da mesma com as informações de 'Natureza Tributária da Rubrica para o eSocial' e 'Incidências para eSocial'.

Atenção!

          1. Importante sinalizar que a 'Natureza Tributária da Rubrica para o eSocial', só será preenchida no sistema se essa informação constar no cadastro da Rubrica na Biblioteca de Eventos Alterdata.

 

 

"Mudar incidências para o eSocial" no Wizard

Agora é possível editar ou consultar as incidências nas rubricas para o eSocial!

A opção se encontra em Folha - Eventos (Rubricas) - Cadastro - Editar - Wizard Edição Eventos.

Ao selecionar essa opção e avançar, o módulo demonstrará as incidências dos eventos (rubricas) de acordo com o layout do eSocial onde o usuário poderá realizar a edição dos códigos de incidência que influenciarão diretamente no evento S-1010 Tabela de Rubricas.




Integração DP x Contábil

Data de histórico

Pensando em facilitar a conferência dos lançamentos contábeis, foi incluído no módulo de integração o recurso de 'Data utilizada no Histórico'.  Agora você poderá escolher qual será a data que irá no histórico dos lançamentos integrados com a contabilidade. 

 

 

BI Departamento Pessoal 

Inclusão de colunas - Documentos Específicos

Conseguimos realizar a inclusão de colunas que retornam as informações de documentos específico do funcionário.

Olha só os dados que serão preenchidos no cadastro de Funcionários > Aba documentos > Específicos:

          • Expedição Carteira Habilitação

          • Vencimento Carteira Habilitação

          • Emissor da Carteira Habilitação

          • Categoria da Carteira Habilitação

          • Certificado Reservista

          • Série Certificado Reservista

          • Categoria Militar

          • Registro Órgão de Classe

          • Emissor Órgão de Classe

          • Expedição Órgão de Classe

          • Validade Órgão de Classe

 

 

Inclusão de colunas -  Matrícula do eSocial

Temos também uma melhoria para a inclusão de coluna que retorna com a Matrícula eSocial informada no cadastro do funcionário. 







Bank Folha


Processamento de Arquivo Remessa

Disponibilizamos um ótimo ajuste!

No processamento do arquivo remessa  será possível verificar os valores de pensão de quais processos foram gerados.








Ponto Eletrônico


Alteração de Dados Contratuais - Integração WDP

Mais uma novidade para adequação do nosso sistema as obrigações do eSocial! Agora o Ponto Eletrônico, integrado com WDP, ajuda no controle da geração dos Eventos S-2206 nos casos de alteração contratual e S-1050 quando houver edição do horário padrão e complementar.

Funciona da seguinte forma: No sistema de Ponto Eletrônico, quando realizarmos alteração através da aba "Dados Contratuais", ou alteração de horário (Informações da Folha ou No módulo Mais Opções - Edições em Lote) essas informações serão integradas com o sistema de Departamento Pessoal, gerando os devidos registros.

É importante observar que: O evento somente será gerado na tela de Agendamentos da Central eSocial (Departamento pessoal), caso o funcionário já possua o registro S-2200 gerado. Sobre o evento S-1050 (Alteração), somente será gerado se já existir o registro S-1050 processado, caso contrário, será gerado o S-1050 de inclusão.

Para a funcionalidade do Recurso é necessário que o sistema esteja configurado para integrar com o WDP.




Movimentos e Marcações - Integração WDP/Relação consolidada de ocorrência

Você sabia que estamos  trabalhando incansavelmente, para que nosso sistema esteja  adequado as novidades do eSocial e da reforma trabalhista!

Pensando nisso foi implementado em  Movimentos e  Marcações - Integração WDP/ Relação Consolidada de ocorrência, a possibilidade da exportação do crédito, débito e saldo anterior de banco de hora.

Por padrão o sistema levará marcado, apenas crédito e débito, visto que estes são eventos informativos de envio mensal e obrigatório para o e-Social.

Obs.: Os novos campos são apenas de caráter informativo, sendo assim, não deverá influenciar em valores na folha de pagamento.

Ainda, para o correto funcionamento do recurso, em 'Menu de aplicação - Opções do sistema-  Aba Eventos', deverá informar os códigos dos eventos para os respectivos campos (saldo negativo anterior, saldo positivo anterior, débito e crédito).

Acrescentamos um novo modelo de relatório consolidado por ocorrência, onde foi adicionado um novo modelo de relatório com o nome : "RelatorioOcorrencias_Paisagem.rtm”.




Seleção de Jornada de trabalho

Você sabia que estamos  trabalhando incansavelmente, para que nosso sistema, esteja  adequado as novidades do eSocial e da reforma trabalhista?

Pensando nisso foi implementado em Cadastro - Funcionário - Configurações individuais, a funcionalidade para seleção da jornada de trabalho, bem como um botão para a visualização do histórico das alterações do tipo de jornada do funcionário.

Lembrando que, se você trabalha integrado com o wdp da Alterdata essa informação já é traga de forma automática para o sistema ponto eletrônico.



Cadastro – Horários – Escala de Revezamento – Cadastros

Já ficou sabendo na novidade fresquinha que acabou de sair do forno ?

Agora temos a possibilidade de gerar relatórios de escala de revezamento por dentro do módulo, para isso basta acessar. 

Cadastro – Horários – Escala de Revezamento – Cadastros. Implementada a geração dos relatórios de escala de revezamento no formato rtm.

Como padrão, foram adicionados a base de dados, os seguintes modelos de relatórios:


“RelatorioEscalaRevezamentoDiarioModelo1.rtm” – Retornará a apuração por referência, demonstrando em cada dia, o código do horário escalado ou “FG” (escala de folga).

“RelatorioEscalaRevezamentoDiarioModelo2.rtm” – Retornará a apuração por referência, demarcando com um “X”, cada dia em que o funcionário está escalado para laborar. Havendo lançamento de folga pela escala, a demarcação do dia será com a sigla “F”.

“RelatorioEscalaRevezamentoMensal.rtm” – Retornará o quadro mensal das escalas cadastradas. Demonstrando em cada quadro/dia, o horário ou a folga, se cadastrada.

“RelatorioEscalaRevezamentoSemanalModelo1.rtm” – Retornará as escalas por referência mensal, porém, quebrando em colunas semanais (Domingo a sábado).









Contábil


LCDPR - Livro Caixa Digital do Produtor Rural

A partir de 2020, os produtores Rurais Pessoas Físicas deverão enviar o LCDPR. Já liberamos a versão inicial onde o cliente prepara os cadastros e movimentação contábil, incluindo a possibilidade de importação do movimento já com os dados complementares necessários.














Novo modelo de relatório em Lançamentos Automáticos

No modelo 3 serão geradas informações de código e descrição do lançamento automático, chamada e descrição da conta devedora e chamada e descrição da conta credora, possibilitando ao cliente uma melhor conferência do seu cadastro.




Possibilidade de mudar o histórico junto com a alteração em bloco da contrapartida

Nossos clientes relataram que normalmente se estão alterando a conta de um lançamento, precisam alterar também o histórico desse lançamento e por isso em Consulta >> Lançamentos >> Ajuste em Bloco > Contrapartida, temos agora essa opção.





Consulta Lançamento - Melhor visualização e navegação

Proporcionalizamos o tamanho do campo que demonstra o nome da conta pois alguns clientes relataram que o campo estava muito pequeno e era mais importante ver o nome completo da conta do que ver o nome da empresa selecionada. 

Também foi criado atalho para navegar entre as contas. Quando o foco estiver no campo conta, também será possível navegar com as setas do teclado para ir para a conta anterior ou para a próxima. Em versões antigas isso só era possível se o cliente posicionasse o cursor do mouse nas setas da tela e clicasse.




Consulta à telemetria no Contábil

A Consulta de Telemetria apresenta medições de frequência e permanência dos usuários em cada recurso do sistema contábil, possibilitando ao gestor e suporte o conhecimento de funcionalidades não utilizadas ou usadas com baixa frequência.





Salvar cenários no balancete dinâmico novo

Ao salvar um cenário com as ordenações de colunas e opções de configurações , o cliente garante que na próxima consulta basta recuperar esse cenário para ter a mesma visualização de antes, sem necessidade de reconfigurar as suas preferências.




SPED ECD

Layout 7

O módulo gerador da ECD foi alterado para atender ao layout 7 do SPED Contábil previsto para o ano calendário 2018 e situações especiais do ano-calendário 2019. Trabalhamos bastante para atender à mudança de layout garantindo que a geração de períodos anteriores (para os casos de retificação ou entrega em atraso) continuem funcionando.





Geração do bloco K

O bloco K é uma obrigação das empresas controladoras, que devem apresentar demonstrações consolidadas relativas ao conglomerado econômico.

Pelo módulo é possível fazer a declaração de empresas que são do conglomerado, mas são escrituradas em outro escritório e/ou contador.





Livro auxiliar com movimento de inventário

Empresas do segmento de construção civil que foram dispensadas da apresentação do SPED ICMS devem apresentar o movimento de inventário como livro auxiliar no SPED ECD.




DIRF Cartões

Ano base 2018

O módulo foi preparado para a geração do arquivo com as especificações para o ano base 2018.




Novas operadoras

Agora o nosso cliente tem a opção de baixar os informes de rendimentos dos estabelecimentos que usam as operadoras Sodexo, Stone e PagSeguro.






LALUR/ LACS

Relatório da parte B do Lalur

Agora você poderá emitir um relatório para conferência de todos os lançamentos efetuados na Parte B do Lalur.

O relatório será dividido por conta e trará todas as informações dos lançamentos relativos a ela. Você terá o saldo anterior aos lançamentos, e o saldo atualizado a cada lançamento feito, será demonstrado ao final, o saldo restante após todos os lançamentos efetuados para aquela conta.




Códigos padrões para a parte B

Esse código funciona mais ou menos como um referencial e é obrigatório na geração do arquivo ECF.





Possibilidade de lançamentos que não possuem relacionamento com o Contábil

Agora temos a opção de lançar na Parte A do livro os lançamentos que não estão na contabilidade. Na tela de lançamentos da Parte A, foi incluído o menu: Novo Lançamento - Sem relacionamento. Ao acessar, será aberta a tela para a realização de lançamentos nas fichas da Parte A do Lalur e Lacs sem o vinculo com contas contábeis. Esses lançamentos terão reflexo na geração do SPED ECF




Nova aba Cálculo do imposto

Podemos dizer que neste ano o módulo Lalur/Lacs passou por grandes transformações e amadurecimento. 

Nessa aba de cálculo do imposto será realizada a apuração do IRPJ e CSLL para as empresa de lucro real anual e trimestral.

Agora é possível desmembrar os valores de deduções, que além de serem levados em consideração para a apuração do imposto passarão a ser declarados também de forma desmembrada no ECF.





Apuração das retenções na fonte

O módulo Lalur/Lacs não irá  mais utilizar, de forma automática, os valores de retenções do movimento contábil da empresa para o cálculo do imposto. 

Os valores de retenção na fonte de IRPJ e CSLL a ser utilizada na apuração dos impostos do período deverá ser informado pelo usuário nas linhas relativas a imposto retido na fonte da ficha do SPED ECF. 

Os valores informados na ficha do SPED ECF serão somados no campo (-) Retenção na Fonte, na apuração do imposto.



SPED Construtora

Atualização de layout

Atendendo o layout 5 da EFD Contribuições vigente para fatos ocorridos a partir de 01/2019, o sistema agora realiza a geração dos registros M210 e M610.



Carnê Leão

Controle de resíduo de DARF

Na geração da guia do contribuinte, caso seja identificado que o valor do IRPF é inferior a R$ 10,00 o valor será armazenado para ser adicionado à guia do mês seguinte.



Emissão dos termo e relatórios por conta

Agora existe a possibilidade de emissão do livro caixa,  razão e balancete do módulo carnê leão filtrando por conta. Também é possível fazer a emissão dos termos.





Relatórios cadastrais

Criados relatórios para cadastro de históricos e contribuintes.  Esse relatório foi criado para facilitar o processo de conferência dos cadastros e importações iniciais.




SPED ECF

Atualização de layout

Também trabalhamos bastante para atender às alterações do layout 5 do SPED ECF. Como em todos os anos tivemos que primeiro fazer a liberação das fichas para que os clientes pudessem preencher e apurar dados da movimentação. Na geração do arquivo também temos que nos preocupar em conferir as gerações dos anos anteriores para garantir que as retificações ou entregas em atraso sejam feitas corretamente.





Geração dos registros N500 e N600

Esses registros levam informações dos meses em que a forma de determinação da estimativa for receita bruta. Antes dessa implementação o cliente fazia a apuração dos dados pelo Wfiscal e preenchia os valores manualmente no PVA.





DIOPS ANS

Atualização de layout

Foram criados os quadros Modelo padrão de capital, Teste de Adequação do Passivo, Corresponsabilidade Cedida e  Contraprestações Pecuniárias, para a geração do arquivo Financeiro atendendo às especificações do layout para o ano base 2020.







Conciliação de Títulos

Importação de notas desmembradas

Caso esteja importando um movimento que possua duas ou mais notas com o mesmo número, tipo (Saída, Entrada, ISS Saída, ISS Tomador), modelo, série e participante, o sistema aglutinará o valor na importação do título.




Conciliação de Lançamentos

Opção de agrupamento no GRID

Agora, nesta consulta, você poderá expandir ou recolher os itens do grid, quando este estiver agrupado, personalizar exibição de colunas e emitir relatório com os dados do grid.





Financeiro


Valores baixados no período

Para demonstrar informação total dos valores recebidos, foi criado no rodapé da tela de movimento do Grid a descrição “Valores baixados no período: Recebidos:”.

Exemplo de aplicação: título 1 no valor total de R$ 500,00, onde foi pago R$ 150,00 no mês 08/2019 ficando aberto 350,00 e título 2 no valor de 860,00 tendo a toda a baixa no mês 08/2019. Ao fazer o filtro do período 08/2019, será demonstrado em “Valores baixados no período: Recebidos R$ 1.010,00”.





Reimpressão do arquivo remessa com código de ocorrência

Quando um título é enviado ao banco ele vai com a ocorrência de inclusão, mas caso esse título precise ser enviado novamente não pode ir como inclusão, é necessário informar o motivo da ocorrência de reenvio, que pode ser alteração de vencimento, troca de valores e etc.

Para isso em Cadastros - Ocorrências e motivos foi criado o cadastro das ocorrências e na reimpressão do arquivo remessa o cliente pode selecionar o motivo que melhor se aplica.





Detalhamento de baixas de contas a pagar  no período

No rodapé da  tela de Consulta de contas a pagar será demonstrado o valor total dos títulos e o que foi baixado no período quando for feito a baixa total ou então o total pago quando for uma baixa parcial.

Também será demonstrado uma legenda que indica quando o título está baixado ou aberto parcial.




Leitura de códigos de ocorrência e motivos do arquivo retorno

Antes desse recurso, caso no arquivo retorno o cliente recebesse informações de títulos rejeitados pelo banco não tinha como ele saber o motivo de cada um.

Implementamos uma tabela para códigos de ocorrências e motivos do arquivo retorno e com base nesse cadastro exibimos no log o detalhamento enviado pelo banco para cada título.

Caso o código de ocorrência e /ou motivo não esteja cadastrado o sistema listará também que código é esse.





Relatório de valores recebidos com nome do cedente

Incluída a variável Nome_Cedente para o relatório de valores recebidos, por cobrança e tipo analítico.





Reformulação do Lançamento Otimizado

A tela do movimento otimizado foi reformulada para melhor usabilidade e para que o lançamento de fato seja feito de forma prática e rápida.





Configuração para desconto incondicional

Implementado em Cadastros - “Categorias de contas a receber” no campo Configurações a opção para selecionar se a categoria do tipo desconto será “Incondicional” ou “Condicional”. A finalidade deste recurso é levar no arquivo da “Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (ISS-Easy)” se o desconto será informado na tag "DescontoIncondicionado" ou na tag "DescontoCondicionado"




Inclusão do banco Credisis

Criado o banco 097 - Credisis em Cadastros - Contas, possibilitando a emissão de cobranças e arquivo remessa para o banco.






Saldo anterior no relatório de contas bancárias

Criada a variável "saldo_anterior" em "Relatórios e Consultas > Relatório de contas bancárias", com a finalidade de exibir o saldo anterior ao período apurado das contas bancárias exibidas no relatório.




Relatórios de valores a receber e relatório de valores recebidos com opção de filtro para títulos avulsos

Para imprimir somente os títulos das empresas deverá marcar a opção “Apurar títulos por empresa”, para imprimir somente os títulos avulsos deverá marcar a opção “Apurar títulos avulsos” e para imprimir ambos, deverá ser marcado as duas opções.




Cadastro de cedente direto pelo cadastro de nova conta

No cadastro de uma nova conta caso seja identificada a necessidade de cadastrar também um novo cedente para vincular a ela, não é mais necessário sair da tela para efetuar o cadastro.




Reformulação do reajuste de fixos

O usuário irá realizar a escolha das empresas e seus respectivos fixos, o sistema irá filtrar os fixos correspondentes ao filtro, possibilitando o usuário alterar os valores destes de forma individual pelos campos do grid "Novo valor" e "%". Ao ser filtrado um fixo que tenha o valor 100 por exemplo, e informado no campo "Novo valor"o valor 110, o sistema irá automaticamente calcular o percentual aplicado baseado no novo valor, logo o campo "%" neste caso ficará 10%. Se o usuário optar por preencher apenas o campo "%" como 10, o sistema automaticamente irá calcular também, preenchendo o campo "Novo valor" como 110, devido a isto os campos funcionarão de forma simultânea.





Possibilidade de quebrar linha na mensagem a ser exibida no boleto

Melhoria em Cadastros > Mensagens > Novo / Editar, para permitir inserir quebra de linha ao digitar "control + enter" na mensagem a ser emitida no boleto.

Obs: Na emissão de Arquivo Remessa utilizando a variável "MSG_BCO", a quebra de linha será removida da mensagem.





Informação de Juros e multa da reimpressão no boleto

Ao realizar uma reimpressão de boleto ou recibo em Cobrança > Reimprimir Cobrança / Boleto / Arquivo remessa, alterando a data de vencimento e informando valor de juros e multa, posteriormente ao realizar uma nova reimpressão da cobrança sem alterar a data de vencimento serão apresentadas as informações de juros e multa.




Consulta de contas a pagar sem fornecedor

Se desejar visualizar os títulos de contas a pagar em “aberto, baixados ou vencidos” que contenham e não contenham fornecedores vinculados, basta deixar todos os fornecedores marcados e a opção “Sem fornecedor” também marcado.




Status da integração contábil

Na coluna "integração contábil" será demonstrado o status atual da integração contábil juntamente com a legenda por cor tanto na visualização agrupado por título quanto na visualização apenas dos lançamentos a receber.

Alteração válida apenas para lançamentos a receber como exibido nas imagens abaixo:




Data de vencimento por ítem no recibo de cobrança

Quando o cliente trabalha com a opção  “Imprimir itens com datas diferentes" em Configurações/opções aba Geral sub aba Cobrança e exista no título lançamento de subcategorias com datas de vencimentos diferentes, estas datas podem ser exibidas na emissão do recibo/boleto para cada lançamento.

Para isso foi criada a variável "DtVencimentoLancamento" que deverá ser inserida no campo detalhe do layout do rtm a ser impresso.




Período na declaração de débitos anuais

Foram criadas variáveis “data_inicial_apuracao” e “data_final_apuracao”, que poderão ser adicionadas ao layout do rtm, com a finalidade de exibir a referência inicial e final informada para a emissão do relatório. Também foi realizado ajuste na variável existente no relatório padrão para demonstrar o ano final do filtro




Replicar ação no movimento de fixos

Feita melhoria em Movimento – Movimentar Fixos para que ao gerar o movimento de fixos das empresas onde os tipos informados tenham o código e a data de vencimentos idênticos aos já lançados para a as empresas, estes possam ser sobrepostos, cancelados ou repetidos de uma única vez. Para isso basta marcar a opção “Executar o procedimento para todas as empresas e todos os tipos” e depois escolher a opção a ser executada.






Possibilidade de aplicar juros e multas com alíquotas atuais

Em "Cobrança > Reimprimir Cobrança / Boleto / Arquivo remessa", caso seja marcado a opção "Atribuir alíquota de juros e multa atual" na primeira tela, a alíquota de juros e multa a serem considerados no momento da reimpressão serão os configurados em Configurações / Opções > Geral > Cobrança > Baixa ou em Cadastros > Empresas > Editar/Novo > Multa.

Observação 1: Caso a opção mencionada não seja marcada serão considerados as alíquotas de juros e multa já vinculados a cobrança.





Alerta para lançamento com vencimento em dia não útil

Implementado em Movimento, o recurso que possibilita a criação dos lançamentos manuais alterando a data de vencimento de dias não úteis conforme cadastro de feriados  do PHD. A notificação será exibida caso a configuração "Demonstrar aviso de vencimento do lançamento em dia não útil" esteja marcada em Configurações Opções, e o dia de vencimento do lançamento cair em um feriado baseado no município, estado da empresa, feriado nacional, ou então se cair em um sábado ou domingo. O usuário poderá antecipar, postergar ou manter da data de vencimento do lançamento.









Tarefas


Empresas inativas no relatório de responsáveis

Implementado no Relatório de responsáveis a opção “Exibir empresas inativas”. Caso a empresa esteja desativada no sistema AlterdataPack, a mesma só poderá ser visualizada na listagem de empresas se for marcado a opção “Exibir empresas inativas”.

Se a empresa estiver ativa no sistema AlterdataPack, porém em Tarefas por empresa a mesma esteja desativada com a data inferior a data atual, ela só será exibida na listagem do Relatório de responsáveis se a opção “Exibir empresas inativas” estiver marcada.




Módulo de análise Objetiva

O objetivo deste módulo será controlar a execução das tarefas, atendimentos e ocorrências, pontuando cada uma destas situações e com isso demonstrar como está o desempenho dos colaboradores através das médias destes pontos.

O controle da pontuação será feito de forma automática e manual.

- Forma de pontuação automática: o cálculo automática dos pontos será feito somente para as tarefas executadas no sistema Pack Tarefas, pois assim que a tarefa for concluída quem for o responsável e revisor da tarefa ganhará o ponto da mesma automaticamente.











Scan


Inclusão de coluna Data

Na aba documentos foi incluída a coluna Data para que o cliente consiga localizar com maior facilidade a pasta com documentos. 










Protocolo


Quantidade de itens por protocolo

No lançamento em lote foi incluído o campo itens por protocolo, onde o cliente determina quando deverá ser iniciado um novo protocolo ao atingir o limite de item.












Conteasy


Fechamento

Em Novo Encerramento são apresentados totais de cada nível e apresentação do Resultado do período e na lista de encerramentos já feitos, apresentação de período com indicação o resultado apurado.





Seleção de períodos

A seleção de períodos passa a ficar guardada por empresa, para facilitar o usuário e quando retornar a listagem de fatos não precisará lembrar do último período de trabalho



App ContEasy e Pré-contabilização de documentos

Criação de aplicativo para envio de documentos por foto ou Pdf, com utilização de inteligência artificial para identificação de tipo de documento e dados para contabilização.

O aplicativo dará retorno ao usuário indicando documentos que já foram contabilizados

Os documentos serão apresentados no sistema para contabilização.







Fatos Contábeis com documento anexo

Os fatos criados a partir de documentos recebidos no ContEasy passam a imagem do documento em anexo.






Reconhecimento do último modelo e ordenação 

Os modelos e ordenações selecionados pelo usuário na última emissão, serão guardados e sugeridos na próxima emissão do Livro.




Importação Excel

Além dos modelos de importação Wcont, WDP e Wfiscal agora a importação de lançamentos pode ser via arquivo excel, a configuração dos campos é simples e o usuário pode fazer no momento da importação, possibilitando a importação de vários modelos de planilhas.

Este modelo de importação também está disponível para Histórico Padrão.






Livros

Foram adicionados Livros Razão (termos, geral e por conta), Livro Caixa e ao Livro Diário o Demonstrativo de Resultado.





Pesquisa de Contas

Otimização da pesquisa de contas no Plano, que aponta a quantidade de sentenças encontradas por nível.












NF-Stock


43 Novas Prefeituras atendidas (Controle NFSe)


Juazeiro do Norte / CEFortaleza / CECrato / CE
Guarapari / ESSao_Mateus / ESIturama / MG
Para de Minas / MGCampo do Meio / MGBom Despacho / MG
Ipatinga / MGCoronel Fabriciano / MGPoços de Caldas / MG
Timóteo / MGBarbacena / MGGovernador Valadares / MG
Passos / MGCampo Grande / MSBelém / PA
Recife / PECuritiba / PRDuque de Caxias / RJ
Nova_Friburgo / RJCaxias do Sul / RSGaribaldi / RS
Votorantim / SPNazaré Paulista / SPCaieiras / SP
Penápolis / SPBirigui / SP Rio Claro / SP
Marília / SPLouveira / SPAmericana / SP
Leme / SPCatanduva / SPRio das Pedras / SP
Pindamonhangaba / SPMogi Mirim / SPGuarulhos / SP
Presidente Prudente / SP Limeira / SPBragança Paulista / SP
Itapetininga / SP  





NF-Monitor executando em modo silencioso

Ao iniciar o sistema ele executa em segundo plano, sem abrir na tela do usuário, já enviando ao NF-Stock os documentos da pasta mapeada.
 



CFOP informado no relatório de Itens das Notas Fiscal

Ao gerar o relatório de Itens das Notas Fiscais, será exibida a informação do CFOP do item.




Tela de notas fiscais (NFe) recebidas por fornecedor

Possibilitando filtrar todas as notas fiscais recebidas, de um fornecedor específico, por todos os clientes cadastrados pelo contador. Nos filtros, obrigatoriamente tem de informar o CNPJ de um fornecedor e o período inicial de emissão. O resultado irá exibir todas as notas, a partir da data inicial de emissão, do fornecedor informado, para todos os clientes cadastrados pelo contador, e caso haja notas para o próprio contador do fornecedor informado, também será listada.





Busca automática de documentos nos portais NFe e CTe para nova empresa

Logo após o cadastro de uma nova empresa, e nela é vinculado o certificado digital, a consulta por documentos NFe e CTe se inicia imediatamente, sem que esta empresa entre na ‘fila comum’.
Assim, a percepção de que o sistema está baixando documentos é imediata, sem a necessidade de aguardar que a fila seja executada.




Possibilidade de armazenar por documento recebido ou emitido na configuração de tempo de armazenamento por tipo de documento 

Dada ao usuário a possibilidade de configurar o tempo de armazenamento diferente para o mesmo tipo de documento, mas com o tipo diferente de movimento.
Para NFe, por exemplo, o usuário pode configurar que deseja armazenar recebidas por 6 anos e não armazenar emitidas, ou armazenar emitidas  por 3 anos e recebidas por 6 meses.
Essa configuração é por tipo de documento (NFe, CTe, NFCe, CFe e NFSe) e por tipo de movimento (Emitidas e recebidas).



Integração "NF-Stock x Interfacenet" para recebimento, importação e armazenamento das notas emitidas no Interfacenet de forma automática

Desta forma, empresas que utilizam o InterfaceNet, terão seus documentos (e protocolos) gerados, enviados automaticamente para o NF-Stock, sem a necessidade de utilizar outra forma de envio, como NF-Monitor, e-mail ou importação manual.




Autor do artigo: nath.dsn.pack