Retrospectiva 2019 - Contábil

LCDPR - Livro Caixa Digital do Produtor Rural

A partir de 2020, os produtores Rurais Pessoas Físicas deverão enviar o LCDPR. Já liberamos a versão inicial onde o cliente prepara os cadastros e movimentação contábil, incluindo a possibilidade de importação do movimento já com os dados complementares necessários.













Novo modelo de relatório em Lançamentos Automáticos

No modelo 3 serão geradas informações de código e descrição do lançamento automático, chamada e descrição da conta devedora e chamada e descrição da conta credora, possibilitando ao cliente uma melhor conferência do seu cadastro.




Possibilidade de mudar o histórico junto com a alteração em bloco da contrapartida

Nossos clientes relataram que normalmente se estão alterando a conta de um lançamento, precisam alterar também o histórico desse lançamento e por isso em Consulta >> Lançamentos >> Ajuste em Bloco > Contrapartida, temos agora essa opção.





Consulta Lançamento - Melhor visualização e navegação

Proporcionalizamos o tamanho do campo que demonstra o nome da conta pois alguns clientes relataram que o campo estava muito pequeno e era mais importante ver o nome completo da conta do que ver o nome da empresa selecionada. 

Também foi criado atalho para navegar entre as contas. Quando o foco estiver no campo conta, também será possível navegar com as setas do teclado para ir para a conta anterior ou para a próxima. Em versões antigas isso só era possível se o cliente posicionasse o cursor do mouse nas setas da tela e clicasse.





Consulta à telemetria no Contábil

A Consulta de Telemetria apresenta medições de frequência e permanência dos usuários em cada recurso do sistema contábil, possibilitando ao gestor e suporte o conhecimento de funcionalidades não utilizadas ou usadas com baixa frequência.





Salvar cenários no balancete dinâmico novo

Ao salvar um cenário com as ordenações de colunas e opções de configurações , o cliente garante que na próxima consulta basta recuperar esse cenário para ter a mesma visualização de antes, sem necessidade de reconfigurar as suas preferências.






SPED ECD

Layout 7

O módulo gerador da ECD foi alterado para atender ao layout 7 do SPED Contábil previsto para o ano calendário 2018 e situações especiais do ano-calendário 2019. Trabalhamos bastante para atender à mudança de layout garantindo que a geração de períodos anteriores (para os casos de retificação ou entrega em atraso) continuem funcionando.





Geração do bloco K

O bloco K é uma obrigação das empresas controladoras, que devem apresentar demonstrações consolidadas relativas ao conglomerado econômico.

Pelo módulo é possível fazer a declaração de empresas que são do conglomerado, mas são escrituradas em outro escritório e/ou contador.





Livro auxiliar com movimento de inventário

Empresas do segmento de construção civil que foram dispensadas da apresentação do SPED ICMS devem apresentar o movimento de inventário como livro auxiliar no SPED ECD.




DIRF Cartões

Ano base 2018

O módulo foi preparado para a geração do arquivo com as especificações para o ano base 2018.




Novas operadoras

Agora o nosso cliente tem a opção de baixar os informes de rendimentos dos estabelecimentos que usam as operadoras Sodexo, Stone e PagSeguro.





LALUR/ LACS

Relatório da parte B do Lalur

Agora você poderá emitir um relatório para conferência de todos os lançamentos efetuados na Parte B do Lalur.

O relatório será dividido por conta e trará todas as informações dos lançamentos relativos a ela. Você terá o saldo anterior aos lançamentos, e o saldo atualizado a cada lançamento feito, será demonstrado ao final, o saldo restante após todos os lançamentos efetuados para aquela conta.





Códigos padrões para a parte B

Esse código funciona mais ou menos como um referencial e é obrigatório na geração do arquivo ECF.





Possibilidade de lançamentos que não possuem relacionamento com o Contábil

Agora temos a opção de lançar na Parte A do livro os lançamentos que não estão na contabilidade. Na tela de lançamentos da Parte A, foi incluído o menu: Novo Lançamento - Sem relacionamento. Ao acessar, será aberta a tela para a realização de lançamentos nas fichas da Parte A do Lalur e Lacs sem o vinculo com contas contábeis. Esses lançamentos terão reflexo na geração do SPED ECF




Nova aba Cálculo do imposto

Podemos dizer que neste ano o módulo Lalur/Lacs passou por grandes transformações e amadurecimento. 

Nessa aba de cálculo do imposto será realizada a apuração do IRPJ e CSLL para as empresa de lucro real anual e trimestral.

Agora é possível desmembrar os valores de deduções, que além de serem levados em consideração para a apuração do imposto passarão a ser declarados também de forma desmembrada no ECF.





Apuração das retenções na fonte

O módulo Lalur/Lacs não irá  mais utilizar, de forma automática, os valores de retenções do movimento contábil da empresa para o cálculo do imposto. 

Os valores de retenção na fonte de IRPJ e CSLL a ser utilizada na apuração dos impostos do período deverá ser informado pelo usuário nas linhas relativas a imposto retido na fonte da ficha do SPED ECF. 

Os valores informados na ficha do SPED ECF serão somados no campo (-) Retenção na Fonte, na apuração do imposto.




SPED Construtora

Atualização de layout

Atendendo o layout 5 da EFD Contribuições vigente para fatos ocorridos a partir de 01/2019, o sistema agora realiza a geração dos registros M210 e M610.





Carnê Leão

Controle de resíduo de DARF

Na geração da guia do contribuinte, caso seja identificado que o valor do IRPF é inferior a R$ 10,00 o valor será armazenado para ser adicionado à guia do mês seguinte.




Emissão dos termo e relatórios por conta

Agora existe a possibilidade de emissão do livro caixa,  razão e balancete do módulo carnê leão filtrando por conta. Também é possível fazer a emissão dos termos.






Relatórios cadastrais

Criados relatórios para cadastro de históricos e contribuintes.  Esse relatório foi criado para facilitar o processo de conferência dos cadastros e importações iniciais.





SPED ECF

Atualização de layout

Também trabalhamos bastante para atender às alterações do layout 5 do SPED ECF. Como em todos os anos tivemos que primeiro fazer a liberação das fichas para que os clientes pudessem preencher e apurar dados da movimentação. Na geração do arquivo também temos que nos preocupar em conferir as gerações dos anos anteriores para garantir que as retificações ou entregas em atraso sejam feitas corretamente.






Geração dos registros N500 e N600

Esses registros levam informações dos meses em que a forma de determinação da estimativa for receita bruta. Antes dessa implementação o cliente fazia a apuração dos dados pelo Wfiscal e preenchia os valores manualmente no PVA.






DIOPS ANS

Atualização de layout

Foram criados os quadros Modelo padrão de capital, Teste de Adequação do Passivo, Corresponsabilidade Cedida e  Contraprestações Pecuniárias, para a geração do arquivo Financeiro atendendo às especificações do layout para o ano base 2020.





Conciliação de Títulos

Importação de notas desmembradas

Caso esteja importando um movimento que possua duas ou mais notas com o mesmo número, tipo (Saída, Entrada, ISS Saída, ISS Tomador), modelo, série e participante, o sistema aglutinará o valor na importação do título.




Conciliação de Lançamentos

Opção de agrupamento no GRID

Agora, nesta consulta, você poderá expandir ou recolher os itens do grid, quando este estiver agrupado, personalizar exibição de colunas e emitir relatório com os dados do grid.






Autor do artigo: nath.dsn.pack