Sumário
Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP).
Contexto: O artigo descreve como diferentes tipos de dados (como locações, serviços e lucros) são integrados no GAP para preencher os eventos da série R-4000, garantindo que as retenções de impostos e contribuições sociais sejam reportadas de forma precisa à Receita Federal.
Informações Adicionais: Não se aplica.
A EFD-Reinf é um dos pilares do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), focada na escrituração de rendimentos pagos e de retenções de Imposto de Renda, PIS/PASEP, COFINS e CSLL. O evento da série R-4000, em particular, abrange informações de retenções na fonte de Imposto de Renda e contribuições sociais (PIS/PASEP, COFINS e CSLL). A integração de dados de diferentes áreas fiscais e contábeis é crucial para a correta geração e transmissão desses eventos.
Temos algumas formas de importação dos valores para a geração da Família R-4000, e os artigos a seguir detalham o passo a passo para a integração de cada uma.
- Integração dos Valores de Locação - Tributos
F1617 - EFD Reinf - R4000 - Integração dos valores de Locação - Tributos
Este artigo descreve o processo de integração dos valores de locação do sistema Alterdata para o evento R-4000 da EFD-Reinf. Ele aborda como os lançamentos feitos no Controle de Locação são transferidos para o Fiscal, garantindo que o Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) sobre aluguéis de pessoas físicas seja reportado corretamente. O guia detalha os requisitos, como a necessidade de um cadastro de clientes e fornecedores completo, e os passos para realizar a integração dentro do sistema.
- Integração dos Serviços Prestados PJ/PJ - Tributos
F1618 - EFD Reinf - R4000 - Integração dos Serviços Prestados PJ/PJ - Tributos
Este artigo explica como integrar as informações de serviços prestados entre pessoas jurídicas para o evento R-4000. Ele detalha o fluxo de dados, desde os lançamentos em "Manutenção de Documentos" até a geração na EFD-Reinf, com foco no IRRF. O documento também esclarece o "fator gerador" do IR (mês de emissão da nota fiscal), orienta sobre a não duplicação de beneficiários no mesmo período e alerta sobre a perda de dados em caso de nova integração após alterações manuais.
- Integração das Retenções de Serviços – Fiscal
F1619 - EFD Reinf - R4000 - Integração das Retenções de Serviços - Fiscal
Este artigo foca na integração das retenções fiscais de serviços tomados, abordando o IR, PIS, COFINS e CSLL. O texto orienta sobre a importância de cadastrar a Natureza de Rendimento nos serviços e de verificar a personalidade (física ou jurídica) dos fornecedores. Ele também explica como a integração ocorre a partir de notas de entrada e serviços tomados e destaca a diferença no fator gerador dos tributos (IR pelo mês de emissão da nota fiscal e os demais pelo mês de baixa da fatura).
- Integração da Distribuição de Lucros - Social
F1620 - EFD Reinf - R4000 - Integração da Distribuição de Lucros - Social
Este documento da Alterdata detalha a integração da distribuição de lucros para o evento R-4000. O guia informa que essa integração está disponível em meses específicos do ano (fevereiro, maio, agosto e novembro) para coincidir com os trimestres de apuração. Ele descreve o processo passo a passo, desde o acesso à rotina até a leitura e integração dos dados da ficha financeira, ressaltando a necessidade do cadastro completo dos sócios no sistema.
- Importação de Plano de Saúde via Arquivo
F1640 - EFD Reinf - R4000 - Como informar Plano de Saúde R-4000
Este guia aborda o método de importação de dados de Plano de Saúde via arquivo para gerar os eventos da série R-4000. Essa é uma alternativa à integração direta com os módulos do sistema, ideal para empresas que gerenciam os valores do plano de saúde de seus colaboradores em uma planilha externa. O artigo descreve o procedimento para importar um arquivo com formato específico (.CSV ou .TXT) para que as informações de rendimentos e retenções sejam processadas e enviadas ao Reinf, garantindo a centralização e a correta transmissão das obrigações acessórias.