A liberação do contrato é necessária para que, posteriormente, seja possível gerar a cobrança e, além disso, possibilite efetuar o reajuste de valores do contrato, caso necessário. Por padrão, a opção Contrato liberado disponível na aba Dados da cobrança vem marcada ao criar um contrato de manutenção. Todavia, caso o item de um determinado contrato seja movido para outro, virá desmarcada. Desta forma, utilize esta rotina para liberar o contrato manualmente, caso esta opção não tenha sido habilitada. Nesta rotina, você pode liberar apenas um contrato ou liberar todos os contratos que estão exibidos na tela, ou seja, conforme o filtro realizado.

Exemplo:

Um determinado item do contrato X é movido para o contrato Y. O contrato Y ficará com o status de aguardando. Para liberar o contrato Y deve-se, portanto, editar o mesmo e marcar a opção Contrato liberado para ser liberado para geração de cobrança.


Liberar contrato individualmente


  1. Selecione o Cliente, na tela principal do Manutenção de contratos.
  2. Localize e selecione o contrato.
  3. Clique em Editar.

  4. Marque a opção Contrato liberado, presente na aba Dados da cobrança.

  5. Clique em Ok.

Dica:

Para liberar um contrato, além dos passo acima, você também pode selecioná-lo e clicar sobre o ícone  presente na tela principal para editar o contrato. Com a opção Contrato liberado marcada, basta clicar no ícone  para gravar a alteração.


Liberar todos os contratos


Esta rotina irá liberar todos os contratos exibidos na tela.

  1. Realize o filtro dos contratos a serem exibidos na tela principal do Manutenção de contratos.
  2. Clique no menu Liberar todos os contratos.
  3. Informe seus dados de acesso para executar esta rotina.
  4. Clique em Liberar.
  5. Clique em Ok na mensagem exibida pelo sistema, onde informa a quantidade de registros atualizados.