A liberação do contrato é necessária para que, posteriormente, seja possível gerar a cobrança e, além disso, possibilite efetuar o reajuste de valores do contrato, caso necessário. Por padrão, a opção Contrato liberado disponível na aba Dados da cobrança vem marcada ao criar um contrato de manutenção. Todavia, caso o item de um determinado contrato seja movido para outro, virá desmarcada. Desta forma, utilize esta rotina para liberar o contrato manualmente, caso esta opção não tenha sido habilitada. Nesta rotina, você pode liberar apenas um contrato ou liberar todos os contratos que estão exibidos na tela, ou seja, conforme o filtro realizado.
Um determinado item do contrato X é movido para o contrato Y. O contrato Y ficará com o status de aguardando. Para liberar o contrato Y deve-se, portanto, editar o mesmo e marcar a opção Contrato liberado para ser liberado para geração de cobrança.
Liberar contrato individualmente
- Selecione o Cliente, na tela principal do Manutenção de contratos.
- Localize e selecione o contrato.
Clique em Editar.
Marque a opção Contrato liberado, presente na aba Dados da cobrança.
Clique em Ok.
Dica:
Para liberar um contrato, além dos passo acima, você também pode selecioná-lo e clicar sobre o ícone presente na tela principal para editar o contrato. Com a opção Contrato liberado marcada, basta clicar no ícone para gravar a alteração.
Liberar todos os contratos
Esta rotina irá liberar todos os contratos exibidos na tela.
- Realize o filtro dos contratos a serem exibidos na tela principal do Manutenção de contratos.
- Clique no menu Liberar todos os contratos.
- Informe seus dados de acesso para executar esta rotina.
- Clique em Liberar.
- Clique em Ok na mensagem exibida pelo sistema, onde informa a quantidade de registros atualizados.