Por meio da opção Contas a Receber são lançados os títulos a receber da sua empresa.

Ao acessar o  Contas a Receber, o "Tour" guiado exibirá um passo a passo com explicações e orientações de  como utilizar o financeiro e gerenciar os lançamentos a receber da sua empresa.

Contas a Receber

Tour Contas a Receber

Acessar o Tour Novamente


Se você finalizou o tour e precisa visualizá-lo novamente, siga os passos:

  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Financeiro.
  3. Clique em A Receber.
  4. Clique em Ferramentas de ajuda.

    Ferramentas de ajuda ERP4ME


  5. Clique em Tour de funcionalidades .


Ferramentas de Ajuda


  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Financeiro.
  3. Clique em A Receber.
  4. Clique em Ferramentas de Ajuda do ERP4ME Ferramentas de ajuda e você poderá acessar Artigos da base de conhecimento, o "Tour" de Boas-vindas do ERP4ME.

    • Artigos Artigos  

      São dicas rápidas e específicas da Base de Conhecimento do ERP4ME sobre alguma particularidade de determinado recurso do sistema, sem precisar consultar na documentação completa do sistema.

    • Vídeos Vídeos
      Acesso aos vídeos sobre os recursos dos ERP4ME!

      Isso mesmo! Eles estão presentes em diversas funcionalidades do sistema.
      (seleção) Você pode minimizar e até ampliar o vídeo em um player e continuar assistindo enquanto utiliza os recursos do sistema. É mais uma funcionalidade para aprimorar sua jornada no ERP4ME. 



      Você utiliza o navegador Firefox?

      Se este é seu caso, fique atento!

      Por incompatibilidade com o navegador Mozila Firefox Firefox, o recurso Picture in Picture estará removido da Ferramenta de Ajuda do ERP4ME!
      Ah! Você utiliza Chrome Chrome ou Edge Edge? Então sorria, porque o recurso está disponível para você!

      Picture in Picture

      Recurso que te permite continuar a assistir um vídeo em tela minimizada enquanto navega pelos menus do sistema, que te agrega:

      • Melhoria na sua experiência com o ERP4ME;
      • Melhor proveito e economia do seu tempo;
      • Facilitador para sua compreensão e usabilidade do sistema!

      Esse recurso está presente nos menus Cadastro / Estoque, Financeiro / Cadastros, Movimento / Geral e Relatórios do ERP4ME.


    • Tour de Funcionalidades Tour de Funcionalidades 

      Dependendo da funcionalidade que estiver utilizando, você também terá tutoriais guiados nos recursos do sistema para te auxiliar na realização de novos cadastros, lançamentos, filtragem, entre outros. Por meio desta opção, você voltar a visualizar o "Tour", caso o tenha fechado ou finalizado.

    • Boas-vindas Boas-vindas 

      Acesse o Tour de boas-vindas para te ajudar a aproveitar ao máximo todas as funcionalidades do sistema.
      (informação) Durante a exibição do Tour de boas-vindas, as Ferramentas de Ajuda ficarão bloqueadas para ação até a conclusão do tour de boas-vindas.

      Ah! Se deseja informações sobre o que basicamente você precisa ter instalado, configurado ou cadastrado para laçar e emitir suas notas (NF-e, NFC-e, NFS-e), consulte os Primeiros Passos do: ERP for Me - Contador, ERP for Me - Financeiro, ERP for Me - Movimento.



Cadastrar Lançamento

  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Financeiro.
  3. Clique em A Receber.
  4. Clique em Nova para preencher os dados principais do lançamento.

    Dados Principais do Lançamento a Receber   

    1. Informe a Pessoa e Categoria.

      Dica: Você pode criar lançamentos para os novos Tipos de Pessoa personalizados.

      Precisa cadastrar a Pessoa ou a Categoria para esse lançamento?   

      Caso precise cadastrar esses registros que serão vinculados ao lançamento sem precisar sair do processo de lançamento, siga os passos:

      1. Clique em do campo correspondente.
      2. Clique em Criar Novo para preencher os campos do cadastro correspondente.

      3. Clique em Gravar.
    2. Informe a data de Vencimento.

    3. Informe o Valor Total.
    4. Preencha o Número do Documento.

      Informação: Caso não tenha inserido o número do documento no ato do lançamento, você pode inclui-lo no momento da geração do boleto. Se o lançamento já possui esta informação, ao gerar o boleto a edição do campo não será permitida. 

    5. Caso seja um lançamento recorrente, que se repete em outros meses, siga os passos:

      1. Selecione a opção Recorrente.

        Observação: Aba Baixa será ocultada e a aba Recorrente exibida.

      2. Clique na aba Recorrente.

      3. Informe o Número de Repetições, ou seja, a quantidade de repetições ou parcelas do lançamento.

        Informação: Para informar o número de parcelas do lançamento, a opção Parcelado deve estar marcada.

      4. (Opcional) Selecione a opção Parcelado para que o valor do lançamento seja parcelado.

      5. Informe o Intervalo em dias para definir as repetições ou parcelas.
      6. Clique em Adicionar para informar o vencimento e número do documento.

        Informação: O vencimento e a numeração dos documentos serão preenchidos com base nas datas de vencimento e numeração anteriormente informadas.

      7. (Opcional) Clique em Atualizar caso tenha alterado o vencimento ou valor do lançamento.
  5. Preencha as abas adicionais do lançamento:
    Detalhes  

    1. Clique na aba Detalhes.
    2. Informe a descrição.

      Informação: Caso ainda não tenha cadastrado o centro de custo no sistema ERP4ME, clique em Criar Novo. Para mais detalhes, consulte o tópico Centro de Custos.

    3. Selecione o Centro de custo.

      Informação: No Contas a Receber e Contas a Pagar, quando a empresa estiver configurada para a exportação do Centro de Custo, essa informação se torna obrigatória nos lançamentos financeiros. Portanto, se na edição de um lançamento com Centro de Custo como "Nenhum", por exemplo, um alerta sobre o campo será exibido e a gravação da alteração só ocorrerá após informar o Centro de Custo.

      Precisa cadastrar o Centro de Custo?   

      Caso precise cadastrar esse registro que será vinculado ao lançamento sem precisar sair do processo de lançamento, siga os passos:

      1. Clique em do campo correspondente.
      2. Clique em Criar Novo para preencher os campos do cadastro correspondente.

      3. Clique em Gravar.
    Baixa  

    1. Clique na aba Baixa.
    2. Selecione o Banco / Caixa.

      Precisa cadastrar o Banco?  

      Caso precise cadastrar esse registro que será vinculado ao lançamento sem precisar sair do processo de lançamento, siga os passos:

      1. Clique em do campo correspondente.
      2. Clique em Criar Novo para preencher os campos do cadastro correspondente.

      3. Clique em Gravar.
    3. Informe os dados da baixa (percentuais ou valores de Descontos, Juros ou Multa).
    4. Informe a data em que a cobrança foi paga.
    5. Clique em Adicionar Baixa.

      Informação: Se necessário, poderá excluir lançamentos da baixa.

    Comentários  

    1. Clique na aba Comentário.
    2. Insira a informação que desejar sobre este lançamento.

    3. Clique em Adicionar comentário.

      Informação: Caso precise remover o comentário do lançamento, clique em Excluir.

    Anexos  

    1. Clique na aba Anexos.
    2. Clique em Adicionar anexo.

    3. Selecione o arquivo que será anexado ao lançamento.

      Observação: O arquivo selecionado deve possui até 5 MB. Você pode anexar arquivos nos formatos JPG, JPEG, PNG, GIF, BMP, PDF, TXT, XML. Ao acessar este anexo, este abrirá em uma nova guia. Para anexos realizados anteriormente, será mantido o download, bem como para arquivos com formato diferente dos citados. Caso precise remover o comentário do lançamento, clique em Excluir.

     
  6. (Opcional) Selecione a opção Criar outro.

    Informação: Desta forma, ao gravar o lançamento atual a tela Lançamento a receber será aberta automaticamente para que um novo lançamento seja cadastrado.

  7. (Opcional) Selecione a opção  Criar outro com base no anterior  para que as informações deste lançamento sejam memorizadas e sugeridas para um novo.
  8. Clique em Gravar.



Filtrar Lançamentos


Para facilitar a identificação dos lançamentos, eles serão diferenciados por ícones Boleto e Pix, que também terão cores distintas para cada status.

Status possíveis para Boleto e Pix:  

BOLETO   

Ao passar o mouse sobre o status, será exibida a descrição, conforme status do Boleto vinculado ao lançamento:

  • BOLETO Rejeitado
  • BOLETO Devolvido
  • BOLETO Emitido
  • BOLETO Pago
  • BOLETO Processando
  • BOLETO Cancelado
  • BOLETO Baixa manual
  • BOLETO Contestado
  • BOLETO Identificado

PIX e BOLETO  

Ao passar o mouse sobre o status, será exibida a descrição, conforme status do Pix e Boleto vinculado ao lançamento:

  • PIX e BOLETO Emitido (para o boleto) e Expirado (para o Pix)
  • PIX e BOLETO Rejeitado (para o boleto) e Expirado (para o Pix)
  • PIX e BOLETO Devolvido (para boleto) e Emitido (para Pix)
  • PIX e BOLETO Cancelado (para boleto) ou Expirado (para pix)
  • PIX e BOLETO Devolvido (para boleto) ou Expirado (para pix)
  • PIX e BOLETO Emitido (para boleto) ou Cancelado (para pix)

PIX  

Ao passar o mouse sobre o status, será exibida a descrição, conforme status do Pix vinculado ao lançamento:

  • PIX Emitido
  • PIX Cancelado
  • PIX Expirado


  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Financeiro.
  3. Clique em A Receber.
  4. Utilize um dos tipos de filtragem:

    1. Informe a o período dos lançamentos que deseja filtrar.
    2. (Opcional) Informe o nome da pessoa do lançamento.
    3. (Opcional) Insira o número do documento.
    4. Clique em Filtrar.
    1. Clique em  localizado ao lado do botão Filtrar.
    2. Selecione a opção Hoje.
    1. Clique em , localizado ao lado do botão Filtrar.
    2. Selecione a opção Todos até hoje.
    1. Clique em  localizado ao lado do botão Filtrar.
    2. Selecione a opção Filtro Avançado.
    3. Informe os parâmetros de filtragem na tela Filtro avançado de contas a pagar.

      Assim, você poderá filtrar por período de emissão ou vencimento, status do lançamento, pessoa, categoria, centro de custo, banco, descrição, número do documento ou comentário.
      A filtragem pelo banco permite que você faça conferências de lançamentos com boleto gerado por meio de uma consulta mais completa para a sua empresa.

    4. Clique em Filtrar.

    5. (Opcional) Clique em Restaurar filtro para fazer uma nova filtragem.

    6. Feche a tela de filtro Filtro avançado de contas a pagar.
  5. (Opcional) Selecione a quantidade de lançamentos que serão exibidos na tela.

    No campo Exibir, localizado no canto inferior direito, você pode configurar o  Contas a Receber  para aparecer de 10 em 10 , 50 em 50 ou 100 em 100 itens na listagem, facilitando a conferência.

Ordenar Colunas


Utilize esta opção para ordenar as colunas do Contas a Receber.

As colunas disponíveis para ordenação são: PESSOA, Nº DOCUMENTO, STATUS, BOLETO, VENCIMENTO e VALOR.

  1. Acesse o ERP4ME .
  2. Clique em Financeiro .
  3. Clique em A Receber.
  4. Clique em  da coluna cuja ordenação você quer alterar.

    Dica:

    Você pode ordená-las de forma crescente ou decrescente .

Exportar Lançamentos


Informação

Na exportação dos lançamentos financeiros para a contabilidade, os lançamentos a receber e a pagar serão exportados pela data de baixa!


Utilize esta opção para exportar os títulos a receber em formato .csv ou .fdf.

  1. Acesse o ERP4ME .
  2. Clique em Financeiro .
  3. Clique em A Receber.
  4. Clique em Exportar.
  5. Selecione a opção de exportação.

    Informação

    Você pode optar: Em formato CSV ou Em formato PDF.
    Por padrão o arquivo será exportado para o diretório: C:\Downloads.


Imprimir Lançamentos


  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Financeiro.
  3. Clique em A Receber.
  4. Clique em Menu de Ações, do lançamento que deseja imprimir.
  5. Clique em Imprimir


Editar Lançamento

  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Financeiro.
  3. Clique em A Receber.
  4. Clique em , do lançamento que deseja alterar.
  5. Clique em Editar.

    Atenção! A edição não ocorrerá se o lançamento possuir boleto vinculado com os status: Processando , Emitido , Pago , Baixa Manual ou quando o movimento tiver alterações de valores.

    Se os lançamentos estão com status Cancelado ou Expirado, mesmo que já tenham PIX gerados, você pode editá-los!
    Mas fique atento ao detalhe:

    • Por proteção , os lançamentos com PIX com status Pago ou Emitido ainda estarão bloqueados para edição.

  6. Altere os dados necessários.

    No Contas a Receber e Contas a Pagar, quando a empresa estiver configurada para a exportação do Centro de Custo, essa informação se torna obrigatória nos lançamentos financeiros. Portanto, se na edição de um lançamento com Centro de Custo como "Nenhum", por exemplo, um alerta sobre o campo será exibido e a gravação da alteração só ocorrerá após informar o Centro de Custo.

  7. Clique em Gravar .


Anexos do Lançamento


Utilize este recurso para incluir, acessar ou excluir os anexos do lançamento.

  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Financeiro.
  3. Clique em A Receber.
  4. Clique em    do lançamento.
  5. Clique em Anexos.

    • Incluir Anexo

      1. Clique em Adicionar Anexo (máximo de 5 MB).
      2. Selecione o arquivo.
      3. Clique em Abrir.


    • Acessar Anexo
      Clique no link do anexo que você que acessar.

      Informação

      Você pode anexar arquivos nos formatos JPG, JPEG, PNG, GIF, BMP, PDF, TXT, XML. Ao acessar este anexo, este abrirá em uma nova guia.
      Para anexos realizados anteriormente, será mantido o download, bem como para arquivos com formato diferente dos citados.

    • Excluir Anexo

      1. Clique em Excluir para remover o anexo do lançamento
      2. Clique em Gravar.


Excluir Lançamento


Nota

A exclusão não será permitida se o lançamento estiver associado a um boleto com os status: Processando e Emitido, ou quando o movimento tiver alterações de valores.

Caso o lançamento possua vínculo com um boleto cancelado, um aviso informará que o boleto cancelado ainda pode ser pago pelo cliente.
Neste caso, se a exclusão for feita, o ERP4ME não poderá registrar automaticamente o recebimento dessa cobrança.
Se lançamento estiver associado a um boleto com o status de erro, cancelado, devolvido ou contestado o sistema permitirá a exclusão do lançamento e do boleto.


  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Financeiro , no menu principal do  ERP4ME .
  3. Clique em A Receber.
  4. Clique em Menu de Ações do lançamento que deseja excluir.
  5. Clique em Excluir.

  6. Confirme a exclusão.

    Nota

    A exclusão não será permitida se o lançamento: possuir uma cobrança PIX vinculada, se estiver associado a um boleto com os status: Processando e Emitido , ou quando o movimento tiver alterações de valores.


Excluir Lançamento em Lote


Utilize esta opção para excluir vários lançamentos ao mesmo tempo.

Nota

A exclusão não será permitida se o lançamento estiver associado a um boleto com os status: Processando e Emitido, ou quando o movimento tiver alterações de valores.

Caso o lançamento possua vínculo com um boleto cancelado, um aviso informará que o boleto cancelado ainda pode ser pago pelo cliente.
Neste caso, se a exclusão for feita, o ERP4ME não poderá registrar automaticamente o recebimento dessa cobrança.
Se lançamento estiver associado a um boleto com o status de erro, cancelado, devolvido ou contestado o sistema permitirá a exclusão do lançamento e do boleto.

  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Financeiro.
  3. Clique em A Receber.
  4. Selecione os lançamentos que serão excluídos.

    Informação

    Neste momento, as opções Excluir Lote e Ir para Baixa serão habilitadas.

  5. Clique em Excluir Lote.

  6. Confirme a exclusão.

    Nota

    A exclusão não será permitida se o lançamento: possuir uma cobrança PIX vinculada, se estiver associado a um boleto com os status: Processando e Emitido , ou quando o movimento tiver alterações de valores.

Baixar Lançamento


Além de realizar a baixa do título pela aba Baixa na sua tela de cadastro, também é possível fazer esse procedimento da seguinte forma:

Nota

Caso o lançamento possua uma cobrança PIX vinculada, a baixa manual do lançamento não será permitida.

  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Financeiro.
  3. Clique em A Receber.
  4. Selecione o lançamento que será baixado.
  5. (Opcional) Informe o valor pago na cobrança no campo Valor Recebido.

    Informação

    Neste momento, as opções Excluir Lote e Ir para Baixa serão habilitadas.
    O valor total do título será sugerido como valor recebido, no entanto, poderá alterar para a quantia paga na cobrança.

  6. Selecione a conta bancária utilizada no pagamento no campo Banco / Caixa.

  7. (Opcional) Altere a data do recebimento.

    Informação

    Por padrão, a data atual será sugerida.

  8. Clique em Baixar.

    Informação

    Ao realizar a baixa manual de lançamentos no Financeiro do ERP4ME você poderá emitir um recibo desse pagamento feito pelo cliente.
    Nesse processo de baixa, o sistema exibirá uma mensagem permitindo que você confirme ou não a impressão do recibo. Em Lançamentos também terá esta opção
    .

Baixar Lançamento em Lote


Utilize esta opção para baixar vários lançamentos ao mesmo tempo.

  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Financeiro.
  3. Clique em A Receber.
  4. Selecione os lançamentos que serão baixados.

    Informação

    Neste momento, as opções Excluir Lote e Ir para Baixa serão habilitadas.
    O valor total de cada título será sugerido como valor recebido, no entanto, poderá alterar para a quantia pago na cobrança.

  5. Selecione a conta bancária utilizada no pagamento no campo Banco / Caixa.
  6. Clique em Baixar.


Gerar Boleto


Para realizar a emissão de boletos, é necessário cadastrar e configurar uma Conta com os dados de integração adequadas. Após o processamento do boleto, o status será atualizado automaticamente na listagem do Financeiro. Para mais informações sobre a Emissão de Boletos no ERP4ME, consulte o tópico correspondente.

Sua conta EFI oferece o Bolix, uma solução para pagamento de boletos por código de barras ou Pix  

Com o Bolix (Boleto + Pix) ativado, as suas cobranças passam a carregar, além do código de barras, um QR Code Pix. Isso significa que seu cliente pode escolher entre duas formas de pagamento na hora de quitar o boleto: a forma tradicional ou Pix. A diferença é que se seu cliente escolher pagar por meio do código de barras, a confirmação acontecerá em até 1 dia útil, enquanto que com o QR Code Pix o pagamento cai instantaneamente.

Por padrão, essa configuração já fica ativa. Mas se quiser ativar ou desativar o Bolix e aceitar pagamentos por Pix nos boletos, acesse a sua conta pela plataforma web ou app mobile e siga as instruções:

  1. acesse o menu “Configurações da conta” (⚙) pela plataforma web. Se estiver pelo app, toque em seu nome na tela inicial e, depois, no link “Configurações da conta;
  2. agora, clique em “Configurações de cobranças” → “Boletos bancários e carnês”;
  3. em seguida, ative ou desative a função “Bolix”;
  4. por fim, clique em “Salvar configurações”.


A tarifa do Bolix é a mesma do boleto tradicional. Você pode conferir todas as tarifas da conta no menu superior em “Configurações da conta” (⚙) → “Tarifas e prazos”. Se estiver pelo app, basta tocar em seu nome na tela inicial e, depois, no link “Configurações da conta”→ “Tarifas e prazos”.

Para mais informações, consulte a Central de Ajuda Efí.


Para gerar boleto no Financeiro no ERP4ME, siga os passos:

  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Financeiro.
  3. Clique em A Receber.
  4. Clique em Menu de Ações do lançamento cujo boleto será gerado.

    Não será permitido gerar boletos para lançamentos vinculados a documentos em homologação.

  5. Clique em Gerar boleto para abrir a tela Geração de Boleto

    Saiba mais sobre determinado campo do cadasto Digite sua busca abaixo...

    Oops, it seems that you need to place a table or a macro generating a table within the Table Filter macro.

    The table is being loaded. Please wait for a bit ...

    CamposDescrição
    Nº DocumentoCaso não tenha informado o número do documento ao fazer o lançamento, você pode inclui-lo no momento da geração do boleto. Se o lançamento já possuir esta informação, ao gerar o boleto, a edição do campo não será permitida.
    Informações de Recebimento
    1. (Opcional) Em Dados do Desconto Condicional , informe a data limite e o percentual ( % ) de desconto caso queira conceder desconto por antecipação do pagamento.
    2. (Opcional) Informe o percentual (% ) de Juros por Dia.
    3. (Opcional) Informe o percentual (% ) de Juros Multa.
    4. (Opcional) Preencha a Observação que julgar necessária para o boleto que será gerado.

    Dados do Cliente

    O telefone principal da pessoa será o contato sugerido, no entanto você pode informar outro contato previamento cadastrado ou até cadastrar um novo, sem sair do processo de geração do boleto. Para isso, siga os passos:

    1. Clique no campo Telefone.

      Ao regerar um boleto rejeitado por algum motivo, o Telefone virá sempre preenchido com o contato informado na primeira geração dos boletos, mas também pode ser editado.

    2. Digite o número do novo contato.
    3. Pressione Enter.
    4. (Opcional) Informe o endereço de e-mail, caso a pessoa não possua previamente no cadastro.

      Informação! Ao gerar o boleto, o e-mail principal da pessoa é exibido automaticamente, mas você tem as opções de informar um novo e-mail ou selecionar um dentre os endereços previamente informados no cadastro de Pessoas.


    Status do Boleto
    • Para processamento com sucesso, o status será atualizado para Emitido, caso contrário, como Rejeitado.
      (informação)  Após a correção do boleto rejeitado, o reenvio poderá ser realizado.
    • Em boletos com o status Emitido você poderá: visualizar os dados, atualizar o vencimento, reenviar por e-mail, baixar manualmente e cancelar.
    • Boletos cancelados não poderão ser reenviados.
    • Após o pagamento do boleto, o status é atualizado para Recebido de forma automática através da integração com a Fintech.
    • O status Identificado, ocorrerá quando um boleto for pago, até que o pagamento seja compensado pelo banco.
      (informação)  Através do Filtro Avançado, pode ser realizado a consulta dos boletos com esse status para saber o que está para ser compensando no banco.

  6. Clique em Gerar.

    Caso não possua uma conta configurada para emissão de boleto, uma mensagem te alertará sobre a ausência dessa configuração.

    Veja como cadastrar uma conta para emissão de boletos...  



Visualizar Boleto


Utilize esta opção para consultar os dados do boleto gerado.

Informação

Esta opção de consulta ficará disponível da tela de listagem dos lançamentos a receber assim que o boleto for gerado.

  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Financeiro.
  3. Clique em A Receber.
  4. Clique em   do boleto gerado que deseja consultar.

  5. Clique em Visualizar Boleto.
  6. Consulte as informações do boleto:

    • Nome do cliente;
    • E-mail;
    • Dados do lançamento;
    • Conta selecionada;
    • Dados do recebimento do boleto;
    • Status atual do boleto;
    • Link para download (caso exista);
    • Mensagem de erro (caso haja algum erro na geração).

  7. Feche a consulta.


Baixar Boleto Manualmente


Utilize esta opção para fazer a baixa manual do boleto.

Informação

Desta forma, poderá fazer a baixa do boleto quando o sacado (pessoa que vai pagar a cobrança) não pagar a cobrança utilizando o boleto em si, ou seja, efetuando um pagamento em mãos ou depósito.
Caso faça a baixa manual de um boleto gerado no ERP4ME para o EFÍ, mantendo o banco em que o boleto foi gerado, o sistema fará a baixa manual e no EFÍ irá apresentar o status Marcado como pago.
Caso a conta na baixa manual seja alterada, o boleto será cancelado junto a EFÍ.


  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Financeiro.
  3. Clique em A Receber.
  4. Clique em Menu de Ações do boleto gerado que deseja baixar manualmente.

  5. Clique em Baixar boleto manualmente

    Nesta tela você pode consultar as informações da Conta informada na geração do boleto.

  6. (Opcional) Informe a data da baixa na tela de baixa manual.

    Informação

    Por padrão, a data atual será sugerida como data da baixa do boleto, que não pode ser menor do que a de emissão do lançamento.

  7. Informe a conta destino, ou seja, onde vai entrar o recebimento manual.

  8. Clique em Baixar.


Atualizar Vencimento do Boleto


Utilize esta opção para atualizar a data de vencimento do boleto.

  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Financeiro.
  3. Clique em A Receber.
  4. Clique em Menu de Ações do boleto gerado que deseja atualizar o vencimento.

  5. Clique em Atualizar vencimento do boleto.
  6. Informe a nova data vencimento.

    Para alterar a data de vencimento do boleto, o seu status deverá estar como . Na alteração do vencimento do boleto, a nova data deve ser posterior a data da emissão do boleto. 
    Caso informe um novo endereço de e-mail para notificação, ele será salvo no  cadastro da pessoa vinculada ao boleto e o boleto será reenviado por e-mail com a data atualizada.

  7. Clique em Atualizar.


Reenviar Boleto


Utilize esta opção para reenviar o boleto gerado.

Informação

Desta forma, caso seja solicitado pelo sacado ( pessoa que vai pagar a cobrança ), o boleto poderá ser reenviado.

  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Financeiro.
  3. Clique em A Receber.
  4. Clique em Menu de Ações do boleto gerado que deseja reenviar.

  5. Clique em Reenviar boleto por e-mail.
  6. Informe o endereço de e-mail.

    Caso não insira o endereço de e-mail, o sistema informará a necessidade do preenchimento de um endereço de e-mail válido.
    O reenvio estará disponível para boletos com status  .

  7. Clique em Reenviar e-mail.


Cancelar Boleto


Utilize esta opção para cancelar o boleto emitido.

Informação

Para cancelar o boleto o status deverá estar como .

  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Financeiro.

  3. Clique em A Receber.
  4. Clique em Menu de Ações do boleto emitido que deseja cancelar.

  5. Clique em Cancelar boleto.                                                                                                   

    Nota

    Boletos cancelados não poderão ser reenviados.
    O boleto Cancelado ainda pode ser pago pelo sacado (pessoa que vai pagar a cobrança). Em caso de exclusão, o sistema não poderá registrar automaticamente o recebimento dessa cobrança.

Gerar PIX


Utilize esta opção para gerar PIX na tela de lançamentos financeiros Contas a Receber.

Nota

Suas chaves do Itaú ou Banco do Brasil devem ser configuradas previamente para gerar cobranças através do sistema.

  • A opção Gerar PIX fica oculta no Menu de Ações para boleto com status: Pago, Emitido, Baixa manual e Processando.
  • Nos lançamentos com boleto com status: Contestado, Rejeitado, Devolvido e Cancelado ela fica visível.


  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Financeiro.
  3. Clique em A Receber.
  4. Clique em Menu de Ações  do lançamento cujo PIX para recebimento será gerado.

  5. Clique em Gerar PIX.

    Você não possui conta no Alterdata PIX?

    Você pode configurar o ERP4ME! (ideia)
    Acesse Financeiro / Cadastros / Contas e clique em Alterdata PIX para preencher as informações e gravar.

  6. Na tela Gerar PIX, preencha as informações da conta. 

    1. Informe sua Conta
    2. Escolha sua chave PIX.

      Dica:

      Consulte o tópico Incluir Chave PIX para saber como incluir previamente na conta suas chaves PIX .

    3. Informe endereço de e-mail do cliente.

      Informação

      As informações do PIX serão enviadas para este endereço de e-mail.

    4. Preencha as informações de cobrança.

      Você pode informar os valores (R$) ou percentuais (%) de Juros, Desconto ou Multa.



  7. Clique em Próximo para iniciar a geração do QR Code.

    Dica:

    Após a geração, você pode conferir as informações de cobrança e revisá-las por meio da opção Editar Lançamento para fazer o envio.

  8. Clique em Enviar PIX.


Visualizar PIX


Utilize esta opção para visualizar suas cobranças PIX.


  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Financeiro.
  3. Clique em A Receber.
  4. Clique em Menu de Ações do lançamento cujo PIX já tenha sido gerado.

  5. Clique em Visualizar PIX.

    Informação

    Além das informações de cobrança, QR Code, você também pode alterar o lançamento antes do envio ou cancelar a cobrança, se necessário. 


Copiar PIX


Utilize esta opção para copiar o código PIX de pagamento para a área de transferência.


  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Financeiro.
  3. Clique em A Receber.
  4. Clique em Menu de Ações  do lançamento cujo PIX já tenha sido gerado.

  5. Clique em Copiar PIX.

    Dica:

    Você pode colar o código na área de transferência, que pode ser no corpo de um e-mail a ser enviado.