Utilize o recurso Contas a Pagar para fazer os lançamentos dos títulos a pagar da sua empresa.

Informação

Ao acessar o Contas a Pagar, o "Tour" guiado será exibido apresentando um passo a passo para te auxiliar na realização do lançamento e gerenciamento dos lançamentos a pagar da sua empresa.

Os lançamentos financeiros gerados pela importação de NF-e terão como Nº Documento a numeração da NF-e importada. Caso seja gerado mais de um lançamento para a mesma nota, o Nº Documento receberá a numeração da nota mais o "número da parcela".

Contas a Pagar

Tour Contas a Pagar


Acessar o Tour Novamente


Se você finalizou o tour e precisa visualizá-lo novamente, siga os passos:

  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Financeiro.
  3. Clique em A Receber.
  4. Clique em Ferramentas de ajuda.

    Ferramentas de ajuda ERP4ME


  5. Clique em Tour de funcionalidades.


Ferramentas de Ajuda


  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Financeiro.
  3. Clique em A Pagar.
  4. Clique em Ferramentas de Ajuda do ERP4ME Ferramentas de ajuda e você poderá acessar Artigos da base de conhecimento, o "Tour" de Boas-vindas do ERP4ME.

    • Artigos Artigos  

      São dicas rápidas e específicas da Base de Conhecimento do ERP4ME sobre alguma particularidade de determinado recurso do sistema, sem precisar consultar na documentação completa do sistema.

    • Vídeos Vídeos
      Acesso aos vídeos sobre os recursos dos ERP4ME!

      Isso mesmo! Eles estão presentes em diversas funcionalidades do sistema.
      (seleção) Você pode minimizar e até ampliar o vídeo em um player e continuar assistindo enquanto utiliza os recursos do sistema. É mais uma funcionalidade para aprimorar sua jornada no ERP4ME. 



      Você utiliza o navegador Firefox?

      Se este é seu caso, fique atento!

      Por incompatibilidade com o navegador Mozila Firefox Firefox, o recurso Picture in Picture estará removido da Ferramenta de Ajuda do ERP4ME!
      Ah! Você utiliza Chrome Chrome ou Edge Edge? Então sorria, porque o recurso está disponível para você!

      Picture in Picture

      Recurso que te permite continuar a assistir um vídeo em tela minimizada enquanto navega pelos menus do sistema, que te agrega:

      • Melhoria na sua experiência com o ERP4ME;
      • Melhor proveito e economia do seu tempo;
      • Facilitador para sua compreensão e usabilidade do sistema!

      Esse recurso está presente nos menus Cadastro / Estoque, Financeiro / Cadastros, Movimento / Geral e Relatórios do ERP4ME.


    • Tour de Funcionalidades Tour de Funcionalidades 

      Dependendo da funcionalidade que estiver utilizando, você também terá tutoriais guiados nos recursos do sistema para te auxiliar na realização de novos cadastros, lançamentos, filtragem, entre outros. Por meio desta opção, você voltar a visualizar o "Tour", caso o tenha fechado ou finalizado.

    • Boas-vindas Boas-vindas 

      Acesse o Tour de boas-vindas para te ajudar a aproveitar ao máximo todas as funcionalidades do sistema.
      (informação) Durante a exibição do Tour de boas-vindas, as Ferramentas de Ajuda ficarão bloqueadas para ação até a conclusão do tour de boas-vindas.

      Ah! Se deseja informações sobre o que basicamente você precisa ter instalado, configurado ou cadastrado para laçar e emitir suas notas (NF-e, NFC-e, NFS-e), consulte os Primeiros Passos do: ERP for Me - Contador, ERP for Me - Financeiro, ERP for Me - Movimento.



Cadastrar Lançamento

  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Financeiro.
  3. Clique em A Receber.
  4. Clique em Nova para preencher os dados principais do lançamento.

    Dados Principais do Lançamento a Pagar   

    1. Informe a Pessoa e Categoria.

      Dica: Você pode criar lançamentos para os novos Tipos de Pessoa personalizados.

      Precisa cadastrar a Pessoa ou a Categoria para esse lançamento?   

      Caso precise cadastrar esses registros que serão vinculados ao lançamento sem precisar sair do processo de lançamento, siga os passos:

      1. Clique em do campo correspondente.
      2. Clique em Criar Novo para preencher os campos do cadastro correspondente.

      3. Clique em Gravar.
    2. Informe a data de Vencimento.

    3. Informe o Valor Total.
    4. Preencha o Número do Documento.

      Informação: Caso não tenha inserido o número do documento no ato do lançamento, você pode inclui-lo no momento da geração do boleto. Se o lançamento já possui esta informação, ao gerar o boleto a edição do campo não será permitida. 

    5. Caso seja um lançamento recorrente, que se repete em outros meses, siga os passos:

      1. Selecione a opção Recorrente.

        Observação: Aba Baixa será ocultada e a aba Recorrente exibida.

      2. Clique na aba Recorrente.

      3. Informe o  Número de Repetições , ou seja, a quantidade de repetições ou parcelas do lançamento.

        Informação: Para informar o número de parcelas do lançamento, a opção Parcelado deve estar marcada.

      4. (Opcional) Selecione a opção Parcelado para que o valor do lançamento seja parcelado.

      5. Informe o Intervalo em dias para definir as repetições ou parcelas.
      6. Clique em Adicionar para informar o vencimento e número do documento.

        Informação: O vencimento e a numeração dos documentos serão preenchidos com base nas datas de vencimento e numeração anteriormente informadas.

      7. (Opcional) Clique em Atualizar caso tenha alterado o vencimento ou valor do lançamento.
  5. Preencha as abas adicionais do lançamento:
    Detalhes  

    1. Clique na aba Detalhes.
    2. Informe a descrição.

      Informação: Caso ainda não tenha cadastrado o centro de custo no sistema ERP4ME, clique em Criar Novo. Para mais detalhes, consulte o tópico Centro de Custos.

    3. Selecione o Centro de custo.

      Informação: No Contas a Receber e Contas a Pagar, quando a empresa estiver configurada para a exportação do Centro de Custo, essa informação se torna obrigatória nos lançamentos financeiros. Portanto, se na edição de um lançamento com Centro de Custo como "Nenhum", por exemplo, um alerta sobre o campo será exibido e a gravação da alteração só ocorrerá após informar o Centro de Custo.

      Precisa cadastrar o Centro de Custo?   

      Caso precise cadastrar esse registro que será vinculado ao lançamento sem precisar sair do processo de lançamento, siga os passos:

      1. Clique em do campo correspondente.
      2. Clique em Criar Novo para preencher os campos do cadastro correspondente.

      3. Clique em Gravar.
    Baixa  

    1. Clique na aba Baixa.
    2. Selecione o Banco / Caixa.

      Precisa cadastrar o Banco?  

      Caso precise cadastrar esse registro que será vinculado ao lançamento sem precisar sair do processo de lançamento, siga os passos:

      1. Clique em do campo correspondente.
      2. Clique em Criar Novo para preencher os campos do cadastro correspondente.

      3. Clique em Gravar.
    3. Informe os dados da baixa (percentuais ou valores de Descontos, Juros ou Multa).
    4. Informe a data em que a cobrança foi paga.
    5. Clique em Adicionar Baixa.

      Informação: Se necessário, poderá excluir lançamentos da baixa.

    Comentários  

    1. Clique na aba Comentário.
    2. Insira a informação que desejar sobre este lançamento.

    3. Clique em Adicionar comentário.

      Informação: Caso precise remover o comentário do lançamento, clique em Excluir.

    Anexos  

    1. Clique na aba Anexos.
    2. Clique em Adicionar anexo.

    3. Selecione o arquivo que será anexado ao lançamento.

      Observação: O arquivo selecionado deve possui até 5 MB. Você pode anexar arquivos nos formatos JPG, JPEG, PNG, GIF, BMP, PDF, TXT, XML. Ao acessar este anexo, este abrirá em uma nova guia. Para anexos realizados anteriormente, será mantido o download, bem como para arquivos com formato diferente dos citados. Caso precise remover o comentário do lançamento, clique em Excluir.

     
  6. (Opcional) Selecione a opção Criar outro.

    Informação: Desta forma, ao gravar o lançamento atual a tela Lançamento a receber será aberta automaticamente para que um novo lançamento seja cadastrado.

  7. (Opcional) Selecione a opção  Criar outro com base no anterior  para que as informações deste lançamento sejam memorizadas e sugeridas para um novo.
  8. Clique em Gravar.


Filtrar Lançamentos


  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Financeiro.
  3. Clique em A Pagar.
  4. Utilize um dos tipos de filtragem:

    • Opções de Filtro

      1. Informe o período dos lançamentos que deseja filtrar.
      2. (Opcional) Insira o nome da pessoa do lançamento.
      3. (Opcional) Insira o número do documento.
      4. Clique em Filtrar.

    • Filtrar títulos da data atual

      1. Clique em , localizado ao lado do botão Filtrar.
      2. Selecione a opção Hoje.
      3. Clique em Filtrar.


    • Filtrar todos os títulos até a data atual

      1. Clique em , localizado ao lado do botão Filtrar.
      2. Selecione a opção Todos até hoje.
      3. Clique em Filtrar.


    • Filtro Avançado
      1. Clique em , localizado ao lado do botão Filtrar.
      2. Selecione a opção Filtro Avançado.
      3. Informe os parâmetros de filtragem na tela Filtro avançado de contas a pagar.

        Assim, você poderá filtrar por período de emissão ou vencimento, status do lançamento, pessoa, categoria, centro de custo, descrição, número do documento ou comentário.

      4. Clique em Filtrar.

      5. (Opcional) Clique em Restaurar filtro para fazer uma nova filtragem.

      6. Feche a tela Filtro avançado de contas a pagar.


  5. (Opcional) Selecione a quantidade de lançamentos que serão exibidos na tela.

    No campo Exibir, localizado no canto inferior direito, você pode configurar o Contas a Pagar para aparecer de 10 em 10, 50 em 50 ou 100 em 100 itens na listagem, facilitando a conferência.

Ordenar Colunas


Utilize esta opção para ordenas as colunas do Contas a Receber.

As colunas disponíveis para ordenação são: PESSOA, Nº DOCUMENTO, STATUS, VENCIMENTO e VALOR.


  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Financeiro.
  3. Clique em A Pagar.
  4. Clique em  da coluna cuja ordenação você quer alterar.

    Dica:

    Você pode ordená-las de forma crescente ou decrescente .

Exportar Lançamentos


Informação

Na exportação dos lançamentos financeiros para a contabilidade, os lançamentos a receber e a pagar serão exportados pela data de baixa!


Utilize esta opção para exportar os títulos a pagar em formato .csv ou .fdf.

  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Financeiro.
  3. Clique em A Pagar.
  4. Clique em Exportar.
  5. Selecione a opção de exportação.

    Você pode optar: Em formato CSV ou Em formato PDF.
    Por padrão, o arquivo será exportado para o diretório: C:\Downloads.

Imprimir Lançamentos


  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Financeiro.
  3. Clique em A Pagar.
  4. Clique em , do lançamento que deseja imprimir.

  5. Clique em Imprimir.

Editar Lançamento


  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Financeiro.
  3. Clique em A Pagar.
  4. Clique em , do lançamento que deseja alterar.
  5. Clique em Editar.
  6. Altere os dados necessários.

    No Contas a Receber e Contas a Pagar, quando a empresa estiver configurada para a exportação do Centro de Custo, essa informação se torna obrigatória nos lançamentos financeiros. Portanto, se na edição de um lançamento com Centro de Custo como "Nenhum", por exemplo, um alerta sobre o campo será exibido e a gravação da alteração só ocorrerá após informar o Centro de Custo.

  7. Clique em Gravar.


Anexos do Lançamento


Utilize este recurso para incluir, acessar ou excluir os anexos do lançamento.

  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Financeiro.
  3. Clique em A Pagar. 
  4. Clique em , do lançamento.
  5. Clique em Anexos.

    • Incluir Anexo

      1. Clique em Adicionar Anexo (máximo de 5 MB).
      2. Selecione o arquivo.
      3. Clique em Abrir.

    • Acessar Anexo 
      Clique no link do anexo que você que acessar.

      Você pode anexar arquivos nos formatos JPG, JPEG, PNG, GIF, BMP, PDF, TXT, XML. Ao acessar este anexo, ele abrirá em uma nova guia.
      Para anexos realizados anteriormente, será mantido o download, bem como para arquivos com formato diferente dos citados.

    • Excluir Anexo

      1. Clique em Excluir para remover o anexo do lançamento
      2. Clique em Gravar.

Excluir Lançamento


  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Financeiro.
  3. Clique em A Pagar.
  4. Clique em  do lançamento que deseja excluir.
  5. Clique em Excluir.
  6. Confirme a exclusão.


Baixar Lançamento


Além de realizar a baixa do título pela aba Baixa na sua tela de cadastro, também é possível fazer esse procedimento da seguinte forma:

  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Financeiro.
  3. Clique em A Pagar.
  4. Selecione os lançamentos que serão baixados.

    A tela de baixa será exibida de forma fixa na parte inferior da tela, assim que selecionado algum lançamento para baixa.
    Desta forma, o foco será direcionado aos campos de preenchimento para a baixa do(s) título(s).

  5. (Opcional) Informe o valor pago na cobrança no campo Valor Pago.

    Agora a opção Excluir Lote será habilitada.
    O valor total do título será sugerido como valor recebido, no entanto, poderá alterar para o valor pago na cobrança.

  6. Selecione a conta bancária utilizada no pagamento no campo Banco / Caixa.

  7. Clique em Baixar.

    Ao realizar a baixa manual de lançamentos no Financeiro do ERP4ME você poderá emitir um recibo desse pagamento feito pelo cliente.
    Nesse processo de baixa, o sistema exibirá uma mensagem permitindo que você confirme ou não a impressão do recibo. Em Lançamentos você também terá esta opção