Por meio desta opção Contas é possível realizar o controle do saldo das contas bancárias e contas caixa da sua empresa, cadastrar novas contas, realizar transferências e gerar extratos.
Ao acessar este recurso, o "Tour" guiado será exibido apresentando um passo a passo, sobre o processo de cadastro, para você cadastrar suas contas com facilidade. Os ícones epresentes na área de Ações, indicam quais Contas estão ou não vinculadas ao Conexão Itaú. Ao clicar sobre o ícone, a página do Conexão Itaú será exibida.
Acessar o Tour Novamente
Se você finalizou o tour e precisa visualizá-lo novamente, siga os passos:
- Acesse o ERP4ME.
- Clique em Financeiro.
- Clique em Contas.
- Clique em no menu Ferramentas de ajuda.
- Clique em Tour de funcionalidades.
Ferramentas de Ajuda
- Acesse o ERP4ME.
- Clique em Financeiro.
- Clique em Contas.
- Clique em Ferramentas de ajuda e você pode acessar Artigos da base de conhecimento, o "Tour" de Boas-vindas do ERP4ME.
Artigos
São dicas rápidas e específicas da Base de Conhecimento do ERP4ME sobre alguma particularidade de determinado recurso do sistema, sem precisar consultar na documentação completa do sistema.
Vídeos
Acesso aos vídeos sobre os recursos dos ERP4ME!Isso mesmo! Eles estão presentes em diversas funcionalidades do sistema.
Você pode minimizar e até ampliar o vídeo em um player e continuar assistindo enquanto utiliza os recursos do sistema. É mais uma funcionalidade para aprimorar sua jornada no ERP4ME.Você utiliza o navegador Firefox?
Se este é seu caso, fique atento!
Por incompatibilidade com o navegador Firefox, o recurso Picture in Picture estará removido da Ferramenta de Ajuda do ERP4ME!
Ah! Você utiliza Chrome ou Edge? Então sorria, porque o recurso está disponível para você!Picture in PictureRecurso que te permite continuar a assistir um vídeo em tela minimizada enquanto navega pelos menus do sistema, que te agrega:
- Melhoria na sua experiência com o ERP4ME;
- Melhor proveito e economia do seu tempo;
- Facilitador para sua compreensão e usabilidade do sistema!
Esse recurso está presente nos menus Cadastro / Estoque, Financeiro / Cadastros, Movimento / Geral e Relatórios do ERP4ME.
Tour de Funcionalidades
Dependendo da funcionalidade que estiver utilizando, você também terá tutoriais guiados nos recursos do sistema para te auxiliar na realização de novos cadastros, lançamentos, filtragem, entre outros. Por meio desta opção, você voltar a visualizar o "Tour", caso o tenha fechado ou finalizado.
Boas-vindas
Acesse o Tour de boas-vindas para te ajudar a aproveitar ao máximo todas as funcionalidades do sistema.
Durante a exibição do Tour de boas-vindas, as Ferramentas de Ajuda ficarão bloqueadas para ação até a conclusão do tour de boas-vindas.Ah! Se deseja informações sobre o que basicamente você precisa ter instalado, configurado ou cadastrado para laçar e emitir suas notas (NF-e, NFC-e, NFS-e), consulte os Primeiros Passos do: ERP for Me - Contador, ERP for Me - Financeiro, ERP for Me - Movimento.
Abrir Conta Digital
Para cadastrar sua conta digital, você pode optar por uma das Fintechs:
Abrir conta Efí
Para cadastrar sua conta Efí Bank, siga os passos:
- Baixe o aplicativo Efí Bank na loja de aplicativos (Google Play® ou App Store®) do seu dispositivo.
Abra o app em seu dispositivo.
- Toque em Abrir uma conta.
- Selecione o tipo de conta (Pessoa Física / Pessoa Jurídica) que precisa e informa o documento (CPF / CNPJ) correspondente.
- Insira suas informações gerais ou da empresa.
- Insira o código recebido e informe os dados complementares.
- Informe seu endereço residencial. Você pode definir se esse endereço aparecerá nos boletos emitidos, basta marcar a opção correspondente.
Posteriormente, na plataforma Efí Bank você também pode utilizar um endereço comercial na emissão dos boletos.
- Fotografe seus documentos e faça uma selfie sua em local bem iluminado.
- Informe seu endereço residencial. Você pode definir se esse endereço aparecerá nos boletos emitidos, basta marcar a opção correspondente.
- Crie uma senha forte com no mínimo 6 caracteres e um número.
Os dados informados serão analisados para concluir a abertura de sua conta. A localização ativa em seu dispositivo agiliza o processo. Além do aplicativo, há também a plataforma Web com mais opções que facilitam a gestão das suas finanças.
Sua conta EFI oferece o Bolix, uma solução para pagamento de boletos por código de barras ou Pix
Com o Bolix (Boleto + Pix) ativado, as suas cobranças passam a carregar, além do código de barras, um QR Code Pix. Isso significa que seu cliente pode escolher entre duas formas de pagamento na hora de quitar o boleto: a forma tradicional ou Pix. A diferença é que se seu cliente escolher pagar por meio do código de barras, a confirmação acontecerá em até 1 dia útil, enquanto que com o QR Code Pix o pagamento cai instantaneamente.
Por padrão, essa configuração já fica ativa. Mas se quiser ativar ou desativar o Bolix e aceitar pagamentos por Pix nos boletos, acesse a sua conta pela plataforma web ou app mobile e siga as instruções:
- acesse o menu “Configurações da conta” (⚙) pela plataforma web. Se estiver pelo app, toque em seu nome na tela inicial e, depois, no link “Configurações da conta”;
- agora, clique em “Configurações de cobranças” → “Boletos bancários e carnês”;
- em seguida, ative ou desative a função “Bolix”;
- por fim, clique em “Salvar configurações”.
A tarifa do Bolix é a mesma do boleto tradicional. Você pode conferir todas as tarifas da conta no menu superior em “Configurações da conta” (⚙) → “Tarifas e prazos”. Se estiver pelo app, basta tocar em seu nome na tela inicial e, depois, no link “Configurações da conta”→ “Tarifas e prazos”.Para mais informações, consulte a Central de Ajuda Efí.
Para cadastrar a aplicação do boleto, siga os passos:
- Na sua Conta Efí Bank, acesse a aba API / menu Aplicações.
- Clique em Criar Aplicação.
- Informe um nome para identificá-la e continue.
Você deve ativar a API desejada e marcar os escopos de uma. São ele fará liberações de acesso aos componentes (end points) nas APIs Efí.
- Clique em Continuar e valide sua operação e suas credenciais para o ambiente de produção e homologação (Client ID e Client Secret) estarão geradas.Preteja suas Credenciais!
Elas são necessárias para a autenticação e envio de requisições para as APIs Efí. Para a integridade e segurança de sua conta, não compartilhe suas credenciais e nem as deixe visíveis.
Precisa utilizar o ambiente de teste?
Acesse a aplicação criada, aba Homologação, copie as chaves Client ID e Client Secret disponíveis.
Vai utilizar o ambiente de Produção?
Acesse a aplicação criada, aba Produção, copie as chaves Client ID e Client Secret disponíveis.
As chaves Client ID e Client Secret devem ser configuradas no cadastro da conta do ERP4ME, para realizar a integração entre os sistemas.
Sua Fintech é a PJBank?
Não é mais necessário realizar o cadastro da conta na plataforma PJbank, basta configurar no sistema.
- No Shop em Financeiro / Configurações do Boleto Express / Fintech.
- No ERP4ME em Financeiro / Contas / Configurações do Boleto.
Informação: Com o PJbank basta informar seu banco, qualquer banco. Assim, ao gerar o boleto, o PJbank mediará diretamente com o seu banco.
Cadastrar Conta
- Acesse o ERP4ME.
- Clique em Financeiro.
- Clique em Contas.
- Clique em Nova para preencher os principais do cadastro.
- Informe o Nome que identificará a conta bancária no ERP4ME.
- Informe o valor do Saldo inicial da conta e a Data do Saldo.
- Marque a opção Gerar Boleto para preencher as Configurações do Boleto.
Marque a opção Incluir Dados Bancários para preencher os Dados Bancários.
Configurações do Boleto
Para fazer essas configurações, escolha a Fintech:
FintechEFI Bank
- Selecione a opção EFI Bank.
Informe os dados para realizar a integração entre o ERP4ME, a solução EFI Bank e a Emissão de Boletos.
Identificação do cliente junto à EFI Bank.
Esse conjunto de chaves, Client ID e Client Secret, será gerado ao cadastrar aplicação do boleto na sua conta EFI Bank. Estes são campos obrigatórios para realizar a integração com a EFI Bank.
Informações de pagamento.
- Percentual do desconto condicional.
- Quantidade de dias para pagamento antecipado.
- Percentual de juros que serão cobrados por dias de atraso.
- Percentual de multa por atraso.
PJBank
Para emitir boletos com facilidades realize o cadastro da conta no ERP4ME que integrará com a PJBank.
- Selecione a opção PJBank.
Informe os dados para realizar a integração entre o ERP4ME, a solução PJBank e a Emissão de Boletos.
Caso insira dados inválidos no cadastro da conta para a Fintech PJBank, o sistema emitirá um alerta por meio de uma mensagem.
- Informe Agência, Conta, Banco, Telefone e E-mail.
- Em Informações de Pagamento, informe o texto padrão que aparecerá no e-mail e boleto conforme sua emissão.
- Informe os percentuais de juros e multa.
- Marque a opção Gerar automaticamente o financeiro a pagar da tarifa para gerar um lançamento automático da tarifa no Financeiro a pagar, referente ao custo do boleto recebido. Assim, em Dados para a Tarifa, forneça os dados da Pessoa e Categoria e Centro de Custos correspondentes.
Após gravar os dados, para realizar a edição, só entrando em contato com o suporte da PJBank.
- Informe Agência, Conta, Banco, Telefone e E-mail.
Dados para a Tarifa
Esta aba é habilitada ao marcar a opção Gerar automaticamente o financeiro a pagar da tarifa localizada na aba Configurações do Boleto. Desta forma, o lançamento da tarifa referente ao custo do boleto recebido pela Fintech é feito automaticamente.
Na aba Dados para a Tarifa, forneça as informações necessárias para que o lançamento a pagar da tarifa, seja gerado corretamente, como Pessoa, Categoria e Centro de Custo.
Dados Bancários
- Informe a instituição financeira, ou seja, o Banco.
- Informe a Agência e Conta.
- Clique em Gravar.
Alterdata PIX
Utilize esta opção para cadastrar sua conta no Alterdata PIX.
Consulte o tópico Integração ERP4ME x Alterdata PIX e saiba mais!
- Acesse o ERP4ME.
- Clique em Financeiro.
- Clique em Contas.
- Clique em Alterdata PIX.
Preencha as informações do cadastro.
Algumas informações (Razão Social, CNPJ e etc) são carregadas automaticamente do cadastro da empresa.
- Informe o endereço de e-mail e telefone da empresa com o DDD.
- Preencha o nome e o endereço de
e-mail do responsável.Observação: Para evitar fraldes, o responsável ou sócio que consta na Receita deve ser o Nome do responsável no cadastro da conta no ERP4ME.
Informe sua senha acesso.
Clique em para visualizar os caracteres informados.
- Em Banco / Caixa informe o banco.
- Clique no trecho termos de uso para fazer a leitura
Marque a opção Aceito os termos de uso.
Clique em "termos de Uso" para consultar o Termo de uso - Alterdata Pix.
- Clique em Gravar.
Editar Conta
- Acesse o ERP4ME.
- Clique em Financeiro.
- Clique em Contas.
- Clique em Editar na conta que será alterada.
Realize as alterações necessárias.
Caso desmarque a opção Ativo, o cadastro da conta será inativado no ERP4ME.
- Clique em Gravar.
Excluir Conta
Atenção!
Só poderão ser excluídas as contas que ainda não obtiveram lançamentos vinculados a elas. Caso possuam, ficarão somente inativas.
Contas que possuírem vínculo com boleto não podem ser excluídas.
- Acesse o ERP4ME.
- Clique em Financeiro.
- Clique em Contas.
- Clique em Excluir na conta que será excluída.
- Confirme a exclusão.
Gerar Extrato
- Acesse o ERP4ME.
- Clique em Financeiro.
- Clique em Contas.
- Clique em Extrato na conta cujo extrato será gerado.
- Informe o período.
- Informe o Nome da Pessoa.
Clique em Filtrar para que o extrato da conta escolhida seja exibido.