Autor do artigo:Thamirys.sup.pack
O que é FEM (MG) Fundo de Erradicação da Miséria?
O Fundo de Erradicação da Miséria (FEM) para Minas Gerais, estabelecido pelo Decreto n.º 48.736 de 12/2023, determina que alguns produtos considerados supérfluos terão um aumento de 2% na alíquota do ICMS, aplicado em operações internas destinadas ao consumidor final.
Deseja verificar mais dicas sobre o FEM MG?
FEM MG - Fundo de Erradicação da Miséria - Apuração Própria (Clique aqui);
FEM MG - Operações com ST (Clique aqui);
FEM MG - Diferencial de Alíquota - DIFAL (Clique aqui).
FEM MG na geração da DAPI MG
Com a implementação do FEM MG, realizamos alguns ajustes para a geração dos registros da DAPI MG. Os campos que serão somados são:
- Campo 90.1 (Valor de FEM a recolher) - Esse campo será preenchido pelos valores de Estorno de Débito lançados como ajuste nas notas em que estejam com o código MG20000018 (referenciados na imagem ao lado). Esses valores estarão preenchidos na linha 120 do arquivo;
- Campo 98.1 (Saldo devedor FEM) - Esse campo será preenchidos pelos valores referentes ao registro E111 do SPED ICMS, valores de Outros Débitos e Créditos com o código MG050006.
- Campo 82.1 (FEM ST) - Campo 82.1 (FEM ST) - Esse campo será preenchido pelas operações sujeitas à Substituição Tributária, quando o contribuinte atuar como substituto tributário.
- As informações deste campo destinam-se à apuração do FEM e serão excluídas do valor de ICMS ST a recolher indicado no campo 82 (ICMS ST a Recolher)
- O valor lançado no campo 82.1 deve ser obrigatoriamente refletido no campo 77 (Valor Retido), somado ao valor do ICMS ST retido no período, com o código MG21000018.
A geração desses registros é um espelho do que é gerado no SPED ICMS, para saber mais (clique aqui).
Como Gerar a DAPI MG
Para a geração da DAPI MG acesse:
- ICMS e IPI > Sudeste > DAPI-MG;
Para mais informações da geração da DAPI MG (clique aqui)