Quer deixar suas dicas visualmente mais atrativas?
Você já deve ter se deparado com documentações ou dicas do Centro de Aprendizagem completamente personalizadas, com a identidade do sistema a que se refere. Vamos mostrar como você mesmo pode fazer essa personalização utilizando as “macros” do Confluence, ou seja, a ferramenta de edição de conteúdo do Centro de Aprendizagem.
Exemplificando uma Situação
Vamos exemplificar uma situação.
Digamos que sua dica se refira a integração do ERP4ME com a Stone e esteja com esse layout:
Integrar o ERP4ME a Stone
Para integrar o ERP4ME a sua maquininha POS da Stone, siga os passos:
Acesse o ERP4ME.
Clique em na "engrenagem", no canto superior direito do menu principal do ERP4ME.
- Clique em Integrações.
Na área Stone, habilite as "Configurações para integração POS".
Você pode cadastrar vários POS para uma única empresa (Stone code: código de identificação dos clientes Stone).
- Informe sua "Chave (Secretkey)" - chave privada de cliente junto a "Stone".
- Preencha o número "Serial" e "Descrição" do terminal, da sua maquininha.
- Clique em "Adicionar".
Caso precise, você poder "Editar" ou "Excluir" o terminal cadastrado.
- Clique em "Gravar".
Saiba que podemos deixar informações do exemplo acima mais atrativas.
Veja como as mesmas informações podem ficar mais atrativas:
Integrar o ERP4ME a Stone
Para integrar o ERP4ME a sua maquininha POS da Stone, siga os passos:
Clique em , no canto superior direito do menu principal do ERP4ME.
- Clique em Integrações.
Na área Stone, clique em para ativar as Configurações para integração POS.
Você pode cadastrar vários POS para uma única empresa (Stone code: código de identificação dos clientes Stone).
- Informe sua Chave (Secretkey) - chave privada de cliente junto a Stone.
- Preencha o número Serial e Descrição do terminal, da sua maquininha.
- Clique em Adicionar.
Caso precise, você poder Editar ou Excluir o terminal cadastrado.
- Clique em Gravar.
Ficou mais bonitinho, né?
Agora vamos, te ensinar a fazer a isso, bora colocar a mão na massa!
Nesta melhoria que fizemos nesta dica, basicamente nós conjugamos duas "macros", a "Secção" e "Coluna", preferenciamos nome de opções/campos em Negrito e utilizamos imagens de forma estratégica.
Como Utilizar as Macros "Secção" e "Colunas"
Sabia que conjugando (unindo) essas "macros" te ajuda, a ajustar melhor o conteúdo documentado?
Para conjugar essa "macros", siga os passos:
- Pressione Shift + { para abrir a tela de Sugestão de Macros.
- Digite Secção.
A medida que começar a digitação, a macro correspondente já passa a ser localizada. Essa tela tem o comportamento de uma "busca sensitive" para agilizar a localização.
- Clique em Secção.
- Agora dentro da macro Secção, pressione Shift + { .
- Digite Coluna.
Conforme nosso exemplo, você precisa ter duas “macros” Coluna dentro da macro Secção. Perceba que alteramos as “macros” Colunas e galgamos, por assim dizer, os (%) percentuais de cada coluna para o conteúdo se ajustar da melhor maneira. Esses percentuais não são uma regra, pois dependem da estrutura (tamanho do texto e imagem), que será ajustada.
Por que duas Colunas dentro da Macro "Secção"?
Porque em uma coluna ficará a imagem e na outra o passo a passo da dica.
Neste caso, ao salvar a página, primeira coluna ficará a esquerda e a segunda coluna direita.
Veja como utilizamos esse parâmetros na nossa dica exemplo:
Precisa Destacar Melhor uma Informação? Use a Macro "Painel"!
Outra macro que pode te ajudar é a "Panel".
Ela te permite criar um painel personalizado, com a identidade do sistema.
- Pressione Shift + { para abrir a tela de Sugestão de Macros.
- Digite Painel.
- Personalize a macro Painel.
- Clique em Painel.
- Clique em Alterar.
- Informe o nome do Painel.
- Preencha os códigos HEX (hexadecimal) das cores que deseja personalizar.
- (Opcional) Dentro da macro Painel, altere o título de Parágrafo para o tipo Citação.
Resultados dessa personalização
Sua dica ou qualquer outro conteúdo que você documentar no Centro de Aprendizagem não precisa ser tipo aquelas TVs antigas, só pretor e branco.
Você pode torná-las esteticamente mais atrativas, como essas:
Exemplo de um Destaque de Versão:
Exemplo de um Menu de Funções:
Praticamente foi conjugando (unindo) "Secção" e "Coluna" que o time de Redação preparou na documentação do módulo Ordem de Serviço do Shop o menu das funcionalidades por grupo. Mas isso a gente explica melhor em outra oportunidade!