eSocial - Como localizar uma diferença na DCTFWeb

Autor do artigo: AnaMedeiros.sup.pack | AnaRezende.sup.pack



Identificando onde está a diferença


Não sabe por onde começar ? Vamos te ajudar com isso (piscar o olho)

Para identificar diferenças da DCTFweb podemos visualizar os valores da guia gerada no site e comparar com o Resumo geral da folha gerado no sistema 

  1. Identificar se possui diferença na parte de segurados 
  2. Identificar se possui diferença na parte patronal 

    Importante

    Ao processar Férias ou Rescisão, é importante não ajustar os valores de INSS no momento do processamento, visto que por conta dessa alteração, os valores irão divergir entre o sistema e o eCAC. Sempre mantenha o valor original calculado pelo sistema para que não haja divergência de valores.


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Usando o Pré- Fechamento para identificar a divergência 


  1. Na Central eSocial acesse a aba eSocial;
  2.  Após clique o ícone Pré Fechamento e Selecione a Empresa matriz, a Referência e clique em Filtrar.
  3. Clique em Relatório para gerar o relatório de Conferência Geral INSS;


Dúvidas sobre o módulo de pré-fechamento, para saber mais clique aqui

Para saber mais sobre como utilizar a Conferência Geral INSS, clique aqui

Após conferir os valores basta verificar a Guia da DCTFweb no site novamente! (piscar o olho)

Diferença na parte de segurados 


  1. Verificado que a diferença está na parte dos funcionário usaremos pré-fechamento para verificar em qual funcionário se encontra a diferença. Para saber mais sobre o módulo de pré-fechamento, clique aqui.
  2. Identificando os funcionários, verifique se a diferença está na base ou no desconto do inss
  3. identifique qual rubrica não está sendo considerada corretamente no eSocial 
  4. Como efetuar o ajuste da Rubrica:

    Caso o valor calculado pelo eSocial for igual a ZERO Clique aqui

    Se o funcionário tiver férias e folha no mês Clique aqui

    Verifique se a mesma foi enviada para o eSocial 

    Como verificar no site do eSocial

    • Acesse o site do eSocial, ou clique aqui
    • Informe os dados de acesso
    • Já logado, clique em Empregador - Tabelas - Rubricas
    • Se desejar pesquise pelo código da Rubrica para que possa localizar a mesma.
    • Compare as informações do site com as do sistema 

     Como verificar e ajustar no sistema 

    • Acesse aba folha - eventos (rubricas) - Cadastro - selecione a rubrica e clique em editar 
    • Em "mudar configurações do evento" verifique se está marcado "Enviar evento para o eSocial" e se tem "natureza tributária"informada 
    • Em "Ir para edição clássica (manual)" > Aba eSocial, verifique as incidências da rubrica.

      As incidências são essenciais para o ajuste desta divergência!
    • Informe/Ajuste as incidências, clique em "Gravar"e na tela de enviar alteração envie a alteração .
    • Será gerado na aba eSocial o S-1010 de ajuste dessa rubrica, aguarde o mesmo ser processado  

           3. Após o ajuste faça a exclusão do S-1210 e S-1200 , envie novamente o evento 

    Lembrando que os eventos de remuneração devem ser excluídos na ordem, primeiro S-1210 depois o S-1200. Duvidas em como excluir ? Clique aqui(piscar o olho)



Diferença na parte patronal 


Para identificar a diferença patronal devemos verificar os dados levados no evento S-1005 e S-1020 como 

  • CNAE
  • RAT/FAP
  • FPAS e TERCEIROS

Para verificar a informação levada no S-1005 sobre o RAT e o FAP


  1. Acesse a Central eSocial - Andamento dos Envios;
  2. Selecione o evento S-1005 clique em Detalhes;
  3. Na aba arquivos será apresentado o XML com as informações;
  4. Localize a tag abaixo e confira com a informação que consta no site do eSocial em estabelecimentos/obras  Clique aqui ;
  5. Verifique o CNAE e se estiver incorreto ajuste;  para mais informações de ajuste Clique aqui
  6. Caso verifique que o erro está no cadastro do FAP no sistema, acesse a aba Empresa - ícone Cadastro de Empresas;
  7. Na aba Geral, corrija % do FAPde acordo com a % estipulada para a empresa no DataPrev; Clique aqui para saber como consultar o FAP estipulado para a empresa;

    O FAP informado deve corresponder àquele definido pelo Órgão Governamental Competente para o estabelecimento. Deve ser um número maior ou igual a 0,5000 e menor ou igual a 2,0000
  8. Após clique em Gravar;


Para verificar a informação levada no S-1020 sobre Terceiros e FPAS 


  1. Acesse a "Central eSocial" - "Andamento dos Envios";
  2. Selecione o evento S-1020 clique em "Detalhes "
  3. Na aba arquivos será apresentado o XML com as informações 
  4. Localize a tag abaixo e confira com a informação que consta no site do eSocial em lotação  Clique aqui 

  5. Caso verifique que esteja divergente, acesse a aba Empresa - ícone Cadastro de Empresas;
  6. Na aba Geral, verifique qual a lotação tributária selecionada para a empresa no campo Lotação;
    • Não é necessário realizar alteração neste campo, somente verificar a numeração.
  7. Feche o cadastro da empresa e em seguida, acesse a aba Empresa - ícone Lotação Tributária;
  8. Selecione a Empresa e abra o cadastro da Lotação Tributaria cadastrada na empresa, clicando em Editar e corrija a informação do FPAS e Código de Terceiros;

    O valor informado no campo deverá existir na Tabela 4 (Códigos e Alíquotas de FPAS/Terceiros) do manual do eSocial.



         

Como enviar a correção ao eSocial


  1. Após ajustar e gravar, o sistema mostrará um quadro informando que foram alterados campos que são levados ao eSocial;
  2. Para fazer o reenvio você pode marcar a opção Alterar conteúdo atual ou Alterar a partir de:
    • Marcando a opção Alterar conteúdo atual, a alteração irá com a data de hoje;
    • Marcando a opção Alterar a partir de, a alteração irá com a data que você informar, essa opção é importante caso essa alteração seja necessária para datas anteriores à hoje.
  3. Após é só clicar em Enviar;
  4. Na aba Central eSocial será apresentado o(s) evento(s)  de alteração que será enviado com a correção realizada.


    Caso os eventos da terceira fase já tenham sido enviados com a informação de RAT incorreta, após o envio da alteração do S-1005 os eventos de remuneração e pagamento deverão ser excluídos e enviados novamente para nova validação correta dos eventos. Para saber como excluir os eventos clique aqui .

     * Lembrando que os eventos de terceira fase devem ser excluídos por ondem. Primeiro a reabertura com o S-1298, depois a exclusão dos S-1210 e então o S-1200/ S-2299.