eSocial - Evento S-1200 processado com divergência nos valores de INSS

Autor do artigo: AnaFlavia.sup.pack

Quando ocorre o erro


Ocorre quando a rubrica  de INSS  calculado pelo eSocial está zerado devido ao S-1010 do evento de INSS ter sido processado com a tag 'codIncCP' igual a '00'.

Como verificar qual a rubrica que está com o erro


Para verificar qual a rubrica que não foi considerada

  1. Acesse a Central eSocial e no S-1200 com divergência clique na aba INSS;
  2. Nessa aba será demonstrada a base em que foi calculada pelo sistema e a base calculada pelo eSocial.
  3. Acesse o acumulado do funcionário, aba Folha - Consulta de Valores
  4. Deve ser comparada a base do acumulado do sistema com o que o eSocial trás e diminuir um valor do outro
  5. O valor encontrado deve ser o valor de um dos eventos pagos na folha. E será esse evento que deve ser ajustado a incidência.

Como efetuar o ajuste


Para esta situação precisa criar um S-1010 de alteração . Verificando qual incidência está informada em :

  •  WDP - Folha - Eventos (Rubricas) - Cadastro - Localizar evento de INSS;
  • Clique duas vezes sobre o evento - selecione a opção 'Mudar configurações para eSocial' e clique em avançar;
  • Verifique qual incidência está informada para seguir o passo a passo a seguir:

Como efetuar o ajuste quando no cadastro da rubrica de INSS estiver como o campo Incidência contribuição previdenciária '00'


  1. Acessar WDP - Folha - Eventos (Rubricas) - Cadastro - Localizar evento de INSS;
  2. Clique duas vezes sobre o evento - selecione a opção 'Mudar configurações para eSocial' e clique em avançar;
  3. Modificar o campo para '31'  e clique em 'Gravar' informando uma data de alteração (ex: 01/2019).

Como efetuar o ajuste quando no cadastro da rubrica de INSS o campo Incidência contribuição previdenciária estiver informado '31'


  1. Acessar WDP - Folha - Eventos (Rubricas) -  Cadastro - Localizar evento de INSS;
  2. Clique duas vezes sobre o evento - selecione a opção 'Mudar configurações do evento' e clique em avançar;
  3. Desmarque a opção de 'Enviar para eSocial' e clique em 'Gravar' ;
  4. Após acesse 'Mudar configurações para eSocial' e clique em avançar; ajuste a incidência para '00' e clique em 'Gravar';
  5.  Acessar o cadastro novamente > marque a opção de 'Enviar para o eSocial' -  mudar o campo para '31' e  gravar ;
  6. Após clique em 'Enviar para o eSocial' informando uma data de alteração (ex: 01/2019).

    Caso tenha dúvidas referente aos códigos de incidência para o eSocial clique aqui
  7. Acesse a central do cliente e verifique se o evento S-1010 de alteração foi processado corretamente, após o S-1010 processado, exclua o S-1200 processado com divergência e reenvie o S-1200, acesse andamento dos envios para verificar se o evento foi processado com sucesso.