eSocial - Diferença no valor do RAT entre a DCTFWeb e o sistema

Autor do artigo: AnaMedeiros.sup.pack

O que gera diferença no valor do RAT entre a DCTFWeb e o sistema?


Porcentagem do RAT informado no sistema diferente do previsto para o CNAE da empresa na Instrução normativa da RFB pode gerar essa diferença no RAT

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Como conferir o valor de RAT apurado pelo WDP x eSocial DCTFWeb


       Obs: Considerando que a Base de cálculo do WDP e eSocial DCTFWeb estão corretas:

  1. Gerar o Resumo Geral por estabelecimento;
  2. Localizar no bloco “GPS” o valor do RAT Emp;
  3. Acessar a aba Contribuições Sociais no evento S-1299 Fechamento;

  4. Localizar no estabelecimento o valor do RAT apurado pelo eSocial;

  5. Também pode ser verificado o valor do RAT  na aba eSocial -Pré -fechamento - Informações sobre base de cálculo 
  6.  Identificando diferença entre o WDP e o eSocial, será necessário verificar o percentual do RAT aplicado;
  • No WDP, poderá ser verificado em Empresa - Empresa, aba Geral;
  • Na Central eSocial – Andamento dos envios, acessar o evento S-1299 e verificar o percentual de RAT utilizado conforme informado no S-1005.
  • Verifique se o valor do RAT para o CNAE informado na empresa está de acordo com o publicado na Instrução normativa da RFB

Para saber mais sobre a nova instrução normativa e acessar o ANEXO I (RELAÇÃO DE ATIVIDADES PREPONDERANTES E CORRESPONDENTES GRAUS DE RISCO (CONFORME A CLASSIFICAÇÃO NACIONAL DE ATIVIDADES ECONÔMICAS) Clique aqui (piscar o olho)

          7. Abaixo temos uma a demonstração de como verificar os valores no (1) resumo e (2) Pré - fechamento 

                                                                                               


Como enviar  alteração de Rat para o eSocial


  1. Acesse o WDP, aba EmpresaEmpresa
  2. Selecione a empresa desejada, na aba "Geral" e no campo "CNAE" ajuste informando o CNAE correto, após clique em "Gravar";

    Verifique também o FAP informado no cadastro da empresa pois o mesmo cadastrado errado poderá causar divergência no RAT ajustado.

  3. Ao gravar o sistema irá mostrar uma tela questionando se deseja enviar as alterações para o eSocial; 

  4. Selecione a opção
  •  Alterar conteúdo atual - Caso a informação tenha sido enviada incorretamente 
  • Alterar a partir de: - Caso tenha sido somente uma alteração 
  • Clique em enviar. Caso queira saber sobre estas opções de alteração, clique no "Saiba mais". 

      5. Dessa forma será criado um evento S-1005 de alteração

      6. Acesse: Central eSocial - Andamento dos envios;

      7. Localize o evento S-1005 , aguarde o retorno do mesmo e verifique se foi processado com sucesso.


Caso os eventos da terceira fase já tenham sido enviados com a informação de RAT incorreta, após o envio da alteração do S-1005 os eventos de remuneração e pagamento deverão ser excluídos e enviados novamente para nova validação correta dos eventos. Para saber como excluir os eventos clique aqui .

 * Lembrando que os eventos de terceira fase devem ser excluídos por ondem. Primeiro S-1299S-1210 e então o S-1200/ S-2299.