O Documento Auxiliar de Venda (DAV) é emitido e impresso antes de concretizar a operação ou prestação para atender as necessidades operacionais do estabelecimento usuário de ECF na emissão e impressão de orçamento, pedido, ordem de serviço ou outro documento de controle interno como, por exemplo, uma loja de móveis. Não substitui o documento fiscal e, igualmente ao registro de pré-venda, não se aplica ao PAF-ECF desenvolvido para estabelecimentos como bares, restaurantes e similares.
Deve ser criado com cautela, pois o sistema não permite excluir o registro de um DAV, somente inativá-lo. Para este caso, basta alterar o status do DAV para Inativo. Além disso, de acordo com a legislação vigente em relação ao DAV, é vedado:
- Sua reimpressão;
- Qualquer tipo de alteração após a impressão do Cupom Fiscal a ele correspondente;
- Seu cancelamento;
- Qualquer tipo de alteração após a impressão do próprio DAV.
Criar DAV
Informe a Empresa de venda.
- Clique em Novo.
- Selecione a Pessoa para a qual será gerado o DAV.
- Clique em Adicionar para incluir um produto (item) ao DAV.
Nas abas seguintes informe os dados do produto, incluindo os campos:
Clique em Ok para que o produto seja inserido na aba Itens.
Repita os passos para incluir um novo item ao DAV ou clique em Cancelar.
(Opcional) Após os itens inseridos, utilize os recursos das abas Itens e Repasses do item, caso necessário.
Nas abas seguintes, ainda na tela de cadastramento do DAV, informe os dados:
(Opcional) Inclua no rodapé do DAV outros adicionais tais como: valor de acréscimos e/ou descontos, caso haja.
- (Opcional) Clique em Imprimir para salvar e imprimir o documento.
- Clique em Gravar.
- Clique em Ok na informação do número do DAV gerado.
- (Opcional) Clique em Sim para realizar a criação de um novo DAV.
Criar DAV de Ordem de Serviço
- Acesse a aba DAV-OS, localizada no rodapé do aplicativo.
- Informe a Empresa de venda.
- Clique em Novo.
- Selecione a Pessoa para a qual será gerado o DAV-OS.
- Clique em Adicionar para incluir um produto (item) ao serviço.
Nas abas seguintes informe os dados do produto, incluindo os campos:
Clique em Ok para que o produto seja inserido na aba Itens.
Repita os passos para incluir um novo item ao DAV ou clique em Cancelar.
(Opcional) Após os itens inseridos, utilize os recursos das abas Itens e Repasses do item, caso necessário.
Nas abas seguintes, ainda na tela de cadastramento do DAV-OS, informe os dados:
(Opcional) Inclua no rodapé do DAV-OS outros adicionais tais como: valor de acréscimos e/ou descontos, caso haja.
- (Opcional) Clique em Imprimir para salvar o DAV-OS e imprimir o documento.
- Clique em Gravar.
- Clique em Ok na informação do número do DAV-OS gerado.
- (Opcional) Clique em Sim para realizar a criação de um novo DAV-OS.
Criar DAV a Partir da Lista de Presente
Este recurso possibilita gerar um DAV a partir de uma Lista de presentes gerada no sistema FatListaPresente, de maneira que esse DAV possa ser importado no PDV Alterdata e integre as quantidade atendidas.
Importante:
Este recurso é habilitado somente quando marcada a opção Trabalhar com lista de presentes localizado no Configurador Bimer, em Faturamento / Opções / Venda / Lista de Presente. Para ter acesso ao manual do sistema Lista de Presente, clique aqui.
Informe a Empresa de venda.
- Clique em Criar DAV a partir da lista de presente.
- Informe os dados no filtro para localizar a lista.
- Clique em Filtrar.
- Clique sobre a lista desejada.
Clique em Selecionar.
Mesmo que não hajam itens pendentes na lista de presentes (lista com status em aberto) ainda assim será possível selecioná-la, visto que ainda será possível adicionar itens pelo convidado, ou seja, não previamente solicitados pelo cliente.
Crie o DAV informando na nova aba Lista de Presente, a pessoa ou a família que o presenteou.
Ao incluir itens ao DAV a partir da lista de presente, o sistema permitirá realizar o filtro dos produtos que foram cadastrados na lista selecionada. Caso inclua um item que não esteja na lista de presente (Filtro: Todos os itens) e marque a opção Presente, ao fim do processo de integração do PDV Alterdata, o mesmo será adicionado na lista entendendo assim como incluído pelo convidado.
(Opcional) Inclua no rodapé do DAV outros adicionais tais como: valor de acréscimos e/ou descontos, caso haja.
- (Opcional) Clique em Imprimir para salvar o DAV e imprimir o documento.
- Clique em Gravar.
- Clique em Ok na informação do número do DAV gerado.
- (Opcional) Clique em Sim para realizar a criação de um novo DAV.
Copiar Dados para Novo DAV
Este recurso permite duplicar um DAV ou mesmo criar um DAV quando a empresa trabalha com geração de DAV a partir do Pré-Pedido ou de DAV-OS a partir de Ordem de Serviço. Para ambos os casos é necessário então copiar dados para novo DAV.
Informe a Empresa de venda.
- Clique em Copiar dados para novo DAV.
- Informe os dados no filtro para localizar o documento.
- Clique em Localizar.
- Clique sobre o documento desejado.
Clique em Ok.
- (Opcional) Clique em Sim para que o documento original tenha seu status alterado para inativo.
- Verifique as informações apresentadas referentes à duplicação.
- Clique em Fechar.
Localizar DAV
Clique em Localizar.
- Informe um trecho da sua busca selecionando o campo onde este trecho deve ser localizado dentro do filtro informado.
- Clique em Localizar.
- Clique sobre o DAV para selecioná-lo.
Clique em Ok.
Dica:
Você também pode localizar o DAV utilizando as opções do filtro do sistema. Além disso, no canto direito superior do filtro, o sistema permite ainda localizar um documento específico utilizando o filtro por status.
Editar DAV
A rotina de edição é permitida somente para DAV`s no status aberto desde que o mesmo ainda não tenha sido impresso.
- Localize o DAV desejado.
- Clique sobre o mesmo para selecioná-lo.
- Clique em Editar.
- Realize as alterações necessárias.
- (Opcional) Clique em Imprimir para salvar o DAV e imprimir o documento.
- Clique em Gravar.
- Clique em Ok na informação do número do DAV gerado.
- (Opcional) Clique em Sim para realizar a criação de um novo DAV.