O Documento Auxiliar de Venda (DAV) é emitido e impresso antes de concretizar a operação ou prestação para atender as necessidades operacionais do estabelecimento usuário de ECF na emissão e impressão de orçamento, pedido, ordem de serviço ou outro documento de controle interno como, por exemplo, uma loja de móveis. Não substitui o documento fiscal e, igualmente ao registro de pré-venda, não se aplica ao PAF-ECF desenvolvido para estabelecimentos como bares, restaurantes e similares. 
Deve ser criado com cautela, pois o sistema não permite excluir o registro de um DAV, somente inativá-lo. Para este caso, basta alterar o status do DAV para Inativo. Além disso, de acordo com a legislação vigente em relação ao DAV, é vedado:

  1. Sua reimpressão;
  2. Qualquer tipo de alteração após a impressão do Cupom Fiscal a ele correspondente;
  3. Seu cancelamento;
  4. Qualquer tipo de alteração após a impressão do próprio DAV.

Criar DAV


  1. Informe a Empresa de venda

  2. Clique em Novo.
  3. Selecione a Pessoa para a qual será gerado o DAV.
  4. Clique em Adicionar para incluir um produto (item) ao DAV.
    1. Nas abas seguintes informe os dados do produto, incluindo os campos: 

      Através desta aba é possível incluir ou editar itens ao DAV.

      CampoDescrição
      ProdutoInforme ou localize o produto.
      Complemento(Opcional) Inclua um dado importante que deve ser levado para o DAV como uma informação complementar do produto.
      PreçoA tabela de preço a ser utilizada para compor o valor do produto. Neste campo, só estarão disponíveis para seleção as tabelas de preço padrão e preço alternativo para venda configuradas no Configurador do PDV Alterdata (PDVAlterdataCfg), em Ferramentas/ Opções/ Geral.
      Tipo de entrega

      A escolha do tipo de entrega Imediata ou Futura permite atender, por exemplo, clientes que possuem em um único pedido produtos que serão entregues na hora e outros posteriormente.

      1. Marque a opção Trabalha utilizando entrega imediata/ entrega futura no Configurador Bimer em Faturamento / Opções / Venda/ Entrega imediata e futura.
        1. (Opcional) Crie uma característica do tipo Analítica no Configurador Bimer, em Estoque/ Produto/ Característica e informe a característica de entrega futura criada. 

        2. (Opcional) Marque a opção Gerar documento vinculado ao cupom fiscal e/ou nota fiscal para atualização de estoque quando a base estiver configurada para venda com entrega imediata e futura. Nesta mesma janela você encontra outras configurações e, por padrão, devem ser cadastradas as operações para a rotina de Entrega Imediata e Futura.
      2. (Opcional) No Cadastro de Produto, acesse a aba Complementar e vincule a característica criada nos produtos que vão ter a rotina de Entrega Imediata e Futura. A inclusão da característica no produto é opcional, pois o tipo de entrega pode ser selecionado no momento do lançamento do pedido. Logo, a característica é um facilitador para produtos que sempre serão entrega futura.

      3. No PDVAlteredataCfg, em Ferramentas/ Opções /Operações, configure as operações para a rotina de Entrega Imediata e Futura.

      Produto de mostruário

      Esta opção possibilita marcar o produto em questão, como venda de mostruário, permitindo que seu valor possa ser diferenciado. Ou seja, como o sistema só trabalha com um preço, caso o valor do mostruário seja menor que o configurado para o PDV Alterdata, ele concede um desconto e, caso seja maior, concede um acréscimo.


      Nesta aba será informada a(s) pessoa(s) que receberá sua comissão devida da venda caso efetivada (pré-cadastrada no sistema Pessoa) e suas alíquotas de repasse. Caso deseje alterar tais informações, clique sobre a pessoa e insira também os valores a serem ajustados nos campos Alíquota de comissão do faturamento e Alíquota de comissão da duplicata.

      A inclusão da pessoa de repasse diretamente neste campo será permitida somente quando desmarcada a opção Definir pessoas de repasse por DAV, localizada na tela de cadastramento do DAV / aba Repasses.


      Os recursos desta aba são habilitados ao gerar o DAV - Ordem de serviço, possibilitando realizar o vínculo do equipamento cadastrado ao produto do serviço em questão.

    2. Clique em Ok para que o produto seja inserido na aba Itens.

    3. Repita os passos para incluir um novo item ao DAV ou clique em Cancelar.

  5. (Opcional) Após os itens inseridos, utilize os recursos das abas Itens e Repasses do item, caso necessário. 

    Esta aba exibirá os itens cadastrados, bem como informações do produto conforme a legenda.

    RecursoDescrição
    Editar o estoque distribuído

    O estoque distribuído é um recurso que permite que o colaborador de uma empresa visualize e venda produtos que tenham quantidade em estoque em outras empresas do grupo.

    Exemplo:

    Digamos que uma empresa tenha uma ou mais filiais e o colaborador da filial 01 faça a venda de um produto onde no seu estoque local só tem 7 unidades, mas o cliente queira 20 unidades. Através do recurso de estoque distribuído é possível vender as 20 unidades, sendo que 13 serão transferidas da matriz ou filial que tiver mais quantidade em estoque.


    • Habilitar a opção Trabalhar com estoque distribuído no Configurador Bimer, em Estoque / Opções / Movimento / Opções gerais, e informar uma operação de transferência de saída que atualize financeiro, para ser utilizada na criação dos pedidos transitórios. Através da opção Gerar o pedido de venda transitório com status <L> Liberado, o usuário definir se a venda que possui pedido transitório deve ser criada com status Liberado ou Aberto.

    • Informar todas as operações de transferência no Configurador Bimer, em Faturamento/ Opções/ Operação/ Transferência, e o tipo de documento de transferência a ser gerado (será usado junto com o recurso de estoque distribuído): Ordem de Entrega ou Nota Fiscal. Nessa configuração, a opção A empresa de estoque do documento da NF/OE deverá ser igual a empresa de venda do pedido de venda deve estar desmarcada. Se estiver marcada, estará duplicando a NF/OE de transferência.

    Desconto em lote

    A alíquota informada no desconto em lote é aplicada em todos os itens, exceto nos que possuem a característica informada no Configurador Bimer, em Faturamento / Opções / Venda / Geral / Característica de produto para bloquear o desconto em lote no item. Os itens adicionados no documento posteriormente só receberão o desconto em lote se este for aplicado novamente. No momento em que é concedido, o sistema não aplica as verificações de descontos máximos e demais bloqueios definidos. Esse recurso é habilitado se estiver configurado para Trabalhar com desconto em lote no item no Configurador Bimer, em Faturamento / Opções / Venda / Geral.

    O botão Desconto em lote ficará visível para todos os usuários, porém somente os usuários com o acesso Desconto em lote no item habilitado no Cadastro de usuário poderão conceder o desconto.

    Legendas

    Ao incluir um item, o sistema o caracteriza por legendas para uma melhor identificação. Caso controle lote ou série, a legenda irá representar a quantidade em estoque utilizado pelo item.

    ColunaLegendaDescrição
    <M> Mostruário
    Venda de produto em mostruário.
    < EF> Entrega futura
    Venda de produto com característica de entrega futura.
    <E> Estoque


    Produto com quantidade em estoque na empresa depósito.
    Produto sem quantidade em estoque na empresa depósito.
    Produto com quantidade em estoque na empresa depósito, mas está sendo resgatado de outra empresa para compor a venda.

    Produto sem quantidade em estoque na empresa depósito e que está sendo resgatado de outra empresa para compor a venda.

    Produto com quantidade em estoque na empresa depósito e que está sendo resgatado parte da quantidade de outra empresa para compor a venda.

    Dica!

    Após gerar o DAV, caso o item seja cancelado no PDV, este será marcado automaticamente na coluna <Cancelado> do quadro Itens.

    Aqui será exibida a(s) pessoa(s) que receberá sua comissão devida da venda, caso efetivada, e suas alíquotas de repasse.

    A(s) pessoa(s) exibida neste campo será a mesma cadastrada na aba Repasse da inclusão do item. Para alterar tais informações, clique sobre a pessoa e insira também os valores a serem ajustados nos campos Alíquota de comissão do faturamento e Alíquota de comissão da duplicata.

    A edição da pessoa de repasse neste campo será permitida somente quando desmarcada a opção Definir pessoas de repasse por DAV, localizada na tela de cadastramento do DAV / aba Repasses.

  6. Nas abas seguintes, ainda na tela de cadastramento do DAV, informe os dados: 

    Nesta aba configure o meio de pagamento que vai gerar títulos a receber.

    Campo

    Descrição

    Prazo

    Informação sobre do prazo de pagamento. Ao inserir o prazo, a forma de pagamento será incluída automaticamente ao quadro Parcelas.

    Utilizar DAV para trocaCom esta opção marcada, o DAV é criado para ser utilizado em uma troca no PDV, de maneira que seja possível definir quais produtos o cliente deseja receber na troca que está sendo efetuada. Ao selecionar essa opção, os campos de negociação serão desabilitados.

    Carta de crédito 

    No Bimer, uma carta de crédito corresponde a um vale originado por uma devolução ou troca de produto onde o valor total ou parcial foi pago, resultando no crédito para o cliente. Desta forma, é gerado um título a pagar da empresa para o cliente. Esse botão é habilitado somente em casos onde a pessoa informada possua carta de crédito para que o valor do DAV possa ser selecionado e creditado.

    EntradaAqui é possível definir o percentual de entrada, caso o prazo de pagamento selecionado possua esta opção, ou informar diretamente o valor.
    ParcelasNeste campo, após cadastrar o prazo, o sistema automaticamente calcula esse período de acordo com as parcelas e valores a serem pagos que vão gerar títulos a receber. Todavia, você também pode editar esse prazo dando um clique com o mouse sobre a parcela inserida ou incluir manualmente uma nova data.
    Parcelamento otimizado

    Através deste recurso é possível criar parcelas de forma rápida, utilizando as configurações do Configurador Bimer como parâmetro, sem a necessidade de um prazo de pagamento cadastrado. Caso o parcelamento informado possua encargo, o valor unitário do item será modificado, somando a quantia de encargo encontrada.

    Este recurso é habilitado somente se configurado no Configurador Bimer, em Faturamento / Opções / Venda / Prazo / Aplicar e somar os juros do prazo diretamente no valor unitário dos itens e Habilitar a opção para parcelamento otimizado.

    Ao marcar a opção Aplicar e somar os juros do prazo diretamente no valor unitário dos itens, os juros calculados pelo sistema vão alterar o valor unitário do item com base no percentual existente no cadastro para novo prazo. Ao retirar o código do prazo, o sistema deduzirá o valor de juros lançados anteriormente.

    Ao marcar a opção Habilitar a opção para parcelamento otimizado, o sistema habilita, na tela de negociação, a funcionalidade de parcelamento otimizado. Através dessa configuração é possível criar parcelas sem a necessidade de prazo de pagamento cadastrado, basta informar o número de parcelas, formas de pagamento e natureza de lançamento, quando necessário. Para utilizar o parcelamento otimizado e realizar corretamente o cálculo de encargos, é será necessário preencher os seguintes campos que serão habilitados no Configurador Bimer junto da opção Habilitar a opção para parcelamento otimizado.

    Permite incluir outros adicionais ao DAV tais como Unidade de negócio e Indicação de presença. No momento da criação, automaticamente é informada a operação de venda, pré-cadastrada no Configurador do PDV Alterdata (PDVAlterdataCfg), em Ferramentas/ Opções/ Operações e não é permitida alteração.

    CampoDescrição
    Unidade de negócio

    Este recurso permite que a empresa analise suas vendas de forma segmentada como, por exemplo, por área de negócio, linha de produto, segmento de atuação de mercado ou, em alguns casos, até setores. Essa divisão tem como objetivo facilitar a apuração de resultados financeiros, investimento e crescimento de acordo com esta determinada segmentação.

    • Cadastrar as Unidades de negócios no Configurador Bimer, em Geral/ Outros cadastros;
    • (Opcional) Obrigar o preenchimento do campo de unidade de negócio no Configurador Bimer, em Geral / Opções / Diversos / aba Unidade de negócio. Com esta opção marcada, o sistema não permitirá gravar documentos sem esta informação.
    • Informar quais unidades de negócio que o usuário pertence e terá acesso no Cadastro de usuários, em Usuários/Configurações de usuário / Unidades de negócio. Ao criar ou editar um documento, esta configuração pode agir da seguinte forma:
      - Se o usuário não tiver vínculo com nenhuma 'Unidade de Negócio', o campo fica vazio e o sistema desabilita a sua digitação;
      - Caso o usuário possua vinculo com somente uma 'Unidade de Negócio', o campo é preenchido automaticamente e o sistema desabilita a sua digitação;
      - Se o usuário possuir vínculo com mais de uma 'Unidade de Negócio', o campo fica vazio e o sistema habilita suas opções.
    Exemplo:

    A empresa SILVA & SILVA LTDA é dividida em 3 unidades de negócios: Atacado, Varejo e Televendas. Ao realizar essa divisão, é possível controlar, por exemplo, qual negócio teve maior faturamento, qual deles deve investir mais para aumentar os lucros e qual o pior meio de faturar.

    Indicação de presença

    Aqui você informa como foi realizado o trâmite da negociação, indicando se essa operação foi realizada de forma presencial ou não presencial.

    A indicação de presença Operação presencial, fora do estabelecimento pode ser utilizada somente se o layout da empresa estiver configurado como '4.00' no Configurador Bimer, em Geral / Empresas.

    Os campos dessa aba são habilitados quando a opção Definir pessoas de repasse por DAV está marcada. Com isso, o vínculo da(s) pessoa(s) de repasse relacionada(s) a cada item deste DAV é perdido, permitindo inserir uma pessoa de repasse e suas alíquotas de comissão sobre o valor total do DAV. Caso essa configuração seja desmarcada, o vínculo da(s) pessoa(s) de repasse relacionada(s) será perdido, mas o vínculo de cada pessoa com o item será mantido, podendo ser alterado diretamente nele.

    Nos campos Observação do DAV e/ou Observação do documento é permitido incluir "livremente" uma observação de maneira que sejam apresentadas diretamente no corpo do DAV ou no DANFE.

  7. (Opcional) Inclua no rodapé do DAV outros adicionais tais como: valor de acréscimos e/ou descontos, caso haja.

  8. (Opcional) Clique em Imprimir para salvar e imprimir o documento.
  9. Clique em Gravar.
  10. Clique em Ok na informação do número do DAV gerado.
  11. (Opcional) Clique em Sim para realizar a criação de um novo DAV.


Criar DAV de Ordem de Serviço


  1. Acesse a aba DAV-OS, localizada no rodapé do aplicativo.
  2. Informe a Empresa de venda.
  3. Clique em Novo.
  4. Selecione a Pessoa para a qual será gerado o DAV-OS.
  5. Clique em Adicionar para incluir um produto (item) ao serviço.
    1. Nas abas seguintes informe os dados do produto, incluindo os campos: 

      Através desta aba é possível incluir ou editar itens ao DAV-OS.

      CampoDescrição
      Complemento(Opcional) Insira um dado importante que deve ser levado para o DAV-OS como uma informação complementar do produto.
      PreçoA tabela de preço a ser utilizada para compor o preço do produto. Neste campo, só estarão disponíveis para seleção as tabelas de preço padrão e preço alternativo para venda configurados no Configurador do PDV Alterdata (PDVAlterdataCfg), em Ferramentas/ Opções/ Geral.
      Tipo de entrega

      A escolha do tipo de entrega Imediata ou Futura permite atender, por exemplo, clientes que possuem em um único pedido produtos que serão entregues na hora e outros posteriormente.

      • Criar uma característica do tipo Analítica no Configurador Bimer, em Estoque/ Produto/ Característica.
      • Ainda no Configurador Bimer, em Estoque/Opções/ Produto/ Opções gerais, marque a opção Trabalha utilizando Entrega imediata/Entrega futura e informe a característica criada. 
      • No Cadastro de Produto acesse a aba Complementar, vincule a característica criada nos produtos que vão ter a rotina de Entrega Imediata e Futura.
      • No Configurador Bimer, em Faturamento/ Opções/ Venda/ Entrega imediata e futura, marque a opção Gerar documento vinculado ao cupom fiscal e/ou nota fiscal para atualização de estoque quando a base estiver configurada para venda com estrega imediata e futura. Nesta mesma janela você encontra outras configurações e, por padrão, devem ser cadastradas as operações para a rotina de Entrega Imediata e Futura.
      • No Configurador Bimer, em Faturamento/ Opções /Venda/ Estoque, marque a opção Permitir a venda de produtos marcados com tipo de entrega futura no pré-pedido/pedido de venda (independente de seu estoque).

      Produto de mostruário

      Esta opção possibilita marcar o produto em questão como venda de mostruário, permitindo um valor diferenciado. Ou seja, como o sistema só trabalha com um preço, se o do mostruário for menor que o valor configurado para o PDV Alterdata o sistema concede um desconto e, caso seja maior, concede um acréscimo.


      Nesta aba será informada a(s) pessoa(s) que deve receber a comissão devida do serviço, caso efetivada (pré-cadastrada no sistema Pessoa), e suas alíquotas de repasse. Se desejar ajustar tais informações, clique sobre a pessoa e informe também os valores a serem alterados nos campos Alíquota de comissão do faturamento e Alíquota de comissão da duplicata.

      A inclusão da pessoa de repasse diretamente neste campo será permitida somente quando desmarcada a opção Definir pessoas de repasse por DAV, localizada na tela de cadastramento do DAV-OS / aba Repasses.


      Esta aba possibilita realizar o vínculo do equipamento ao produto do serviço em questão.

    2. Clique em Ok para que o produto seja inserido na aba Itens.

    3. Repita os passos para incluir um novo item ao DAV ou clique em Cancelar.

  6. (Opcional) Após os itens inseridos, utilize os recursos das abas Itens Repasses do item, caso necessário. 

    Esta aba exibe os itens cadastrados e as informações do produto conforme a legenda.

    RecursoDescrição
    Editar o estoque distribuído

    O estoque distribuído é um recurso que permite que o colaborador de uma empresa visualize e venda produtos que tenham quantidade em estoque em outras empresas do grupo.

    Exemplo:

    Digamos que uma empresa tenha uma ou mais filiais e o colaborador da filial 01 faça a venda de um produto onde no seu estoque local só tem 7 unidades, mas o cliente queira 20. Através do recurso de estoque distribuído, o colaborador pode vender as 20 unidades, sendo que 13 serão transferidas da matriz ou filial que tiver mais quantidade em estoque.

    • Habilitar a opção Trabalhar com estoque distribuído no Configurador Bimer, em Estoque / Opções / Movimento / Opções gerais, e informar uma operação de transferência de saída que atualize financeiro, para ser utilizada na criação dos pedidos transitórios. Através da opção Gerar o pedido de venda transitório com status <L> Liberado, o usuário pode definir se o pedido de venda que possui pedido transitório será criado como Liberado ou Aberto.

    • Informar todas as operações de transferência no Configurador Bimer, em Faturamento/ Opções/ Operação/ Transferência, e o tipo de documento de transferência a ser gerado (será usado junto com o recurso de estoque distribuído): Ordem de Entrega ou Nota Fiscal. Nessa configuração, a opção A empresa de estoque do documento da NF/OE deverá ser igual a empresa de venda do pedido de venda deve estar desmarcada. Se estiver marcada, estará duplicando a NF/OE de transferência.

    Desconto em lote

    A alíquota informada no desconto em lote é aplicada em todos os itens, exceto nos que possuem a característica informada no Configurador Bimer, em Faturamento / Opções / Venda / Geral / Característica de produto para bloquear o desconto em lote no item. Os itens adicionados no documento posteriormente só receberão desconto em lote caso este seja aplicado novamente. No momento em que é concedido, o sistema não aplica as verificações de descontos máximos e demais bloqueios definidos. Este recurso é habilitado se estiver configurado para Trabalhar com desconto em lote no item no Configurador Bimer, em Faturamento / Opções / Venda / Geral.

    O botão Desconto em lote ficará visível para todos os usuários, porém somente aqueles com o acesso Desconto em lote no item habilitado no Cadastro de usuário poderão concedê-lo.

    Legendas

    Ao incluir um item, o sistema o carateriza por legendas para uma melhor identificação. Caso o item controle lote ou série, a legenda irá representar a quantidade em estoque utilizada pelo item.

    ColunaLegendaDescrição
    <M> Mostruário
    Venda de produto em mostruário.
    < EF> Entrega futura
    Venda de produto com característica de entrega futura.
    <E> Estoque


    Produto com quantidade em estoque na empresa depósito.
    Produto sem quantidade em estoque na empresa depósito.
    Produto com quantidade em estoque na empresa depósito, mas que está sendo resgatado de outra empresa para compor a venda.

    Produto sem quantidade em estoque na empresa depósito e que está sendo resgatado de outra empresa para compor a venda.

    Produto com quantidade em estoque na empresa depósito, onde parte da quantidade está sendo resgatada de outra empresa para compor a venda.

    Dica!

    Após gerar o DAV-OS, caso o item seja cancelado no PDV, este será marcado automaticamente na coluna <Cancelado> do quadro Itens.

    Aqui será exibida a(s) pessoa(s) que deve receber a comissão devida da venda, caso efetivada (pré-cadastrada no sistema Pessoa), e suas alíquotas de repasse. A(s) pessoa(s) exibida neste campo será a mesma cadastrada na aba Repasse da inclusão do item. Para ajustar tais informações, clique sobre a pessoa e informe também os valores a serem alterados nos campos Alíquota de comissão do faturamento e Alíquota de comissão da duplicata.

    A edição da pessoa de repasse neste campo será permitida somente quando desmarcada a opção Definir pessoas de repasse por DAV, localizada na tela de cadastramento do DAV-OS / aba Repasses.

  7. Nas abas seguintes, ainda na tela de cadastramento do DAV-OS, informe os dados: 

    Nesta aba deverão ser informados os equipamentos nos quais serão executados os serviços e ainda poderá vincular produtos que serão utilizados no serviço prestado para o equipamento em questão. Este vínculo pode ser realizando neste quadro ou mesmo na tela de inclusão do item, na aba Equipamento. parei aqui

    Nesta aba deve-se configurar o meio de pagamento que vai gerar títulos a receber.

    Campo

    Descrição

    Prazo

    A informação do prazo de pagamento. Ao informar o prazo, este será incluído automaticamente ao quadro Parcelas.

    Utilizar DAV para trocaCom esta opção marcada, o DAV-OS será criado para ser utilizado em uma troca no PDV de maneira que seja possível definir quais produtos o cliente deseja receber na troca que está sendo efetuada. Ao marcar esta opção, os campos de negociação serão desabilitados.

    Carta de crédito 

    No Bimer, uma carta de crédito corresponde a um vale originado por uma devolução ou troca de produto onde o valor total ou parcial foi pago, gerando um crédito para o cliente. Desta forma, é gerado um título a pagar da empresa para o cliente. Sendo assim, este botão é habilitado somente em casos onde a pessoa informada possuir carta de crédito em que possa ser selecionado e creditado ao valor do DAV-OS.

    EntradaAqui é possível definir o percentual de entrada caso o prazo de pagamento selecionado possua esta opção ou informar diretamente o valor da mesma.
    ParcelasNeste campo, após cadastrar o prazo, o sistema automaticamente calculará este período de acordo com as parcelas e valores a serem pagos que vão gerar títulos a receber. Todavia, neste campo também é possível editar este prazo dando um clique com o mouse sobre a parcela inserida ou incluir manualmente um novo prazo.
    Parcelamento otimizado

    Através deste recurso, é possível criar parcelas de forma rápida, utilizando as configurações do Configurador Bimer como parâmetro, sem a necessidade de possuir prazo de pagamento cadastrado. Caso o parcelamento informado possua encargo, o valor unitário do item será modificado, somando o valor de encargo encontrado.

    Este recurso é habilitado somente se configurado no Configurador Bimer em Faturamento / Opções / Venda / Prazo / Aplicar e somar os juros do prazo diretamente no valor unitário dos itens e Habilitar a opção para parcelamento otimizado.

    »Ao marcar a opção Aplicar e somar os juros do prazo diretamente no valor unitário dos itens, os juros calculados pelo sistema de acordo com o prazo de pagamento vão alterar o valor unitário do item. A cada alteração de código de prazo, automaticamente o sistema calculará novamente o valor unitário dos itens de acordo com o percentual de juros existente no cadastro do novo prazo. Ao retirar o código do prazo, o sistema deduzirá o valor de juros lançados anteriormente pelo prazo.

    »Ao marcar a opção Habilitar a opção para parcelamento otimizado, o sistema habilitará, na tela de negociação, a funcionalidade de parcelamento otimizado. Através dessa configuração, é possível criar parcelas sem a necessidade de possuir prazo de pagamento cadastrado, bastando informar o número de parcelas, formas de pagamento e natureza de lançamento (quando necessário). Para utilizar o parcelamento otimizado e realizar corretamente o cálculo de encargos, será necessário preencher os seguintes campos que serão habilitados no Configurador Bimer junto à opção Habilitar a opção para parcelamento otimizado.

    Permite incluir outros adicionais ao DAV-OS tais como Unidade de negócio e Indicação de presença. No momento da criação do DAV, automaticamente é informada a operação de venda, pré-cadastrada no Configurador do PDV Alterdata (PDVAlterdataCfg) em Ferramentas/ Opções/ Operações e não é permitida sua alteração.

    CampoDescrição
    Unidade de negócio

    Este recurso permite que a empresa analise suas vendas de forma segmentada como, por exemplo, por área de negócio, linha de produto, segmento de atuação de mercado ou, em alguns casos, até setores. Essa divisão tem como objetivo facilitar a apuração de resultados financeiros, investimento e crescimento de acordo com esta determinada segmentação.

    • Cadastrar as Unidades de negócios no Configurador Bimer, em Geral/ Outros cadastros;
    • (Opcional) Obrigar o preenchimento do campo de unidade de negócio no Configurador Bimer, em Geral / Opções / Diversos / aba Unidade de negócio. Com esta opção marcada, o sistema não permitirá gravar documentos sem esta informação.
    • Informar quais unidades de negócio que o usuário pertence e terá acesso no Cadastro de usuários, em Usuários/Configurações de usuário / Unidades de negócio. Ao criar ou editar um documento, esta configuração pode agir da seguinte forma:
      - Se o usuário não tiver vínculo com nenhuma 'Unidade de Negócio', o campo fica vazio e o sistema desabilita a sua digitação;
      - Caso o usuário possua vinculo com somente uma 'Unidade de Negócio', o campo é preenchido automaticamente e o sistema desabilita a sua digitação;
      - Se o usuário possuir vínculo com mais de uma 'Unidade de Negócio', o campo fica vazio e o sistema habilita suas opções.
    Exemplo:

    A empresa SILVA & SILVA LTDA é dividida em 3 unidades de negócios: Atacado, Varejo e Televendas. Ao realizar essa divisão, é possível controlar, por exemplo, qual negócio teve maior faturamento, qual deles deve investir mais para aumentar os lucros e qual o pior meio de faturar.

    Indicação de presença

    Aqui você informa como foi realizado o trâmite da negociação, indicando se essa operação foi realizada de forma presencial (ou presencial, porém fora do estabelecimento) ou não presencial (residência ou outros).

    A indicação de presença Operação presencial, fora do estabelecimento poderá ser utilizada somente se o layout da empresa estiver configurado como '4.00' no Configurador Bimer em Geral / Empresas.

    Os campos dessa aba serão habilitados quando a opção Definir pessoas de repasse por DAV estiver marcada. Com isso, o vínculo da(s) pessoa(s) de repasse relacionada(s) a cada item deste DAV-OS será perdido, permitindo assim, inserir uma pessoa de repasse bem como suas alíquotas de comissão sobre o valor total do DAV-OS. Caso esta configuração seja desmarcada, o vínculo da(s) pessoa(s) de repasse relacionada(s) a este DAV-OS será perdido, mas o vínculo de cada pessoa com cada item será mantido, podendo ser alterado diretamente no item.

    Nos campos Observação do DAV e/ou Observação do documento é permitido  incluir "livremente" uma observação de maneira que as observações inseridas sejam apresentadas diretamente no corpo do DAV-OS.

  8. (Opcional) Inclua no rodapé do DAV-OS outros adicionais tais como: valor de acréscimos e/ou descontos, caso haja.

  9. (Opcional) Clique em Imprimir para salvar o DAV-OS e imprimir o documento.
  10. Clique em Gravar.
  11. Clique em Ok na informação do número do DAV-OS gerado.
  12. (Opcional) Clique em Sim para realizar a criação de um novo DAV-OS.



Criar DAV a Partir da Lista de Presente


Este recurso possibilita gerar um DAV a partir de uma Lista de presentes gerada no sistema FatListaPresente, de maneira que esse DAV possa ser importado no PDV Alterdata e integre as quantidade atendidas. 

Importante:

Este recurso é habilitado somente quando marcada a opção Trabalhar com lista de presentes localizado no Configurador Bimer, em Faturamento / Opções / Venda / Lista de Presente. Para ter acesso ao manual do sistema Lista de Presente, clique aqui.

  1. Informe a Empresa de venda

  2. Clique em Criar DAV a partir da lista de presente.
  3. Informe os dados no filtro para localizar a lista.
  4. Clique em Filtrar.
  5. Clique sobre a lista desejada.
  6. Clique em Selecionar

    Mesmo que não hajam itens pendentes na lista de presentes (lista com status em aberto) ainda assim será possível selecioná-la, visto que ainda será possível adicionar itens pelo convidado, ou seja, não previamente solicitados pelo cliente.

  7. Crie o DAV informando na nova aba Lista de Presente, a pessoa ou a família que o presenteou. 

    Ao incluir itens ao DAV a partir da lista de presente, o sistema permitirá realizar o filtro dos produtos que foram cadastrados na lista selecionada. Caso inclua um item que não esteja na lista de presente (Filtro: Todos os itens) e marque a opção Presente, ao fim do processo de integração do PDV Alterdata, o mesmo será adicionado na lista entendendo assim como incluído pelo convidado.

  8. (Opcional) Inclua no rodapé do DAV outros adicionais tais como: valor de acréscimos e/ou descontos, caso haja.

  9. (Opcional) Clique em Imprimir para salvar o DAV e imprimir o documento.
  10. Clique em Gravar.
  11. Clique em Ok na informação do número do DAV gerado.
  12. (Opcional) Clique em Sim para realizar a criação de um novo DAV.


Copiar Dados para Novo DAV


Este recurso permite duplicar um DAV ou mesmo criar um DAV quando a empresa trabalha com geração de DAV a partir do Pré-Pedido ou de DAV-OS a partir de Ordem de Serviço. Para ambos os casos é necessário então copiar dados para novo DAV.

  1. Informe a Empresa de venda

  2. Clique em Copiar dados para novo DAV.
  3. Informe os dados no filtro para localizar o documento.
  4. Clique em Localizar.
  5. Clique sobre o documento desejado.
  6. Clique em Ok.

  7. (Opcional) Clique em Sim para que o documento original tenha seu status alterado para inativo.
  8. Verifique as informações apresentadas referentes à duplicação.
  9. Clique em Fechar.




Localizar DAV


  1. Clique em Localizar.

  2. Informe um trecho da sua busca selecionando o campo onde este trecho deve ser localizado dentro do filtro informado.
  3. Clique em Localizar.
  4. Clique sobre o DAV para selecioná-lo.
  5. Clique em Ok

    Dica:

    Você também pode localizar o DAV utilizando as opções do filtro do sistema. Além disso, no canto direito superior do filtro, o sistema permite ainda localizar um documento específico utilizando o filtro por status.



Editar DAV


A rotina de edição é permitida somente para DAV`s no status aberto desde que o mesmo ainda não tenha sido impresso.

  1. Localize o DAV desejado.
  2. Clique sobre o mesmo para selecioná-lo.
  3. Clique em Editar.
  4. Realize as alterações necessárias.
  5. (Opcional) Clique em Imprimir para salvar o DAV e imprimir o documento.
  6. Clique em Gravar.
  7. Clique em Ok na informação do número do DAV gerado.
  8. (Opcional) Clique em Sim para realizar a criação de um novo DAV.