A seção Garantias localizada nas opções da pessoa no CRM (Administrador de Relacionamentos), traz como proposta ajudar as empresas que precisam controlar o tempo de garantia de cada produto, para verificar se o serviço de assistência prestado será cobrado ou não (conforme o tempo da garantia) e, ainda, analisar quantos serviços foram gerados para determinado cliente e equipamento. 

A finalidade deste gráfico é definir uma visão geral do fluxo operacional da rotina de Garantia estendida no Bimer, contendo as seguintes informações:

Rotina Garantias

A garantia estendida é uma modalidade de seguro, pago pelo consumidor, regulamentado pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados). Compreende a manutenção do produto adquirido após o vencimento da garantia legal ou garantia contratual. É o que acontece quando você compra um produto e o vendedor diz ao finalizar a venda:

“ — Se você pagar R$ 100,00 a mais, terá uma garantia estendida de 6 meses.

Configurações Necessárias


Para utilizar a rotina de Garantias no CRM é necessário que sua base de dados esteja configurada com o Ramo de atividade para Serviço no Configurador Bimer, em Geral/ Opções/ Geral/ Ramo de Atividade. Caso não esteja, basta entrar em contato com o Suporte Alterdata para configurá-la, visto que este ajuste é feito por meio do Banco de dados, na tabela <Configuracao>.


Cadastro de Produto

Esta rotina só funciona para produtos que controlam série. Sendo assim, no seu catálogo de produtos, é necessário ter as séries informadas nos respectivos itens. Esta série pode ser adicionada manualmente no módulo Cadastro de Produtos (EstProdutos) ou no lançamento da Nota Fiscal de entrada, ao cadastrar uma nova série.

  1. Acesse o módulo Cadastro de Produtos (EstProdutos).
  2. Selecione o Produto.
  3. Clique em Editar.
  4. Acesse a aba Lote/ Série.
  5. Marque a opção Controla série.
  6. Adicione os números de série do item para um melhor controle do produto.
  7. Clique em Gravar.


Tipo de Movimento de Cobrança

Cadastre dois tipos de movimento de cobrança, a serem utilizados na rotina de Garantia estendida.


Venda do Produto

  1. Acesse o Configurador Bimer em Financeiro/ Tipo de Movimento de Cobrança.
  2. Clique em Novo.
  3. Na aba Dados, marque o Tipo de Negociação: Gera Nota Fiscal.
  4. Cadastre os demais campos pertinentes ao tipo de movimento de cobrança.
  5. Clique em Ok.


Contrato de Cobrança

  1. Acesse o Configurador Bimer em Financeiro/ Tipo de Movimento de Cobrança.
  2. Clique em Novo.
  3. Na aba Dados, marque o Tipo de Negociação: Gera Cobrança com o Tipo de movimento: Fixo.
  4. Cadastre os demais campos pertinentes ao tipo de movimento de cobrança.
  5. Clique em Ok.


Garantia Padrão

Nesta configuração você define quanto tempo durará a cobrança.

  1. Acesse o Configurador Bimer em Geral/ Outros Cadastros/ Garantias.
  2. Clique em Novo.
  3. Informe o número de meses, nome e a descrição dessa garantia

    Dica:

    Nesta rotina, você pode ter diversos tipos de garantias, conforme o produto vendido ou o plano adquirido pelo cliente.

  4. Clique em Ok.


Habilitar a Rotina de Garantia no Bimer

Esta rotina permite que os sistemas CRM, na seção Vendas (folow up), ao criar ou editar um contato de venda, será habilitado o campo Garantia, na aba Complemento.

Para esta rotina, é obrigatório o preenchimento de uma Garantia padrão, que será preenchida automaticamente na rotina, com possibilidades de alteração pelo usuário.


  1. Acesse o Configurador Bimer em Geral/ Opções/ Diversos.
  2. Marque a opção Trabalhar com Garantia.
  3. Informe uma Garantia padrão, que será preenchida automaticamente na rotina, com possibilidades de alteração pelo usuário.
  4. Clique em Gravar.


Produto Padrão

Esta rotina permite a utilização de um produto padrão que será utilizado ao adquirir a garantia.

  1. Acesse o Configurador Bimer em Geral/ Opções/ Geral/ Produto ser utilizado como padrão.
  2. Informe um produto padrão a ser utilizado no Bimer, para a rotina de Garantia. Ex.: 000001 - ASSISTÊNCIA TÉCNICA 
  3. Clique em Gravar.


Configurações Gerais do Contrato

Nesta configuração você define configurações essenciais para o funcionamento da rotina de manutenção de contratos e, além disso, realiza também algumas configurações preferenciais que direcionam como o aplicativo deve se comportar com relação ao contrato da garantia.

  1. Acesse o Configurador Bimer em Financeiro/ Opções/ Manutenção de contratos.
  2. Configure cada sessão da configuraçãoCadastro de contratos, Reajuste/ Repasse, etc. 
  3. Clique em Gravar.


Rotina de Garantia


Criar Contato de Venda com Garantia

  1. Informe o Código da Pessoa ou clique em Localizar , no CRM - Administrador de relacionamentos.

  2. Clique na seção Vendas (follow up) / menu Novo.

  3. Crie um Contato de Venda.
  4. Acesse a aba Complemento e informe a Garantia padrão.
  5. Acesse a aba Produtos e inclua dois produtos (item e a garantia), utilizando os Tipos de Movimento de Cobrança distintos:
    • Venda do Produto: insira o valor da venda e quantidade para gerar a NF-e no Faturamento.
    • Contrato de cobrança: na aba Informações para cobrança insira a Data de vencimento do contrato de cobrança.
  6. Acesse a aba Negociação (cobrança) e selecione as condições de pagamento para gerar o Pedido de Venda.
  7. Informe os demais campos necessários para geração do contato de venda.
  8. Clique em Ok.


Inserir Parecer no Contato de Venda 

    1. Informe o Código da Pessoa ou clique em Localizar , no CRM - Administrador de relacionamentos.

    2. Clique na seção Vendas (follow up), nas opções da pessoa.
    3. Localize e selecione o contato.
    4. Clique no menu Parecer.


Consultar Garantia no CRM

  1. Informe o Código da Pessoa ou clique em Localizar , no CRM - Administrador de relacionamentos.

  2. Clique na seção Garantias.

  3. Informe os dados no filtro para localizar os contratos de manutenção, gerados a partir de uma Venda com Garantia.
  4. Clique em Atualizar.
  5. Selecione a garantia para ter acesso as suas informações, presente nos quadros: produtos, pedidos, NF venda e NF garantia.