A seção Contas a Pagar localizada nas opções da pessoa no CRM (Administrador de Relacionamentos), disponibiliza os recursos necessários para consultar ou renegociar todas as contas que a sua empresa deve pagar para o fornecedor, funcionário, ou um representante, por exemplo. Sejam elas com os valores já realizados ou ainda previstos, de tal forma que se tenha rápido acesso às informações de pagamentos vencidos ou a vencer.

A seção Contas a Pagar permite apenas que você consulte um breve resumo do seu compromisso de pagamento ou renegocie seus títulos, possibilitando a alteração de datas de vencimento, formas de pagamento e valores com inclusão de descontos, juros e multas. Todavia, caso queira baixar esses títulos, gerar novos ou ter acesso a quaisquer outra informação de pagamentos, acesse o módulo Contas a Pagar (FinAPagar).


Consultar Contas a Pagar


  1. Informe o Código da Pessoa ou clique em Localizar , no CRM - Administrador de relacionamentos.

  2. Clique na seção Contas a Pagar, nas opções da pessoa.
  3. Clique em Filtro e resultado.
  4. Informe os dados no filtro para otimizar a sua busca e clique em Filtrar.

  5. No quadro Contas a Pagar, clique sobre o título.
  6. No menu, clique em Detalhes, para ter acesso às informações detalhadas do título e sua Observação, caso haja.


Acessar Linha do Tempo 


  1. Informe o Código da Pessoa ou clique em Localizar , no CRM - Administrador de relacionamentos.

  2. Clique na seção Contas a Pagar, nas opções da pessoa.
  3. Clique em Filtro e resultado.
  4. Informe os dados no filtro para otimizar a sua busca e clique em Filtrar.

  5. No quadro Contas a Pagar, clique sobre o título.
  6. Clique em Linha do tempo   para ter acesso a todas as informações ancestrais e descendentes do título a pagar e, ainda, caso a empresa selecionada tenha sido configurada para trabalhar com controle de Centros de custos, você também pode consultar essas informações.


Renegociar Títulos a Pagar


Através desta rotina é possível renegociar títulos vencidos ou mesmo a vencer, possibilitando a alteração de datas de vencimento, formas de pagamento e valores com inclusão de descontos, juros e multas. 
Os títulos envolvidos na renegociação serão baixados sem numerário e será criado um novo título com o valor integral somado aos juros e acréscimos informados. Por padrão, esses títulos serão criados com o prefixo REN, indicando ser um título oriundo de uma renegociação. 

  1. Informe o Código da Pessoa ou clique em Localizar , no CRM - Administrador de relacionamentos.

  2. Clique na seção Contas a Pagar, nas opções da pessoa.
  3. Clique em Filtro e resultado.
  4. Informe os dados no filtro para otimizar a sua busca e clique em Filtrar.

  5. No menu, clique em Renegociar.
  6. (Opcional) Adicione mais Pessoas que terão seus títulos vencidos ou a vencer renegociados em Renegociar títulos destas pessoas e clique em Atualizar.

  7. Marque quais títulos serão renegociados para a(s) pessoa(s) selecionada, no quadro de Títulos a pagar.

    Atenção:

    Não é permitida a renegociação de títulos de previsão.


  8. (Opcional) Clique em um dos recursos do quadro Títulos a pagar para otimizar sua rotina de renegociação:

    Botão

    Funcionalidade

    Marca todos os títulos da pessoa para serem renegociados.
    Remove a seleção de todos os títulos da pessoa para serem renegociados.
    Edita a observação do título selecionado.
    Abre a tela de Linha do Tempo para se ter acesso a todas as informações ancestrais do título.
    Renegociação otimizada

    Ao selecionar apenas 1 (um) título a ser renegociado e clicar em Avançar, com esta opção:

    • Marcada: Ao clicar em Avançar, abre diretamente na tela de Prazos da renegociação para realização da alteração do prazo do título selecionado;
    • Desmarcada: Ao clicar em Avançar, não abre diretamente na tela de Prazos da renegociação, sendo necessário clicar na edição da parcela para acessar esta tela e realizar a alteração do prazo do título selecionado.  

      Para esta rotina, a renegociação será de 1 para 1. Ou seja, a renegociação gera apenas um título a partir de um título original.

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  9. (Opcional) Altere, caso necessário, a informação de Tipo de baixa final (não gera numerário) apresentado automaticamente pelo sistema, no rodapé da tela. Este tipo de baixa significa que os títulos originais serão baixados, mas não vão movimentar valores financeiros, ou seja, somente alimentarão os novos títulos gerados a partir da renegociação.

  10. (Opcional) Marque a opção Sugerir itens e centros de custo do(s) título(s) selecionado(s) para o sistema sugerir as naturezas de lançamento e centros de custo dos títulos selecionados no desmembramento das parcelas para renegociação.

  11. Clique em Avançar.

  12. (Opcional) Informe o valor de acréscimo e/ou desconto, caso haja.
  13. Selecione o prazo de pagamento. O número de Parcelas será conforme o prazo de pagamento informado.
  14. (Opcional) Descreva uma Observação da renegociação que julgue necessário a ser inserida nos títulos a pagar gerados após a renegociação
  15. Clique em Avançar.
  16. Informe uma pessoa de contato referente à renegociação realizada.
  17. (Opcional) Clique no botão do campo Título(s) gerado(s) para renegociação para editar os dados do título de renegociação gerado pelo sistema. O número de títulos será conforme a quantidade de parcelas informadas. 
  18. Clique em Concluir.

  19. (Opcional) Confirme a impressão do extrato da renegociação realizada.


Exportar Títulos a Pagar


O recurso Exportar fará com que todos os títulos exibidos na seção Contas a Pagar do CRM (Administrador de Relacionamentos), conforme o filtro realizado, sejam exportados para uma planilha Excel®.

  1. Informe o Código da Pessoa ou clique em Localizar , no CRM - Administrador de relacionamentos.

  2. Clique na seção Contas a Pagar, nas opções da pessoa.
  3. Clique em Filtro e resultado.
  4. Informe os dados no filtro para otimizar a sua busca e clique em Filtrar.

  5. No menu, clique em Exportar.
  6. Escolha onde a planilha será salva em seu computador.
  7. Clique em Salvar.