A cotação a ser exibida no Cotação de compras pode ser gerada a partir de requisições, gerada no módulo BI Estoque ou diretamente neste aplicativo de três maneiras:

  1. Cotação manual: Possibilita a criação de uma cotação de compra no intuito de levantar os melhores preços e prazos a fim de gerar o pedido de compra.
  2. Cotação otimizada: É utilizada para gerar várias cotações ao mesmo tempo e de forma simplificada, respeitando a configuração da quantidade mínima e máxima do estoque no cadastro do produto. Para saber mais sobre esta rotina, clique aqui.

 


Gerar Cotação (manual)


  1. No filtro principal do Cotação de compras, informe a empresa em que a cotação será criada.
  2. Clique em Novo.
  3. Nas abas apresentadas, cadastre a cotação incluindo os campos:

    CampoDescrição
    CódigoAltere caso necessário, o código da cotação gerado automaticamente pelo sistema. Este código é similar ao código de chamada dos módulos de pedido de compra e pedido de venda.
    Data

    Informe a data em que a cotação foi realizada.

    SituaçãoSelecione o status Aguardando. Este status é utilizado como Status inicial da cotação, semelhante ao status 'Em digitação' do pedido de compras.
    DescriçãoInforme um título para a cotação.
    Faturado por terceiros

    Este campo é apenas informativo e indica quando os movimentos são originados do faturamento sendo faturados por terceiros e que irá refletir na geração de uma cotação e pedido de compra (atrelado a venda).

    Setor requisitante(Opcional) Informe o setor que está solicitando determinados produtos para outros setores da empresa.
    Nome do usuário requisitanteInsira o nome do usuário que realizou a requisição do material. As informações do setor e o nome do usuário serão utilizadas na rotina de requisição.
    Setor requisitado(Opcional) Informe o setor que irá atender as requisições de outros setores da empresa. Esta informação é utilizada na rotina de requisição.
    Centro de custo dos itens da cotação

    (Opcional) Informe um Centro de custo para todo os itens fazendo com que a distribuição do valor pelos centros de custos totalize em 100% da quantia da cotação. Caso prefira, você também pode inserir esta informação individualmente, no quadro Produtos.

    O Centro de Custo tem por objetivo determinar todas as atividades de uma empresa. É como fragmentá-la em vários setores que podem gerar receitas e despesas de forma independente. Isso permite medir o desempenho de um Centro de Custo por si só e tomar decisões melhores quanto aos gastos, produtos e serviços oferecidos. Para isso, basta realizar a pré-configuração no aplicativo Cobertura Contábil, em Cadastros e Configurações / Centro de Custo.

    Aplicação (informações gerais)

    (Opcional) Selecione a aplicação diferenciada ao qual se refere a cotação, como a finalidade da cotação, por exemplo.

    As opções de Aplicação são pré configuradas no Configurador Bimer em Geral/ Outros cadastros/ Informações gerais.

    QuadroDescrição
    Produtos

    Adicione quais produtos e suas quantidades para realizar a cotação. Caso prefira, aqui você também pode desmembrar a quantidade de itens pedidos por centro de custo ao clicar no botão relacionado. 

    Caso possua muitos fornecedores vinculados aos produtos selecionados e precise removê-los, clique em Remover todos os fornecedores.  

    Fornecedores

    Adicione quais fornecedores participarão da cotação. Ainda neste quadro, você pode consultar quais característica da pessoa o fornecedor selecionado possui.

    Ao incluir o produto, os fornecedores já cadastrados para o produto em questão serão incluídos automaticamente nesse quadro. Altere se necessário ou inclua outros fornecedores para cotação.

    Caso seja necessário remover os fornecedores, você pode clicar no botão Remover Todos para agilizar o processo de retirada dos fornecedores.

    Caso a cotação tenha sido gerada pelo módulo Atendimentos e Requisição de Mercadorias (EstRequisicao) ou no BI Estoque, a cotação é gerada com status de Aguardando, já com os campos de Fornecedor e Produto preenchidos e no caso do módulo EstRequisicao, com o Setor requisitado, Setor requisitante e Usuário requisitante também preenchidos.

    Informe o endereço para onde o produto cotado deve ser entregue, caso tenha seu pedido de compra gerado.

    Descreva uma observação que julgue necessário com relação a cotação.

    Caso sua base esteja configurada para trabalhar com a rotina de Autorização de pagamentos, posteriormente, nesta aba será registrada a observação da autorização gerencial.

    A Assinatura Eletrônica permite consultar alguns tipos de liberações que necessitarão de autorização de um usuário com permissões superiores, como por exemplo, quando é necessário cancelar uma cotação, o sistema pede a senha do usuário para efetivar o cancelamento, isso será registrado na assinatura eletrônica.

  4. (Opcional) Clique em Anexos para incluir algum documento à cotação, como por exemplo, um PDF com os preços cotados que o fornecedor enviou por e-mail.

  5. Clique em Gravar para gerar a cotação no status Aguardando.

Localizar Cotação


  1. No filtro principal do Cotação de compras, informe a empresa.
  2. Clique em Localizar.
  3. Selecione o campo a ser localizado.
  4. Informe o texto a ser pesquisado.
  5. Clique em Localizar.
  6. Selecione a cotação.
  7. Clique em Ok.

Dica!

Você também pode localizar a cotação utilizando as opções do Filtro do sistema.

Editar Cotação


  1. Na tela principal do Cotação de compras, informe a empresa.
  2. Localize a cotação.
  3. Clique em Abrir.
  4. Realize as alterações necessárias.
  5. Clique em Gravar.

Excluir Cotação


A exclusão da cotação é permita somente para cotações que ainda não foram liberadas para tomada de preço, ou seja, que estejam no status "Aguardando".

  1. No filtro principal do Cotação de compras, informe a empresa.
  2. Localize a cotação no status "Aguardando".
  3. Clique em Excluir.
  4. Confirme a exclusão.

Cancelar Cotação


  1. No filtro principal do Cotação de compras, informe a empresa.
  2. Localize a cotação.
  3. Clique em Cancelar.
  4. Informe seu Usuário e Senha de acesso.
  5. Descreva o Motivo do cancelamento do processo de cotação.
  6. Clique em Concluir.

Duplicar Cotação


  1. No filtro principal do Cotação de compras, informe a empresa.
  2. Localize a cotação a ser duplicada.
  3. Clique em Duplicar.
  4. Confirme a duplicidade.
  5. Selecione a opção Sim, caso queria copiar os mesmos fornecedores da cotação selecionada. Do contrário, clique em Não.
  6. Clique em Ok.