O módulo Escrita Fiscal é responsável por receber e processar os dados vindos da movimentação do Bimer, e a partir desses dados gerar a Escrituração Fiscal Digital (EFD), entregar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), o Imposto sobre produtos industrializados (IPI) e o SPED Contribuições, além de gerar as guias para recolhimento dos tributos, etc. Com essas informações o processo de integração do Bimer gera um arquivo, que será importado no sistema de Escrita Fiscal para realizar a sua escrituração, e no prazo definido pelo governo cumprir as obrigações conforme a legislação vigente.
Na integração a rotina basicamente funciona da seguinte forma:
- Configurações no Bimer para integração;
- Leitura dos documentos que serão exportados no Bimer;
- Exportação para o Fiscal por meio do arquivo SPED Alterdata;
Importação no Fiscal e geração das obrigações legais como geração de guias, livros e SPED.
Para esta rotina, é imprescindível que o módulo Escrita Fiscal esteja devidamente instalado e implantado para o correto funcionamento do processo.
Cadastrar Integração com Escrita Fiscal
- Acesse o menu Cadastros e configurações/ Integração com escrita fiscal, no Cobertura Contábil.
Clique em Novo.
Nas abas apresentadas, cadastre a integração incluindo os campos:
- Clique em Ocorrências para consultar alguma ocorrência no registro do cadastro, caso haja.
- Clique em Ok.
Localizar Integração com Escrita Fiscal
- Acesse o menu Cadastros e configurações/ Integração com escrita fiscal, no Cobertura Contábil.
- Clique em Localizar.
Escolha o Campo a ser localizado.
Insira no campo Procurar por a informação relativa ao campo selecionado.
- Clique em Localizar.
- Selecione a integração fiscal.
Clique em Ok.
Dica:
Você também pode localizar as integrações utilizando as opções do filtro da tela de integração.
Consulte a integração que será exibida visualmente conforme a seguinte legenda:
Legenda Descrição Ainda não exportado para o Escrita Fiscal. Já exportado para o Escrita Fiscal. Não será exportado para o Escrita Fiscal. Nota Fiscal de Aviso de conhecimento de Transporte (ACT) Documento alterado! Faça a leitura novamente Com ocorrência! Só será exportado para o Escrita Fiscal após ajustes.
Editar Integração com Escrita Fiscal
- Acesse o menu Cadastros e configurações/ Integração com escrita fiscal, no Cobertura Contábil.
- Localize a Integração fiscal.
- Clique em Editar.
Altere os campos necessários.
Clique em Ok para salvar e fechar a tela de integração.
Excluir Integração com Escrita Fiscal
- Acesse o menu Cadastros e configurações/ Integração com escrita fiscal, no Cobertura Contábil.
- Localize a Integração fiscal.
- Clique em Excluir.
- Confirme a exclusão.
Imprimir Integração com Escrita Fiscal
Permite imprimir todos as integrações cadastradas nesta rotina.
Para esta rotina, o sistema recupera o arquivo .rtm configurado no Configurador Bimer em Estoque/ Opções/ Integração fiscal/ Relatórios.
- Acesse o menu Cadastros e configurações/ Integração com escrita fiscal, no Cobertura Contábil.
- Localize a Integração fiscal.
- Clique em Imprimir.
Clique em Ok.
Visualizar Integração com Escrita Fiscal
Permite visualizar um relatório de todas as integrações cadastradas nesta rotina.
- Acesse o menu Cadastros e configurações/ Integração com escrita fiscal, no Cobertura Contábil.
- Localize a Integração fiscal.
- Clique em Visualizar.
Clique em Ok.
Dica:
Maximize a tela para melhor exibição do relatório.
Desmarcar Documentos Enviados para a Escrita Fiscal
Esta rotina é utilizada quando necessário gerar novamente o Arquivo SPED contendo os documentos já exportados para o fiscal (cor turquesa
) na tela de Integração Fiscal. Isso pode ocorrer, por exemplo, quando for preciso corrigir um movimento integrado anteriormente contendo informações incorretas, como o valor da nota ou impostos. Ou, simplesmente, for necessário realizar testes a fim de gerar um novo arquivo para importação.- Acesse o menu Cadastros e configurações/ Integração com escrita fiscal, no Cobertura Contábil.
- Localize a Integração fiscal.
- Clique em Desmarcar.
- Informe o período para desmarcar os documentos enviados para a escrita fiscal.
- (Opcional) Clique em Visualize a data que será filtrada para consultar a relação dos tipos de data para escrituração de documentos por empresa conforme a configuração selecionada do Tipo de data para escrituração localizada no Configurador Bimer em Geral/ Empresas/ Cadastro da empresa/ Estoque/ Integração escrita fiscal.
Marque os Tipos de documentos que deseja desmarcar.
- Clique em Próximo.
- Adiocione as Empresas.
- Clique em Concluir.
- Confirme a rotina para desmarcar os documentos enviados para a escrita fiscal.
Excluir lançamentos por Filtro
Esta rotina é utilizada quando necessário retirar algum documento da integração com o Escrita Fiscal.
Essa opção não deleta o movimento do Bimer somente da tela de integração. Após a exlusão, ao realizar um novo filtro é possível verifcar que as notas não estão mais presentes na tela de integração. Todavia, caso realize uma nova leitura de dados para a escrita fiscal, os documentos retornam para exibição na tela de integração fiscal.
- Acesse o menu Cadastros e configurações/ Integração com escrita fiscal, no Cobertura Contábil.
- Localize a Integração fiscal.
- Clique em Excluir lançamentos.
- Informe o período para excluir os documentos enviados para a escrita fiscal.
- (Opcional) Clique em Visualize a data que será filtrada para consultar a relação dos tipos de data para escrituração de documentos por empresa conforme a configuração selecionada do Tipo de data para escrituração localizada no Configurador Bimer em Geral/ Empresas/ Cadastro da empresa/ Estoque/ Integração escrita fiscal.
- Selecione os Tipos de documentos que deseja excluir.
- Clique em Próximo.
- Adicione as Empresas.
- Clique em Concluir.
- Confirme a rotina para excluir os documentos enviados para a escrita fiscal.
Realizar a Leitura dos Dados para a Integração Fiscal
Esta rotina permite filtrar quais notas serão carregadas para integrar com o sistema escrita fscal, podendo limitar por período e tipos de movimento.
- Acesse o menu Cadastros e configurações/ Integração com escrita fiscal, no Cobertura Contábil.
- Clique em Leitura de dados.
- Informe o período desejado para a leitura dos documentos enviados à escrita fiscal.
(Opcional) Clique em Ajuda no Cadastro da empresa em Estoque/ Integração escrita fiscal.
ao lado do período para consultar os tipos de data para escrituração, conforme definido- Caso configurado para usar data de emissão, o sistema carregará documentos com data de emissão no período.
- Caso configurado para data do documento, apenas os documentos com datas de saída ou entrada no período serão lidos.
- Marque os Tipos de documentos a serem integrados:
Tipos de Documentos Descrição Notas fiscais de saída Emitidas pela empresa no Faturamento, geralmente envolvendo vendas, devoluções de compras, saídas, e transferências. Notas fiscais de entrada De mercadorias que entraram na empresa, configuradas como compra, entrada ou devolução de venda. Serviços prestados Notas fiscais de serviços prestados, operações com ISS ou produtos de tipo serviço. Serviços tomados Notas fiscais de serviços prestados, operações com ISS ou produtos de tipo serviço. Conhecimento de transporte (CT-e) sem vínculo com NF-e de entrada Transportes lançados no módulo CT-e que não estejam vinculados a uma NF-e de entrada e cujo tomador tenha o mesmo CNPJ da empresa lançadora.
Para empresas com notas fiscais mistas (ICMS e ISS na mesma nota), é recomendável marcar todos os tipos.
- Clique em Avançar.
- Adicione as Empresas.
- (Opcional) Marque a opção Gerar Bloco K para empresas que gerarão este controle (controle da produção e do estoque).
- (Opcional) Informe o período para corrigir informações no Bloco K, permitindo atualizar informações modificadas.
Clique em Concluir.
Exportar Dados para Escrita Fiscal
Após realizada a leitura de dados para a escrita fiscal e conferidos os registros resultantes desta leitura, as informações estão prontas para serem exportadas para o Escrita Fiscal. Assim vamos gerar o arquivo SPED Layout Alterdata por meio desse recurso.
- Acesse o menu Cadastros e configurações/ Integração com escrita fiscal, no Cobertura Contábil.
- Clique em Exportar dados.
Informe o período para leitura dos documentos enviados para a escrita fiscal.
(Opcional) Clique em Visualize a data que será filtrada para consultar a relação dos tipos de data para escrituração de documentos por empresa conforme a configuração selecionada do Tipo de data para escrituração localizada no Configurador Bimer em Geral/ Empresas/ Cadastro da empresa/ Estoque/ Integração escrita fiscal.
- Selecione a origem dos dados para geração do arquivo:
- SACA: Marque essa opção para que gere o arquivo contendo as informações dos dados dos sistemas da linha SACA (SWGer, SCli, SFat, SEst, etc.) da Alterdata.
- SPED: Marque essa opção para que gere o arquivo contendo as informações dos documentos, necessárias para a geração do SPED.
- Marque os Tipos de documento para geração dos dados a serem integrados:
Tipos de Documentos Descrição Notas fiscais de saída Emitidas pela empresa no Faturamento, geralmente envolvendo vendas, devoluções de compras, saídas, e transferências. Notas fiscais de entrada De mercadorias que entraram na empresa, configuradas como compra, entrada ou devolução de venda. Serviços prestados Notas fiscais de serviços prestados, operações com ISS ou produtos de tipo serviço. Serviços tomados Notas fiscais de serviços prestados, operações com ISS ou produtos de tipo serviço. Conhecimento de transporte (CT-e) sem vínculo com NF-e de entrada Transportes lançados no módulo CT-e que não estejam vinculados a uma NF-e de entrada e cujo tomador tenha o mesmo CNPJ da empresa lançadora.
Para empresas com notas fiscais mistas (ICMS e ISS na mesma nota), é recomendável marcar todos os tipos.
- Clique em Avançar.
- Adicione as Empresas.
- Clique em Avançar.
- Adicione as Operações.
No filtro de Geração do arquivo informe:
Campo Descrição Código da empresa Informe o código da empresa a ser utilizado no arquivo para a geração com a Escrita Fiscal, caso o código da empresa no fiscal seja diferente em relação ao código da empresa no Bimer.
Caso este campo não seja preechido, será utilizado o código informado no cadastro de empresas.
Nome do arquivo para a geração com a Escrita Fiscal Informe o nome do arquivo para a integração com a Escrita Fiscal. Gera log de documentos exportados Marque está opção para que, ao fnal da exportação o sistema gere um relatório contendo os documentos gerados. Forçar exportação dos registros com ocorrências Marque está opção para que, o sistema envie para a escrituração fiscal, documentos com ocorrências, que podem gerar inconsistência no SPED e outros arquivos fiscais.
Caso marcada será gerado um registro de informação (log) do usuário que forçou a exportação.
Clique em Concluir.
Consultar Ocorrências
Esta rotina permite verificar o tipo de ocorrência apresentadas na rotina de Integração com escrita fiscal, caso haja.
- Acesse o menu Cadastros e configurações/ Integração com escrita fiscal, no Cobertura Contábil.
- Selecione a integração e clique em Ocorrências.
- Consulte detalhadamente a relação de ocorrência apresentada, indicada de acordo com a Legenda de ocorrências.