O Histórico padrão é utilizado caso um histórico seja frequentemente utilizado nos lançamentos, como uma conta fixa mensal, por exemplo. Dessa forma, nos lançamentos em que ele for utilizado, basta selecioná-lo, ao invés de ter que escrevê-lo novamente. Assim, o contador economiza tempo e aumenta sua produtividade.
Caso utilize o módulo Cobertura Contábil integrado diretamente ao sistema de contabilidade da Alterdata, esse cadastro deve ser realizado no sistema de contabilidade, e importado para Cobertura Contábil.
Cadastrar Histórico Padrão
- Acesse o menu Cadastros e configurações/ Histórico Padrão, no Cobertura Contábil.
- Clique em Novo.
Descreva o nome do histórico.
(Opcional) Marque a opção Tem Complemento na descrição para que o sistema permita que você complemente a descrição do histórico ao realizar um lançamento.
Exemplo:No histórico "Venda de mercadoria à vista", é preciso informar o número da NF. Então, ao realizar o lançamento, é preciso que a descrição esteja assim: "Venda de mercadoria à vista conforme N.F. 20502". Ou seja, você deverá complementar a descrição já cadastrada.
Clique em Salvar.
Localizar Histórico Padrão
- Acesse o menu Cadastros e configurações/ Histórico Padrão, no Cobertura Contábil.
- Clique em Localizar.
Escolha o Campo a ser localizado.
Insira no campo Procurar por a informação relativa ao campo selecionado.
- Clique em Localizar.
- Selecione o histórico.
Clique em Ok.
Editar Histórico Padrão
- Acesse o menu Cadastros e configurações/ Histórico Padrão, no Cobertura Contábil.
- Localize o histórico.
- Clique em Editar.
Altere os campos necessários.
Clique em Ok.
Excluir Histórico Padrão
A alteração ou exclusão de contas que contenham lançamentos podem gerar diferenças de saldos e resultados. Excluindo-se contas no Cobertura Contábil, deve-se excluí-las também no sistema contábil Alterdata, pois numa próxima importação de dados, a conta será recadastrada.
- Acesse o menu Cadastros e configurações/ Histórico Padrão, no Cobertura Contábil.
- Localize o histórico.
- Clique em Excluir.
- Confirme a exclusão.
Imprimir Histórico Padrão
Permite imprimir todos os planos de contas cadastradas nesta rotina.
- Acesse o menu Cadastros e configurações/ Histórico Padrão, no Cobertura Contábil.
- Localize o histórico.
- Clique em Imprimir.
Clique em Ok.
Visualizar Histórico Padrão
Permite visualizar um relatório de todos os planos de contas cadastradas nesta rotina.
- Acesse o menu Cadastros e configurações/ Histórico Padrão, no Cobertura Contábil.
- Localize o histórico.
- Clique em Visualizar.
Clique em Ok.
Dica:
Maximize a tela para melhor exibição do relatório.
Importar Dados do WCont
Após realizada a leitura de dados para a escrita fiscal e conferidos os registros resultantes desta leitura, as informações estão prontas para serem atualizadas com os dados do Pack Contábil Alterdata. Caso trabalhe com integração Alterdata, as tabelas devem ser cadastradas previamente no Pack PHD e, em seguida, importada para o Cobertura Contábil. Isto porque, caso sejam cadastradas diretamente no Cobertura Contábil, não haverá envio de qualquer uma dessas informações para o Contábil, e ao realizar uma importação de dados posteriormente, existem opções na tela de importação que poderão remover registros que não existem no Contábil. Os cadastros e modificações realizados no PHD serão inseridos, alterados ou excluídos do Cobertura Contábil conforme as opções selecionadas no momento da importação.
Importante:
Caso o Contábil não esteja instalado na mesma empresa em que está instalado o Bimer, as tabelas devem ser cadastradas diretamente no Cobertura Contábil, seguindo o mesmo padrão de sua contabilidade, e sua integração será feita via arquivo .txt. É importante lembrar que primeiro deve ser feito o cadastro de planos de contas para depois realizar o cadastro das contas.
- Acesse o menu Cadastros e configurações/ Histórico Padrão, no Cobertura Contábil.
- Clique em Importação WCont.
Marque suas preferências com relação à atualização da tabela de Histórico padrão do Contábil para a base de dados do Bimer:
Campo Descrição Inserir os registros novos Com esta opção marcada, o sistema importará somente os cadastros realizados no PHD e que ainda não foram importados para o Cobertura Contábil. Altera os registros existentes Com esta opção marcada, caso algum cadastro seja alterado no PHD, esta informação será atualizada no Cobertura Contábil. Excluir os registros que não existem mais no WCont Com esta opção marcada, o sistema apagará todos os cadastros realizados diretamente no Cobertura contábil e que não foram importados do PHD, exceto as informações contidas na tabela de Empresas. - Clique em Atualizar.
- Aguarde a importação e ao final, clique em OK.