Esta rotina permite a geração de cheques avulsos, ou seja, sem vínculo com títulos a pagar já cadastrados no sistema Contas a Pagar. No entanto, a partir da emissão de um cheque, o sistema gera automaticamente um título no Contas a Pagar visto que todo cheque a pagar corresponde a uma despesa da empresa e precisa ser monitorado nas consultas e relatórios de contas a pagar.



Cadastrar Cheque a Pagar (avulso)


  1. Selecione a Empresa emitente do cheque, no painel principal do Cheque a Pagar.

  2. Selecione o filtro  Não impressos.
  3. Clique em Novo no menu.
  4. Selecione a Conta bancária da qual o valor será debitado.

  5. Informe o valor do cheque em Valor aberto (R$).
  6. Selecione o beneficiário, ou seja, a pessoa para a qual o cheque está sendo emitido.

    Por padrão, é obrigatório informar o beneficiário, no entanto, caso seja necessário emitir cheques sem a informação de beneficiário, basta marcar a opção Permitir cadastrar cheque sem definir beneficiário localizado no Configurador Bimer, em Financeiro/ Opções/ Cheque/ A pagar.

  7. Informe a Data como "Bom para" para definir quando o cheque deve ser compensado.

  8. (Opcional) Clique em Adicionar no quadro Títulos a pagar, para cadastrar um título a pagar no cheque. 

    Ao cadastrar um ou mais títulos a serem relacionado ao cheque, o título será criado no contas a pagar mesmo que o cheque ainda não tenha sido impresso. Caso não relacione nenhum título a pagar, o sistema irá criar automaticamente um novo título a pagar quando o cheque foi compensado.

  9. (Opcional) Insira alguma observação que julgar necessário referente ao cheque ou ao título, se cadastrado.

  10. Clique em Gravar.




Localizar Cheque


  1. Informe a Empresa emitente do cheque, no painel principal do Cheque a Pagar.

  2. Selecione um dos filtros  no menu:

    StatusDescrição
    Não impressosO cheque somente foi criado. Não gerou nenhum movimento.
    PrevistosO cheque quando é gerado por um título a pagar, o mesmo possibilita alterar a data de "Bom para" e também sua conta bancária.
    ImpressosQuando o cheque for impresso será criado um título a pagar no sistema Contas a Pagar.
    AssinadosO cheque é compensando e o título criado no Contas a Pagar é baixado.
    Devolvidos

    É quando o banco devolve o cheque por insuficiência de fundos ou eventuais problemas na conta, fazendo com que o sistema Movimentos bancários (Disponível) gere um movimento de entrada do tipo devolução e um novo movimento de saída.

    ReapresentadosApós o cheque ter sido devolvido pelo banco, e tendo seu status como Devolvido, é reapresentado através do sistema Movimentos bancários (Disponível).
    Reapresentados ConciliadosApós o cheque ter sido devolvido pelo banco, e tendo seu status como Devolvido, é reapresentado através do sistema Movimentos bancários (Disponível), todavia, o sistema cria um movimento bancário de reapresentação do cheque a partir do movimento bancário de devolução. 
    InutilizadosApós o cheque ser cancelado ele pode ser inutilizado, dessa forma, ele vai remover o movimento de saída gerado pela devolução.
    Cancelados

    O cheque não poderá ser reutilizado, ou seja, o número do cheque foi cancelado impedindo que seja utilizado novamente.

  3. Escolha uma das opções de busca:

    • Informe a conta bancária responsável pela movimentação financeira no painel principal. Caso a conta informada possua mais de um cheque cadastrado, utilize os recursos Anterior Próximo do menu para navegar entre os cheques exibidos.

      Para facilitar a localização da conta bancária, marque a opção Localizar conta pelo código. Desta forma, ao marcar esta opção, a localização da conta bancária será feita pelo código de chamada da conta, ou seja, será exibido seu código de cadastro no Bimer.

    • Clique em Localizar no menu e selecione um campo de busca.

      O botão Localizar será habilitado somente se houver pelo menos um cheque no status selecionado.

Editar Cheque


Somente é permitido editar um cheque no status Não impressos, ou seja, os cheques que ainda não geraram nenhuma movimentação financeira.


  1. Informe a Empresa emitente do cheque, no painel principal do Cheque a Pagar.

  2. Localize o cheque.
  3. Com o cheque exibido na tela, clique em Editar no menu.
  4. Altere as informações necessárias.
  5. Clique em Gravar.


Excluir Cheque


A exclusão do cheque é permitida em qualquer momento e independente do status do cheque, desde que não exista um lançamento conciliado referente. Esta rotina permite com que o mesmo não apareça mais no sistema e o número do cheque possa ser reutilizado. Esta opção pode ser utilizada em alguns casos como, por exemplo, quando é necessário alterar informações do título a pagar, que não podem ser alteradas devido ao vínculo com o cheque ou quando simplesmente é cadastrado de forma incorreta e se deseja criar outro cheque utilizando o mesmo número.

Por motivo de integridade, a exclusão não poderá ser realizada caso exista um lançamento conciliado referente ao cheque em questão no módulo Disponível.


  1. Informe a Empresa emitente do cheque no painel principal do Cheque a Pagar.

  2. Localize o cheque.
  3. Com o cheque exibido na tela, clique em Excluir no menu.
  4. Confirme a exclusão do cheque.



Cancelar Cheque


Esta opção serve para realizar o próprio cancelamento do cheque em si, fazendo com que o seu número não possa mais ser reutilizado por outro cheque. Pode ser utilizada em alguns casos como, por exemplo, na perda de um cheque que pode ser utilizado por outra pessoa ou até mesmo quando o cheque foi sustado por algum motivo.

Por motivo de integridade, o cancelamento não poderá ser realizado caso exista um lançamento conciliado referente ao cheque em questão no módulo Disponível.


  1. Selecione a Empresa emitente do cheque, no painel principal do Cheque a Pagar.

  2. Selecione o filtro Impresso ou Assinado
  3. Localize o cheque.
  4. Com o cheque exibido na tela, clique em Cancelamentos/ Cancelamento de cheque no menu.
  5. Informe o motivo do cancelamento.