Através desta rotina será possível integrar a empresa responsável por Contas A Pagar do Bimer com o eContador (DP) configurando o tipo de processamento a ser efetuado.
Antes de começar a usar o aplicativo Integração Bimer Financeiro x eContador, certifique-se de realizar as seguintes configurações:
Acesse a nossa documentação para saber mais!
Habilitar Serviço de Integração
- Acesse o Configurador Bimer, em Financeiro/ Integrações/ Integração eContador.
- Na aba Empresas, marque para trabalhar com serviço de integração Bimer x eContador.
Clique em Adicionar para incluir uma empresa na integração.
Você também pode Editar e Remover empresas já incluídas.
- Selecione a empresa desejada.
- Marque os tipos dos lançamentos a serem importados.
- Clique em Gravar.
Cadastrar Integração A Pagar x eContador
- Acesse o Configurador Bimer, em Financeiro/ Integrações/ Integração eContador..
- Clique na aba Documentos.
Clique em Novo para configurar a integração, incluindo os campos:
Campo Descrição Empresa Selecione a empresa responsável por contas a pagar.
- A empresa informada nesta configuração é a mesma que gerará o título a pagar no momento da importação;
- Esta empresa é pré-cadastrada no aplicativo Configurador Bimer em Geral / Empresas. Neste cadastro, na aba Financeiro/ Integração eContador é imprescindível a informação do mesmo contador responsável (com o mesmo CNPJ) do que foi informado no cadastro da empresa do DP para ser possível realizar posteriormente a integração dos dados.
Tipo de processamento no eContador Selecione o tipo de processamento que será utilizado.
É necessário realizar uma configuração para cada tipo de lançamento a ser importado. Caso você tente realizar uma importação cujo documento não tenha sido configurado neste campo, o integrador irá emitir um aviso por meio de uma relação de ocorrência, informando não ser possível a conclusão da importação.
As DLLs:
ssleay32.dll
elibeay32.dll
precisam estar no mesmo diretório do Bimer para a integração ser realizada corretamente.Tipo de documento no eContador Selecione os tipos de documentos para integração. Esta opção é habilitada ao selecionar a opção acima Demais processamentos/documentos em Tipo de processamento no eContador. Na rotina de importação, o sistema cria títulos a pagar referentes a estes tipos de documento (com exceção da folha de contribuintes) e ainda cadastra os centros de custo com rateio vinculados ao título a pagar (caso haja), que serão criados através da importação. Natureza de lançamento Selecione a natureza de lançamento do título. Data de vencimento do título Permite configurar a data de vencimento do título a pagar criado através da integração com o eContador. - Mantém vencimento eContador: com esta opção marcada, o título será criado com a mesma data de vencimento do documento no eContador.
- Vencimento no mês seguinte: com esta opção marcada, o título será criado com o mesmo dia e ano do documento no eContador, utilizando o mês seguinte.
Forma de pagamento Selecione a forma de pagamento.
Situação administrativa Selecione a situação administrativa para os títulos serem integrados do eContador para o Contas a Pagar com a situação administrativa preenchida. Pessoa/ Categoria Selecione uma pessoa para o sistema criar os títulos sempre com esta pessoa. Esta opção, também permite que você indique diferentes pessoas para um mesmo tipo de documento: Um registro para cada pessoa individualmente e/ou um registro sem pessoa informada, por exemplo.
Importar Somente Documentos da Pessoa Configurada Marque esta opção para aplicar configurações específicas apenas aos documentos da pessoa definida na configuração ao importar dados do Departamento Pessoal para o Bimer por meio do eContador. Assim, o sistema usará exclusivamente os parâmetros personalizados, como Natureza de Lançamento, Forma de Pagamento, entre outros, para os documentos vinculados à pessoa especificada, sem impactar documentos de outras pessoas.
Caso mantenha a opção desmarcada, o sistema utilizará a combinação de dados da configuração para qualquer documento de mesmo tipo e empresa do eContador.
Para cada empresa e tipo de documento no eContador, é permitida apenas uma configuração com essa opção desmarcada. Essa configuração funcionará como padrão na importação, sendo aplicada caso não haja nenhuma configuração específica para a pessoa do documento.
A comparação entre a pessoa configurada e a pessoa do documento é feita pelo CPF, garantindo maior controle e precisão na personalização dos parâmetros durante a importação.
Código da empresa no eContador Informe o código que será usado como identificação da empresa selecionada no eContador. Regra Este campo estará disponível caso a base de dados estiver configurada para trabalhar com autorizador gerencial por regra para inclusão de títulos a pagar. É obrigatório selecionar a regra de critério de análise do título. Caso o usuário utilizado para fazer a integração não tenha autonomia para incluir títulos com o valor, será necessário passar pela rotina de autorização gerencial. Criar como título de previsão Marque esta opção para ser possível qualquer título correspondente ao item de integração possa ser importado como previsão. Criar título com valor aglutinado e rateado por centro de custo Marque esta opção para que ao realizar a integração de documentos vindos do eContador, os novos títulos a pagar gerados no Bimer tenham seus valores aglutinados e rateado por centro de custo, pelos seguintes campos: Empresa, Data de vencimento, Tipo (Férias, Rescisão, Décimo Terceiro...) e Pessoa.
Na rotina de geração de títulos a pagar na Integração Bimer Financeiro x eContador, ao marcar esta opção na configuração, as informações serão aglutinadas em um único título. Isso gerará itens, com seus centros de custos, comparando Empresa, Data de vencimento, Tipo e Pessoa. Cada novo título terá um item e seu respectivo centro de custo vinculado.
- Clique em Ok.
Localizar Integração A Pagar x eContador
- Acesse o Configurador Bimer, em Financeiro/ Integrações/ Integração eContador.
- Clique na aba Documentos.
- Clique em Localizar.
Selecione o Campo a ser selecionado.
Insira no campo Procurar por a informação relativa ao campo selecionado.
Clique em Ok.
Editar Integração A Pagar x eContador
- Acesse o Configurador Bimer, em Financeiro/ Integrações Integração eContador.
- Clique na aba Documentos.
- Selecione a integração e clique em Editar.
Altere as informações.
- Clique em Ok.
Editar em Massa a Integração A Pagar x eContador
- Acesse o Configurador Bimer, em Financeiro/ Integrações/ Integração eContador.
- Clique na aba Documentos.
- Selecione a integração e clique em Editar em massa.
- Arraste a integração para a tela de Edição.
Se preferir, pressione Ctrl+A no teclado para selecionar todas as integrações e arraste-as diretamente para a tela de seleção. - Clique em Editar.
Clique em Ativar criação de título com valor aglutinado e rateado por centro de custo ou Desativar criação de título com valor aglutinado e rateado por centro de custo, para ser permitido alterar a opção Criar título com valor aglutinado e rateado por centro de custo de vários registros simultaneamente.
- Confirme.
Excluir Integração A Pagar x eContador
Não é permitido excluir uma integração já utilizada.
- Acesse o Configurador Bimer, em Financeiro/ Integrações/ Integração eContador.
- Clique na aba Documentos.
- Selecione a integração e clique em Excluir.
Confirme a exclusão.