Nas configurações de Compras você define suas preferências gerais de como a rotina deve funcionar.
- Acesse o Configurador Bimer, em Estoque/ Opções/ Compras/ Geral.
Realize as configurações de acordo com sua preferência, incluindo os campos:
Campo Descrição Ao cancelar um pedido de compra, a requisição vinculada deverá ser: - Aberta: ao cancelar um pedido de compra, caso possua requisição vinculada, está ficará com o status "Aberta".
- Cancelada: ao cancelar um pedido de compra, caso possua requisição vinculada, está ficará com o status "Cancelada".
- Confirmada pelo usuário: o sistema apresenta a mensagem no aplicativo EstCompras: "USUÁRIO, deseja cancelar a requisição de material vinculada a este pedido de compra? (Sim / Não)". O status ficará conforme o que for selecionado nesta mensagem, ou seja, clicando em 'Sim' a requisição fica com o status 'Cancelada' e em 'Não' a requisição fica com o status 'Aberta'.
Layout em HTML para relatório do pedido de compra Selecione ou crie um modelo HTML a ser utilizado na rotina de geração de relatórios do pedido de compra.
Natureza de lançamento para pedidos de compra gerados a partir de requisições ou cotações Selecione uma natureza de lançamento fazendo com que os pedidos de compras gerados a partir de requisições de produtos e cotações de compras sejam cadastrados no sistema com a natureza selecionada.
Ao localizar a natureza para a configuração só será exibida as que estão com o Centro de Custo marcada no sistema Cobertura Contábil.
Bloquear a edição do número do pedido de compra Com esta opção marcada, o campo contendo o número do pedido de compra ficará desabilitado na inclusão e edição de pedidos. Não permitir adicionar produtos que não estejam vinculados ao fornecedor Com esta opção marcada, ao cadastrar um pedido de compras, após informar um fornecedor, e, em seguida, incluir um item, o sistema somente permitirá a inclusão deste item se o fornecedor informado no cadastro deste pedido estiver vinculado ao produto em seu cadastro (EstProduto). Habilitar cálculo automático dos impostos no pedido de compra com base na operação informada Com esta opção marcada, o sistema considerará o cálculo de ICMS atribuído na operação e os campos referentes ao diferencial de alíquotas ficarão visíveis no item e também na tela principal do Pedido de compra.
Sempre apresentar a tela de assinatura eletrônica na liberação de pedidos de compra Com esta opção marcada, será exibido pelo sistema, no momento da liberação do pedido, a tela de assinatura eletrônica que permite consultar alguns tipos de liberação em que necessita de autorização de um usuário com permissões superiores. Quando é necessário liberar um pedido, por exemplo, o sistema solicita a senha do usuário para liberação, essa informação será registrada na assinatura eletrônica.
Trabalhar autorizador gerencial no aplicativo EstCompras - Marcada: será habilitada a opção Possui permissão para autorizar pedidos de compra no aplicativo Cadastro de usuários em Configurações do usuário / Autorizador gerencial / Pedido de compra. Para saber mais sobre essa rotina, acesse Autorizar Pedido de Compra.
- Desmarcada: não será possível trabalhar com autorização gerencial para pedidos de compras.
Trabalhar com autorizador gerencial por regra com níveis para pedidos de compra Essa opção só poderá ficar habilitada caso a opção acima Trabalhar com autorizador gerencial para o aplicativo EstCompras esteja marcada.
Ao marcar esta opção, o sistema Pedido de Compras recupera as regras cadastradas no Configurador Bimer em Geral/ Outros Cadastros/ Regras para autorizador gerencial. Assim, as faixas de valores não serão mais utilizadas do Cadastro de usuários.
Pedidos de compra gerados por outros sistemas, terão o campo de regra vazio, e será obrigatório o preenchimento de forma manual.
Enviar e-mail de pedido de compra aguardando autorização para usuário com permissão de acesso Essa opção só habilita se a opção acima Trabalhar com autorizador gerencial para o aplicativo EstCompras estiver marcada.
- Marcada: permite notificar usuários que possuem permissão para autorizar pedidos de compra através da rotina de autorização gerencial. Nesta rotina, será realizado o envio de e-mail aos usuários com permissão para autorizar pedidos de compra informando sobre a solicitação de autorização por:
– Restrição por valor: sempre que um usuário sem permissão para autorizar pedidos de compra altere o status para 'Aberto' e solicite autorização.
– Restrição por regra: sempre que o usuário alterar o status do pedido para "Aberto". Quando houver mais de um usuário vinculado aos níveis será enviado o e-mail a cada solicitação de nova autorização.
– Restrição por orçamento: sempre que um usuário que não possuir permissão para autorizar pedidos alterar o status para "Aberto".
- Desmarcada: Não será enviado e-mail informando sobre a solicitação.
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