Durante a execução de um contrato, existem movimentações no estoque da empresa, tanto dos produtos que serão “consumidos” na execução do contrato — chamados materiais, quanto dos produtos que estão sendo “contratados” pelo cliente — chamados equipamentos.

Depois que o contrato é liberado, é hora de movimentar! Afinal, o status Liberado significa que o contrato “está na esteira de produção”.

Exemplo:

Uma retroescavadeira considerado um equipamento;
• O combustível para a retroescavadeira considerado um material.

Materiais


Para contratos que possuem equipamentos e/ou materiais, inicia-se a movimentação pela requisição. Esse conceito, é o mesmo que envolve a rotina de Requisição de Materiais (EstRequisicao) do Bimer Desktop

Requisitar Materiais 

É o momento em que é solicitada a separação do equipamento e/ou material junto ao setor de estoque/almoxarifado, que por sua vez atenderá a requisição definindo as séries/lotes (caso os itens possuam) que serão enviadas ao destinatário.

  1. Acesse a aba Faturamento / Gestão de locações e serviços no menu do Bimer UP.
  2. Clique no menu Movimentação.
  3. Selecione a Empresa onde o contrato foi gerado.
  4. Informe um trecho do nome do cliente no campo Pesquisar ou clique em Filtros para uma busca mais detalhada.
  5. Clique em Requisitar, na linha referente ao contrato no status Liberado.

  6. Informe a quantidade solicitada na coluna <Requisitar> dos equipamentos e/ou materiais, ou clique em Requisitar todos para solicitar a quantidade total 'a requisitar' por categoria (equipamentos / materiais). 

    Os itens podem ser requisitados total ou parcialmente, sejam equipamentos ou materiais.

  7. Clique em Gerar requisição e confirme para que o seu contrato seja exibido na tela principal no status Execução, de maneira que o equipamento e/ou material possa ser expedido, medido e, por fim, finalizado no menu Gestão

    O status Execução é atribuído automaticamente a partir da primeira movimentação, sendo Requisição para equipamentos e/ou materiais e Medição para serviços.

  8. (Opcional) Imprima o relatório de requisição.

Devolver Materiais

Esta rotina permite fazer a devolução de requisições já atendidas pelo módulo Requisição de Materiais (EstRequisicao) do Bimer Desktop.

  1. Acesse a aba Faturamento / Gestão de locações e serviços no menu do Bimer UP.
  2. Clique no menu Movimentação.
  3. Selecione a Empresa onde o contrato foi gerado.
  4. Informe um trecho do nome do cliente no campo Pesquisar ou clique em Filtros para uma busca mais detalhada.
  5. Clique em Requisitar, na linha referente ao contrato no status Execução.

  6. Clique no equipamento e/ou material para expandir.
  7. Informe a quantidade a ser devolvida na coluna <Devolver> dos equipamentos e/ou materiais já liberados. 

    Dica:

    Após requisitado, nesta tela, você pode observar os itens que já tiveram suas requisições atendidas. No Gestão de locações e serviços estas unidades são interpretadas como Liberado. Na devolução, você só pode utilizar as quantidades que já foram liberadas, ou seja, que tiveram suas requisições geradas e atendidas.

  8. Clique novamente em Gerar requisição e confirme, para que o seu contrato ainda seja exibido na tela principal no status Execução, de maneira que o equipamento e/ou material possa ser expedidomedido e, por fim, finalizado no menu Gestão.

    O status Execução é atribuído automaticamente a partir da primeira movimentação sendo, Requisição para equipamentos e/ou materiais e Medição para serviços. Ainda na tela de requisição, você pode observar os itens que já tiveram suas requisições atendidas. No Gestão de locações e serviços estas unidades são interpretadas como Liberadas.

  9. (Opcional) Imprima o relatório de requisição.


Equipamentos


São chamados equipamentos os produtos que estão sendo “contratados” pelo contratante.

Expedir Equipamentos

É o momento em que o equipamento e/ou material separado, será definitivamente movimentado para fora da empresa, em direção ao cliente. Portanto, é necessário gerar um documento de remessa (nota de remessa), para haver o registro de que os equipamentos e materiais estarão em posse do destinatário do contrato. Logo, após a requisição ser atendida, os materiais e equipamentos estarão disponíveis no setor de expedição e é hora de expedir estes itens.

  1. Acesse a aba Faturamento / Gestão de locações e serviços no menu do Bimer UP.
  2. Clique no menu Movimentação.
  3. Selecione a Empresa onde o contrato foi gerado.
  4. Informe um trecho do nome do cliente no campo Pesquisar ou clique em Filtros para uma busca mais detalhada.
  5. Clique em Expedir, na linha referente ao contrato no status Execução.

  6. Clique no equipamento e/ou material para expandir.
  7. Informe a quantidade a ser despachada na coluna <Expedir> dos equipamentos e/ou materiais já liberados.

    Dica:

    Após requisitado, nesta tela, você pode observar os itens que já tiveram suas requisições atendidas. No Gestão de locações e serviços estas unidades são interpretadas como Liberado. Na expedição, você só pode utilizar as quantidades que já foram liberadas, ou seja, que tiveram suas requisições geradas e atendidas.

  8. Clique em Gerar expedição e confirme, para que o seu contrato ainda seja exibido na tela principal no status Execução, de maneira que o equipamento e/ou material possa ser medido (apontar sua execução) e, por fim, finalizado no menu Gestão.

    Ao gerar a expedição, dois pedidos serão criados no módulo Pedido de Venda (FatPedido), um para os equipamentos e outro para materiais, no status Aberto ou Liberado, de acordo a opção escolhida na configuração Na expedição o sistema poderá criar pedidos com o status da seção Expedição das configurações do sistema. Todavia, não são obedecidos critérios de bloqueio de venda para geração de pedido de venda neste caso.

  9. (Opcional) Imprima o relatório de expedição. 


Medir Equipamentos

A medição é utilizada para registrar o que realmente aconteceu durante a execução daquele contrato, ou seja, permite apontar a execução durante o tempo em que o equipamento e/ou material estiver em utilização. É a partir da medição que serão geradas as cobranças ao cliente em relação aos equipamentos, materiais, serviços e despesas que estão (ou estiveram) em posse ou em uso no destinatário do contrato (contratante). A medição pode ocorrer total ou parcialmente, durante o contrato. É a partir dela que serão gerados os documentos a partir dos pedidos de venda que gerarão os títulos a receber.

  1. Acesse a aba Faturamento / Gestão de locações e serviços no menu do Bimer UP.
  2. Clique no menu Movimentação.
  3. Selecione a Empresa onde o contrato foi gerado.
  4. Informe um trecho do nome do cliente no campo Pesquisar ou clique em Filtros para uma busca mais detalhada.
  5. Clique em Medir, na linha referente ao contrato no status Execução.

  6. Acesse a seção de acordo com o item que deseja medir e informe:

    1. Na seção Equipamentos, clique sobre o item para expandir.

    2. Clique em Períodos da medição para selecionar os dias ou horas de medição.

      Dica:

      Ao clicar no Período de medição, será aberto um calendário para selecionar os dias desejados. Clique em cada uma das datas medidas, de maneira que o módulo totalize o número de datas. Caso identifique a necessidade de informar datas iguais para toda uma categoria, ou até mesmo mais de uma, clique em Preenchimento automático. No filtro que será aberto, informe o período da medição e as categorias que queira preencher.

    3. (Opcional) Clique em Desmembrar para sinalizar que parte do equipamento que foi utilizado em um dia e outra parte em outro, por exemplo. Ao desmembrar, é gerada uma nova linha para informar quantidade e data da medição, desde que a quantidade somada entre as linhas não ultrapasse o total disponível para medição (quantidade Restante).

    4. (Opcional) Clique em Histórico das movimentações para consultar a data de saída, a quantidade, o número da nota (expedição) e a data de retorno do equipamento selecionado.

      A data de retorno no Histórico de movimentação é preenchida somente quando, no Faturamento ou EstNFEntrada, a Nota Fiscal de Entrada possuir um vínculo com a uma Nota Fiscal de Remessa, devidamente gerada para o mesmo cliente e autorizada pela SEFAZ.

    1. Na seção Materiais, clique sobre o item para expandir.

    2. Clique em Data da medição para selecionar.

    3. (Opcional) Clique em Desmembrar para sinalizar que parte do material que foi utilizado em um dia e outra parte em outro, por exemplo. Ao desmembrar, é gerada uma nova linha para informar quantidade e data do material, desde que a quantidade somada entre as linhas não ultrapasse o total disponível para medição (quantidade já expedida).

    4. (Opcional) Clique em Histórico das movimentações para consultar a data de saída, a quantidade, o número da nota (expedição) e a data de retorno do material selecionado.

      A data de retorno no Histórico de movimentação é preenchida somente quando no Faturamento ou EstNFEntrada, a Nota Fiscal de Entrada possuir um vínculo com a uma Nota Fiscal de Remessa, devidamente gerada para o mesmo cliente e autorizada pela SEFAZ.

    1. Na seção Serviços, clique sobre o item para expandir.

    2. Selecione o Nome do Operador que executou o serviço.

    3. Clique em Períodos da medição para selecionar os dias ou horas de medição.

      Ao clicar no Período de medição, será aberto um calendário para selecionar os dias desejados. Clique em cada uma das datas medidas, de maneira que o módulo totalize o número de datas. Caso identifique a necessidade de realizar a medição total, clique em Preenchimento automático. No filtro que será aberto, informe o período da medição e as categorias que queira preencher totalmente.

    4. (Opcional) Clique em Desmembrar para sinalizar que parte do serviço que foi utilizado em um dia e outra parte em outro, por exemplo. Ao desmembrar, é gerada uma nova linha para informar quantidade e data do serviço, desde que a quantidade somada entre as linhas não ultrapasse o total disponível para medição (quantidade já expedida).
    1. Na seção Despesas, clique sobre o item para expandir.
    2. Descreve uma Observação que julgue necessária com relação a despesa cadastrada.
    3. Clique em Períodos da medição para selecionar os dias da medição.

      Ao clicar no Período de medição, será aberto um calendário para selecionar os dias desejados. Clique em cada uma das datas medidas, de maneira que o módulo totalize o número de datas. Caso identifique a necessidade de realizar a medição total, clique em Preenchimento automático. No filtro que será aberto, informe o período da medição e as categorias que queira preencher totalmente.

    4. (Opcional) Clique em Desmembrar para sinalizar que parte da despesa que foi utilizado em um dia e outra parte em outro, por exemplo. Ao desmembrar, é gerada uma nova linha para informar quantidade e data da despesa, desde que a quantidade somada entre as linhas não ultrapasse o total disponível para medição (quantidade já expedida).

    Dica:

    Na tela de Medição, você também tem acesso a um gráfico que demonstra a Evolução da locação. Este gráfico representa, em percentuais, quanto já foi medido em relação ao que foi contratado. Este mesmo gráfico também pode ser visto na tela de Análise de resultados, no menu Gestão.
    Exemplo: Um determinado contrato possui um valor inicial de R$ 12.714,97 porém, foram medidos somente R$ 11.062,02. A evolução do contrato, portanto, irá corresponder a 87%.

  7. (Opcional) Clique em Salvar Rascunho, caso não tenha finalizado o preenchimento para salvar todas as informações inseridas na tela de Medição. Com isso, o sistema criará um alerta no menu superior , somente para o usuário que criou o rascunho, para continuar o preenchimento posteriormente.

  8. Clique em Gerar medição e confirme, para que o seu contrato ainda seja exibido na tela principal no status Execução.

  9. (Opcional) Imprima o relatório de medição.

  10. Finalize a Execução do Contrato no menu Gestão.


 

Consultar Linha do Tempo


O recurso Linha do tempo permite visualizar toda a “vida” de um contrato, exibindo suas mudanças de fases, ações realizadas, documentos gerados, entre outras informações. A linha do tempo de um contrato é possível ser visualizada em várias fases, a partir dos diversos menus dos módulo, como: OrçamentoGestão e Movimentação.

  1. Acesse a aba Faturamento/ Gestão de locações e serviços no menu do Bimer UP.
  2. Clique no menu Orçamentos.
  3. Selecione a Empresa onde o orçamento foi gerado.
  4. Informe um trecho do nome do cliente no campo Pesquisar ou clique em Filtros para uma busca mais detalhada.
  5. Clique em Linha do tempo , na linha referente ao contrato.
  6. (Opcional) Informe um trecho da sua busca no campo Pesquisar ou clique nas opções do quadro Filtrar linha do tempo para uma busca mais específica:
    • Requisições: É o momento em que é solicitada a separação do equipamento e/ou material junto ao setor de estoque principal, que por sua vez atenderá a requisição ao estoque de expedição, definindo as séries ou lotes (caso os itens possuam) que serão enviadas ao contratante.
    • Expedições:  É o momento em que o equipamento e/ou material separado será definitivamente movimentado para fora da empresa, em direção ao contratante.
    • Medições:  A medição é utilizada para registrar o que realmente foi utilizado durante a execução daquele contrato.
  7. Clique em Filtrar.