Nas configurações do módulo Gestão de Locações e Serviços você define configurações essenciais para o funcionamento da rotina de controle dos contratos de locação e/ou prestação de serviços e, além disso, define também algumas preferências de como o aplicativo deve se comportar.

 

  1. Clique em Faturamento/ Gestão de Locações e Serviços no menu do Bimer UP.
  2. Clique no menu Configurações.
  3. Configure as opções do sistema conforme a sua preferência:

    GrupoCampoDescrição
    Geral

    EmpresaSelecione a empresa padrão que irá contratar o serviço.
    Utilizar adicionais personalizados no orçamento

    Marque esta opção para que o campo Adicionais personalizados fique habilitado no Orçamento para preenchimento. O Adicional personalizado serve como um auxílio na composição de preços dos itens do orçamento.

    Padrão para locação dos equipamentos

    Selecione a unidade de medida de tempo para o cadastro do equipamento. Esta opção pode ser modificada no momento do preenchimento. 

    Para lançar locações controladas por hora de uso e não diária, desde o orçamento até a medição, habilite o acesso Alterar unidade de tempo para medição (diárias/ horas), presente no Cadastro de Usuário/ Sistema: Faturamento/ Acesso: Gestão de locações e serviços/ Orçamentos/ Itens e/ou Gestão/ Itens.

    Padrão para locação dos serviços

    Selecione a unidade de medida de tempo para o cadastro do serviço. Esta opção pode ser modificada no momento do preenchimento. 

    Para lançar locações controladas por hora de uso e não diária, desde o orçamento até a medição, habilite o acesso Alterar unidade de tempo para medição (diárias/ horas), presente no Cadastro de Usuário/ Sistema: Faturamento/ Acesso: Gestão de locações e serviços/ Orçamentos/ Itens e/ou Gestão/ Itens.

    SetoresEstoque principalSetor onde estão armazenados os produtos para o processo de requisição dos itens do contrato. Normalmente é o setor onde tudo fica armazenado na empresa.
    Estoque para expediçãoSetor de transição onde os produtos que saíram do estoque principal, aguardam até o envio para o cliente.
    Operações

    Informe as operações que serão utilizadas para a geração dos documentos no Bimer.

    O cadastro da operação é realizado no Configurador Bimer Estoque/ Operação.

    Expedição dos equipamentosSelecione a operação de venda ou saída, que movimente estoque, não atualize financeiro e tenha o tipo de documento para NF-e ou OE. Este será o documento de remessa dos equipamentos que ficarão em posse do destinatário.
    Expedição dos materiaisSelecione a operação de venda ou saída, que movimente estoque, não atualize financeiro e tenha o tipo de documento para NF-e ou OE. Este será o documento que registra a movimentação de estoque da venda/saída dos materiais que serão utilizados na execução do contrato.
    Medição dos equipamentosSelecione a operação de venda ou saída, que atualize financeiro, não movimente estoque e tenha o tipo de documento para NF-e ou OE. Esta operação será utilizada para a “fatura” dos equipamentos.
    Medição dos serviçosSelecione a operação de venda ou saída, que atualize financeiro, não movimente estoque e tenha o tipo de documento para NFS-e. Esta operação será utilizada para o documento de registro da prestação dos serviços acordados em contrato.
    Medição dos materiaisSelecione a operação de venda ou saída, que atualize financeiro, não movimente estoque e tenha o tipo de documento para NF-e ou OE. Esta operação será utilizada para o documento de registro da venda/saída dos materiais utilizados na execução do contrato.
    ExpediçãoTabela de preço utilizada na expedição

    Informe uma tabela de preço vinculada aos equipamentos, e que contenha seu valor real de mercado.

    Exemplo:

    Uma retroescavadeira de uma conhecida marca custa cerca de R$550 mil, no entanto, ela é contratada por R$150,00/hora. Ainda que o serviço custe R$150,00/hora, a máquina que estará no local da execução do serviço, ainda terá seu custo de R$550 mil. Portanto, para fins de remessa, o valor a ser considerado poderá ser de R$550 mil.

    Na expedição o sistema poderá criar pedidos com o status
    • Pedido aberto: marque esta opção para que na rotina de expedição o sistema abra uma tarefa aberta no pedido de venda.
    • Pedido liberado: marque esta opção para trabalhar com a rotina de geração de NF/OE automática, por meio de tarefa agendada.

    Não é realizada nenhuma validação de bloqueio na criação do pedido de venda. Portanto, independente de quaisquer critérios configurados, o sistema criará o pedido aberto ou liberado, respeitando as configurações para expedição ou medição.

    Medição
    Prioridade da soma das despesas da medição

    Informe qual será a prioridade da soma das despesas da medição. Você pode selecionar entre Equipamento, Serviço e Material, colocando-os em ordem hierárquica de prioridade.


    Na medição o sistema poderá criar pedidos com o status
    • Pedido aberto: marque esta opção para que na rotina de medição o sistema abra uma tarefa aberta no pedido de venda.
    • Pedido liberado: marque esta opção para trabalhar com a rotina de geração de NF/OE automática, por meio de tarefa agendada.

    Não é realizada nenhuma validação de bloqueio na criação do pedido de venda. Portanto, independente de quaisquer critérios configurados, o sistema criará o pedido aberto ou liberado, respeitando as configurações para expedição ou medição.

    Opções do relatório

    Selecione a opção Exibir Itens de Cortesia para que todos os itens de cortesia sejam incluídos no seu relatório de medição. Isso significa que, sempre que um item for adicionado como cortesia (com valor R$ 0,00), ele será exibido na impressão do relatório de medição, claramente identificado como um item de cortesia.


  4. Clique em Salvar.