Com o contrato Aprovado, é hora de conhecermos o módulo Gestão.

Até este momento consideramos cada registro como Orçamento, entretanto, a partir da aprovação do orçamento trataremos cada registro como Contrato. A Gestão é um fator determinante para o sucesso do negócio, pois existem diversas variáveis que precisam ser controladas em tempo real para garantir eficiência para o negócio e satisfação para o cliente. Pensando nisso, o módulo de Gestão é o responsável por registrar toda e qualquer alteração no contrato em execução, tais como, alterações de datas, acréscimos ou redução do número de diárias e também a inclusão, exclusão ou alteração nos itens e despesas desses contratos.

 

Fluxo dos Itens e Despesas


Antes de iniciar a utilização do menu Gestão, é importante você entender, além do Fluxo principal do sistema e o Fluxo dos status, o Fluxo dos Itens e Despesas, visto que, o módulo é controlado pelos status próprios para indicar sua situação.

Sttaus despesas e itens

StatusDescrição

Aberto

Primeiro status atribuído. Indica que não houve movimentação ou medição.

Movimentado

Atribuído a partir da primeira requisição (equipamentos ou materiais).

Atendido parcialmente

Significa que o item ou despesa possui medição parcial.

Atendido totalmente

Atribuído ao itens ou despesas que já foram medidas em sua totalidade.

Atendido com corte

Atribuído, ao finalizar o contrato, aos itens ou despesas atendidos, porém, abaixo do contratado.

Cancelado

Atribuído, antes de finalizar o contrato, ao item ou despesa, originário do orçamento e excluído no ajuste do contrato. Também pode ser atribuído ao finalizar o contrato, aos itens ou despesas que não tiveram nenhuma medição.


Liberar Contrato para Separação


liberação do contrato é uma rotina realizada após a aprovação da proposta enviada ao contratante. Agora, ele deve ser acessado por usuários que tenham autonomia para revisar esse contrato, ajustá-lo em casos de necessidade e liberá-lo para separação do equipamento e/ou material junto ao setor de estoque principal, e medição de serviços e/ou despesas, e demais ações no menu Movimentação.

  1. Acesse a aba Faturamento / Gestão de locações e serviços no menu do Bimer UP.
  2. Clique no menu Gestão.
  3. Selecione a Empresa onde o orçamento foi gerado e teve sua proposta aprovada.
  4. Informe um trecho do nome do cliente no campo Pesquisar ou clique em Filtros para uma busca mais detalhada.
  5. Clique no status do contrato Aprovado e altere-o para Liberado (para movimentar), na linha referente.
  6. Confirme a alteração do status.
  7. Requisite o equipamento e/ou material no menu Movimentação.

 

Editar Contrato

Esta rotina é utilizada quando há mudanças que podem ocorrer durante a execução de um contrato, por exemplo, quando o contratante solicita estendê-lo por mais alguns dias. A Edição do contrato visa permitir a realização destas alterações, mas nesse caso, pode ser cobrado do contratante um valor diferente do que consta na proposta e isso gerar dúvidas. Exceto se o contratante exigir, fica a critério da empresa gerar ou não o aditivo quando estas mudanças ocorrem.

  1. Acesse a aba Faturamento/ Gestão de locações e serviços no menu do Bimer UP.
  2. Clique no menu Gestão.
  3. Selecione a Empresa onde o orçamento foi gerado e teve sua proposta aprovada.
  4. Informe um trecho do nome do cliente no campo Pesquisar ou clique em Filtros para uma busca mais detalhada.
  5. Clique em  Editar (contrato)  na linha referente ao contrato no status Liberado ou Execução.
  6. Altere as informações necessárias.
  7. Clique em Alterar.


Analisar Evolução do Contrato (Análise de resultado)

A Análise de resultado tem por objetivo apresentar ao usuário a evolução do contrato, que significa o percentual que já foi medido e também o que ocorreu durante a execução de cada contrato, fornecendo comparativos entre valores orçados, ajustados, realizados, diferenças e pendentes. Ao final da execução do contrato, também será possível visualizar as possíveis variações de cada item ou despesa.

  1. Acesse a aba Faturamento/ Gestão de locações e serviços no menu do Bimer UP.
  2. Clique no menu Gestão.
  3. Selecione a Empresa onde o orçamento foi gerado e teve sua proposta aprovada.
  4. Informe um trecho do nome do cliente no campo Pesquisar ou clique em Filtros para uma busca mais detalhada.
  5. Clique em Analisar resultado, na linha referente ao contrato nos status Liberado, Execução ou Finalizado.

  6. Consulte o detalhamento de valores dos itens de cada categoria, separados pelas seguintes colunas.

    Dica:

    Nesta tela, também é possível ter uma visão do status de cada item, representados pelo ícone de “etiqueta” ao lado do nome do item.

    ColunaDescrição
    OrçadoValores dos itens ou despesas adicionados no orçamento.
    AjustadoValores dos itens ou despesas ajustados (editados) no menu Gestão.
    Realizado Valores já medidos dos itens ou despesas.
    Pendente

    Valores pendentes de medição dos itens ou despesas.

    Cálculo:

    Realizado – Ajustado = Pendente

    Variação

    Valores dos itens ou Despesas obtidos ao final do contrato.

    Cálculo:

    Realizado – Ajustado – Pendente = Variação

    Diferença

    Valores dos itens ou Despesas obtidos em função dos ajustes do contrato.

    Cálculo:

    Ajustado – Orçado = Diferença

 

Gerar/ Enviar um Aditivo de Proposta do Contrato

Pode acontecer de, após a proposta ter sido aprovada e assinada pelo contratante, você identificar a necessidade de incluir algo que não foi previsto na proposta. Neste caso, é possível Gerar um aditivo de proposta do contrato, elaborado de acordo com um Modelo de Aditivo personalizado para envio ao contratante.

Exemplo:

Digamos que foram contratadas 100 horas de serviço, e após o serviço ter iniciado, foi necessário incluir mais 20 horas. Neste caso, o que chamamos aditivo de contrato é uma proposta complementar, contendo às 20 horas adicionais.

  1. Acesse a aba Faturamento/ Gestão de locações e serviços no menu do Bimer UP.
  2. Clique no menu Gestão.
  3. Selecione a Empresa onde o orçamento foi gerado e teve sua proposta aprovada.
  4. Informe um trecho do nome do cliente no campo Pesquisar ou clique em Filtros para uma busca mais detalhada.
  5. Clique em Editar (contrato) , na linha referente, e inclua os aditivos a serem considerados na proposta de aditivo do contrato.
  6. Clique em Alterar.
  7. Clique em Mais opçõese, em seguida Gerar aditivo, na linha referente ao orçamento nos status Liberado ou Execução.
  8. Selecione o modelo de aditivo.
  9. (Opcional) Clique em Editar, para alterar alguma informação no aditivo de proposta.
  10. Clique em Visualizar para ver o aditivo antes do seu envio.
  11. Clique em Salvar.
  12. (Opcional) Imprima seu aditivo de proposta.

 

Cancelar Contrato

O Cancelamento do contrato é permitido somente antes da sua liberação para execução, ou seja, no status Aprovado (o orçamento).
(aviso)Mas atenção!!!
O cancelamento é irreversível, mas ainda será exibido no sistema. Após sua confirmação, seu status ficará como Cancelado e não será mais permitida nenhuma ação neste contrato.

  1. Acesse a aba Faturamento/ Gestão de locações e serviços no menu do Bimer UP.
  2. Clique no menu Gestão.
  3. Selecione a Empresa onde o orçamento foi gerado e teve sua proposta aprovada.
  4. Informe um trecho do nome do cliente no campo Pesquisar ou clique em Filtros para uma busca mais detalhada.
  5. Clique em Mais opçõese, em seguida Cancelar, na linha referente ao orçamento nos status Aprovado.
  6. Informe o motivo do cancelamento e confirme.


Finalizar Execução do Contrato


Até este momento, o contrato está com status Execução no menu Gestão, e agora você precisa localizar esse contrato para Finalizado. Caso haja itens e despesas não medidos, seus status serão atualizados para Atendido com Corte ou Cancelado (se não tiver sido medida nenhuma quantidade). 

Agora, só o que resta é acessar a análise de resultado, já que não são mais permitidas ações neste contrato… Afinal, ele está Finalizado!

  1. Acesse a aba Faturamento / Gestão de locações e serviços no menu do Bimer UP.
  2. Clique no menu Gestão.
  3. Selecione a Empresa onde o contrato foi gerado.
  4. Informe um trecho do nome do cliente no campo Pesquisar ou clique em Filtros para uma busca mais detalhada.
  5. Clique no status do contrato Execução e altere-o para Finalizado, na linha referente.
  6. (Opcional) Acesse análise de resultado para fins de consulta.

 

Consultar Linha do Tempo


O recurso Linha do tempo permite visualizar toda a “vida” de um contrato, exibindo suas mudanças de fases, ações realizadas, documentos gerados, entre outras informações. A linha do tempo de um contrato é possível ser visualizada em várias fases, a partir dos diversos menus dos módulo, como: OrçamentoGestão e Movimentação.

  1. Acesse a aba Faturamento/ Gestão de locações e serviços no menu do Bimer UP.
  2. Clique no menu Gestão.
  3. Selecione a Empresa onde o orçamento foi gerado e sua proposta aprovada.
  4. Informe um trecho do nome do cliente no campo Pesquisar ou clique em Filtros para uma busca mais detalhada.
  5. Clique em Linha do tempo , na linha referente ao contrato.
  6. (Opcional) Informe um trecho da sua busca no campo Pesquisar ou clique nas opções do quadro Filtrar linha do tempo para uma busca mais específica:
    • Requisições: É o momento em que é solicitada a separação do equipamento e/ou material junto ao setor de estoque principal, que por sua vez atenderá a requisição definindo as séries ou lotes (caso os itens possuam).Então, o equipamento e/ou material ficará disponíveis no estoque para expedição, para futuramente serem enviadas ao contratante (expedição).
    • Expedições:  É o momento em que o equipamento e/ou material separado será definitivamente movimentado para fora da empresa, em direção ao cliente.
    • Medições:  A medição é apontamento do que realmente foi utilizado durante a execução daquele contrato.
  7. Clique em Filtrar.