O cadastro de Empresas no PHD é onde você registra as principais informações da sua empresa.

Com isso, nos outros sistemas da linha Pack, você não precisa cadastrar todas as informações da empresa novamente, só precisa adicionar as informações específicas de cada sistema.


Nova Empresa


  1. Na tela principal do PHD, clique na aba Cadastro.
  2. Escolha a opção Empresas.

  3. Clique em Novo Cadastro .

  4. Nas abas apresentadas, preencha as informações da empresa:

    Dica

    Para tornar mais fácil o cadastro da sua empresa, o sistema tem uma opção que permite importar dados da Receita Federal.

    Basta digitar o número do CPF ou CNPJ e clicar em Importar dados da Receita Federal. Com isso, algumas informações básicas já serão preenchidas automaticamente.

    Campo Descrição
    CNPJ/CPF

    Informe o CNPJ em caso de cadastramento de empresa ou o CPF em caso de cadastramento de pessoa física
    Quando a empresa possuir o CEI - Código Específico do INSS, poderá ser cadastrado neste campo o CPF do responsável.

    Código

    O sistema trará esta informação preenchida, mas se desejar, poderá alterá-la.
    Este código será usado para identificar a empresa nos outros aplicativos Alterdata instalados.

    Nome

    Informe a Razão Social da empresa.

    Informar dados de outro Bureau

    Marque esta opção quando a empresa possuir outro sócio. Com esta opção marcada, é habilitada a aba Cadastro de Bureau.
    Esta opção é meramente cadastral, apenas o primeiro bureau é levado no SPED .

    Empresa Desativada Marque se a empresa foi desativada, quando, por exemplo, ela não fizer mais parte da sua contabilidade.
    Endereço

    Informe o endereço completo da empresa.
    Se o campo CEP não for informado corretamente, poderá ocasionar problemas na geração do arquivo da RAIS, CAGED, GFIP e DIRF.

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    CampoDescrição

    Início da Atividade

    Informe a data do início de atividade da empresa.
    Este campo é utilizado na guia de recolhimento da contribuição sindical.
    Inscrição MunicipalSe a empresa não possui inscrição municipal, deixe este campo em branco.
    Inscrição Estadual

    Caso a empresa não possua o cadastro de inscrição estadual, digite no campo a palavra Isento.

    Registro OABInforme o código do registro da empresa junto à OAB.
    Valor Capital

    Informe o valor do capital social da empresa a ser utilizado no cálculo da Contribuição Sindical Patronal no Departamento Pessoal .


    Informação

    Se este campo não for informado, é apresentada a seguinte mensagem ao gravar o cadastro:
    "Não existe valor capital social desta empresa. Verifique novamente esta alteração antes de confirmar a gravação dos dados."

    Além disso, este campo é importante para gerar os valores do pró-labore.

    Inscrição SUFRAMA

    Este campo é utilizado para empresas da Zona franca de Manaus.
    Atualmente, também é utilizado pelas empresas de Brasília que prestam serviços de contabilidade para as empresas da região.

    Reg. Cartório (Livro/Folha)Se for sociedade civil, informe o número do registro em cartório.
    Código NIRE

    Informe o código NIRE - Número de Inscrição do Registro Empresarial que será utilizado em relatórios contábeis.
    Este só deve ser informado para empresas Multinacionais.

    Natureza Jurídica

    Selecione a natureza jurídica desejada.
    A natureza jurídica é a forma jurídica com que os sócios formarão a sociedade.

    CNAE Fiscal

    Selecione o código do CNAE - Classificação Nacional de Atividades Econômicas e Fiscais da empresa.
    O sistema Departamento Pessoal utiliza esta informação na GFIP em disco, no CAGED e o número somente do CNAE na RAIS. 

    Data Nascimento Resp.

    Informe a data de nascimento do sócio responsável pela empresa.


    Informação

    O preenchimento deste campo é necessário para gerar a DARF CPF; portanto, ele é obrigatório para novos cadastros.

    Na opção Sócios  é possível conferir e vincular os sócios da empresa.

    CNAE Secundário

    Vincule os CNAEs secundários da empresa.


    Informação

    É possível incluir vários CNAEs secundários na mesma referência, os quais ficarão guardados no histórico de mudança.

    • Vincular CNAE Secundário

      1. Clique em Novo.

      2. No campo Referência inicial, informe o dia e ano de vínculo.

      3. Selecione o CNAE Secundário.

      4. Clique em Adicionar.

    Tipo de Cálculo IR

    Informe de que modo será calculado o Imposto de Renda da empresa.
    Se marcado que a empresa é Lucro Real, ela gerará o SPED Contábil (ECD).

    CampoDescrição
    Lançamento AutomáticoMarque esta opção para ser possível realizar lançamentos contábeis utilizando os lançamentos automáticos criados no sistema Contábil.
    Centro de CustoMarque esta opção para a empresa trabalhar com Centro de Custo no Contábil.
    Nome / Endereço / Bairro completoPreencha as informações completas da razão social da empresa, caso no início do cadastro isso não tenha sido possível devido à extensão, ou seja, sem abreviações.

    Os campos contidos nesta aba serão utilizados na geração do arquivo magnético para o MANAD - Manual Normativo de Arquivos Digitais.
    Preencha os campos com a data de início e fim das prestações dos serviços de contabilidade e informática.

    Nesta aba, é possível selecionar os auditores independentes, onde é possível visualizar o histórico com os anos correspondentes em que estiverem na empresa.

    1. Selecione o Auditor.

    2. Informe o Ano de auditoria.
    3. Marque o Porte da empresa.

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     Descreva uma informação que julgar necessária referente a empresa.

    Nesta aba, é possível informar a logomarca da empresa que será utilizada nos relatórios do Departamento Pessoal.

    Observação

    A imagem deve possuir as dimensões máximas de 256x256 e deverá estar no mesmo diretório da base de dados do PHD. 

    1. Clique em para selecionar onde a imagem está localizada.
    2. Clique em Abrir.

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      Informação

      Para remover a imagem selecionada, clique em .

    Marque os usuários do sistema que terão acesso às informações desta empresa.

    Informação

    As demais configurações de acesso devem ser feitas pelo Cadastro de Usuários.
    Se o usuário possui acesso à empresa, mas não possuir acesso ao cadastro de usuários, este não terá permissão de incluir ou remover usuários da empresa.

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  5. Clique em Gravar

Localizar Empresa


  1. Na tela principal do PHD, clique na aba Cadastro.
  2. Escolha a opção Empresas.
  3. No campo de pesquisa, informe da empresa.

  4. Selecione a empresa.


Editar Empresa


  1. Localize a empresa.
  2. Abre o Cadastro .

  3. Realize as alterações necessárias.
  4. Clique em Gravar.


Excluir Empresa


  1. Localize a empresa.
  2. Clique em Exclui o Cadastro .

  3. Confirme a exclusão.


Vincular Sócios à Empresa


  1. Localize a empresa.
  2. Clique em Sócios .
  3. Utilize as funcionalidades descritas na página Empresa x Sócios.


Visualizar Relatório de Empresas


  1. Na tela principal do PHD, clique na aba Cadastro.
  2. Escolha a opção Empresas.
  3. Clique em Visualiza Impressão .
  4. Determine as opções para consulta.
  5. Clique em Avançar para selecionar a empresa.
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    Dica

    Marque a opção Seleciona todas para selecionar todas as empresas cadastradas.

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  6. Clique em Concluir.


Imprimir Relatório de Empresas


  1. Na tela principal do PHD, clique na aba Cadastro.
  2. Escolha a opção Empresas.
  3. Clique em Imprime  .
  4. Confirme a impressão.