O recurso Usuários permite definir as permissões de acessos para cada usuário do sistema, de modo a evitar acessos indevidos às informações gerenciadas.

A forma de controle deste recurso baseia-se em Habilitar, Desabilitar ou Esconder funcionalidades dos sistemas conforme o tipo de usuário.

Informação

Essa restrição de acesso é opcional. Ao cadastrar um usuário, automaticamente é definido o livre acesso a todas as permissões disponíveis.
Se desejar não restringir o acesso, basta deixar todas as permissões habilitadas.



Novo Usuário


  1. No Menu do PHD  acesse Cadastro de Usuários.

  2. Clique em Novo.

  3. Preencha as informações básicas do usuário.
  4. No quadro Empresas, marque as empresas que o usuário terá permissão para acessar.
  5. No quadro Permissões, determine os acessos do usuário para os recursos dos sistemas. 

    1. Clique com o botão direito do mouse no recurso.

    2. Gerencie as permissões utilizando os recursos abaixo:

      OpçãoDescrição
      HabilitarHabilita acesso à função e permite a utilização por completo.
      Desabilitar

      Desabilita o acesso à função. Significa que o usuário poderá visualizar o recurso, mas não conseguirá abri-lo.

      Esconder

      Esconde o recurso do sistema. Será útil se o administrador quiser que o recurso fique oculto para o usuário.

      Solicitar outro loginAo clicar no recurso, aparece a tela de solicitação de um usuário autorizado.

      ‎ 

  6. Clique em Gravar.

Editar Usuário


  1. No Menu do PHD  acesse Cadastro de Usuários.

  2. No quadro Login, selecione o usuário.
  3. Clique em Editar.

  4. Realize as alterações necessárias.

    Informação

    Para desativar um usuário, marque a opção Usuário Desativado localizado no canto superior direito. Para reativá-lo, basta selecionar o login e clicar em Reabilitar.

  5. Clique em Gravar.

Duplicar Usuário


Permite cadastrar um usuário baseado nas informações de outro.

  1. No Menu do PHD  acesse Cadastro de Usuários.

  2. No quadro Login, selecione o usuário.

  3. Clique em Duplicar.

  4. Realize a alteração das informações básicas do usuário duplicado.
  5. Clique em Gravar.

Excluir Usuário


  1. No Menu do PHD  acesse Cadastro de Usuários.

  2. Selecione o usuário, no quadro Login.

  3. Clique em Excluir.
  4. Confirme a exclusão.

Opções


Determine os requisitos necessários relativos aos usuários previamente cadastrados.

  1. No Menu do PHD  acesse Cadastro de Usuários.

  2. Clique em Opções.

  3. Determine as condições para os usuários.
  4. Clique em Gravar.