Por meio do menu NetShopper é possível gerar pedidos de vendas de maneira otimizada.


Configurações Necessárias


Configurar Impressora Padrão

  1. No módulo modaUP, clique no menu Varejo/ NetShopper.
  2. Clique em Configurações / Impressora.
  3. Selecione a impressora

    Dica:

    A exibição de opções da impressora é exibida quando habilitada a configuração Ativar configuração de impressão, presente nas Configurações do servidor, na tela de login do sistema. O sistema armazena a configuração da impressora, porém, se for feita a limpeza de cache do navegador, será preciso configurá-la novamente.

    Caso o sistema seja usado em máquinas de cartão, não deixe de verificar se elas estão na mesma rede da impressora configurada, senão, a impressão não vai funcionar adequadamente.

  4. Clique em Confirmar.

Configurar Certificado Digital

  1. No módulo modaUP, clique no menu Varejo/ NetShopper.
  2. Clique em Configurações / Certificado.
  3. Selecione o Certificado e informe os dados de registro. 

    Dica:

    Ao indicar os dados do Certificado digital, você deve informar o Tipo do certificado, se Específico, quando o certificado seja vinculado somente à filial selecionada, ou Genérico, caso o certificado seja vinculado às filiais selecionadas.
    Lembrando que o sistema resgata as informações conforme o CNPJ inserido (matriz e filiais). Por exemplo, caso insira um CNPJ de uma filial e selecione o ESPECÍFICO, será exibido apenas àquela filial no campo de "Filiais". Se GENÉRICO, exibirá tanto a filial do CNPJ, quanto a matriz.

  4. Clique em Confirmar.


Realizar Venda


Para esta rotina é primordial que o Alterdata Pay esteja configurada para trabalhar com Link Cartão.


  1. No módulo modaUP, clique no menu Varejo/ NetShopper.
  2. (Opcional) Habilite a opção É orçamento? para que, ao final do registro, o NetShopper emita um orçamento e não um pedido.
  3. (Opcional) Clique no botão Restaurar Pré-Venda, caso queira restaurar uma pré-venda, ou informe os dados do novo pedido. Você também pode realizar mais de uma venda simultaneamente, bastando clicar em ao lado da aba " Venda 1 ", lembrando que os produtos inseridos em uma das vendas não influência na outra.
  4. Cadastre a venda:

    CampoDescrição

      Filial

    Selecione a loja onde será efetuada a venda, que esteja configurada para link de cartão no menu Integrações. Caso seu usuário tenha permissão para acessar apenas uma loja, será exibida automaticamente.

      Cliente

    Informe o nome do Cliente ou cadastre um novo. Para habilitar esses campos, você deve informar, primeiro, a Filial no campo acima.

    Dica:

    A localização do Cliente é “autocomplete”. Ou seja, quando você digita parte do nome, o sistema localiza os clientes com aquelas letras no seu nome e abre uma janela para selecionar o cliente desejado. 

    Ao informar o cliente, o sistema também permite atualizar seus dados através do botão Editar .

    1. Clique em Editar  
    2. Marque a caixa de seleção Inativo.
    3. Clique em Confirmar.

    (informação) Após inativar o cliente, ele não será mais exibido ao pesquisá-lo. Para reativá-lo, basta voltar na edição do cliente e desmarcar a opção Inativo.

    Tabela de Preços

    Selecione a tabela de preço a ser utilizada no pedido.

     Funcionário

    Selecione o vendedor responsável pela venda.

     Quantidade

    Informe a quantidade de itens da compra.

     Produto

     Este campo é desbloqueado apenas quando selecionado o cliente, a loja e o vendedor.

    Informe o produto a ser lançado no pedido, que pode ser realizado pelo nome, referência ou código de barras.

    Caso o produto selecionado possua Grade, selecione um ou mais itens, conforme a cor e o tamanho do produto e, em seguida, clique em Adicionar.

    Dica:

    Na Grade do Produto, se você parar com o mouse sobre essa quantidade em estoque, é exibido seu detalhamento.

    Saldo → a quantidade total do produto em estoque para a loja;
    Reservado → a quantidade reservada para algum pedido que tenha criado, mas que continua pendente;
    Disponível → a quantidade disponível para venda no momento.

  5. Selecione a opção de frete.

    O cadastro das transportadoras é realizado no módulo Transportadoras, na opção Cadastrar Frete. Para possibilitar informar o frete do produto manualmente, caso a faixa de CEP do cliente não esteja cadastrado, marque a opção Permite informar frete manualmente localizado no sistema Retaguarda/ Cadastrar Usuários.

  6. (Opcional) Clique em Editar  nas opções do item da venda, para inserir Descontos ou Acréscimos sobre item, bem como alterar a sua quantidade ou em Excluir  para removê-lo. 

    Ao editar o valor de um item, o sistema verifica duas situações: no caso de desconto, o limite será da configuração de loja mais o limite de desconto extra do usuário, caso este possua e no caso de acréscimo, caso o valor seja acima ou igual ao do item, não será permitido.

  7. (Opcional) Habilite a opção É Presente?, caso a compra do produto seja um presente e insira uma mensagem personalizada ou selecione uma mensagem padrão.

    A mensagem do presente virá no documento de presente, como se fosse um cartão que será impresso e disponibilizado junto ao produto para ser entregue ao cliente.

  8. Escolha uma opção de pagamento:

    CampoDescrição

    Venda Vale

    Selecione esta opção para realizar a venda de vale, o que gerará um valor de crédito para o cliente para ser utilizado em uma próxima compra. (Exemplo: cartão presente).

    Pin

    Clique para informar o Pin e ativar a promoção.

    Desconto

    Realize a inclusão do desconto, que pode ser em percentual ou monetário

    Dica:

    Ao aplicar um desconto, você pode optar por aplicá-lo em Dinheiro ou Porcentagem. Caso haja alterações nos produtos inseridos ao carrinho, o sistema irá recalcular os valores com base na sua opção escolhida.

    DinheiroInforme o valor recebido pelo cliente em dinheiro para o sistema contabilizar o troco.
    Link CartãoSelecione esta opção para realizar o pagamento com o QuickOn ou AlterdataPay.
    Pix

    Selecione esta opção para o cliente pagar o pedido via Pix. Para isso:

    1. Clique em PIX.
    2. Confirme o valor a receber.
    3. Escaneie o QR Code exibido na tela.
    4. (Opcional) Clique em Imprimir para imprimir o QR Code do Pix.

      A identificação do pagamento realizado é automática. Se necessário, clique em Verifica PIX para buscar essa informação no QuickOn ou clique em Cancelar PIX para anular o pagamento.

      (aviso) Para que a opção Imprimir fique disponível, o serviço de impressão e a impressora padrão devem estar configuradas na tela. Ao optar por este meio de pagamento, independente da configuração, serão impressas duas vias de comprovante, uma do estabelecimento e uma do cliente.

    CashBack

    Selecione esta opção para o cliente pagar o valor em forma de "bônus". Você ainda pode clicar no ícone de Informação para consultar o Saldo Disponível para resgate e o valor Disponível para resgate nesta venda, referente ao CashBack, caso haja.


  9. Clique em Finalizar Pedido.

  10. Confirme o pedido.