Nesta aba é possível realizar algumas configurações específicas a serem utilizadas na rotina de cadastro de títulos a pagar.

  1. Acesse o Configurador Bimer, em Financeiro/ Opções/ A pagar/ Cadastro de título.
  2. Marque as opções conforme a sua preferência:

    Campo

    Descrição

    Ao cadastrar um título trazer para a data de emissão do título a data atual do computador
    • Marcada: ao cadastrar um título a data de emissão será preenchida como padrão com a data atual.
    • Desmarcada: a data de emissão ficará em branco para ser preenchida manualmente pelo usuário.
    Gerar o título de imposto com as datas de emissão e de referência iguais à data da baixa do título de origem
    • Marcada: as datas de emissão e de referência do título de imposto serão iguais à data de baixa do título de origem.
    • Desmarcada: a data de emissão do título de imposto será igual à data de emissão do título de origem. Além disso, a data de referência do título de imposto será igual à data de referência do título de origem.
    Sugerir o valor do item do desmembramento por natureza de lançamento considerando o valor total do título
    • Marcada: ao adicionar um item no desmembramento por natureza de lançamento será sugerido o valor do item conforme o valor do título.
    • Desmarcada: o valor do item estará zerado para ser informado manualmente pelo usuário.
    Não criar o título de imposto na edição de um título já baixado
    • Marcada: ao editar um título o sistema não criará o título de imposto configurado para criação na inclusão.
    • Desmarcada: ao editar um título já baixado, mas que tenha imposto no desmembramento, e esse não foi criado na inclusão do título, o sistema criará nesse momento.
    Permitir alteração da modalidade de pagamento de títulos com data inferior ou igual a data de fechamento contábil da empresa
    • Marcada: será permitido alterar a modalidade de pagamento de títulos que possuírem data inferior ou igual à data de fechamento contábil informada no cadastro da empresa.
    • Desmarcada: não será permitida a alteração.
    Trabalhar com autorizador gerencial para contas a pagar
    • Marcada: Será habilitado no aplicativo Cadastro de usuários a opção Possui permissão para autorizar o cadastro manual de títulos a pagar no Cadastro do usuário / Configurações do usuário / Autorizador gerencial / Contas a pagar

    • Desmarcada: não será possível trabalhar com a autorização gerencial pelo aplicativo Contas a pagar ou BIFinanceiro.
    Trabalhar com autorizador gerencial por regra com níveis para contas a pagar

    Essa opção só poderá ficar habilitada caso a opção acima Trabalhar com autorizador gerencial para contas a pagar esteja marcada.

    Ao marcar esta opção, o sistema Contas a Pagar (FinAPagar) recupera as regras cadastradas no Configurador Bimer em Geral/ Outros Cadastros/ Regras para autorizador gerencial. Assim, as faixas de valores não serão mais utilizadas do Cadastro de usuários

    (aviso) Só é possível ter uma regra com autorização automática cadastrada e ela será utilizada como padrão para criar títulos de outros sistemas.

    Enviar e-mail de títulos a pagar aguardando autorização para usuário com permissão de acesso

    Essa opção só habilita se a opção acima Trabalhar com autorizador gerencial para contas a pagar estiver marcada. 

    • Marcada: permite notificar usuários que possuem permissão para autorizar pagamentos através da rotina de autorização gerencial. Nesta rotina, será realizado o envio de e-mail aos usuários com permissão para autorizar títulos a pagar, informando sobre a solicitação de autorização por: 

       Restrição por valor: sempre que um usuário sem permissão para autorizar títulos a pagar realizar o cadastro ultrapassando a faixa de valor.

       Restrição por regra: sempre que um usuário realizar o cadastro do título a pagar informando uma regra que não seja de autorização automática será enviado o e-mail a cada solicitação de nova autorização

       – Restrição por orçamento: sempre que um usuário realizar um cadastro de título a pagar que o valor ultrapasse o orçamento mensal da natureza de lançamento informada

    • Desmarcada: Não será enviado e-mail informando sobre a solicitação.
    Obrigar o preenchimento da situação administrativa para títulos a pagar
    • Marcada: será obrigatório o preenchimento de situação administrativa na geração de títulos a pagar em todas as rotinas.

      Para rotinas onde não é possível informar uma situação administrativa para a geração de títulos a pagar, a situação administrativa será preenchida com a informada no campo abaixo Situação administrativa padrão para novos títulos a pagar.

    • Desmarcada: o sistema permitirá o cadastro de títulos a pagar sem informar uma situação administrativa.
    Não apresentar mensagem de confirmação ao cadastrar um título com o mês de vencimento diferente do mês de emissão
    • Marcada: ao informar o mês de vencimento diferente do mês de emissão, será permitido seguir com o cadastro do título.
    • Desmarcada: ao informar o mês de vencimento diferente do mês de emissão, será apresentada a mensagem "O mês de vencimento está diferente do mês de emissão. Deseja prosseguir sem ajustar a data de emissão?".
  3. Clique em Gravar.