Clique na aba Lançamento, na tela principal do Fiscal.
Clique em PIS/COFINS Consolidado para realizar as conferência dos valores levados para o SPED.
As informações deste módulo poderão ou não serem atualizadas automaticamente, marcando a opção Não atualizar Movimento Consolidado automaticamente que se encontra em Cadastros / Empresas / Área Federal / SPED Contribuições. Neste caso, sempre que for liberado o movimento de lançamentos de notas fiscais de vendas ou serviços, o sistema perguntará se deseja efetuar a atualização do movimento consolidado. Esta atualização não apaga os movimentos manuais lançados no módulo.
É possível realizar o lançamento de duas maneiras:
Para fazer os lançamentos manualmente:
Para efetuar a atualização manual, clique duas vezes sobre o valor a ser alterado e proceda com os ajustes. O sistema mostrará abaixo o valor da diferença entre o movimento consolidado e o movimento de notas sendo permitido, inclusive, fazer o lançamento da diferença neste módulo através do botão Lançar diferença.
As guias DARF's, os relatórios e o SPED serão gerados com as informações de acordo com os valores calculados neste módulo.
-
- Para reimportar os lançamentos:
- Clique em Reimportar.
Faça a importação dos lançamentos.
Neste caso, o sistema apagará as alterações manuais e fará uma nova importação dos dados neste módulo.
-
- (Opcional) Selecione a opção F650 para filtrar os valores das empresas tributadas pelo Regime Especial de Bebidas.
- (Opcional) Clique na aba Retenção da Fonte (F600) para lançar ou editar os valores retidos do movimento de ISS Saída.
(Opcional) Selecione a aba Deduções - F700 e clique em Incluir caso seja necessário efetuar um lançamento de outras deduções de PIS e COFINS.
Os valores retidos e os valores de deduções lançados neste módulo serão levados automaticamente para Lançamentos / Receitas e Deduções / Competência.
- Após a conferência dos valores, clique no botão SPED Contribuições para gerar o arquivo.