Cadastrar Lançamento Temporário


  1. Clique na aba Lançamentos, na tela principal do Contábil.

  2. Clique em Novos.
  3. Selecione a empresa.
  4. Clique em Ok.
  5. Clique em Novo.
  6. Determine as informações do lançamento, incluindo os campos:

    CampoDescrição
    Data

    Informe a data de emissão do lançamento.

    Para que o sistema repita a data automaticamente para os demais lançamentos a serem efetuados, acesse Configurações e Manutenções / Configurar Opções / aba Geral e marque o campo Repete a data na digitação do Lote.

    Localização Física

    O sistema preencherá esta informação automaticamente.

    É preciso marcar a opção Incluir localização Física nos lançamentos, em Configurações e Manutenções / Configurações Opções / aba Geral para habilitar este campo.

    Lanc. Automático

    Informe o lançamento automático que corresponde ao lançamento temporário, caso exista.

    Informando este lançamento, os demais campos serão automaticamente preenchidos, com exceção da opção Documento.

    Este campo será habilitado se no cadastro da empresa, no gerenciador Alterdata Pack, estiver configurado para trabalhar com lançamento automático. Saiba mais em Cadastros / Lançamento Automático.

    Conta devedora

    Selecione a conta devedora.

    Conta Credora

    Selecione a conta credora.

    Histórico Padrão

    Selecione o histórico padrão.

    Se houver necessidade de complementar o histórico selecionado e ele estiver sem permissão para realizar esta tarefa, acesse Cadastros / Histórico Padrão, e altere a configuração do histórico desejado marcando a opção Sim, no campo Tem Complemento da Descrição?.

    Caso deseje criar um novo histórico padrão estando nesta tela, informe no campo de histórico padrão um código que não esteja cadastrado. Uma mensagem aparece perguntando se deseja criar. Clique em Sim e cadastre o histórico padrão, como visto aqui.

    Documento

    Informe o número do documento de origem do lançamento.

    Exemplo:

    CHQ (cheque) 365, NF (nota fiscal) 1234.

     

    No módulo Livros e Relatórios / Cheques Emitidos, é possível obter uma relação de todos os lançamentos que possuem números de cheques.

  7. Clique em Gravar.


Cadastrar Múltiplos Lançamentos Temporários


A opção Múltiplos ativa os lançamentos de Segunda, Terceira e Quarta Fórmula, acrescentando novos itens à tela para realizar este lançamento. 

FórmulaDescrição
2ª Fórmula


1 débito para vários créditos.

3ª Fórmula


Vários débitos para 1 crédito.

4ª Fórmula

Vários débitos para vários créditos.

Considere o exemplo:

Foi realizada a compra de uma matéria-prima e de um produto acabado no mesmo cheque, o valor foi de R$20.000,00, sendo 50% pago à vista e o restante a prazo.


Data do lançamento: 20/05/20xx.

D – Matéria-prima (Ativo Circulante)  R$ 10.000,00

  • Histórico - Valor referente à compra de mercadorias, sendo 50% a vista através do cheque nº 256.

D – Produto Acabado (Ativo Circulante) R$ 10.000,00

  • Histórico - Valor referente à compra de mercadorias, sendo 50% do valor a prazo com cheque pré-datado para 30 dias (fornecedor) R$ 10.000,00.

C - Bancos do Brasil (Ativo Circulante) R$ 10.000,00

  • Histórico - Valor referente à compra de mercadorias, sendo 50% à vista através do cheque nº 256.

C – Fornecedor do Rio de Janeiro (Passivo Circulante) R$ 10.000,00

  • Histórico - Valor referente à compra de mercadorias, sendo 50% do valor a prazo com cheque pré-datado para 30 dias (fornecedor) R$ 10.000,00.

      

Este lançamento é de Quarta Fórmula, possui vários débitos e vários créditos.


Cadastre um novo lançamento temporário múltiplo.

  1. Clique na aba Lançamentos, na tela principal do Contábil.

  2. Clique em Novos.
  3. Clique em Novo.

  4. Clique em Múltiplos.
  5. Preencha os campos:

    CampoDescrição
    Data

    Informe a data de emissão do lançamento.

    Para que o sistema repita a data automaticamente para os demais lançamentos a serem efetuados, acesse Configurações e Manutenções / Configurar Opções / aba Geral e marque o campo Repete a data na digitação do Lote.

    Total Geral

    Informe o total geral do lançamento.

    Exemplo:

    R$ 20.000,00 (10.000 + 10.000). 

    O sistema só irá habilitar a opção Gravar quando a soma dos débitos e créditos forem iguais ao total geral. Mas, se não houver o total geral, quando débito e crédito forem iguais, o sistema não habilitará a opção.

    Documentos


    Informe o número do documento de origem do lançamento.

    Exemplo:

    CHQ (cheque) 365, NF (nota fiscal) 1234.

     

    No módulo Livros e Relatórios / Cheques Emitidos, é possível obter uma relação de todos os lançamentos que possuem números de cheques.

    Localização Física

    O sistema preencherá esta informação automaticamente.

    É preciso marcar a opção Incluir localização Física nos lançamentos, em Configurações e Manutenções / Configurações Opções / aba Geral para habilitar este campo.

     

    Lanc. Automático

    Este campo não será habilitado.

    Conta devedora

    Selecione a conta credora.

    Conta Credora

    Selecione a conta devedora.

    Histórico Padrão

    Selecione o histórico padrão.

    Se houver necessidade de complementar o histórico selecionado e ele estiver sem permissão para realizar esta tarefa, acesse Cadastros / Histórico Padrão, e altere a configuração do histórico desejado marcando a opção Sim, no campo Tem Complemento da Descrição?.

  6. Clique em Gravar.