No recurso Notas Explicativas, é possível criar notas para explicar determinados movimentos. Ex.: É possível inserir uma nota em um movimento do balanço. 

Nova Nota Explicativa


  1. Na tela principal do Contábil, clique na aba Livros e Relatórios.
  2. Clique em Notas Explicativas.
  3. Selecione a Empresa.
  4. Informe o Ano de verificação.
  5. Tecle Enter.
  6. Clique em Novo Cadastro .

    1. Preencha os campos:

      CampoDescrição

      Ordem

      O ordem de identificação é preenchido automaticamente, mas se desejar, você pode alterá-lo.

      Nota Explicativa

      Armazene a forma como a nota explicativa será apresentada nos relatórios e deverá ser configurada no cadastro de notas explicativas.

      Informação

      A ordem de apresentação da nota explicativa nos relatórios permanecerá sendo controlada pelo campo Ordem, e não por este campo.

    2. Clique no ícone  para Vincular a conta.
    3. No campo de pesquisa, descreva uma informação da conta que deseja localizar.
    4. Selecione a conta.

      • Desvincular conta
        Para desvincular a conta, siga os passos:

        1. Selecione a conta.

        2. Clique no ícone .

        3. Confirme a exclusão da conta no registro.

    5. (Opcional) No campo Resumo, descreva o resumo da nota que será utilizado na geração do arquivo SPED ECD, a partir do layout 6.
    6. (Opcional) No campo Descrição, descreva o nome da nota explicativa.

      Informação

      É possível utilizar variáveis na nota explicativa para retornar aos valores de contas, dados da empresa, etc.

      Observação

      As variáveis devem ser escritas com letras maiúsculas.
      O "XX" deve ser substituído pelo código de chamada da conta e o "EE" pelo código da empresa entre colchetes.

      VariávelDescrição

      <NRLIVRO>      

      Número do Livro.

      <NRLIVROEXT>  

      Número do Livro por extenso.

      VariávelDescrição

      <NMEMPRESA>

      Nome da empresa.

      <ENDERECO>

      Endereço.

      <CIDADE>  

      Cidade.
      <UF>Unidade de Federação.
      <NR_CEP>Número do CEP.

      <SE_REGISTROJUNTA TXT>

      Se for registrado na junta, imprime o texto TXT.

      <NRREGISTROJUNTA> 

      Número do Registro na Junta Comercial.

      <DATAREGISTROJUNTA>

      Data de Registro na Junta Comercial.

      <SE_REGISTROCARTORIO TXT>

      Se for registrado no Cartório, imprime o texto TXT.

      <NRREGISTROCARTORIO>

      Número do Registro no Cartório.

      <NRCGC> 

      Número do Cadastro Geral de Contribuintes.

      <NRINSCMUNICIAPAL>

      Número da Inscrição Municipal.

      <NRINSCESTADUAL>

      Número da Inscrição Estadual.

      <SE_REGISTROOAB>

      Apresenta a descrição informada após a mesma, caso o registro de OAB esteja informado no cadastro de empresas no PHD.

      A variável deve ser informada da seguinte maneira: <SE_REGISTROOAB *REGISTRADA NA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL DO MESMO ESTADO SOB O NUM.* <**NROAB>>.

      <NROAB>

      Número do Registro na OAB.

      <COMPLEMENTO>

      Complemento do endereço.

      VariávelDescrição

      <NMCONTADOR>

      Nome do Contador.

      <TIPOCONTADOR>

      Tipo do Contador.

      <NRCRC> 

      Número do CRC.

      <NRCPF>

      Número do CPF.

      VariávelDescrição

      <DATA/LOCAL> 

      Data e Local.

      <NMSOCIO>

      Nome do Sócio.

      <NRCPFSOCIO>

      Número do CPF do Sócio.

      <STATUSSOCIO>

      Status do Sócio (Gerente).

      <LINHA>

      Linha.

      Observação

      As variáveis abaixo funcionam apenas se a opção Novo em Termo modelo estiver marcada.

      VariávelDescrição

      <TODOSSOCIOS_SLS>

      Apresenta todos os sócios ativos na empresa com Profissão do cadastro de Sócios, CPF, RG, DATA EXPEDIÇÃO RG e ORGÃO RG.

      <ST_TODOSSOCIOS>

      Apresenta todos os sócios ativos na empresa com Profissão do cadastro de Sócios, CPF, RG, DATA EXPEDIÇÃO RG e ORGÃO RG. No entanto, sem os títulos.

      <TODOSSOCIOSEMPVINC_SLS>

      Apresenta todos os sócios ativos na empresa com Função na empresa (vinculo), CPF, RG, DATA EXPEDIÇÃO RG e ORGÃO RG.

      <ST_TODOSSOCIOSEMPVINC>

      Apresenta todos os sócios ativos na empresa com Função na empresa (vinculo), CPF, RG, DATA EXPEDIÇÃO RG, ORGÃO RG. No entanto, sem os títulos.

      Ao final da emissão do Balanço e do Demonstrativo é apresentado um texto de Fechamento. Esse texto pode ser criado conforme necessidade.

      Observação

      As variáveis devem ser escritas com letras maiúsculas. Caso uma folha esteja sendo impressa a mais ou haja espaçamentos indevidos no corpo impresso do Texto de Fechamento que você tenha editado, basta apagar os espaços e/ou linhas entre as variáveis. (O padrão enviado pela Alterdata já está alinhado e correto).

      VariávelDescrição

      <PARAGRAFO>  

      Parágrafo.

      <CENTRALIZAR TXT>

      Centraliza o conteúdo de TXT.

      <QUEBRALINHA>

      Quebra de Linha.

      <VALOR>

      Imprime o valor final do relatório. O resultado impresso terá 30 posições com '*' à esquerda do valor.

      <DATA>

      Imprime a cidade da empresa e a data. O resultado impresso terá 39 posições.

      Exemplo:

      Teresópolis, 31 de dezembro de 2020.

      <VALOR>

      Imprime o valor final do relatório. O resultado impresso terá 30 posições com '*' à esquerda do valor.

      <CONTADOR,30,C>

      Imprime o nome do contador cadastrado na empresa, cadastrado para a empresa PHD.

      Os "XX" devem ser substituídos pelo tamanho a ser impresso. O "T" deve ser substituído pelo tipo de alinhamento desejado. Os seguintes alinhamentos estão disponíveis:

      E - Esquerda

      D - Direita

      C - Centralizado

      Exemplo:

      <SOCIO1,30,E> - Com essa formatação de variável, o nome do contador é impresso com apenas 30 posições, e, se o nome for menor que 30, serão acrescentados espaços em branco à direita do nome.

      <CRC> Imprime o número do CRC do Contador. O resultado impresso terá 15 posições.
      <TIPO> Imprime o tipo do contador, ou seja, contador ou técnico. O resultado impresso terá 12 posições.
      <EXTENSO,XX,XX>

      Imprime o extenso do valor do Balanço. Os 'XX' deverão ser substituídos pelas posições que serão impressas.

      O limite desta variável é 400; com isso, pode-se imprimir até 400 caracteres. Não é necessário dividir a variável em linhas, uma abaixo a outra, para a variável fazer quebra de linha, pois isso já é automático.

      Dica

      Para imprimir valores por extenso muito grandes, pode-se inserir a seguinte linha no TXT: <EXTENSO,001,400>

      Exemplo:

      <EXTENSO,01,20> - Imprime os primeiros 20 caracteres do extenso.

      <EXTENSO,21,40> - Imprime os caracteres entre as posições 20 e 41 do extenso.

      <SOCIO1,XX,T>

      Imprime o nome do primeiro sócio cadastrado para a empresa PHD.

      Os "XX" deverão ser substituídos pelo tamanho que deverá ser impresso. O "T" deverá ser substituído pelo tipo de alinhamento desejado. Os seguintes alinhamentos estão disponíveis:

      E - Esquerda

      D - Direita

      C - Centralizado

      Exemplo:

      <SOCIO1,30,E> - Com essa formatação de variável, o nome do contador é impresso com apenas 30 posições, e, se o nome for menor que 30, serão acrescentados espaços em branco à direita do nome.

      <PROFSOCIO1,XX,T>

      Imprime a profissão do primeiro sócio cadastrado para a empresa PHD.

      Os "XX" deverão ser substituídos pelo tamanho que deverá ser impresso. O "T" deverá ser substituído pelo tipo de alinhamento desejado. Os seguintes alinhamentos estão disponíveis:

      E - Esquerda

      D - Direita

      C - Centralizado

      Exemplo:

      <PROFSOCIO1,30,E> - Com essa formatação de variável, o nome do contador é impresso com apenas 30 posições, e, se o nome for menor que 30, serão acrescentados espaços em branco à direita do nome.

      VariávelDescrição

      <SD>

      Saldo.

      SD XX[EE] 

      Imprime o Saldo da Conta na empresa informada em 'EE.

      <TOTDEBITO>  

      Total de Débito.

      <TOTCREDITO>

      Total de Crédito.

      <SDANT>

      Saldo do Exercício Anterior.

      <ABS>  

      Valor Absoluto.

      <MV>

      Movimento.

      MV XX[EE]

      Imprime o Movimento da Conta na empresa informada em 'EE'.

      <POSITIVO>

      Retorna o valor caso esse seja positivo, caso contrário retorna zero.

      <NEGATIVO>

      Retorna o valor caso esse seja negativo, caso contrário retorna zero.

      <TG>    

      Total Geral.

      <ST>      

      Subtotal.

      <CORIGEM>  

      Exibe a origem do resultado.

      <SORIGEM>  

      Não exibe a origem do resultado.

      <SALTOPAGINA>

      Insere uma quebra de página.

      <TITULO>  

      Define o título do relatório.

      <DIAINI>  

      Retorna o dia da data inicial.

      <MESINI>

      Retorna o mês da data inicial.

      <ANOINI>

      Retorna o ano inicial.

      <MESINIEXTENSO>

      Retorna o mês Inicial por extenso.

      <DIAFIM>

      Retorna o dia final.

      <MESFIM>    

      Retorna o mês final.

      <ANOFIM>    

      Retorna o Ano Final.

      <MESFIMEXTENSO>

      Retorna o mês final por extenso.

      <VLDEB>

      Movimento a Débito do período informado.

      <VLCRED>

      Movimento a Crédito do período informado

      <CP>

      Contrapartida.

      <NMCONTA>  

      Código + Descrição Conta, o código  da conta deve ser colocado com a variável.

      Exemplo:

      NMCONTA35, é apresentada 35 - Caixa Geral.

      <RESULTADO>

      Utilizado somente para o Demostrativo e imprime os seguintes resultados: LUCRO, PREJUÍZO, DÉFICIT E SUPERÁVIT, de acordo com a configuração no cadastro da empresa.

      VariávelDescrição
      <SD 00028 * N 2> Variável numérica.

  7. Clique em Gravar


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