No Livro Razão, é possível visualizar e imprimir as movimentações existentes em uma determinada empresa, de modo a conferir o valor de cada conta do patrimônio, elaborando os balancetes e balanços.

NomeCódigoDescrição

FieldName

'CdChamada'

Código de chamada conta

FieldName

'NmConta'

Nome da conta

FieldName

'CdClassInterna'

Código Classificação interna

FieldName

'CdClassExterna'

Código Classificação externa

FieldName

'IdOrigem'

________

FieldName

'CdChamadaCCusto'

Código de chamada do Centro de Custo

FieldName

'CdCPartida'

Código Contra Partida

FieldName

'VlSaldoAnterior'    

Valor Saldo Anterior

FieldName

'vlDebito'

Valor Débito

FieldName

'vlCredito'

Valor Crédito

FieldName

'VlMovimento'

valor movimento

FieldName

'VlSaldoDiario'

Valor Saldo diário

FieldName

'CdLote'

Código Lote

FieldName

'vlLancamento'        

Valor Lançamento

FieldName

'DsHistorico'

Descrição Histórico

FieldName

'dsDocumento'

Número documento

FieldName

'stControle'

________

FieldName

'dtLancamento'

Data de lançamento

FieldName

'VlSaldoLanc'

Valor Saldo por Lançamento

FieldName

'VlSaldoLancAcum'

Valor Saldo acumulado

FieldName

'vlTotalPorContaDebito'

Valor total conta Débito

FieldName

'vlTotalPorContaCredito'

valor total Conta crédito


  1. Na tela principal do Contábil, clique na aba Livros e Relatórios.
  2. No menu Razão, acesse Razão.
  3. Selecione a empresa.

    Informação

    Ao selecionar a empresa, é apresentado o Livro e a Página definidos no Cadastro da Empresa. Entretanto, é possível alterá-los conforme necessidade.

    ‎ ‎

  4. Clique em Avançar para informar o Período da geração do livro.

    Observação

    O período pode ser composto no intervalo de qualquer dia. Caso não seja informado o período, é considerado o mês de processamento da Empresa.

    ‎ ‎

  5. Clique em Avançar para marcar o tipo de relatório.

    TipoDescrição
    Geral Marque esta opção para apresentar todos os lançamentos que possuem movimento e ou saldo no período informado.
    Por ContaMarque esta opção para selecionar quais contas compõe o relatório.
    Por Faixa

    Marque esta opção para selecionar as contas integradas as faixas.
    Ao marcar esta opção e clicar em Avançar, você deve informar o tipo de faixa e as contas que deseja imprimir.

    A Partir

    Selecione esta opção para indicar a partir de qual conta o sistema irá emitir o relatório.
    Ao marcar esta opção e clicar em Avançar, você deve selecionar a conta inicial referente às contas presentes no relatório.

    Por Nível

    Marque esta opção para selecionar o nível do plano de contas.
    Ao marcar esta opção e clicar em Avançar, você deve selecionar o nível a ser considerado no relatório.

    Por Subconta

    Marque esta opção para selecionar as subcontas.
    Ao marcar esta opção e clicar em Avançar, você deve selecionar as subcontas a serem consideradas no relatório.

    Susep

    Marque esta opção para gerar o arquivo de Superintendência de Seguros Privados (Susep).
    Ao marcar esta opção e clicar em Avançar, você deve informar o diretório de geração do arquivo Susep.

    ‎ ‎

  6. Clique em Avançar para seguir à próxima tela até a conclusão do processo ou em Voltar, caso queira retornar alguma etapa
  7. Realize a ação desejada.

    Dica: a opção de envio No Cliente é utilizada para enviar o relatório ou e-mail para o seu cliente com a integração eContador.
    Para mais informações sobre envio por e-mail, consulte a página
    Configurações de Envio.

  8. Clique em Concluir.